Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 24 de março de 2012

O Quadril na Paralisia Cerebral


Um alerta aos pais e fisioterapeutas

Os quadris são articulações em risco nas crianças com paralisia cerebral. O tipo de paralisa cerebral com envolvimento completo do corpo, conhecido como Tetraparesia ou Quadriparesia Espástica, é o grupo em que precisamos ter maior atenção.

  Outras características para risco de patologia no quadril são as crianças que caminham pouco, ou não caminham (cadeirantes) e que tem pouco equilíbrio do tronco e pescoço.


O que é o quadril ?

   É uma articulação formada pela cabeça femoral localizada dentro de uma estrutura conhecida como acetábulo. Normalmente, a cabeça do fêmur fica completamente coberta pelo acetábulo, garantindo a boa amplitude de movimentos sem dor.


Por que os quadris sofrem?

  Na paralisia cerebral os músculos são mais tensos e rígidos devido à espasticidade. Com isso, permanecem contraídos involuntariamente, não tendo relaxamento adequado. Isso gera desequilíbrio dos músculos ao redor dos quadris, com predomínio dos músculos que fecham as pernas.

  Do ponto de vista clínico, o que ocorre é uma dificuldade na abertura das pernas para a troca de fraldas, dificuldade nos movimentos do quadril, que tornam-se  rígidos e, progressivamente, há perda da relação anatômica entre cabeça do fêmur e acetábulo.

  Com a evolução da patologia, começa a ocorrer dor durante a manipulação das pernas, dificuldade para ficar sentado na cadeira de rodas devido à dor, exigindo uso de medicamentos analgésicos com frequência.

  qualidade de vida das crianças piora muito porque passam a não tolerar as manipulações durante a fisioterapia, não conseguem ficar em pé com auxilio das fisioterapeutas, tem dor constante, inclusive dificuldade para dormir.

Programa de Vigilância dos Quadris

  Protocolo obrigatório em paralisia cerebral.


  Crianças com paralisia cerebral precisam ter seus quadris monitorados frequentemente.      O tratamento de crianças com Tetraparesia ou Quadriparesia Espastica é multidisciplinar. Neurologista, Pediatra, Pneumologista, Cirurgião Pediátrico, Fisioterapeuta e o Ortopedista Pediátrico, são fundamentais para a boa evolução.

  Cabe ao Ortopedista Pediátrico examinar todas as articulações, determinar o grau de mobilidade, bem como a presença de deformidades. Com relação aos quadris, é fundamental um Programa de Vigilância, que consiste em medir o grau de abertura dos quadris no exame físico e avaliar (com exame de imagem) a relação anatômica da cabeça femoral e do acetábulo a cada consulta. Existem índices conhecidos como Reimers, e índice Acetabular, que são usados para essa medição. O médico assistente deve ter todas essas medições no prontuário.

Qual a periodicidade das avaliações?

Recomenda-se semestral, sempre com exame físico e de imagem.

Sinais de alerta para algo errado:


- Perda progressiva na capacidade de abertura clínica dos quadris;

- Surgimento de contraturas, ou seja, posições anômalas e fixas adotadas pelo quadril, em virtude do desequilíbrio entre os músculos espasticos;

-  Piora progressiva da relação articular entre a cabeça do fêmur e o acetabulo, evidenciado pela piora no índice de Reimers e do índice Acetabular, no exame de imagem, e perda progressiva da cobertura da cabeça femoral pelo acetabulo (devido à migração lateral da cabeça, conhecido por nós como Subluxação Neurológica do Quadril).

Como programar o tratamento?

  Os quadris são articulações nobres na Paralisia Cerebral porque, como vimos anteriormente, as consequências do não-tratamento são devastadoras para a qualidade de vida das crianças.

  Existem três estágios cirúrgicos para o tratamento:

- Cirurgias Preventivas
- Cirurgias Reconstrutivas
- Cirurgias de Salvamento

  Importante saber que uma vez identificado a má relação articular entre o fêmur e o acetabulo, a patologia tende a evoluir com piora progressiva. O que inicialmente era subluxação vai progredir para deslocamento completo (Luxação Neurológica do Quadril),mesmo que a criança esteja em tratamento fisioterápico. A evolução só consegue ser interrompida com a cirurgia ortopédica.Portanto, diagnóstico e cirurgia precoce para os quadris são fundamentais para a boa evolução.

Cirurgia Preventiva

  Trata-se de alongamentos tendinosos dos músculos espasticos responsáveis pelas deformidades e, consequente, subluxação dos quadris. Conseguimos reequilibrar as forças que atuam no quadril.

  As incisões cirúrgicas são pequenas, não há internação prolongada, a perda sanguínea é mínima e no pós-operatório há um pequeno período de gesso mantendo as pernas abertas. A criança pode sentar e deitar com o gesso na dependência dos sintomas.

  Indicado nos casos de diagnóstico precoce, onde há grande limitação clínica na abertura dos quadris, porém com sinais iniciais de subluxação.

  O resultado cirúrgico é excelente no que diz respeito ao ganho de movimento, facilitando muito a abertura dos quadris para as trocas de fralda, além de facilitar a fisioterapia e estabilizar a relação anatômica dos ossos do quadril.

Cirugia Reconstrutiva


  Indicada quando o grau de deslocamento lateral da cabeça do fêmur é grave, com grande perda de cobertura do acetabulo, ou onde o quadril já está deslocado (Luxação Neurológica do Quadril).

  Pré-requisito básico para a indicação é a forma da cabeça femoral ainda esférica. São cirúrgicas de grande porte onde, além dos alongamentos tendinosos, associamos às cirurgias ósseas para corrigir o fêmur e o acetabulo (osteotomias).

  Há previsão de reposição de sangue durante a cirurgia, incisões cirurgias são maiores e o pós-operatório é feito com grande aparelho gessado e por tempo mais prolongado.

  Oferece bons resultados com restabelecimento da anatomia do quadril, analgesia, ganho de movimento e conforto para a criança sentar e ficar em posição de pé com auxilio da fisioterapia.



Cirurgia de Salvamento

  Indicada em fases tardias da patologia, onde a cabeça femoral já esta deformada, sendo impossível restabelecer a relação anatômica normal do quadril. Nesta fase a criança tem muita dor, não permite a manipulação do quadril e o objetivo da cirurgiaé simplesmente alívio da dor. Trata-se também de cirurgia de grande porte, onde realizamos a Osteotomia Femoral, com ou sem ressecção da cabeça femoral deformada associada. Os resultados quanto à analgesia não são imediatos, porém a longo prazo o alivio é satisfatório.

  O Programa de Vigilância é consagrado no mundo inteiro, e tem cada vez mais diminuído a incidência de cirurgias de grande porte para proteção dos quadris espasticos.

  Essa conscientização é muito importante para familiares e todos os profissionais que lidam com a criança espastica. Manter a saúde como um todo é muito importante, porém atenção especial deve ser dada aos quadris, que poderão ser fonte de muito problema se não acompanhados e tratados precocemente.

 Um abraço a todos
 Dr. Maurício Rangel.
http://www.backstage.com.br/assinaturas/spacer.gif


Carregando...

32 comentários:

  1. Olá Dr. Maurício, sou Fisioterapeuta e atendo um paciente com pc, espasticidade alta já com padrão em flexão e adução. Foi diagnostica luxação bilateral pelo médico mas a mãe relata que o mesmo não quis indicar a cirurgia alegando que o quadro poderia piorar pós-cirurgia e o encaminhou apenas p/ atendimentos fisioterápicos. O pct tem 5 anos, é tetraplégico e crises convulsivas com repetição. Gostaria de saber de vc com sua experiência, oq poderia me dizer sobre essa opção de não realizar tal cirurgia dada a importância da msma. É sabido que cada caso é particular, mas é comum na parte clínica essa não indicação?

    ResponderExcluir
  2. MMII - Luxação de quadril bilateral

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Jaqueline, luxação do quadril na paralisia cerebral, tetraparesia precisa ser tratada obrigatoriamente com cirurgia reconstrutiva. Na cirurgia, fazemos os alongamentos tendinosos dos músculos espásticos, ou seja, psoas intra-pélvico, adutores longo e grácil e as correções ósseas do Femur, com osteotomia varizante além da correção da displasia acetabular, se necessário. A cirurgia oferece resultados satisfatórios no sentido de evitar degeneração articular, melhora na mobilidade articular, preservar a capacidade da criança sentar adequadamente e melhora na qualidade de vida da criança. Os resultados são duradouros se alguns cuidados forem tomados no pós operatório. Gostaria de atender essa criança para fazer a indicação adequada e a correção dos quadris. Encaminhe para meu consultório, tel. para agendamento de consulta (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239. Um abraço, prazer falar com vc! Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Meu filho tem 6 anos paralisia cerebral e luxação no quadril dos dois lados, qual a maneira mais correta p/ eu segurá-lo?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, os quadris do seu filho precisam ser tratados. O não tratamento implica em evolução desfavorável ao longo do tempo. A criança vai apresentar dor, dificuldade para o manuseio para troca de fralda e piora da qualidade de vida. Sugiro que marque consulta para exame físico e de imagem e para programação do tratamento. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  6. bom dia dr mauricio , minha filha tem doze anos e esta com sub luxaçao no quadril esquerdo ,ja foi encaminhada a cirugia ,que acontecera em setembro desse ano ,pois estou gravida de 7 meses e nao posso acompanha-la no momento nao entendo ainda porque , ela sente drores muito horrivel , ja nao estou suportando mais , me oriente por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tratamento definitivo do quadro doloroso na subluxação do quadril na paralisia cerebral é a cirurgia. Enquanto a cirurgia não acontece, sua filha precisa de analgésicos potentes.Sugiro que entre em contato com o cirurgião da sua filha para que seja feito a prescrição do medicamento.Um abraço.

      Excluir
  7. obrigadu pela orientaçao.

    ResponderExcluir
  8. bom dia a minha filha esta com uma subluxaçao e sente dores horrivieis ja foi encaminhada para cirugia ,ja me informaçao q e uma cirugia muito delicada , mais gostaria de saber se realmente ira passar a dor com o tempo apos a cirugia, aguardo a orientaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, trata-se de procedimento de grande porte em que um dos objetivos da cirurgia é aliviar o quadro doloroso. Um abraço.

      Excluir
  9. Olá Dr Maurício, meu nome é Jaqueline, sou fisioterapeuta voluntária de um projeto para pessoas com deficiência da Universidade Federal de Viçosa-MG. Atualmente, atendo uma adolescente de 16 anos com diagnóstico de Paralisia Cerebral, apresentando tetrapaplegia espática. Ela já apresenta contraturas em flexores de MMSS, e nos MMII apresenta contratura de adutores e flexores de quadris, além dos flexroes de joelhos e tornozelos.O membro inferior esquerdo está mais comprometido, sendo que o quadril e joelho deste lado não estendem mais (amplitude mínima). Então, além da dor que a paciente sente, a mãe está com muita dificuldade para realizar atividades básicas da vida diária como a higiene pessoal e vestir roupas. A paciente já passou pro vários médicos em Belo Horizonte que se recusaram a opera-la. abraços

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de um parecer da sua parte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jaqueline, o tratamento neste caso visa aliviar a dor e melhorar as deformidades permitindo a criança ter melhor qualidade de vida. A única forma de conseguir isso é com cirurgia ortopédica. Um abraço.

      Excluir
  11. Então doutor Maurício, o senhor poderia indicar algum hospital no Rio de Janeiro para tentarmos conseguir a cirurgia pelo SUS, pois em Belo Horizonte já perdemos as esperanças...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pelo SUS vai ser difícil pois o sistema nao funciona mas, de qualquer forma, aqui vai algumas sugestões: Clementino Fraga Filho (Fundao), Hosp. Jesus, Into, São Zacarias. Um abraço.

      Excluir
  12. boa noite Maurício Rangel como faço p ver comentariosde um mes atras passei o caso do meu filho mas n consegui ver a resposta.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, as respostas estão todas disponíveis em cada artigo. Um abraço.

      Excluir
  13. Olá Dr. Maurício,
    O caso da paciente em questão está na justiça, e é possível de recebermos uma quantia para pagarmos a operação. O senhor poderia me mandar por email,um valor aproximado do que é cobrado para procedimentos cirúrgicos para operação bilateral de quadril? Outra pergunta, o senhor também opera coluna, devido a escoliose? Email:jaqmb2001@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. É a Jaqueline fisioterapeuta de Viçosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, suas perguntas foram respondidas por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  15. Boa noite.

    Sou mae de uma criança com pc ela fica de pe comigo segurando é bem espertinha mas perceboque ela não sustenta o quadril.O que fazer.Tem algum medico em são paulo para me indicar.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua filha precisa ser examinada na consulta ortopédica onde além do exame físico precisamos saber a relação articular do quadril com exame de imagem. Caso venha ao RJ, o tel. do consultório para marcar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  16. BOA NOITE DR MAURICIO! Meu filho tem 6 anos tem paralisia cerebral com tetraplegia, tem luxação bilateral de quadris fez cirurgia do lado esquerdo a um mês mas continua crusando a perna esquerda por cima da direita e está com dificuldades em esticar (alongar) a perna. Isso é normal, o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para fazer algum comentário preciso examinar a criança e saber que tipo de cirurgia foi feita, com está o exame físico ortopédico e qual o aspecto radiológico do quadril operado. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  17. Boa noite Dr.Mauricio meu filho tem 03 anos, e possui cp displegia espatica, não caminha ainda.Ortopedista orientou cirurgia preventiva, pois tem o quadro de subluxação no quadril, mais no lado direito.Qual a sua orientação? penso que ele é muito novo.Por favor me orienta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a indicação para cirurgia preventiva para os quadris dependem do exame físico articular da criança, principalmente com relação as contraturas em flexão-adução e também depende da relação articular dos quadris no exame de imagem radiológico levando-se em consideração o índice de migração lateral de Reimers e o índice acetabular.Idade não é levado em consideração na hora da indicação. Portanto, para responder sua pergunta preciso examinar a criança na consulta e avaliar as imagens. Tel. para agendamento, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  18. Boa Tarde Dr. Maurício Rangel

    Tenho uma pequena com PC ela fez uma Cirurgia no Quadril, colocou Dois Parafusos um de Cada Lado para Corrigir uma Pequena Luxação, agora já esta ok, só que o Medico e a Operou, disse que ele não vai tirar os Pinos por ter riscos de Trincar o Fêmur. E ela é super ativa, Não anda ainda mais se rasteja por todo lado. Queria Saber se isso procede e se vc atende no Estado de São Paulo. No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para fazer algum comentário a respeito do caso, preciso examinar a criança em consulta ortopédica e avaliar os exames de imagem. Atendo no RJ. Tel. para agendar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  19. Dr. boa tarde! Minha filha tem 9 anos e tem pc, é muito rígida e agora para trocar, só de mexer nas perninhas dela, ela chora de dor... sua consulta com o ortopedista ainda é dia 15/05, queria saber se tem algum analgésico mais forte que eu possa dar para que ela não sinta tanta dor... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, existem diversos analgésicos no mercado para este fim porém, prescrição médica só pode ser feita em consulta ortopédica após avaliação do caso em questão. O blog não tem por objetivo ficar fazendo prescrição de medicamentos. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para marcar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  20. DRº Mauricio, meu filho está com indicação de fazer osteostemia no quadril, lado esquerdo subluxado em 75% e lado direito subluxado em 28%.
    O médico disse que faria a cirurgia retirando um pedaço do osso da propria perna do meu filho e enxertando o femur, e que ele ficaria 2 meses engessado.
    Pelo que vimos e pesquisamos, qualquer cirurgia dessa precisa ser colocado alguma "contenção" seja pinos, parafusos ou outros meios...
    Como meu fiho é tetraparesia espastica não estou me sentindo segura.
    Procede a informação que qualquer osteostemia de quadril tem que ser usado algum tipo de "contenção" por algum tempo?
    Não estou me referindo a gesso, e sim contenções internas como citei a cima.
    Estou com consulta marcada pro senhor no dia 31 julho. Mas até lá acho que vou morrer de ansiedade.
    Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, este assunto precisa ser conversado em consulta ortopédica após avaliar o exame fisico da criança e os exames de imagem. No dia da sua consulta, poderei esclarecer todas as suas dúvidas e fazer as indicações pertinentes quanto ao tratamento desta deformidade dos quadris. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica presencial. Atenciosamente.

      Excluir