Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Esporte Seguro



  A prática esportiva é extremamente importante para todos nós, independente da idade. Mas devemos tomar cuidado, pois se não houver avaliação física adequada, corremos riscos.



BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA:

- Desenvolvimento de habilidades motoras

- Melhora na coordenação

- Equilíbrio

- Desenvolvimento do aparelho cardiovascular

- Socialização

- Disciplina

- Liderança

- Autoestima


  A iniciação esportiva em crianças geralmente se faz na escola e de forma lúdica. O papel dos professores de educação física é fundamental na apresentação dos esportes contidos no currículo escolar, suas regras e fundamentos básicos. Desempenham papel ímpar também na intensidade dos treinamentos, respeitando os limites de cada um, permitindo acima de tudo que a atividade física seja prazerosa, divertida e segura para o praticante. O trabalho do profissional de educação física junto ao médico do esporte é essencial.




 A performance não é importante

  Percebo que alguns pais projetam em seus filhos a expectativa de serem atletas de elite, bem sucedidos e famosos na modalidade esportiva, mas esquecem de procurar saber se esse é o desejo da criança. Ou pior, escolhem o esporte que deverá ser praticado, sem saber se é o que agrada a criança e se ela tem vocação.

  Assim os pais acabam cobrando excessivamente a performance, prejudicando o desempenho do jovem. A sobrecarga de treinamento também acaba levando a prejuízo emocional e desmotivação do menor com o esporte.

  É importante que as famílias saibam que a definição do esporte a ser seguido se faz de forma natural. Depende das habilidades motoras da criança e da motivação que tem em praticar determinado esporte. A escolha não deve ser imposta pela família.




AVALIAÇÃO FÍSICA

  Do ponto de vista médico é importante que crianças e adolescentes passem por avaliação médica pré-participação esportiva. Não só para aqueles que vão fazer esporte de forma competitiva e regular, como para aqueles que praticam de forma recreativa.  

Por quê? 

  O objetivo é identificar problemas de saúde que podem colocar o jovem em risco durante o exercício, definir aqueles que podem fazer esporte competitivo sem restrição e, principalmente, identificar patologias do coração que levem a risco de morte súbita, onde miocardiopatia hipertrofica é a principal causa, sendo silenciosa na maioria dos jovens.

  A avaliação é feita sempre na presença dos responsáveis e deve incluir história clínica detalhada dos antecedentes familiares como, por exemplo, presença de patologias cardíacas em parentes de primeiro grau; saber se criança já teve desmaios ou tonteira durante esforço físico; falta de ar desproporcional ao esforço físico realizado ou dor torácica; presença de sopros na ausculta do coração.

  O exame físico deve incluir ausculta do coração, aferição da pressão arterial e frequência cardíaca.

Exames Complementares

  Há divergência de opiniões entre a Sociedade Americana e a Europeia de cardiologia, porém eletrocardiograma de repouso é o padrão a ser realizado.

  90% dos casos de patologias cardíacas de risco haverá alterações no exame.

  Outros exames só devem ser feitos se história clinica ou exame físico apresentarem alterações que justifiquem.


  Com esses dados podemos autorizar a pratica esportiva com segurança, ou encaminhar casos com patologia para tratamento adequado.



Exame Ortopédico
  Do ponto de vista locomotor, o exame físico tem como objetivo identificar alterações que podem predispor a lesões durante o exercício e orientar o profissional de educação física no seu trabalho no sentido de prevenção de lesões do esporte. Devem ser observados:
- Alinhamento e comprimento dos membros inferiores
- Mobilidade das articulações
- Flexibilidade muscular
- Estabilidade de joelhos e tornozelos
- Formato dos pés
- Padrão de marcha
- Avaliação da coluna vertebral e identificação de escolioses ou desnível na pelve.
- História clínica de lesões previas e seus tratamentos realizados


 Com que frequência deve ser feita a avaliação física? 

  A recomendação é que seja feita a cada 2 anos. Infelizmente vemos que nem todos os lugares onde há prática esportiva exigem a avaliação médica antes da iniciação de esportes. Vemos também alguns profissionais que fornecem atestados sem terem o trabalho de examinarem e avaliarem adequadamente o jovem.

Obs.Não podemos generalizar. Existem ótimos profissionais, que fazem um trabalho digno e de responsabilidade. Temos que valorizar e enaltece-los.

  É importante a sociedade ter isso em mente e sempre questionar se o estabelecimento onde o esporte esta sendo praticado se preocupa com a saúde e a segurança do praticante.

  Devo lembrar que qualquer esporte tem risco, porém será mínimo se respeitarmos as orientações quanto avaliação médica pré-participação, condicionamento e treinamento físico adequado, uso dos equipamentos de segurança da modalidade, boa alimentação e respeito aos limites do corpo com descanso necessário para recuperação do treino.

  Esporte deve ser usado como um instrumento de promoção da saúde.

Um grande abraço a todos, 
Dr. Maurício Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário