Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alongamento ósseo em crianças e adolescentes: Conhecendo essa cirurgia.



Existem diversas condições ortopédicas que resultam em encurtamento de um ou ambos os membros inferiores ou superiores.

As patologias podem ser congênitas, onde o encurtamento é evidente logo ao nascimento da criança ou, podem ser adquiridas, como as sequelas de infecções ou lesões traumáticas nas regiões de crescimento ósseo.


Dentre as patologias congênitas, as mais comuns são:


 Hemimelia fibular ou displasia longitudinal da fibula:




Normalmente, a perna é formada pela tíbia e fibula.

A fíbula é o osso mais lateral na perna.

Na hemimelia fibular há uma ausência completa ou parcial deste osso mas, pode ocorrer também apenas a diminuição do seu tamanho.

Além do evidente encurtamento, deformidades associadas no tornozelo e pé são bastante frequentes.



Femur curto congênito ou displasia longitudinal congênita femoral:



Nesta patologia, há diversos graus de encurtamento femoral, algumas vezes associados a anormalidades no quadril, joelho e pé.

O encurtamento do membro inferior é visto logo ao nascimento, podendo inclusive ter também hemimelia fibular associado.


Hemimelia tibial:



Esssa deformidade é menos comum.

Há ausência parcial ou completa da tibia, sendo manifestado por grave encurtamento do membro inferior e deformidades associadas em joelho é pé do lado curto.


Hemihipertrofia congênita:

Trata-se de uma patologia em que a circunferência do membro inferior é aumentada bem como o comprimento.

Geralmente, não há deformidades associadas nas articulações.

O que chama a atenção é a circunferência da coxa e perna e o maiores do que o lado contra-lateral e o tamanho do pé, que também é maior.

A diferença de comprimento vai ficando evidente com o crescimento da criança.



Dentre as patologias adquiridas, as mais comuns são:


- Sequelas infecciosas osteoarticulares, ou seja, sequelas de osteomielite ou artrite séptica em que as regiões de crescimento do osso foram acometidas.

- Lesões tumorais benignas ou pseudotumorais que, localizam-se próximo das regiões de crescimento ósseo levando a inibição do crescimento deste segmento.

- Sequelas de fraturas que provocaram lesão na região do crescimento ósseo.



A avaliação médica:




Encontramos uma criança ou adolescente com um evidente encurtamento do membro inferior, que pode ser principalmente as custas do femur (osso da coxa) ou da tíbia (osso da perna) ou, até mesmo, as custas dos dois segmentos.

Deformidade angular assimétrica, ou seja, o membro inferior além de curto esta desviado para dentro (geno valgo) ou patra fora (geno varo)

Nos casos congênitos, vemos crianças recém-nascidas com os mais variados graus de encurtamento e deformidades em quadril, joelho e pé do lado curto, que merecem consideração no planejamento operatório.




O movimento e a estabilidade ligamentar das articulações ao redor do segmento curto, também devem ser examinadas na consulta ortopédica.


O tratamento:


Existem diversas formas de tratar o encurtamento do membo inferior (compensação no solado do calçado, inibição do crescimento do membro inferior maior, prótese de extensão, encurtamento do lado maior e alongamento ósseo)



O alongamento ósseo: 


Não são todos os encurtamentos que tem indicação de alogamento ósseo.

Alguns pré-requisitos precisam ser preenchidos para a indicação.


Precisamos que:


- A diferença de comprimento estimada, na maturidade esquelética, seja maior ou igual a 5cm. 
Para isso existe o metodo multiplicador de Paley, uasado para o cálculo da previsão final do encurtamento.

- As articulações acima e abaixo do osso a ser alongado precisam estar estáveis, antes do alongamento ser realizado.

- Caso ocorra instabilidade, essas precisam ser corrigidas inicialmente.

- Bom entendimento dos familiares sobre o manuseio do aparelho, tempo de tratamento e cuidados pós-operatórios. Para isso fazemos diversas orientações nas avaliações pré-operatórias.


A cirurgia:




O alongamento ósseo é um procediemnto feito com um aparelho chamado de fixador externo, por fora do segmento a ser alongado, preso ao osso atraves de pinos.

A cirurgia permite correção de deformidades através de um corte no osso, chamado de osteotomia, além de permitir o crescimento do osso.




No período pós-operatório ensinamos o manuseio do aparelho, a intervalos regulares, de forma que, o crescimento ósseo ocorra na velocidade de 1mm/dia, até atingir o valor programado.




O paciente pode caminhar com auxílio de muletas e fazer reabilitação fisioterápica para mobilizar as articulações.

Uma vez alcançado o crescimento desejado, o aparelho permanece estático para que a consolidação do novo osso formado ocorra.




Estando consolidado e com novo osso sem falhas, fazemos a programação para a retirada do aparelho.




O tempo de tratamento é longo, necessitando de higiene frequente dos pinos para garantir uma boa evolução.

O acompanhamento é feito nas consultas periódicas com avaliação clínica e radiológica.


Um abraço a todos,

Dr. Maurício Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239

E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br




23 comentários:

  1. Já usei um parecido, chamado Ilisarov, alonguei quase 8 cm, aos 9 anos de idade.

    ResponderExcluir
  2. O correto é Ilizarov, troquei.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Tenho uma deficiência na perna direita de 10 cm e 47 anos, posso fazer algo para deixar as duas pernas no mesmo tamanho. O meu problema foi ostiomielite qdo tinha 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode ser submetido a alongamento ósseo com fixador externo. Maiores esclarecimentos agende consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  4. DR. MAURICIO RANGEL GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL FAZER ALONGAMENTO ÓSSEO EM UMA CRIANÇA DE UM MÊS COM HIIPOPLASIA FEMURAL CONGÊTICA BILATERAL , SEM AS CABEÇAS DO FÊMUR TANTO DO QUADRIL E JOELHO. OU SE EXISTE OUTRO PROCEDIMENTO PARA O CASO DA MINHA FILHA. AGRADEÇO SE RESPONDER.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Não tem indicação para alongamento. Quanto a melhor indicação para tratamento, só posso definir examinando a criança em consulta ortopédica e avaliando os exames de imagem. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Dr Mauricio Rangel

    Gostaria de saber se pode ser feito alongamento osséo em meu filho que nasceu sem a fíbula na perna direita e com 3 dedinhos no pé? Ele está com 33 dias.
    Qual o procedimento nesta situação? Com quantos meses inicia o tratamento? O que pode ser feito? E o alongamento ósseo pode ser feito? Com quantos anos?
    Estou tão aflita para saber o que pode ser feito com o meu bebê, para ver ele andando na idade certa.

    Obrigada,
    Sandra Mara - Cerro Azul - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, suas respostas só podem ser dadas em consulta ortopédica e na dependência do tipo de hemimelia fibular encontrado, se existe ou nao envolvimento também do fêmur, pois freqüentemente há fêmur curto associado, precisamos avaliar também o tipo de deformidade no pé, freqüentemente há deformidade em equinovalgo. Sugiro que marque consulta, caso venha ao RJ, estarei a disposição para examinar a criança. Tel. para o agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  7. Qual a diferença de fixador Ilizarov e fixador externo? Essas cirurgia para colocar o fixador externo é feita pelo o SUS?
    Qual a melhor ,tenho um encurtamento nos dois braços, pois sou portador de osteocondromatose. Agradecido e Boa noite.
    Raimundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, fixador externo circular chama-se Ilizarov. A cirurgia também pode ser feita pelo sus. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  8. amo Olivia e tenho uma filha chamada Melissa, no ano de 2011 quando ela estava com 2 anos e 6 meses, passamos por um acidente onde caiu um portão (de trilho) de garagem na região da cabeça ate os pés onde lesionou o tornozelo, causando fratura exposta, esmagando toda parte muscular, tendões, articulações, etc. (segundo o medico) onde a tíbia e fibia foram lesionadas, principalmente na parte do núcleo da articulação, onde se dá o crescimento da perna.
    Hoje ela está com 5 anos, e com 1,9cm de encurtamaento na perna direita (do acidente) em relação a perna saudável. Fomos ao medico que faz o acompanhamento essa semana e ele nos orientou apenas a palmilha ortopédica para colocar no tenis e uma oura fixa no chinelo e sandálias. Não ficamos muito satisfeitos com esse mtodo e gostaria de sabe do senhor se existe alguma outra solução.Segundo o doutor no momento não há nada para se fazer, apenas esperar o tempo que quando chegar a 5cm de encurtamento ai sim fará o alongamento ósseo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta precisaria examinar a criança, em consulta ortopédica, com exame fisico e avaliação dos exames de imagem. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  9. Oi tenho uma filha de 2 anos com encurtamento femural. faz uso de órtese, fisioterapia e no momento tem uma diferença de 5cm.
    Quero saber se tem cura? Ou um tratamento especififico que ajude a ugaular o tamanho da perna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o tratamento depende da causa do encurtamento (fêmur curto congênito, hemimelia fibular, hemimelia tibial), além disso, precisamos definir a anatomia do quadril, joelho, tornozelo e pé do lado curto. Somente depois de avaliar estes segmentos, podemos definir o melhor tratamento. As opções existentes são: prótese de extensão para igualar o comprimento dos membros/ alongamento ósseo, associado ou nao a epifisiodese contra-lateral em idade apropriada. Portanto para responder sua pergunta preciso examinar a criança em consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  10. essa cirurgia pode ser feita em pacientes que não estão satisfeito com sua altura e gostaria de crescer alguns centímetros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, nao. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica no consultório, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Boa tarde! Tenho um filho de 10 anos foi diagnosticado com legg Calves phertis somente aos 9 anos que descobrimos, segundo médicos avaliando os exames por imagem feito neste mês ele se encontra na fase de reabilitação da doença! Foi indicado fisioterapia e palmilhas ortopédicas devido a discrepância de 1,2cm de diferença entre uma perna e outra ! Vc acha que neste caso uma cirurgia de alongamento seria indicado? Ou tenho que esperar ver no que vai dar com o crescimento dele? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber o que fazer precisaria avaliar o quadril da criança com exame físico e de imagens. Tel. para agendar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  12. Ola Dr Mauricio, como estou no Parana, fica complicado uma consulta inicial com vc. poderia apenas me dar sua opiniao no caso da minha filha?! Ela tem 6 anos, e ha 2 anos fez uma cirurgia colocando 6 pinos pra estabilizar o angulo do quadril, preparando pro alongamento de femur. ela tem femur curto congenito, diferenca atual de 8cm. O medico dela fará a retirada desses pinos, mas diz que ainda este ano quer iniciar o alongamento do femur. nao seria melhor esperar alguns anos a mais, ja que a principio ele me disse que só poderia alongar uns 4, 5 cm pra nao forçar demais, mas na adolescencia com a estirada que as crianças normalmente dão, nao teria um aumento ainda maior, e a primeira cirurgia seria meio em vão? qual seria a melhor idade pra começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o número de alongamentos necessários para o tratamento do femur curto congênito depende da previsão do encurtamento final, calculados através do método multiplicador de Paley. Sua filha precisara de mais de um alongamento para igualar o comprimento dos membros inferiores. Algumas vezes, associamos a epifisiodese contra lateral, no final do tratamento, para a completa correção do comprimento. Pelo exposto acima, caso o quadril esteja estável e com a correção do ângulo cervicodiafisário, ela estaria apta para realizar o primeiro alongamento. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica presencial, tel.para agendamento de consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  13. Boa tarde Dr. Maurício, Tenho um filhode 02 anos com fcc simples (sem problemas no quadril e sem deformidade óssea). A discrepância está em 3,4 cm atualmente. Gostaria de sua opinião sobre qual a idade apropriada para o primeiro alongamento, e se não há outro método de alongamento que seja menos invasivo para esses casos (que dispensem o uso de fixador externo, por exemplo.)
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha opinião profissional sobre o caso citado somente pode ser emitida em consulta ortopédica para exame físico e avaliação dos exames de imagem. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir