Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 30 de junho de 2012

Como tratar as pernas arqueadas das crianças?







A maioria dos recém nascidos, apresentam arqueamento das pernas, sendo considerado normal e fisiológico.

Ao posicionarmos as pernas lado a lado, observamos que os tornozelos ficam encostados, enquanto  os joelhos ficam afastados.

Quando as crianças começam a fase de marcha, esse arqueamento fica mais acentuado em função da sustentação do peso corporal.

Nesse momento, há uma grande preocupação dos pais que procuram o atendimento médico para iniciarem o tratamento.



O diagnóstico:








O arqueamento das pernas, do inicio da marcha, tem a denominação médica de geno varo fisiológico.

Trata-se de uma fase do alinhamento dos membros inferiores, de prognóstico favorável, com recuperação espontânea e progressiva, sem necessidade de tratamento.

O mal alinhamento em varo é simetrico, geralmente associado a marcha com a frente dos pés para dentro, devido a torção interna tibial associada, em crianças com desenvolvimento motor normal, exigindo apenas acompanhamento ortopédico com consultas para monitorar a evolução.

Existem prazos de espera para que a correção ocorra e que devem ser sempre respeitados.




O motivo de preocupação:







Crianças que, durante o acompanhamento ortopédico, apresentam acentuação da deformidade, unilateral ou bilateral, ou que, já chegam na primeira consulta, fora das idades limites aceitáveis para a correção, devem ser investigadas para confirmação quanto ao geno varo patológico.




A doença de Blount:



É a principal causa de geno varo patológico.

Trata-se de uma patologia, de causa desconhecida, em que há uma inibição do crescimento da parte interna do joelho, no osso da perna (tíbia), e que se manifesta clinicamente com acentuação do arqueamento das pernas. 




Os fatores de risco:





A doença de Blount é mais comum em crianças com sobrepeso ou obesidade e que começaram a caminhar muito cedo.

Existem teorias que atribuem o surgimento da doença, a ação inibitória do sobrepeso, na região de crescimento da parte interna da tibia, em crianças qua começam a caminhar muito cedo - teoria mecânica para a doença.




Como fazer o diagnóstico?


A suspeita:



- Os familiares referem piora progressiva da deformidade dos joelhos, uni ou bilateral;

- O exame físico revela acentuado arqueamento das pernas com torção interna tibial associado;

- Existe frouxidão dos ligamentos do joelhos com as manobras provocativas



A confirmação:



É feita com as alterações vistas no exame de imagem radiológico dos membros inferiores com a criança em pé.


- Irregularidades na região de crescimento da parte interna da tibia (face medial do joelho);

- Formação de imagem semelhante a um "bico", nesta região;

- Alteração nos ângulos traçados na radiografia







As crianças que apresentam clinicamente piora do arqueamento das pernas, com exame físico e de imagem confirmando a patologia, devem ser tratadas precocemente pois, a história natural, se não tratada, é para piora progressiva.




Classificando a doença de Blount:



Levando-se em consideração a idade de início da doença, existem 2 tipos:


Infantil - Quando a patologia surge até os 3 anos de idade;


Adolescente - Quando a deformidade surge após 11 anos de idade.




O tratamento:









Geno varo fisiológico: 


Não precisa de tratamento pois, trata-se de mal alinhamento temporário dos membros inferiores, com correção espontânea, dentros do prazos pré-determinados.



É errado prescrever :


-  Aderogil (vitamina D),

-  Aparelhos corretivos de uso noturno (órteses),

-  Gessos sucessivos,

-  Palmilhas,

-  Botas ortopédicas,

-  Fisioterapia, 

-  Faixas elásticas anti-rotatórias para os membros inferiores.


Nada disso tem benefício pois, como já foi dito, geno varo fisiológico não é uma doença e portanto não deve ser tratado, só deve ser acompanhado.




A doença de Blount:



Só existe uma forma de tratar essa doença que é com cirurgia ortopédica.


Nemhum método de tratamento conservador é eficaz para o tratamento pois, como vimos, trata-se de uma doença da região de crescimento do osso e isso, só pode ser corrigido com cirurgia.






Se, uma criança com susposto diagnóstico de doença de Blount, apresentou melhora com qualquer outro método de tratamento, que não a cirurgia, é porque o diagnóstico inicial estava errado!  Tratava-se de geno varo fisiológico e a correção ocorreria mesmo sem tratamento.



Importante saber que a doença de Blount quando não tratada, leva a grandes deformidades no joelho com grande prejuízo para a marcha da criança.


Os resultados cirúrgicos são excelentes desde que realizados nas idades adequadas, evitando assim recidivas durante o crescimento da criança.


Vejam este resultado excelente da paciente operada por mim, na idade adequada. Observem o ótimo alinhamento obtido no pós operatório












A doenca de Blount exige diagnóstico preciso e tratamento precoce.

É muito importante saber fazer o diagnóstico correto e diferenciar do geno varo fisiológico pois, a evolução é bastante diferente.

Não fiquem com dúvidas, agendem uma avaliação para acompanhamento adequado.









Um abraço a todos
Dr. Maurício Rangel.

91 comentários:

  1. Ah Dr. muito boa tarde. Estou muito preoucpada com minha filhinha de 1 ano e quatro meses, que estou vendo muito claramente que tem um dos joelhos/perna tipo arco e isso me deixa muito preocupada. Estou marcando um ortopedista muito bom e acho que é Doença de Blount... o que posso fazer para que não piore?? Ela sempre foi muito pesadinha e começou a andar com 10 meses. Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar o blog. Sua filha ainda esta na idade de geno varo fisiológico. Não há indicação para tratamento neste momento, ela precisa ser acompanhada, já que começou a andar cedo e existe assimetria no alinhamento. Continue lendo o blog! Boa semana.

      Excluir
  2. Dr bom dia
    tenho 31 anos, tenho o joelho varo, nessa idade ainda tem tratamento?
    em breve vou ter um filho, ele pode apresentar esse problema?
    abraço e parabens pelo blog,com certeza ajuda muitas pessoas

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr Mauricio, eu tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que apresenta uma envergadura muito parecida com o da garotinha da foto, mas noto q o da minha filha começa desde o tornozelo e ela se queixa muito de dor no joelho, tem dificuldades para subir pequenos degraus, e cai com muita facilidade. Já foi encaminhada para o ortopedista mas ainda não conseguimos consulta. Qual a idade máxima para iniciar o tratamento? Agradeço desde já por sua atenção, e o parabenizo pelo sucesso na cirurgia da garotinha da foto, fiquei muito feliz mesmo com o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, sua filha esta na idade de geno varo fisiológico. Na maioria das vezes fazemos o acompanhamento com expectativa de correção espontânea com o crescimento. Há um prazo de espera para isso ocorrer. A principio, no momento, sua filha precisa ser examinada e fazer exame de imagem, para acompanhamento e programação de tratamento caso a evolução não seja para correção espontânea do geno varo fisiológico. Um forte abraço. Sugiro que agende consulta para conversarmos a respeito. Tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

    ResponderExcluir
  5. celiataveira@gmail.com17 de novembro de 2012 às 14:01

    Boa tarde Dr Mauricio !!
    Minha filha tem 06 anos e faz ballet, a professora dela pediu que eu a levasse no ortopedista porque seus pezinhos estão semitortos para dentro – a parte do calcanhar é normal, mas a da frente do pé é para dentro. O que é isso? Alguma má formação? É grave?
    Obrigada...Célia

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, para te responder com precisão, agende uma consulta para examina-lá.
    Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. oi doutor, eu tenho geno varo discreto e já sou adulta. tem tratamento que melhore visualmente ou apenas cirurgia?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aline, caso a sua deformidade seja realmente discreta, provavelmente não precisa de nenhum tratamento. As correções cirúrgicas não são feitas por motivos estéticos isoladamente. A correção, só esta indicada nos casos de deformidade com sobrecarga mecânica na articulação que prejudique, em longo prazo, o funcionamento da articulação.Sugiro que agende consulta para maiores esclarecimentos. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  8. Olá Dr. tenho 17 anos, praticava volley ate uns tempos atrás e tenho as pernas em geno varo. Devo fazer cirurgias pois quando ando sinto um pouco de dor, mas nao é frequente... mas gostaria de saber como é o processo? demora quanto tempo até voltar ate as minhas atividades normais? E como é feita a cirurgia para esse tipo de perna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o tipo de cirurgia, depende do tamanho da deformidade. Só posso responder suas questões em consulta ortopédica. Sugiro que agende horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  9. Boa tarde, Dr. passamos nosso filho de 2anos e 3meses, num especialista e o diagnóstico foi: Doença de Blount com a curvatura da tibia para fora... sendo que a esquerda já com 10º e a direita com 18º(esta com um nível bem elevado fora da normalidade), eles nos receitou Ortese Kafo... e uso e tratamento por 1 ano para acompanhamento... neste caso não seria melhor uma intervençao cirgurgica? (a pergunta é baseada no que li em seu blog). obrigado pela a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, seu filho NÃO esta na idade de cirurgia! Precisa ser acompanhando mais tempo pois, ainda esta na idade de geno varo fisiológico. Essa ortese prescrita não tem indicação ou beneficio. Sugiro que agende consulta para exame físico e de imagem. Tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  10. Bom dia Doutor, sou a mãe do menino, e estou confusa, gostaria de saber até quando devo esperar para a confirmação ou não dessa doença?
    E como é o diagnostico correto para essa doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o diagnóstico depende de história clínica de piora progressiva da deformidade e, de alteração radiológica compatível com a doença de Blount.A idade, não deve ser usada isoladamente para o diagnóstico. Sugiro que agende consulta médica para exame físico e de imagem e orientação quanto aos prazos para começar o tratamento. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  11. Dr. minha filha tem 2 anos e 8 meses e foi diagnosticada com genovaro fisiológico,sendo que o ortopedista passou duas orteses (twister bilateral e tutor noturno) e um remédio para ela tomar por 6 meses. Ela já está fazendo uso dos aparelhos. Gastei 600,00 nos dois. Lendo sua postagem fiquei na dúvida,porque o senhor diz que no caso dela não precisa de tratamento e sim acompanhamento ortopédico. E agora o que devo fazer? Devo procurar outra opinião médica? Aguardo sua resposta. Obrigada Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruna, geno varo fisiológico é uma deformidade que ocorre no início da vida da criança, exacerba com o início da marcha e tem correção espontânea mesmo sem nenhum tratamento. Órteses, twister cable,tutor noturno, não devem ser usados para correção porque não tem benefício e não muda a história natural de nenhuma deformidade. É errado prescrever esses aparelhos. Remédio também não deve ser usado,exceto em casos de geno varo patológico devido a raquitismo carêncial,o que é raro, no nosso meio. Quando a criança tem evolução para piora da deformidade e passa da idade onde a correção deveria ocorrer, estamos diante de geno varo patológico, cujo tratamento também não é feito com os aparelhos citados. Sugiro ouvir outra opinião médica. Caso precise da minha opinião, marque horário no consultório, tel.(21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  12. Olá Dr Maurício, as pernas de minha sobrinha de 1 ano e 6 meses apresentam o aspecto citado nesse post, mas uma tem uma delas curva bem mais acentuada. Pode ser também um caso de geno varo fisiológico ou doença de blount? Até que idade é feito o diagnóstico diferencial? Grata.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, nessa idade, a principio, trata-se de geno varo fisiológico mas, precisa ser examinada para a confirmação e orientações quanto aos prazos recomendados para o acompanhamento e tratamento. Marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Dr. o senhor trata adultos? Eu tenho geno varo e estou com 29 anos, e minha perna de um mês para cá está doendo na parte perto do tornozelo.

    Obrigado.

    Fernando Faria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, trato sim, tel. para marcar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  15. bom dia dr.mauricio,minha filha fez esta cirurgia a 2 meses e meio assim ficando neste periodo com gesso,faz exatamente 1 semana que ela tirou o gesso e normal mancar ela não conseguer ficar em pé sozinha so se apoiando.
    desde de já muito obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, esse questionamento deve ser feito com o cirurgião da sua filha. Depende do tipo de cirurgia que ele fez. Peça que ele te explique quais as etapas de recuperação pós-operatória. Caso precise da minha opinião, marque consulta para exame físico e de imagem da região operada. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  16. Boa noite Dr.Maurício, tenho uma filha de 3 anos e descobrimos que ela tem uma perna mais arqueada de que a outra, já fomos para vários médicos e vejo um pouco de insegurança neles. O que ocorre é que eu tenho a doença de blount e minha filha não tem o mesmo arqueamento que eu. No momento estamos usando nela um tutor a pouco mais de 2 meses,e estou vendo que não piorou,porém ela ainda anda como se uma perna fosse maior.Não sei mais o que faço,me ajude doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua filha precisa ser examinada na consulta ortopédica. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  17. Boa Noite Dr Mauricio, tenho 26 anos e tenho pernas arqueadas.Fico muito triste pois quando uso salto a abertura valoriza mais ainda.Existe cura para meu problema com a idade que me encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você precisa ser examinada em consulta para saber qual a sua indicação de tratamento. Tel. Para marcar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  18. Bom Dia Dr. Tenho 10 anos Ja fiz 2 cirugias tenho deformidade da posiçao do plantô-tibial a esquerda.
    Sendo que o membro esquerdo é cerca de 4,2cm Mais curto que o direito,sendo que 3,1cm se deve encurtamento ósseo e 1,1cm a deformidade varo e valgo assimetrico.
    Pela minha idade de Hoje, Eu fazendo a cirugia de osteotomia Ficaria Boa Minha Perna? estou preocupada esta bem torta minha perna Pois so estou usando palmilha sugerido pelo meu medico
    É correto Dr?
    Obg:Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Caroline, preciso te examinar, em consulta, para que possa dar minha opinião sobre o seu tratamento. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite dr: Mauricio Rangel. Minha filha tem 4 anos e foi diagnosticada a doença de Blount.O médico indicou o uso de gesso por 1 mês, havendo avaliação semanal para colocação de uma cunha. Para posteriomente fazer a cirurgia. Então autorizei engessar as duas pernas da minha filha. A mesma no fim do 1º dia urrava de dor e me senti obrigada a retirar o mesmo.
    Se a cirurgia é a indicação correta então por quê o uso do gesso? O medico me disse que o gesso tiraria a sobregarga do joelho, e disse ainda que a cirurgia é paliativa e que a doença não tem cura.
    Minha filha pesa hoje 28 quilos. Qual seria o peso ideal para a cirurgia, pois o mesmo disse que ela deveria ficar pele e osso, foram esses termos agressivos que ele utilizou. Disse ainda que o peso atrapalharia futuramante, pois arcaria mais suas pernas.
    Qual sua opinião sobre isso? Trato a minha filha em um hospital publico do Rio. Que hospital publico do Rio de Janeiro o senhor me indicaria, para levar minha filha e fazer o tratamento?
    A cirurgia no particular é muito cara? Pois minha filha não possui plano de saúde. Estou muito preocupada, digo, apavorada pois minha filha não quer mais usar o gesso para que possa então fazer a cirurgia. Tenho chorado todos os dias quando penso no choro da minha filha, pois como ja disse ela só tem 4 anos e ainda é muito imatura para entender e aceitar tudo isso.
    Qual a idade ideal para a cirurgia?
    Desde ja agradeço
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não se usa gesso, o tratamentoexige cirurgia. A idade para correção recomendada seria abaixo de 4 anos. Um abraço.

      Excluir
  21. fiquei satisfeita com as suas explicações, vou acompanhar o seu blog

    ResponderExcluir
  22. boa noite dr Mauricio meu filho começou a caminhar com 10 meses com 1 ano e 10 meses comecei ver que a perna dele estava entortando como moro em uma cidade pequena procurei ortopedista aqui e na cidade vizinha eles falavam que nos tinhamos que esperar pra ver como evoluiria o quadro com 6 anos começou a senti dor, esse medico da cidade vizinha que ja o acompanhava pediu uma ressonancia magnetica e continuou enrolando com 9 anos resolvimos levar ele num hospita em curitiba e la o medico olhou a ressonancia e se apavorou com o caso dele fez uma intevenção cirurgic aja faz um ano so que a pérna dele voltou a entortar é só uma perna, o que o medico falou foi o mesmo que eu li em sua reportagem agora ele falou que vai fazer outra cirurgia e provavelmente vai colocar um aparelho na perna dele tipo uma antena com ferros , nos nao chegamos a ver o aparelho mais eu estou apavorada o que eu faço o tratamento procede, eu nao queria que meu filho sofresse tudo de novo, o que eu faço dr, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta preciso examinar a criança e ver os exames de imagem. Sugiro que marque consulta, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  23. Dr bom dia

    Meu filho esta com uma perna a esq torta, levei no ortopedista e ele pediu duas radiografias, uma quando ele tinha 1 ano e 8 meses e a outra agora com 2 anos, o Dr falou que ele teria que usar o aparelho noturno para correção do geno valgo esq. com tronoselo a 90°. É o proceimento certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, aparelhos noturnos não tem indicação. Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  24. Bom dia doutor,

    Meu filho tem 1 ano e 4 meses ,tem as duas perninhas arqueadas,porém a esquerda esta tendo uma piora progressiva.O ortopedista disse q provavelmente ele tem a doença de blount,pois a perna direita esta com 11 graus e a esquerda 19 graus.Passou a órtese para correção de geno varo para as duas perninhas esse não der resultado vai ter que colocar um grampo na perninha dele para o osso parar de crescer.O q o senhor acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não concordo com nada disso. Até prove o contrário, com a idade de 1a+4m trata-se de geno varo fisiológico. Doença de Blount não pode ser diagnosticada com essa idade. Órteses noturnas nesse momento não tem indicação e não oferecem nenhum benefício. Outra coisa, o tratamento da doença de Blount não e´feito com grampo. Leia o texto do blog e entenda o tratamento correto.Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  25. Boa noite Doutor, meu filho tem 1e 7 meses, ele tem as duas pernaS arqueadas, ele começou a andar com 8 meses e tinha 11 quilos, levei no ortopedista com 1 ano, no primeiro momento apenas solicitou raio x, pediu que retorna-se com 1 e 6 meses, novamente fez raio x, e pediu que retorna-se apos seis meses, não vejo melhora, Doutor é necessário esse tempo todo para definir se é fisiológico ou doença de blount?, tenho medo dessa demora. Não tenho no momento como marcar consulta, pois moro no Amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, na idade do seu filho, a maioria dos casos são de geno varo fisiológico. O que caracteriza a doença de Blount seria a piora progressiva da deformidade, associado as alterações radiologicas típicas da doença. Um abraço.

      Excluir
  26. Bom dia Dr.
    Meu filho tem 2 anos e 9 meses e tem as pernas arqueadas,ja levamos ele no especialista e ele mandou ficar fazendo retorno de 6 em 6 meses por na epoca ele so tinha 1 aninho.Mais agora com ele feito 2 ano e sem melhora procuramos o SARAH aqui de Sao Luis-Ma,e la o medico falou a mesma coisa que devemos esperar ele fazer 4 anos para poder fazer cirugia.Voce nao acha que é muito tempo?Ah ele falou tambem q pode ser genetico pelo fato do avô dele tambem ter as pernas tortas so que nao sao muitas muita como a de meu filgo,e ele falou tambem que ele tinha que perde peso hoje ele pesa 30 kl.
    Dr. Por favor me der um bom conselho para fazer com meu filho ele vivi se queixando que as pernas doem e quando ele anda muito ele pedi colo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, geno varo que não melhora nas idades previstas deve ser avaliado com exame físico e de imagem devido a possibilidade de doença de Blount. Uma vez confirmado esse diagnóstico diferencial, o tratamento precisa ser realizado de imediato. Sugiro que agende consulta para esclareciemnto do caso, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  27. Olá eu tenho 13 anos e as minhas pernas são arcadas mais n muito mais os joelhos n se juntam eu queria muito melhorar pq n da pra ander se salto alto com minhas pernas assim pf me ajudo sou uma jovem e n saio de casa pq os meu amigos(a) me zoam muito tenho vergonha de sair de casa, seria ótimo eu sair de casa com um salto alto toda arrumada e com minhas pernas super normais é o meu sonho me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque consulta ortopédica para avaliar sua deformidade e definir a conduta. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  28. Bom dia doutor! olha só minha filha está com 2 anos, ela cai bastante. Aparentemente as perninhas são bem juntas até o joelho, na parte inferior a perna direita dela tem um afastamento considerável da outra. Levei ela ao ortopedista e ele prescreveu: tutores para correção somente uso noturno. Enfim, minha pergunta é: será que a minha filha vai corrigir o posicionamento ao longo dos anos, conforme ela for crescendo?Existe uma causa para esse tipo de anomalia? o que devo fazer realmente no meu dia-a-dia? tô bem assustada! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, sua filha esta na idade de apresentar joelhos juntos (geno valgo fisiológico), desde que, sejam simétricos e com leve afastamento dos tornozelos. A história natural é para correção espontânea com os anos de crescimento da criança. Não tem indicação e inclusive é contra-indicado o uso de qualquer aparelho noturno. Já existe comprovação científica de que não tem nenhum benefício para corrigir as pernas. Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Doutor, tenho 35 anos e tenho geno varo, observei que minha filha de 1 mes de vida tem um arqueamento nas pernas o que ainda e normal, então, estou preocupado em ter passado essa carga genética para ela. Qual a possibilidade disso acontecer? Ou seja dos pais passar geno varo aos filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sempre existe a possibilidade. A criança precisa ser acompanhada. Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  31. Dr. Mauricio, conhece algum profissional que possa indicar que faça tambem esse acompanhamento especializado aqui em Salvador? Ainda não possui condições financeiras de ir ao Rio para esta consulta. A partir de que idade já devo levar minha filha para esta primeira consulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, nao conheço. Pode ser consultada em qualquer idade. Um abraço.

      Excluir
  32. Dr.Mauricio, eu tenho 13 e tenho geno varo tenho 2 graus em uma perna e 3 na outra quero muito saber se posso fazer a cirurgia porque tenho vergonha de usar shorts e roupas que mostrem a perna. Se não posso fazer a cirurgia tem alguma outra alternativa para o meu geno varo sem ser a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tratamento cirúrgico para geno varo depende do exame fisico articular dos membros inferiores, da avaliação radiológica do eixo mecânico articular, da avaliação das regiões de crescimento ósseo. Maiores esclarecimentos somente em consulta médica, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  33. Olá Dr. Mauricio Rangel ! Gostaria de saber sobre o tempo de recuperação da cirurgia osteotomia de abertura gradual – OAG através do uso de um fixador externo e como moro em outro estado, quanto tempo poderei viajar após a cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tempo de recuperação depende do grau de deformidade e do grau de desvio do eixo mecânico de carga do membro inferior. A programação só pode ser feita em consulta médica ortopédica após exame físico ortopédico e avaliação dos exames de imagem. Maiores esclarecimentos somente em consulta, tel. para agendamento é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  34. Olá Mauricio Rangel, boa noite! Gostaria de fazer uma cirurgia osteotomia, pois tenho as pernas arqueadas, o problema é que eu tenho próteses nas panturrilhas e eu gostaria de saber se tenho que tirá-las ou as mesmas não impede de fazer a cirurgia. Desde já agradeço o esclarecimemto.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Dr. Maurício, meu filho tem 1 ano e 7 meses, possui um varismo bem acentuado de joelho e após a avaliação do raio-X dos MMII o ortopedista fechou o diagnóstico de doença de blount. Por não ser ortopedista infantil, o mesmo, disse que eu deveria procurar um especialista pediátrico, e que provavelmente será indicado uso de uma K.A.F.O por um período de 1 a 2 anos para tentar resolver o problema, ao invés de ser encaminhado logo para uma cirurgia. Isso procede? Estou imaginando a dificuldade do uso da órtese, uma vez que o meu filho é super ativo! Você poderia me informar qual o risco benefício dessa cirurgia de tratamento para essa idade dele? Moro no interior da Bahia e até então estou tendo dificuldade para encontrar um ortopedista pediátrico na região.Grata, Luma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, por definição médica, doença de Blount não pode ser diagnosticada antes da idade de dois anos. Não é recomendado uso de órteses. Maiores esclarecimentos somente em consulta médica ortopédica, tel. para marcar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  36. dr. fui a 2 medicos que me indicaram cirurgia de genovaro pernas arqueadas, tenho muita vergonha e baixa estima
    O que esta me dando medo é que vou colocar placas no joelho e estou apavorada
    Me ajude falando dessa cirurgia e quanto tempo de recuperaçao
    Obrigado mesmo dr.

    ResponderExcluir
  37. Dr. eu tenho 48 anos e tenho medo mais muita vergonha que ate hoje nao uso roupas curtas e calças coladas ao corpo, me ajude por favor.
    2 medicos me indicaram cirurgia de genovar pernas arquiadas mais vou ter que colocar placas e parafusos
    Me ajude falando mais dessa cirurgia, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, este assunto nao pode ser conversado pela internet pois trata-se de orientações para pós-operatório que devem ser ditas na consulta ortopédica, na dependência da técnica cirúrgica indicada para cada caso. Caso queira ouvir minha opinião, sugiro que marque consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  38. Meu sobrinho tem 5 anos. Ele é uma criança muito saudável, porém teve um nascimento conturbado. Minha irmã teve pressão alta no final da sua gravidez, e aos 7 meses de gestação teve que ser feita a cesária. O mesmo ficou mais de um mês internado no hospital, alguns dias na UTI devido ao não amadurecimento dos pulmões e após a melhora por uma infecção que na perninha.
    De algum tempo para cá percebemos que a sua perna, justamente a perninha que teve a infecção estava torta.
    Levamos ao médico e após alguns exames descobrimos que o mesmo está com a doença de Blount.
    Não conhecemos o médico, este foi uma indicação da médica pediatra da nossa cidade, pois onde moramos não há profissionais especializados para este caso.
    Não participei da consulta com o médico especializado, porém o mesmo já falou de uma cirurgia com urgência.
    Preciso muito de maiores informações sobre este problema, tratamento, cirurgias, riscos, enfim o maior número de material possível para minha leitura e entendimento sobre tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o material disponível já esta publicado no blog. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica com a presença da criança para avaliação fisica e dos exames de imagem. Tel. para agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  39. Boa tarde dr tenho 20 anos e tenho?pernas arqueadas , tenho muita vergonha disso....
    gostaria de saber mais ou menos o custo da cirurgia....
    desde já obrigada....
    quero fazer a cirurgia, mais primeiro preciso saber o valor, se pouder mim falar um pouco sobre a recuperação da cirurgia agradeço......@
    moro em Aracaju sergipe
    email: edna.dantas293@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, custos cirúrgicos só podem ser estabelecidos após a avaliação ortopédica em consulta onde, são determinados o grau da deformidade, a avaliação de imagem dos membros inferiores e a técnica cirurgica empregada para o caso em questão. Atenciosamente.

      Excluir
  40. oi tenho 18 anos e tenho os joelhos pra dentro http://www.ortopediainfantil.com.br/patologias/outras/desvio/02.jpg
    isso tem tratamento?? pooso ficar com joelhos normais? paralelas tipo esse http://3.bp.blogspot.com/_iay54UbRmTY/TNrsr3K0VpI/AAAAAAAAASU/MP7ZhENZVj4/s400/1_413.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta, você precisa ser avaliada em consulta ortopédica, com exame físico e de imagem. Sugiro que agende horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  41. Olá DR Maurício eu tenho 36 anos e tenho joelho varo, isto sempre influenciou a minha auto estima, acha que com esta idade ainda é possível fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para determinar o tratamento, você precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação com imagens do eixo de carga dos membros inferiores. Tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  42. Bom dia Dr Maurício, tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que tem geno varo com grau de inclinação um pouco menor do que a foto da menina do blog (que aliás é muito esclarecedor). Estimaria saber, pela experiência do Doutor, qual a porcentagem (estimada) de correção natural do geno varo em tais casos? Att. Eduardo

    ResponderExcluir
  43. Segue e-mail para resposta: enzoanchieta@gmail.com

    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para responder sua pergunta, preciso avaliar a criança em consulta ortopédica com exame físico articular e avaliação dos exames de imagem. Sugiro que agende horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  44. Boa noite,DR Mauricio meu filho começou a andar com 9 meses e ficou com as pernas arqueadas,hj ele tem 1 ano levei no ortopedista ele disse que vai voltar que as curvas das pernas estao alinhadas,e que nao é nenhuma doença,mesmo assim estou preocupada,as pernas dele pode voltar ao normal ou melhor fazer um tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa note, para responder sua pergunta, preciso examinar a criança em consulta ortopédica. Tel. para marcar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  45. Ola dr meu filho tem 13 anos tem sobrepeso fui ao medica foi constatado que ele tem doença de Blunt vai te q fazer uma cirurgia estou com muito medo de alguma coisa da errado na cirurgia você poderia me explicar um pouco mais de como e feito a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao tem como ficar detalhando, na internet, sobre cirurgia em paciente que nao foi examinado por mim. O ortopedista do seu filho que precisa explicar o procedimento que foi programado, afinal de contas, você esta confiando no trabalho deste profissional. Maiores esclarecimentos, sugiro que agende horário no consultório, para exame físico e avaliação das imagens, para que possa dar minha opinião profissional. Tel. para marcar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  46. olá bom dia! gostaria de sabe se tem alguma cirurgia que possa corrigir minhas pernas. elas são tortas, os joelhos são juntos, tipo V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, depende do grau da sua deformidade, visto no exame físico ortopédico, e do desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores, visto no exame de imagem. Sugiro que marque consulta ortopédica para avaliar sua deformidade e indicar o tratamento. Tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  47. Boa tarde doutor minha filha tem 2 anos e 10 meses ela tem as Pernas arqueadas geno varo igual a foto acima já levei ela no ortopedista ficou 1 mes com as pernas engessada e não resolveu o que devo fazer ta cada dia mais torta o que eu faço doutor...

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, a única coisa que você deve fazer é marcar uma consulta ortopédica no meu consultório para que possa avaliar a deformidade com exame físico e avaliar os exames de imagem para que possa indicar o tratamento adequado para o caso. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado Doutor o senhor faz consulta em algum hospital da memorial saúde meu plano é assim saúde aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, trabalho apenas no meu consultório com consultas particulares. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  50. MINHA IRMÃ TEM 1 CM DE UMA PERNA MENOR QUE A OUTRA, EU GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE PRECISA FAZER UMA ACADEMIA COMO TRATAMENTO? E SE REALMENTE PRECISO ME PREOCUPAR COM 1 CM A MENOS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para determinar o tratamento, a paciente precisa ser avaliada em consulta ortopédica. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  51. Bia noite doutro. Nasci com geno varo patologico ( nao absorvia a vitamina D) e com a idade de 12 anos fiz a cirurgia corretiva com sucesso. Hoje com 35 anos tenho uma filha com a idade de 1 ano. Ela começou a andar e ja percebo um arqueamento em suas pernas. Gostaria de saber se essa doenca pode ser hereditaria? Estou muito preocupada, pois sofri muito e estou vendo isso na minha filha. Sou da cidade de Fortaleza/Ce e ja esta marcado uma consulta com um ortopedista com especialidade em joelho. Nao sei a quem recorrer. Existe especialidade nessa doença? Como devo procurar? Sao muitas duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o geno varo é fisiológico no início da marcha da criança. Só merece alguma investigação, aqueles casos que não evoluem para correção espontânea dentro dos prazos pré-estabelecidos, mesmo que tenha história familiar patológica. A criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica e acompanhada regularmente. Maiores esclarecimentos somente e exclusivamente, em consulta ortopédica presencial, tel. para agendar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  52. Minhas pernas são arqueadas mas não tanto como as da garotinha da foto, tenho 15 anos é bem constrangedor, gostaria de saber se essa cirurgia pode ser feita mesmo na adolescência e se depois de algum tempo é necessário fazer ela de novo ou é definitivo? Parabéns pelo resultado na cirugia da garotinha da foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para responder suas perguntas, precisaria avaliar o grau de deformidade, o aspecto radiologico do eixo mecânico de carga dos membros inferiores para definir o tipo de correção necessária e o prognostico. Sugiro que agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir