Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Todo pé plano ("pé chato") precisa de tratamento?



(Exemplo de um pé plano)


  Uma preocupação comum dos pais é o formato dos pés dos filhos, especialmente quando são planos, ou seja, quando não tem a curva medial, conhecido por nós como arco longitudinal medial. As crianças tendem a pisar para dentro e isso preocupa as famílias com questionamentos do tipo:

“Meu filho precisa de botas ortopédicas?”

“Não vejo mais crianças com botas ortopédicas nas ruas, mas será que não precisa de palmilhas?”

“Existe algum calçado mais recomendado para melhorar os pés planos?”

“Andar na areia ajuda na formação do arco medial dos pés?”

“Caminhar descalço é melhor para formar a curva dos pés?”

   Na verdade muitos desses questionamentos são culturais, sem nenhuma comprovação científica e vem de uma época em que os estudos não eram claros sobre a história natural do crescimento dos pés pediátricos. Hoje, sabemos com certeza e total segurança que durante o início da marcha os pés ainda não apresentam o arco medial e, portanto, ter pés planos nesta fase é fisiológico e normal, não tendo sintomas e permitindo o uso adequado de calçados. 


Devemos aguardar até a idade em que habitualmente surge a curva medial.


  Uma boa avaliação médica permite, com exame físico adequado, orientar a família quanto às características do pé e o prognóstico esperado de acordo com a idade da criança. Uma boa avaliação da mobilidade dos pés, da pele da planta do pé e da marcha da criança, junto com avaliação de imagem adequada, permite tratar os pés adequadamente.


  Muitas vezes o tratamento inicial é só observação e orientações quanto aos calçados adequados, geralmente tênis confortável. Botas ortopédicas são contraindicadas  e proibidas. Palmilhas só em alguns casos que devem ser avaliados caso a caso. Caminhar é importante seja calçado ou descalço, isso faz com que os músculos do pé sejam fortalecidos permitindo o surgimento do arco medial. Independente do tipo de piso devemos estimular a criança a caminhar seja em terreno plano ou irregular, o importante é o exercício físico e não o piso. Prática esportiva regular também é fundamental, não existindo exercício especifico para o arco medial, todos tem seu benefício.

  Os pés que preocupam devem ser aqueles dolorosos, com pouca mobilidade, que levam a criança claudicar (mancar), com calosidades na planta do pé por sobrecarga mecânica, esses sim merecem maior investigação para determinar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Qualquer dúvida com o formato ou sintomas associados dos pés de seus filhos/as ,devem ser consultados para uma avaliação detalhada.

Abraços,

Maurício Rangel

31 comentários:

  1. Olá, meu pé é chato e eu gostaria de saber se tem como ter curva, e se tem qual o tratamento? tenho 17 anos, Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, para saber qual o tratamento, sugiro que agende uma consulta médica. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Dr ja tenho 25 anos, tenho pés torto para dentro e ñ consigo me equilibrar bem no salto, queria saber se é devido a isso e se no meu caso ainda tem alguma soluçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia , agende consulta para que possa examinar e dar minha opinião. Tel. para consultas (21) 3264-2232/ (21)3264-2239. Um abraço e bom domingo.

      Excluir
  4. meu neto tem 4 anos , tem pé plano, já e tempo de tratar ou ainda temos que esperar? até que idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  5. Dr, tenho 27 anos e pes totalmente planos. Venho sentindo dores todos os dias mesmo que nao caminhe muito. Quais tratamentos posso ser submetido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tratamento depende de diversos fatores como: mobilidade do pé, localização exata da dor, presença de encurtamento da panturrilha ou nao, alinhamento das articulações observado ao exame de imagem. Existem métodos conservadores e os métodos cirúrgicos. Sugiro que seja avaliado em consulta para saber qual o melhor tratamento para seu caso, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  6. Dr. Maurício Rangel, boa tarde! Tenho uma sobrinha de 11 anos que necessita de tratamento com botóx (segundo avaliação médica). Ela não fala e nem anda e seus pés são tortos (ela sofreu com falta de oxigênio no cérebro, ao nascer). Moramos em uma cidade de SP e gostaríamos de saber onde conseguimos tratamento gratuíto para ela com botóx. Sabemos que a AACD realiza este trabalho, mas não em uma criança com problemas neurológicos. Por favor, nos ajude!!!
    Sônia Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Botox nao tem indicação em crianças com diagnostico de paralisia cerebral, já com 11anos de idade. Nestes casos, com esta idade, as deformidades são corrigidas definitivamente, com cirurgia ortopédica e nao com aplicação de Botox. Há uma contra indicação para Botox nesta idade. Um abraço.

      Excluir
  7. Boa noite meu nome é Evelyn.eu tenho um filho de 4anos de idade,ele tem o lado direito do corpo todo maior, desde o rosto até os pés,a mão direta dele e maior e o pé também.além de maoir, e todo mais grosso.A bochecha e mais gordinha do lado direto.E ele agora começou a queixar de dores nas pernas.A perna dele direita também e maior.por favor Dr.Marcelo me diga o q fazer.Sou da cidade de Pouso Alegre Mnas Gerais.Tem alguns Medicos acompanhando o caso dele mas acho q eles também nunca tiveram um caso como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu nome e Dr. Mauricio Rangel e nao Marcelo!
      Seu filho provavelmente tem o que chamamos de hemihipertrofia congenita. Precisa ser acompanhado periodicamente principalmente devido ao surgimento de desigualdade no comprimento dos membros inferiores. Maiores esclarecimentos, marque consulta ortopédica, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  8. Ola Doutor,,boa noite eu tenho 27 anos,e tenho problema no metatarso do pé e uso palmilha tipo valenti, só que a palmilha não esta aliviando a dor do pé, tenho muitas dores fortes debaixo do pé, o que devo fazer, aguardo a resposta, obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, precisa ser examinada em consulta ortopédica. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  9. Boa tarde doutor tenho 18 anos e vivo no porto santo
    Tenho os dois pes planos um mais do que outro o q faz com que ande cambada
    E no consigo me por em pontas de pes
    Uso palmilhas mas nao resolveu o problema
    Aguardo a sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, os pés planos que precisam de tratamento são os dolorosos, rígidos, com dificuldade para adaptação de calçados. Para saber como tratar, é importante analisar as características do pé como: Qual a sua mobilidade, se existe encurtamento da panturrilha ou não, se existe dor e qual a localização específica da dor, precisamos analisar também a marcha do paciente e o aspecto radiológico dos pés em exame feito em posição ortostática. Somente com essa avaliação, podemos definir a conduta para cada caso. Portanto, para te responder, você precisaria ser avaliado na consulta, caso venha ao RJ, tel. para agendamento é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  10. Boa noite Dr. Meu nome é Aline, tenho uma filha que ira completar 4 anos agora em outubro e ha 6 meses iniciamos o uso de tenis ortopedici e palmilha porque foi diagnosticado pe chato e joelgo geno valgo atraves de avaliacao fisica e raio x. Passado 6 meses retornamos no ortopedista e houve uma melhora. O Dr. Pediu novos raiox, que foram realizados na propria clinica. Minha duvida é: em um periodo tao curto é mesmo necessario realizar novos exames de raio x? Ou sera que o medico quer ganhar ja que yem a maquina de raio x na clinica? Um abraco e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao precisa de exames de imagem em intervalos tao curtos como este citado. Existem outras formas de acompanhamento com medições clinicas que são mais importantes do que os exames de imagem. Maiores esclarecimentos somente em consulta medica, tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  11. Dr. Mauricio obrigada pela rapida resposta.Como moro em sao paulo uma consulta com o sr. fica dificil. O sr. teria alguma indicacao de um bom ortopedista em sp? Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao conheço ortopedistas de SP para recomendar. Um abraço.

      Excluir
  12. MEU AFILHADO JA ANDA NORMAL ELE TEM UM ANO E SETE MESES NA SEMANA PASSADA NOTAMOS QUE ELE ESTAVA ANDANDO COM PE VIRADO PRA DENTRO E MANCANDO FIZEMOS RX E NAO CONSTATOU NADA MSM ASSIM O MEDICO PASSOU CEOPROFENO E FALOU QUE PODE TER SIDO UMA VIROSE MAL SARADA...ACHEI ESTRANHO... E COMUM CRIANCA ACONTECER ISSO...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, desconheço esse diagnóstico. Maiores esclarecimentos marque consulta ortopédica para exame físico da criança e definição quanto ao diagnóstico, tel para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  14. DOUTOR: MEU NOME É ANDRE, TENHO UMA FILHA QUE NASCEU COM OS DOIS PESINHO TORTO.GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE ESTAR USANDO BOTAS ORTOPÉDICAS COM QUANTOS MESES?HOJE ELA TEM 5 MESES ,POIS JÁ USAMOS A BOTINHA DE GESSO E NÃO TIVEMOS RESULTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para determinar o tipo de tratamento necessário, a criança precisa ser avaliada na consulta ortopédica com exame físico da deformidade dos pés. Tel. para marcar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  15. Dr. Mauricio, boa tarde. Me chamo Maria , moro no Maranhão e tenho um filho Down de 2 anos e meio. Foi diagnosticado que ele tem pés planos e o dr. pediu uma ortese e nós encomendamos e hj chegou e para nossa tristeza não é nada do que esperavamos a impressao é que ela foi feita em algum fundo de quintal. Por favor me ajude, será que realmente ele precisará dessa ortese pra pé plano?Qualque informção sua me ajudará já que infeliz mente moramos em um lugar sem muitos recurso médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, só poderia responder alguma coisa se examinasse a deformidade do pé em consulta ortopédica, com exame físico e avaliação com exames de imagem. Caso venha ao RJ, será um prazer avaliar a criança em consulta ortopédica. Tel. para agendar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  16. Boa Tarde Dr! Meu nome é Catiane Teixeira e tenho um filho de 2 anos e 6 meses que foi diagnosticado com pés planos, levei ao ortopedista e o mesmo realizou um raio x e indicou o uso de botas ortopédicas, será mesmo necessário? De acordo com seu relato já não se usa mais botas, devo procurar um ortopedista pediátrico? Por favor se puder me orientar melhor fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, botas ortopédicas foram abolidas do arsenal de tratamento ortopédico há muito tempo. São proibidas o seu uso. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica com exame físico da deformidade dos pés da criança e avaliação com exame de imagem. Tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  17. Sou eu de novo Dr a Catiane Teixeira, esqueci de acrescentar que além dos pés planos, meu filho também pisa para dentro, teria necessidade de botas? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, botas ortopédicas nao servem para nada. São proibidas o seu uso. Já foram abolidas do tratamento ortopédico há muito tempo. Nao podem ser prescritas para tratar nenhuma deformidade. A literatura ortopédica contra indica este aparelho. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, adoraria realizar uma consulta mas sou do interior de SP, seria muito difícil, mais de qualquer maneira fico muito grata por sua resposta. Catiane

    ResponderExcluir