Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcha na ponta dos pés. Devo me preocupar?




  O início da marcha independente se faz geralmente entre 11 e 12 meses - sendo considerado normal até os 18 meses.

  Algumas crianças começam a marcha no tempo certo, porém na ponta dos pés, mas alternando com calcanhar no chão.

  Na maioria das vezes isso é temporário, ocorre devido a imaturidade do sistema nervoso central e a falta de coordenação motora.

  O passo começa com o apoio do calcanhar no chão, seguido pela planta do pé e, por último, a ponta do pé.

  No início da marcha pode não haver esse controle fino do movimento, e assim a criança começa a caminhar a maior parte do tempo na ponta e quando parada coloca o calcanhar no chão.






  Isso é motivo de preocupação dos pais e motivo de consulta médica.

  A primeira coisa que procuramos saber é sobre as condições do nascimento:

- Prematuridade
- Dificuldade respiratória
- Permanência em UTI neonatal

  São fatores de risco para marcha na ponta dos pés, por dano na área cerebral que controla o movimento (diagnóstico diferencial com paralisia cerebral).

  Outro ponto importante é saber se a marcha já começou assim, ou se a criança começou andando com calcanhar no solo e mais tarde começou a pisar ponta de pé.

  Saber se a criança tem fraqueza muscular é fundamental para formularmos o diagnóstico. Existem métodos no exame físico que definem a força dos membros inferiores.

  Em alguns casos a avaliação do neurologista pediátrico também é importante para afastar outros diagnósticos que cursam com marcha na ponta dos pés.

  Nos casos sem fatores de risco (citados acima), com exame físico normal, em crianças de baixa idade, muitas vezes, só será necessário observação até a idade pré-determinada para a correção espontânea. Esses casos são considerados os andadores idiopáticos na ponta dos pés e, como o nome diz, não têm causa definida.

  O acompanhamento médico é extremamente importante, porque nos casos que não corrigem espontaneamente, o tratamento deve ser logo iniciado.
           
Na prática o que vejo é o seguinte:

- Os médicos generalistas não sabem reconhecer os casos que passaram do tempo da correção espontânea, e ao invés de começarem o tratamento, optam por dizer que não precisa fazer nada, e que o padrão da marcha vai melhorar sozinho.

- Outros prescrevem palmilhas, com a justificativa que vai corrigir a marcha. Com isso, o tempo vai passando e deformidades, que eram inicialmente bem flexíveis, vão se tornando rígidas ao ponto da criança não conseguir encostar o calcanhar no chão, nem quando parada, podendo vir a ser um caso cirúrgico. Sem contar o estigma que isso causa no convívio com outras crianças.





Como é feito o tratamento?

Existem várias formas de abordar o assunto:

> Tratamento conservador

Deve ser iniciado assim que o prazo da correção espontânea terminar.

  Fisioterapia motora com exercícios de alongamento da panturrilha e treinamento de marcha com profissional qualificado, associado ao uso de órteses (aparelhos nos pés, com tiras de velcro), para manter os músculos da panturrilha alongados.

  Casos refratários se beneficiam de aplicação de toxina botulínica (Botox) na panturrilha com intuito de relaxar os músculos, permitindo que o calcanhar toque no solo durante a marcha - podendo ou não ser usado gesso para alongar o músculo após a aplicação do remédio.


> Tratamento cirúrgico

  É de exceção. Só deve ser recomendado em caso de falha do tratamento conservador em crianças em idade mais avançada, e em casos onde os pés, ao serem examinados, não conseguem chegar à posição normal por encurtamento fixo da panturrilha.

  Oferecem bons resultados e, quando realizado na idade adequada, a correção é definitiva.

DICAS

- O início da marcha na ponta dos pés deve ser avaliado o mais rápido possível.

- Existem diagnósticos diferenciais que devem ser afastados

- Existem prazos de espera para recuperação espontânea que devem ser respeitados.

- Quando a recuperação espontânea não ocorre, o tratamento deve ser iniciado logo.

- O tratamento conservador deve ser realizado sempre que os pés possam ser posicionados em posição neutra no exame físico.

- Atraso no tratamento levará a deformidades fixas, só restando o tratamento cirúrgico como opção.

- A cirurgia oferece ótimos resultados com correções definitivas quando realizados na idade adequada.




Um abraço a todos,
Dr. Maurício Rangel

A equipe do Blog Amadurecendo Com Saúde preparou uma pesquisa para medir a satisfação dos leitores. 

Participe da pesquisa e nos ajude a melhorar o blog, leva menos de 1 MINUTO:

Clique Aqui!

403 comentários:

  1. Dr, meu filho tem 05 anos e meio e anda sempre na ponta dos pés, igual ao menino do vídeo. Desde os três anos de idade o levo a ortopedistas e eles não identificam nenhum problema, apenas indicam algumas cessões de fisioterapia, mas nada que resolva. Ele já foi consultado por pediatra e fisioterapeuta na Rede Sara Kubhichek que também afirmaram que ele não apresenta nenhum problema físico ou neurológico, ele ainda será avaliado por ortopedista da mesma REDE. Moro em Macapá(AP) e o único médico que pareceu um pouco preocupado foi um ortopedista de Belém(PA). Enfim, meu filho está crescendo e quando digo a ele que deve pisar com o calcanhar ele afirma que doi, mas quando percebe que está sendo observado, caminha normalmente, pisando com o calcanhar. Não há encurtamento do tendão, segundo os médicos. Não sei o que fazer, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  2. Fiz um comentário, mas esqueci de me identificar, aí vai meu e-mail:
    paulatatianabb@yahoo.com.br
    Dr, por favor me envie uma resposta sobre o que comentei.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Paula!Obrigado por acompanhar o Blog.Sua participação é muito importante!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço.Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  4. Prezados, minha filha de 7 anos também é assim. Ela já foi a vários médicos também. Fisioterapia várias. Mas, continua a caminhar assim.
    Ela é super saudável, inteligente e não apresenta nenhum problema neurológico. Enfim, não sei mais o que fazer. Ela simplesmente não coloca o calcanhar no chão.
    Isso começoiu aos três anos e meio - após aula de bal - e não parou mais.
    Vanderléia - vances@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vanderléia, seu comentário foi respondido por e-mail.Obrigado por acompanhar o blog.Sua participação é muito importante!Qualquer esclarecimento adicional tel. 21 3264-2232/ 21 3264-2239.

      Excluir
    2. Boa noite Dr.
      POR FAVOR ME AJUDE.
      tenho um amiguinho que tb nao apoia o calcanhar no chão. Segunda a mãe , isso iniciou após ele sofrer um tombo e fraturou a perna. Já fez um ultrasom e está td dentro da normalidade . O QUE DEVO FAZER? Hoje ele está com 9 anos e está prejudicando seu crescimento.

      Excluir
  5. Dr, meu filho tem 04 anos, e desde quando completou dois anos, começou a andar assim na ponta dos pés.
    Assisti o vídeo, é igual a este menino. Ja levei-o a 03 médicos ortopedistas, todos disseram a mesma coisa: Com o tempo vai passar!
    Não me conformo com isso, se fosse normal, todas as crianças andariam assim...
    No condominio as demais crianças ja implicam com ele por conta disso, imitam ele.
    Meu pequeno também chupa dedo, apresenta certa dificuldade na fala e faz acompanhamento há quase um ano com fonoaudióloga e psicóloga.
    Preciso de orientação, se devo procurar algum outro especialista. Moro no Espirito Santo.
    Agradeço desde já, por qualquer informação, sugestão de médico, literaturas que tratem deste assunto.
    Aparecida (cidadondoni@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Aparecida, obrigado pela participação no Blog.Sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando o blog.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Doutor!!!
    Me chamo Regina e a minha situação é a mesma descrita acima. Meu filho tem 06 anos e fará 07 no dia 05/04. Eu identifiquei que ele andava na ponta dos pés quando ele completou 2 anos e meio. Ele andava normal, mas de repente, começou a andar assim, igual a pessoa do video. Fiquei desesperada. Já o levei a diversos médicos, mas nenhum problema foi identificado e todos me disseram que issto irá passar!!! Mas quando?? Sofro agoniada com isso!!! ajude-me, por favor!!!! reginafigueira24@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Sra. Regina, obrigado por acompanhar o blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dr. Depois de tanto procurar na net encontrei o senhor. Meu filho tem 7 anos e irá completar 8 em abril. Ele começou a andar na ponta dos pés desde o inicio (1 ano e 3 meses), fizemos tratamento com fisioterapia mas foi muito difícil pelo fato dele não deixar realizar. Depois mudamos para o interior de SC e ficamos sem orientação de como proceder. Neste ano o levamos ao ortopedista aqui em Recife-PE e diagnosticou ser adiopático. Na nossa família, meu único irmão também anda na ponta dos pés (hoje ele tem 30 anos) e começou desde pequeno. Meu filho é ativo, excelente no colégio, pratica Karate e natação. O médico receitou para ele utilizar um par de goteiras suropodalica articular, mas fico preocupado pois isso trará pra ele certo constrangimento no colégio e nas outras atividades e será que isso resolverá o problema?. Peço sua opinião, que para nós é muito importante. Meu email willramires@yahoo.com.br. Um abraço Willian Ramires.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Willian!Obrigado por acompanhar o blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando e participando!Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TENHO 7 ANOS E CAMINHO NA PONTA DOS PÉS . EU JA USEI ORTEZES E FUI A UM ÓTIMO ESPECIALISTA. MAS PRECISO DE AJUDA. o senhor pode me ajudar? TENHO ME SENTIDO ENVERGONHADO. AFINAL TENHO 7 ANOS JÁ SOU UM RAPAZ.

      Excluir
    2. Boa tarde, precisa marcar uma consulta para poder te ajudar.Tel. (21)3264-2232/ (21)3264-2239.Um abraço.Obrigado por acompanhar o Blog.

      Excluir
  11. Bom dia Dr.,tenho uma filha com 5 anos e 8 meses diagnosticada com adnpm,ela não fala e anda com a marcha aberta...Há mias ou menos 1 mês estou notando que está andando muito nas pontas dos pés,ela fazia de vez em quando,mas agora vem sendo constante,o ortopedista disse que é normal que a marcha melhora com o tempo,percebo que com calçado ela pisa mais no chão e descalça anda nas pontas dos pés.Meu e-mail enzomensagens@itelefonica.com.br

    Waldirene Santos

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Waldirene!Obrigado por acompanhar e participar do blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando e participando!

    ResponderExcluir
  13. ola doutor minha filha tem 1 ano e 2 meses ela ta anndando com o pe torto virado pra dentro o esquerdo notei que o pe dela nao toca o chao a parte de fora isso e normal?o pezinho dela e bem tortinho mas so quando ela firma no chao,obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Ela precisa ser examinada.Favor marcar consulta.Telefones para agendamento (21)3264-2232/ (21) 3264-2239.Um abraço.Obrigado por acompanhar o Blog.

    ResponderExcluir
  15. Dr. Maurício, que bom encontrar alguém que entenda essas nossas preocupações que para tantos parece uma besteira. Meu filho tem 2 anos e 5 meses, desde os nove meses adora andar de ponta de pé. Todo o seu desenvolvimento é normal e ele é muito inteligente e esperto. Eu costumo dizer que ele "esquece" de andar com o pé todo no chão. Hoje já percebo que ele anda bem menos na ponta do pé, mas de vez em quando encontro ele assim. Devo me preocupar?
    joannavitoria_lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Cíntia Mamy Kobayashi20 de abril de 2012 às 14:53

    Doutor Mauricio, meu filho tem 5 anos e completa 6 no dia 13/11/2012. Desde pequeno ele anda nas pontas dos pés e utilizou andador. Ele está fazendo fisioterapia duas vezes por semana, com alongamento do tendão. Houve uma melhora mas ainda continua, quando chamamos a sua atenção ele volta e notei que o pé esquerdo é o que menos encosta no chão. O meu caso é muito parecido com os já postados. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cintia, provavelmente seu filho já tem um encurtamento fixo da panturrilha.Nesta idade,a fisioterapia não resolve o problema. A indicação é de cirurgia psra alongar o músculo curto e corrigir definitivamente o problema.Os resultados são excelentes.Estou a disposição para consultas nos tel. (21)3264-2232/(21)3264-2239.Um abraço.

      Excluir
  17. Dr. Maurício,
    Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que de vez em quando caminha na ponta dos pés. Gostaria de saber qual o tempo de correção espontânea? Já devo procurar um especialista? Qual a especialidade?
    Obrigada,
    Ludmila
    ludmiladcarlos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ludmila, obrigado por acompamnhar o blog.Sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr. Maurício, Meu nome é Sandro, minha filha tem 6 anos, também anda na ponta dos pés desde os 2 anos, levamos ela a fisioterapias, era muito mais contante, mas apresar de ter diminuido um pouco, ainda continua andando. Percebo que ela se esforça para não andar, pois ficamos chamando sua atenção a todo instante que percebemos, mas basta dar uma parada e desviar a atenção que ela fica na ponta dos pés novamente. Essa semana fomos indicados a leva-la a um terapeuta ocupacional sensorial, estamos procurando ainda esse profissional com essa especialização e espero que possamos ajuda-la para que não seja necessário encarar uma cirurgia. o Sr Poderia nos dar alguma dica. Percebi que existem casos parecidos já postados.
    Muito Obrigado e parabéns pelo Blog.
    sandro@qi.inf.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sandro! Sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um forte abraço.

      Excluir
  20. Parabéns pelo trabalho lindo que está fazendo em ajudar tirando dúvidas das pessoas. Seu blog é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Ana, obrigado por acompanhar o Blog, conte comigo para o que precisar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Oi boa noite!Dr.Maurício, o meu filho de 5 anos de vez enquando anda na ponta do pé,e quando ele quando esta calçado não anda, anda normal.Será que é normal? obrigada

    Marcia Benchimol.(marciabenchimol@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Dr Maurício Rangel,

    Minha filha tem 1 ano e 6 meses, nasceu prematura, 34 semanas, devido a problemas meus. Sentou sem apoio aos 7 meses, se locomoveu sentada (não engatinhou na posição de gato) aos 11 meses e andou com 1 ano e 4 meses (faltando 3 dias para completar 1 ano e 5 meses). Ela comecou a andar normalmente, mas faz mais ou menos uns 20 dias que venho observando a marcha na ponta dos pés, que iniciou bem discreta, mas ontem fomos a uma festa e fui questionada a respeito, pois está bem aparente. Ela não anda todo o tempo assim e me parece que é mais comum quando anda mais rápido. Hj a deixei andar descalço e percebi que diminui bastante comparado ao uso de calçado, e que é mais comum na perna esquerda. Tenho feito alongamento, sou fisioterapeuta, porém não atuo em ortopedia, e estou preocupada, pq quando ela "engatinhava sentada", eu observava que ela dava impulso com uma perna direita e somente arrastava a esquerda. Moro em SP e a Pediatra dela me orientou a aguardar um pouco mais, pra ver se corrige por si só. Porém estou com receio das deformidades que ela pode adquirir em decorrência disso caso não corrija. Gostaria de maiores informações, e se possível indicação de ortopedistas que trabalhem nesse segmento. Visto que ela não apresenta problemas neurológicos.
    Ah, ela nunca utilizou andador.
    Obrigada desde já
    Daniela Esposte (danizinhacandida@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Daniela, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog.Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr Maurício Rangel.

    Depois de muito tempo encontrei alguém que vejo que possa me orientar melhor.
    Então...Tenho uma bebe de 1 e 6 meses,ela não anda ainda por conta de fica na ponta dos pés ela não consegue ter apoio algum ,de forma alguma ela pisa com o calcanhar no chão.
    Já levamos ela em um ortopedista que de cara ele falou que o caso dela seria o tendão então teria que fazer uma cirurgia.Então levamos em outro que falou que o caso dela não seria só o tendão seria também flexo de joelho e quadril,pediu pra procura um neuro-pediatra para que possa fazer uma avaliaçao.
    Então Dr será que o senhor poderia me ajudar?Já não aguento mas ver a minha filha louca pra andar pedindo maõzinha pra gente pra ter um apoio,força de voltade eu sei que ela tem e muitaaa.

    Desde já eu te agradeço

    Um Abraço

    Denise Muniz
    nisemuniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Denise, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Dr Maurício. Primeiramente gostaria de agradecer a tenção dispensada à pais aflitos que muitas vezes ficam sem respostas às suas indagações por não encontrar profissionais qualificados para o problema. Tenho um menino de 6 anos que anda na ponta dos pés. Não nasceu prematuro, andou aos 9 meses. Já fizemos exame de ressonância magnética que não apontou problemas neurológicos, apesar de não jogar bola e praticar outras atividades que demandem esforço físico. Ele é muito inteligente, mas tem sérios problemas com atividades que envolvam coordenação. Fez terapia ocupacional e atividades com uma personal treiner, mas permanece andando na ponta dos pés o tempo todo. Não reclama de dor ao colocar a planta dos pés inteira no chão. Peço sua ajuda e saber sobre a possibilidade de fazer consultas e realizar exames em uma única viagem, pois moro no mato grosso do sul. Grata. Juliana.

    Email: julianalimao@uol.com.br

    ResponderExcluir
  29. Dr,boa tarde.
    Sei que talves seja muito cedo mas tenho um bebe de 8 meses,quando coloco em pe segurando pelo bracinho percebo que ele fica muito na ponrinha dos dedos e um dos pezinho dele fica bem distantes do chao parecendo q uma perninha é maior que a outra. Lendo essa materia agora me preocupei mais pois ele nasceu com insuficiencia respiratoria ficando na UTI neonatal por 9 dias entre UTI Semi.Ele foi reanimado ainda na sala de parto mas graças a DEUS deu tudo certo. Ele tem um desenvolvimento normal,acho até que já fazcoisa a mais para a idade dele,porém leio muito sobre desenvolvimento dos bebes mes a mes,com essas informações que li agora confesso que fiquei preocupada. Por favor Dr gostaria que me ajudasse. Muito Obrigada pela atenção e espero que tenha um tempinho do seu precioso tempo para me responder. Grata. Segue meu contato: jssbaby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. ontem minha filha acordou e não conseguia ficar em pé e desde ontem esta andando ora nas pontas do pé ora com a lateral do pé, afirmando sempre que esta pisando com todo o pé, ela tem 08 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, só posso falar alguma coisa se sua filha for examinada na consulta. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  31. Olá Doutor!!!
    Minha filha vai fazer 1 ano e 3 meses e ainda não anda sozinha. Anda somente apoiando-se nos móveis ou segurando em nossas mãos. O fato de ainda não andar não me preocupa tanto, pois como vi aqui, até os 18 meses é considerado normal, o que tem me preocupado é o fato de ela andar somente na ponta dos pés. Antes, ficava na ponta de ambos os pés, mas com o passar do tempo o pé direito passou a apoiar-se mais que o esquerdo. Tenho inclusive dificuldade em colocar sapato nela, nada fica no pé esquerdo! A pediatra já examinou e disse que não há nenhum problema físico aparente, e que ela faz assim porque quer. Meu marido e eu estamos muito preocupados com ela... Há 3 semanas atrás ela deu 8 passos sozinha, mas depois disso, nada mais. Como disse, ela anda na ponta dos pés, mas quando pára, às vezes apoia os dois inteiros no chão, às vezes fica na ponta; sendo que o direito aparenta estar melhor posicionado que o esquerdo, sendo que nenhum sapato fica neste pé. Poderia nos ajudar, por favor? Preciso de ajuda! De orientação! Devo procurar especialidade ortopédica? Aguardo no e-mail: tatianamicheletto@hotmail.com

    Muito obrigada pela ajuda!
    Fique com Deus!
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Maurício Rangel25 de junho de 2012 às 21:45

      Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  32. Boa noite, doutor!
    Minha filha tem 11 anos e foi prematura (8 meses) ficou na uti. Logo que começou a ficarem pé já se apoiou de ponta dos pés. Sempre procurei ortopedista, já fui a neurologista e sempre foi colocado que não tinha nada e quando ela quisesse colocaria o pé no chão, pois ao ficar de pé apoia o calcanha no chão. Por vezes fez fisioterapia, mas não teve efeito. O ano passado, percebemos que esta tendo algumas deformidades, ela esta ficando com corpo para frente, seu joelhos estão juntos. Na nova busca de profissionalç, encontramos duas vertentes, uma da fisioterapia e outra de uso da bota. Compramos a bota e foi o problema, pois a mesma, não aceitou. Usa de vez em quando, e parelo colocamos na fisioterapia com o outro profissional. Tudo se reiniciou há 03 meses. Não vejo efeito. Se puder me ajudar agradeço. Paula.
    e-mail: mayrapaula.medeiros@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  33. Boa noite doutor!
    Meu filho tem 9 anos e sempre andou com as pontas dos pés, já levei ele em vários ortopedistas e sempre foi indicado o tratamento de alongamento de tendão com fisioterapia. Não tivemos resultados e até em casa diariamente eu faço com ele alongamentos, pois ele tem as pernas muito duras bem rígidas mesmo e tenho notado q de uns tempos para cá ele esta com mais dificuldades em caminhar a perna direita está virando para dentro, causada pelo caminhar torto dele. Gostaria muito que me orientasse pois vou levá-lo novamente no Hospital Pediátrico Pequeno Príncipe de Curitiba, por que pelo que eu vi nos outros depoimentos o caso dele deve ser cirúrgico.
    Não sei se tem alguma influência ou não pois ele é um pouco maior que os colegas dele pois eu e meu marido somos altos, ele tem 9 anos e 1,52 de altura e 50 quilos.
    Peço que nos ajude, pois estou muito preocupada..
    charladcr@hotmail.com

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço e bom final de semana. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  34. Paula, 30.06.12
    Minha neta com 2a e 5m anda na ponta dos pés, as vezes qdo reclamamos ela corrige mas logo volta a andar da mesma forma. Já foi levada a pediatras e fisioterapeutas eles dizem que com o tempo ela melhorará. O QUE O DR NOS ORIENTA? Obrigada.
    Resposta para vidaflordeliz57@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, boa semana.

      Excluir
  35. Dr. Boa noite. Meu filho nasceu prematuro, houve o descolamento da plascenta e ficou 1 mês no UTI, hoje ele nao consegue colocar o calcanhar do pé esquerdo no chao, seu pé esquerdo é rígido e quase não consegue mexer os dedos do pé. Além da ortese e fisioterapia o que seria importante? É bom usar botinhas especiais?

    Um abraço
    marcos.lp@r7.com

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço e boa semana. Continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Dr. Mauricio bem interessante seu Blog.Meu filho está com 5 anos anda na ponta dos pés mas qdo pedimos ele abaixa uma pouco e volta a andar novamente, ele usa um goteira para dormir já faz uns 2 anos faz fisioterapia a 3 anos, tbém tem dificuldade de fala e chupa o dedo o que o torna motiva da graça para as cças da escola. Estamos investgando pois ja passamos por vários medicos,apesar de estar melhorando a fala e ir na psicologa noto que seu dedinho do meio esta entortando.Ele está passando or uma avaliação pra ver se não tem traço autista, pois cada vez mais conheço cças com as mesmas caracteristicas que meu filho, mas ele é uma criança muito feliz e amada.Um abraço e aguardo resposta Mara.marassantos2012@ahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Boa semana! Um abraço.

      Excluir
  38. Boa tarde. Minha filha tem 1 ano e 5 meses. Até agora estava andando com os pés no chão. Repareia a uns dois dias atrás, uma vez ou outra andando na ponta dos pés. Chamo sua atenção, para por os pés no chão. Então logo corrige, mas em seguida esta na ponta dos pes de novo. Tem um ótimo desenvolvimento. É normal?
    Obrigada
    greici_sch@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, boa semana, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Ola doutor meu nome é Tatiana morro no ES tenho um filho de 6 anos ele andou com andador ,Desde os 2 anos de idade que ele anda nas pontas dos pés já levei ele em vários médicos mais eles me falaram a andar com ele na praia mais nada esta dando certo to muito preocupada pois alem disso ele tem mania de bater a cabeça na cama enquanto dormi tenho muito medo que seja algo grave mais os médicos dizem que é apenas manias mais as vezes ele acorda desesperada me ajude por favor !!

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Tatiana, seu filho precisa ser examinado pois, com 6 anos já deve apresentar encurtamento fixo da panturrilha, que impede a correção com o tratamento conservador. Geralmente, a partir desta idade o tratamento necessário seria com cirurgia para alongar a musculatura curta e com isso normalizar a marcha. Se puder vir ao RJ, será um prazer atende-los, meus telefones para agendamento são (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana! Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Doutor. Me chamo Michelle e moro no interior do Estado de São Paulo. Tenho uma filha de 1 ano e 6 meses. Ela tem o pé direito virado para dentro. Sempre que inicia a marcha, principalmente ao correr tropeça no pézinho e cai. O pé esquerdo é perfeito. Marquei um médico ortopedista,porém pelo convênio (unimed)o que significa que a consulta foi agendada para Dezembro (acredite se quiser!! rs). O senhor pode me orientar? Existe urgência para que eu procure um médico particular? Sendo um apenas um dos pés tortos é possível sua correção natural? O que devo esperar como resposta desse especialista? Grata.
    email: dra_mcc2000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Michelle, prazer falar com vc.Sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  44. Doutor, meu filho tem 2 anos e começou a andar com 1 ano e sempre andou na ponta dos pés. Quando anda na areia ou com um calçado um pouco maior que o pé ele anda normal. Quando fica parado também apoia todo o pé. O senhor disse que deve-se respeitar o tempo normal. Qual é o tempo normal? Meu email é: xmmv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  45. Dr. Maurício,
    Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 3 meses que de vez em quando caminha na ponta dos pés. Gostaria de saber qual o tempo de correção espontânea? Já devo procurar um especialista? Ela usou andador e ainda está bem insegura no andar..as vezes senta e levanta com auxílio de alguém..engatinhou pouco..devo procurar fisioterapeuta? E-mail:ericammg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde Dr.Maurício
    Tenho 38 anos e ando na ponta dos pés desde pequena,e "acho" que por causa disso ädquiri um problema no joelho (Sinovite),agora que sou mãe,notei que meu filho de 2 anos e sete meses a duas semanas atrás começou a andar da mesma forma do nada, ele começou a andar com 1 ano e dez meses normalzinho, e porque só agora anda assim?Sinto tambem que ele tem dificuldade pra correr não sei se por medo? ou loucura de mãe

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Jacira, vc falou que seu filho começou a andar com 1a+10m, então houve atraso no inicio da marcha pois, o inicio da marcha normalmente ocorre até 1a+6m. A primeira coisa a saber seria por que houve esse atraso. Para responder sua pergunta, só examinando o seu filho na consulta, com exame físico conseguimos saber se há encurtamento fixo da panturrilha ou não, sabemos também o grau de forca muscular dos membros inferiores, para afastarmos patologias de origem muscular. Sugiro que agende consulta medica para poder ter uma resposta adequada sobre o seu filho. Caso venha ao RJ, será um prazer atende-lo, tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde Dr Rangel!
    Tenho uma criança de 07 anos, que com certeza terá q fazer essa cirurgia. Teve um acidente automobilistico e ficou com varias sequelas. Inclusive um grande atraso cognitivo.Não fala e não enxerga tbém. Usou goteiras por um bom tempo. Ele anda se segurar as mãos dele, mas se soltar ele caí. Mas agora num consegue mais. Pois pisa com um dos pés bem com a ponta. Deve doer pq não se mantem em pé. Logo relaxa e senta.Gostaria de saber como seria o pós operatório? Tempo de gesso? Dores? Pq ele num vai ficar quieto mesmo.
    Por favor mande resposta no meu e.mail. Grata desde já pela orientação.
    fab.cyclone@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. continue acompanhando o blog. Um abraço.

      Excluir
  50. Olá Dr. Mauricio, meu filho tem 6 anos e a quase um ano ele começou a andar na ponta do pé,logo após o nascimento de sua irmãzinha, antes ele sempre andou normal... Já o levamos no ortopedista que indicou fisioterapias,onde ele recebeu alta, os medicos nao acharam problemas ortopédicos neles e indicaram pisicólogos, pois acharam que ele possa ter iniciado esse comportamento pelo fato do nascimento de sua irmãzinha, ou seja, por ciumes, uma forma de chamar atenção. Quando nós corrigimos ele anda normal, mais logo após se destrai e volta na ponta dos pés, ele tbm já usa palmilhas indicadas pelo ortopedista por causa de ter o pé chato. Oque o senhor recomenda no caso do meu filho, estou mto preocupada... (suanycamatta@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

      Excluir
  51. ola Dr. mauricio minha filha tem 1 ano e 1 mes e só fica em pe com as pontas dos pes, ainda nao dar passos sozinha, e quando seguramos ela para andar, ela fica com os pes levantados e os pezinhos meio para dentro, levarei ela proxima semana ao ortopedista mais estou muito preocupada. gostaria de saber o que é melhor para ela, o que o senhor recomenda ja que ela só tem 1 ano. Deus lhe abencoe meu email é neilahmarrocos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  52. Olá Dr .meu filho tem 3 anos e 5 mese s eas vezes anda na ponta do pé, falo pra ele colocar o pé no chão e aasim coloca, mas a maioria das vezez ta andando na ponta dos pés.
    O que eu posso fazer,pesquisando falaram que podia ser autista mas levei no neuro e psiquiatra e descartou autismo,,
    Ele fopi diagnosticado hiperativo,

    ResponderExcluir
  53. meu email sheila-silva1@live.com

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog.Um abraço.

    ResponderExcluir
  55. Olá Dr. Mauricio,]
    Parabéns pelo seu trabalho, é realmente bom saber que não estamos "sozinhos". Minha filha hoje com 5 anos) apresentou os sintomas quando começou a andar, mas aos 3 anos já havia parado, hoje anda normalmente, mas meu filho hoje com 4 anos ainda não passou, e continua andando na ponta dos pé, percebi que quando ele esta descalço a situação piora, de sandália isso não acontecia, mas tenho visto que as vezes mesmo calçado ele está andando na ponta dos pés. segundo o ortopedista ele nao tem tendão curto. Também percebo um aumento da ansiedade, e quando ele quer falar também se coloca na ponta dos pés. Pode orientar? Obirgada kellenck@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog.Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  57. Olá Dr. primeiramente obrigada por este seu espaço em que podemos ter uma luz no fim do tunel... rs
    Minha filha tem 1 ano e 3 meses ( completará 1 ano e 4 no final deste mês de Agosto) e ainda não anda, ela fica em pé somente apoiada em moveis, cadeiras e notei que ela tem tentado ficar em pé se apoiando direto na parede. O fato de ainda não andar não me preocupa, pois como já ouvi e li artigos, até os 18 meses é considerado normal, o que tem me preocupado é o fato de ela ficar somente na ponta dos pés. Notamos isso desde os 8, 9 meses dela, infelizmente usamos andador dos 8 aos 10 meses, mas ela tinha acesso fácil ao chão, não necessitava ficar na ponta dos pés, pois ficava praticamente sentada no andador... Procurei dois especialistas ortopedistas pediátricos, o primeiro examinou e detectou que ela tinha encurtamento no tendão de Aquiles e indicou fazermos pelo menos 20 sessões de fisioterapia, enfim fizemos algumas onde alongavam, mas notamos que nada havia mudado, então resolvemos mudar o local das sessões, e nesse novo local indicaram que primeiramente voltássemos no especialista para ele pedir alguns exames tipo Raio X do quadril, pois acharam que poderia ser desvio/rotação no osso. Fizemos e aparentemente estava tudo normal, mas as fisioterapeutas acharam que tinha um pouquinho de rotação no lado esquerdo e então começamos a fazer as fisios mais voltada para correção no quadril. Nesse meio tempo das sessões de fisio notamos que as vezes quando a bebê cansa ela coloca todo o pé direito no chão, mas o esquerdo sempre fica na ponta dos pés como se fosse um apoio, onde tenho inclusive dificuldade em colocar sapato nela, nada para no pé esquerdo! Fizemos mais umas 5 sessões quando decidimos procurar outro especialista e levar o exame. Para nossa surpresa ele a examinou e disse que ela não tem encurtamento do tendão e que é somente postural, pediu para brincarmos com ela apenas sentados, para ela se apoiar somente em lugares com altura até sua cintura para que ela não tenha como se apoiar para cima e assim espontaneamente ficar na ponta dos pés, e não andarmos com ela em pé, segurando-a pelos bracinhos. Indicou usarmos sapatinhos com solado reto e com fechos firmes. Disse ainda que notou que eu e meu marido estamos muito ansiosos para que ela ande logo e que isso não é bom para ela, mas na verdade não é ansiedade e sim preocupação, pois não sabemos até onde isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento dela! Dr. ela nasceu de 39 semanas, cesariana por minha livre escolha, nasceu ótima, apenas com o pezinho direito bem voltado para fora, mas foi diagnosticada como apenas postural e aos 3 meses estava na posição normal. Sentou com firmeza sem apoio aos 7 meses e engatinhou com apenas 10 meses por conta do andador que acredito que a deixou preguiçosa. Hoje ela sobe escada sozinha, engatinha pela casa inteira e se apoia e fica de pé em praticamente tudo, tenho a sensação que ela só não anda pq não tem equilíbrio por conta de ficar na ponta dos pés. É uma bebê super esperta e inteligente.
    Dr. sou de São Paulo e gostaria muito da sua ajuda ou conselhos de repente fazer exames mais específicos... agradeço desde já! Abraços... Sheila
    Sheila.manochio@tegma.com.br ou sheilacristina_23@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  58. Boa noite Dr.
    POR FAVOR ME AJUDE.
    tenho um amiguinho que tb nao apoia o calcanhar no chão. Segunda a mãe , isso iniciou após ele sofrer um tombo e fraturou a perna. Já fez um ultrasom e está td dentro da normalidade . O QUE DEVO FAZER? Hoje ele está com 9 anos e está prejudicando seu crescimento. Att. Sula - email sularf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  59. Dr. Minha filha tb anda na ponta dos pés na maior parte do tempo e ela tem 5 anos!! Todos falam que ela aprenderá e taus mas agora que lendo aqui vi que pode nao ser normal e causar danos no futuro... Estou preocupada!! Meu e-mail jeamabh@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  60. Oi dr Mauricio tudo bem? Tenho um filho de quinze anos e ele sempre andou na ponta dos pés. Eu cheguie a falar com a psicomotricista da creche qdo ele tinha cerca de um ano mas ela disse que ia passar pra eu nada fazer e até hoje persiste. Estou cursando pos em psicomotricidade e foi falado em sala no assunto e fui pesquisar e vi que pode ser um padrão esteriotipado de autismo ou asperger. De fato o comportamento social dele é problemático. O sr tem alguma informação complementar?

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde, independente da causa, o tratamento precisa ser feito para normalizar a marcha pois, a persistência de ponta dos pés, com 15 anos de idade é prejudicial.Sugiro que agende consulta para avaliação e indicação de tratamento.Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.Um abraço, continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Dr Maurício, meu filho irá completar 19 meses dia 17/09, desde qd começou a ficar em pé, já foi na ponta dos pés, já passou c neuro, fez raio x, fez fisio, eu fiz exercícios em casa...e nada! o estranho, é q qd ele para, ele somente abaixa por completo o pezinho direito, o esquerdo, ele nunca apoiou no chão e de umas duas semanas pra cá, ele começou andar mancando, por conta de n abaixar o esquerdo, estou ficando muito preocupada, dia 14 agora, ele terá nova consulta, pois o ortopedista havia me passado exercícios em casa e se n resolvesse em 3 meses era p mim voltar lá (dr.Dani Tisui) aqui de Campinas, socorro Dr! por favor, me dê a sua opnião, sol.vessoni@bol.com.br (Soraya) obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog.Um abraço.

      Excluir
  63. Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ainda não anda sozinho. Ele nasceu de 29 semanas e ficou 46 dias em UTI neonatal. Não mim preocupa o fato dele não está andando ainda, o que mim preocupa é o fato de andar na ponta dos pés, alternando poucas vezes com o pé todo. A pediatra orientou que esperasse mais um mês(devido a prematuridade)para poder encaminhá-lo para um fisioterapeuta. Tenho receio dessa demora prejudicar o meu filho. Devo esperar ou procurar logo? Qual o tempo de correção espontânea? Qual a especialidade que devo procurar? Por favor mim der a sua opinião. erivaniahelena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  65. Ola doutor Mauricio,eu tenho um filho de 10 anos e desde quando ele começou a andar ele só anda nas pontas do pés. Moro na cidade de Rondonópolis mato grosso e os médicos daqui não sabem muito. Meu filho não consegue ficar com a coluna reta pelo fato de não apoiar o calcanhar no chão. Gostaria de uma opinião do senhor,se devido ao tempo que já se passou a fisioterapia daria um resultado satisfatório ou só a cirurgia resolveria. Me chamo Priscila e meu imail é pryscyla_dj@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  66. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  67. Ola, meu filho tem 8 anos e nao encosta o calcanhar no chao ao caminhar, ele nao tem outros problemas fisicos nem neurologicos, pelo contrario, ele tem QI acima da media, porem tem problemas respiratorios em tratamento regular. Em consulta com fisioterapeuta os exercicios nao dao resultado, gostaria de saber sobre o tratamento com botox se da certo e pode ser aplicado em criancas sem problemas neurologicos. Rsimoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, boa semana.Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, eu não recebi a resposta por email. Podería reenviar por favor: rsimoa@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa tarde, acabo de enviar novamente a resposta para o seu e-mail. Um abraço.

      Excluir
  69. Bom dia dr Rangel, moro no Canada e ja faz tempo que noto que meu filho anda na ponta dos pés, mas esperei um pouco para ver se ele melhorava. quando mudei para o canada ele tinha 5 anos e pensei: Usando botas lele vai melhorar. Nada mudou, depois ele se interessou por hockey e novamente pensei: de patins todo o tempo ele vai melhorar. Nao sei se realmente ele melhorou, só sei q ele praticamente nao toca seu calcanhar no chao, mas nem todos notam porque é bem sultil. Ja falei com nosso medico de familia aqui que nao achou nada demais, mas ele viu apenas dez passos do meu filho que hoje tem 10 anos e ja esta consciente de que ele anda a na ponta do pé e isso nao é correto. O senhor acha q ele nao tera nenhuma alteracao ou problema na coluna? Obrigada
    Tatiana

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde Tatiana, problema na coluna não, a manutenção de marcha na ponta dos pés sem tratamento, leva consequências locais, ou seja, dor e calosidades na frente dos pés pois, o apoio do peso vai ser concentrado todo nessa região. Outros problemas que podem ocorrer, em longo prazo, são: fratura por stress dos ossos da frente dos pés, metatarsalgia, entorses de repetição nos tornozelos pois, andar na ponta dos pés favorece desequilibrios. A recomendação e´ de tratamento da marcha, para que a criança não tenha esses problemas futuros citados.Um abraço, bom final de semana e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  71. Olá Dr.Mauricio sou de Florianopolis tive uma gestação gemelar tenho um menino e uma menina.Com 3 anos e meio os meus filhos alteraram a marcha.Ambos caminham na ponta dos pés.Meu menino desde os 2 anos é acompanhado por neurologista porq tbem teve atraso no desenvolvimento da fala.O menino faz fono e vai na psicopedagoga.Na fala ele evoluiu muito, porem na parte psicopedagogica não evoluiu muito.to desesperada, agora vou fazer mapeamento genetico mas os neurologistas garantem que eles não se encaixam em nenhuma sindrome e que tbem não é muscular.Meu filho é o pior, inclusive já fez fisioterapia.Me ajude me de uma luz.Onde posso leva-lo.Eu o levo em qualquer lugar para amenizar essa minha angustia doque os meus filhos tem.To desesperada me ajude.indianara_flores@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  72. Bom diaa Dr.Mauricio meu filho desde novinho sempre andou nas pontas dos pés hj tem tem 5 anos e 7 meses e até agora não concertou seu andado passei por um ortopedista que afirmou que ele não tinha nada e com o tempo ele corrigiria sozinho,mais até hj nada,na escola a professora dele ja notou e me pergunta direto,sera que fiz mal não procurar mais ajuda,tem como concertar me ajude por favor.Quando pedido ele desce anda normal mais muito pouco segundos ja volta para pontas dos pés o que fazer...Espero sua resposta anciosa obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, vc precisa agendar consulta médica para exame físico e indicação de tratamento. Nesta idade, é comum existir encurtamento fixo da panturrilha que precisa ser corrigido.Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o Blog.

      Excluir
  73. Bom dia Dr. Mauricio.
    Minha filha, Gabriela, tem 5 anos de idade e desde quando começou a andar adotou o padrão de marcha equina. O pediatra no início disse para esperar para ver se ela conseguiria apoiar os calcanhares mas isso não aconteceu. Levei em um ortopedista pediátrico que indicou cirurgia. Outra profissional pediu vários exames (inclusive neurológico) para saber se o problema era só o encurtamento dos tendões. Não foi detectado nehum problema até o momento. Ela indicou fisioterapia e a confecção de órteses para bloqueio dos tornozelos. Como fiquei muito inseguro com a diferença nas condutas, e procurando informações com profissionais, retornei ao primeiro profissional que disse para ela não usar a órtese e para tentarmos a aplicação de botox. Estou muito preocupado com a possibilidade de problemas neurológicos. Minha filha às vezes caminha com o apoio dos calcanhares, mas a maior parte do tempo está na ponta dos pés. Inclusive tenho verificado alteração nos ossos. Existe algum outro sinal que possa indicar problemas neurológicos? Nesta idade podemos protelar a cirurgia e tentar métodos conservadores.
    Obrigado pela atenção.
    Paulo Carvalho
    paulocarvalho.pc@ig.com.br

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  75. boa noite,dr mauricio.
    eu tenho duas filhas uma de 8anos nasceu com problema na cordenaçao motora das pernas por causa de falta de oxigenio ,e outra de 1 ano e 5 mes, esta menor nao anda ainda eu gostaria de saber oque eu posso fazer para saber se ela tem algum problema pois esta ja foi feito todo acompanhamento para nao acontece istopis ela nao fica em pe sozinha me responda porfavor.muito obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite, para responder sua pergunta, preciso examinar sua filha. Sugiro que agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia DR..

    Minha Filha tem 9 anos, completa 10 em Dezembro, ele sempre tem um certo costume de andar na ponta dos pés, mas de um tempo pra ca, principalmente no ultimo ano tem sido constante. Ela raramente coloca o pé inteiro no chão, só quando falamos. Tentando faze-la "exercitar" os pés, pedi que ficasse equilibrada somente no calcanhar, e ela fala que dói a perna.... pode ser realmente um problema? Aguadeço muito...
    Kátia - kapuano.pavao@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  78. Boa noite Doutor,
    Minha filha está com 1 ano e 2 meses e ainda não caminha. Mas estou preocupada somente com o fato de quando eu auxilio ela na caminhada ela anda somente na ponta dos pés. Ela dificilmente baixa o calcanhar. Quando está de pé ela baixa o calcanhar, mas para caminhar não. Ela nasceu prematura 34 semanas e ficou 17 dias em UTINEONATAL. A pediatra orientou que eu esperasse mais um mês. Entretanto estou com receio. Acredito que devo procurar um fisioterapeuta. Se puderes me orientar por email agradeço muito!! cathicabreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  79. Dr Mauricio,meu filho anda na ponta dos pes mais não sei bem quando isso começou.Acho q foi desde os 2 anos,quando teve uma convulção.Nao sei o q fazer ele não apresenta nem um sintoma fez eletro e não deu nada as vezes quando chamo sua atenção ele caminha normal mais só alguns passos,não tem dor nos pés,ele é de 34 semanas não ficou na utei nem tem falta de ar tinha peso e veio direto para casa.Hoje esta com 4 anos.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia, seu filho precisa iniciar o tratamento para correção da marcha. Marque uma consulta para que possa examina-lo. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite doutor,tenho uma sobrinha que nasceu com pé torto congênito,hoje ela esta com 7 anos de idade ,ela passou pelo tratamento com gesso e até mesmo cirurgia para alongamento de tendão.O pé direito teve bons resultados,mas o esquerdo não e foi constatado equinismo e com isso ela pisa na ponta do pé.Na nossa cidade o especialista que temos não tem conhecimento do que pode se fazer.Ele até indicou um outro médico em Belo Horizonte,mas não conseguimos marcar consulta com ele,estamos esperando,pois não temos condições de pagar e ficamos na fila do SUS.Se o senhor puder nos dizer, qual procedimento e se tem tratamento por favor deixar uma resposta em meu Email Iracibadaro@gmail.com, pois estamos muito ansiosos pois ela esta crescendo e temos medo de não conseguir mas a correção e até mesmo causar outros danos a coluna.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail Um abraço, bom domingo.

    ResponderExcluir
  83. Dr.
    tenho um filho de 5 anos.
    Possui a marcha na ponta dos pés.
    Ja fez fisioterapia em 20 sessões. Melhorou mais não corrigiu totalmente.
    Indica algum tratamento neste caso? Ou algum profissional em vitória - ES?
    Pode voltar a andar normalmente.
    Na opinião do ortopedista dele o caso é mais postura, e que possui um moderado encurtamento dos tendões.Acredita que pode melhorar conforme o desenvolvimento?
    email: dgbrunoro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  85. OI Dr .meu filho tem 3 anos e 8 meses e anda na ponta do pé, falo pra ele colocar o pé no chão e aasim coloca, mas a maioria das vezez ta andando na ponta dos pés.
    O que eu posso fazer,pesquisando falaram que podia ser autista mas levei no neuro e psiquiatra e descartou autismo,,
    Ele é super inteligente e não tem nenhum problema. O que pode ser? Ele anda assim des de quando começou a andar. Ele anda igual o menino do video.

    Jamile.rodrigues.acs@monsanto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  86. Olá Dr. Tenho um filho que é prematuro 32 semanas ficou 33 dias na uti neonatal. Desde quando começou andar percebemos que ele caminha na ponta dos pés. Agora ele está com 2 anos e 8 meses e ainda nao consegue andar sem apoio. Ja o levamos e 3 ortopedistas e vários fisioterapeutas que dizem que vai melhorar co fisioterapia e com o passar do tempo. Quando ele esta em pe consegue apoiar totalmente o pezinho.
    Gostaria de saber se existe algum outro tratamento alem da fisioterapia, pois conforme comentários acima, pude perceber que varias crianças fazem fisioterapia e continuam andando na ponta dos pés. Estou muito preocupada, gostaria de maiores esclarecimentos. desde já obrigada. Meu email e joysemgd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Dr.Meu filho tem 4 anos e 8 meses,desde os dois anos anda na ponta dos pes,quando completou 2 teve uma convulçao,foi levado a o neurologista onde fez exames e nada foi constatado.Na verdade achava sedr normal pois a pediatra falou ser normal e q ele caminharia normal com o tempo.Mais nao aconteceu,e lendo todos esses relatos fiquei apavorada e corri para um ortopedista ele examinou e atestou a principio ser o tendão direito mais curto vamos fazer rx exames sanque,mais ele não descarta a possibilidade de operar nos estamos apavorados com essa possibilidde.Sera q a fisioteapia não resolve devido a idade dele?Essa operação e segura?Ha ele quando fica alegre balança os braços e sacode a cabeça quando peguntamos o porq ele fala q esta feliz.Nasceu de 35 semanas nao ficou na utei o apg foi 9 e muito inteligente falou antes de caminhar como gente grande nunca falas pela metade como nos,caminhou com 1 ano e 3 meses andava so com ele pelas maos nunca andou de andador.Moro no rs pesso q me oriente por favor desde já agradeço é nosso unico filho e nos levamos 5 anos tentando te lo.meuE-mail deia.m.machado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. dr sou Deia machado e não recebi seu e-mail estou esperando muito ansiosa.Obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite Deia, acabo de enviar novamente a resposta para o seu e-mail deia.m.machado@hotmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  90. Dr Mauricio
    talvez possa me tranquilizar. Minha neta está com 15 anos, é diabética tipo 1 e já apresentou diversos problemas hormonais. Tem baixa estatura 1,44 apesar de estar usando GH há pelo menos 3 anos. Fez bloqueio de puberdade até meados do ano passado.
    De algum tempo para cá ( cerca de dois anos ) tenho notado que seus joelhos estavam em X. Levei a vários ortopedistas e todos diziam que era por que suas coxas eram gordas. Há mais ou menos 1 ano percebemos que ela pisa torto seus pés estão virando para dentro ( a ponta dos pés não aponta para a frente mas faz um angulo de quase 45 graus) de tal forma que seu pé sai fora do sapato. Para ela adolescente, diabética, baixinha, miope essa é mais uma "desgraça" como ela diz. Levamos a um ortopedista que falou que há um encurtamento do tendão e isso é que está provocando essa deformidade. Passou um exercicio para fortalecer o tendão e mandou retornar daqui a um mês.A pergunta é: Este é um diagnóstico possível? E se for só isto pode resolver? E será definitivo? Será que o GH provocou isto, uma vez que estes problemas só apareceram depois dele?
    Se puder me responder serei eternamente grata.
    Nuria (nuriapaes@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  91. Dr. Meu filho tem 4 anos e foi diagnosticado com leucomalacia periventricular. Ele tem os movimentos do lado esquerdo perfeitos, porém o lado direito foi afetado e por isso ele anda na ponta do pé. O médico já orientou aplicação de botox, porém este não fez nenhum exame/medição antes. Eu gostaria de saber se os pontos para aplicação de botox são triviais ou se é necessário fazer alguns exames/medições da musculatura antes para se ter certeza de onde será aplicada a toxina. Desde já agradeço a atenção. Meu email: henriquedpn@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  93. Dr. Meu filho tem 3 anos e 10 meses. Também anda na ponta dos pés. Quando o "repreendemos"ele anda um tempo normalmente e logo depois vola a andar na ponta dos pés novamente. Gostaria de levá-lo ao médico o quanto antes. Poderia, por favor, me ajudar me informando qual a melhor especialidade para levá-lo. Gostaria de consultá-lo o quanto antes. Meu nome é Carlos (cagripino@hughes.com.br)

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Uma abraço.

    ResponderExcluir
  95. dr Rangel.Meu filho fez rx das pernas e pés,pois caminha na ponta dos pés.O laudo foi o sequinte,tem osteoporose nos dois pés.o ortopedista disse q não era para ele me indicou dr Sizinio da puc de porto alegre preciso saber o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, você precisa marcar consulta médica. Caso venha ao RJ, será um prazer atender seu filho. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  96. Olá doutor, não sei mais o que fazer...
    minha filha tem 3 anos e desde quando aprendeu a andar, caminha na ponta dos pés, sempre quando eu chamo a atenção ela põe o calcanhar no chão e anda direito mas quando esquece que eu pedi para colocar os pés no chãoe ela novamente anda na ponta dos pés,raramente põe os pés no chão.
    espero q o senhor me ajude. Obrigado
    Thiago_malinidecastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Thiago, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
    2. Oi Doutor,ainda não recebi seu email,será q escreveu o email certo pois não recebi...por favor, ficarei muito grato se tentar novamente.
      thiago_malinidecastro@hotmail.com

      Excluir
    3. Boa noite Thiago, acabo de reenviar o e-mail com a resposta. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
    4. Bom dia doutor...Valeu, mas eu continuo sem receber,acho que é porque o email escrito mais acima está com a primeira letra maiuscula e se o senhor copiou pode não te entrado mesmo.

      por favor preciso muito da sua resposta

      thiago_malinidecastro@hotmail.com

      Excluir
    5. Olá doutor...acabou de entar a msg...muito obrigado mesmo e desculpe-me pela insistencia.Valeu

      Excluir
    6. Doutor gostaria de saber se em rx mostaria o encurtamento da panturrilha, pois sou do ES e preciso fazer o tratamento por aqui mesmo.Levei minha filha ao ortopedista e ele disse que ela não tem nada porém não passou nenhum rx, nehum outro exame, simplesmente olhou ela andando e pediu pra que colocasse ela na natação. Isso ajudaria doutor? Por isso por conta proria marquei o rx. seria o mais indicado pra mostrar o problema da minha filha?

      thiago_malinidecastro@hotmail.com

      Desde já agradeço por esse espaço que o Sr dedica a nós leitores.

      Excluir
  97. Dr Mauricio, vi a reportagem no Mais Voce sobre a marcha do pé e pedí para meu filho andar no corredor de casa e percebi que ele nao coloca o calcanhar no chao mas é muito sutil,nao é muito visivel, tem que pretar atencao para ver.
    Ele tem cinco anos, to me sintindo muito mal de nao ter percebido, ainda da tempo de fazer alguma coisa?
    O que tenho fazer agora que percebí para ter certeza que é isso, existem níveis para isto?
    meu email é angela_patricia_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Angela, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  98. Bom dia doutor, meu filho tem três anos e andar nas pontas dos pés, com dois anos levei ele ao ortopedista e ele me passou para a fisioterapia, fiz algumas radiografia dos pés dele e a fisioterapeuta disse que ele tem o tendão de aquiles curto devido ele ficar muito nas ponta dos pés. ela pediu que eu o levasse pra andar na areia da praia, mas até agora não adiantou. Gostaria muito de uma resposta por favor. Meu nome Cecilia meu e-mail: ceciliamarthins@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cecilia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  99. bom dia Dr. mauricio tenho um filho de 11 anos e ele não coloca os pés no chão anda na ponta dos pés faz uns 5 anos desde os seis anos não anda direito ja levei em ortopedistas diferentes e eles me dizem que ele não tem nada mas unca tiraram um rx dos pés da criança ja fizemos 2 anos de fisioterapia e de nada adiantou por favor me ajude (pretta-rs@hotmail.com) aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, boa semana.

      Excluir
  100. Bom dia, Dr. Mauricio. Meu nome é Adriana Gomes. Tenho um filho de 12 anos e há vários anos ele anda nas pontas dos pés. Mas, ele consegue colocar o calcanhar no chão, porem logo fica nas pontas dos pés. Ele se queixa muito de dores nas pernas, dos joelhos aos pés, quando corre, fica muito de pé ou anda muito. O que devo fazer?? Será que vai lhe causar problemas futuros?? Desde já te agradeço. Meu e-mail é cadriana40@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriana, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  101. Gente, a Ana Maria Braga abordou este tema no seu programa de hoje, e há videos lá... Inclusive, o JOão Henrique é o meu filho...Entrem, acessem, tirem as dúvidas e curtam a página para que o caso tenha repercussão... Obrigada...

    http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2012/11/andar-na-ponta-dos-pes-conheca-o-problema-que-atinge-criancas-do-brasil-inteiro.html

    Regina Figueira - Itaituba - Pará

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde Dr.
    Agradeço a Deus por pessoas que compartilham sua sabedoria... Pena que, a vinte e quatro anos atrás minha filha ñ encontrou quem diagnosticasse se problema...Ela nasceu com oito meses e sempre notei que do tórax pra cima era um pouco maior que do para baixo, suas perninhas ficavam o tempo toda encolhidinhas dentro das fraldas e qd iniciou a marcha, andava na ponta dos pés ao extremo(seus dedos dos pés ficavam abertos para se apoiar)tb levava no pediatra por outro motivo como o fato de ficar ajoelhada inclinando o corpo pra frente e para trás(como se estivesse se embalando sozinha) geralmente procurava um cantinho da casa e arrancava as peças de cima do vestuário quando estava neste transe...os médicos nada respondiam...ela tinha um ano e meses qd isso acontecia...otempo passou e ela teve atraso no desenvolvimento físico,tem apenas 1.48cm e sua panturilha é extremamente curta,a ponto de qualquer leigo que a observa de longe perceber...Por ironia, ela tornou-se fisioterapeuta, mas lhe pergunto, doutor, isso de deu devido ao parto rápido demais?(20m)Ser prematura?algum trauma vivido ñ detectado?na idade dela, 24anos, cirurgia resolveria?(PS Seu pé é extremamente pequeno calça 33, mas passou a apoia-lo no chao, porém ñ tem a curva do pé definida)
    Peço respoder via email analopesrodrigues@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  103. bom dia dr mauricio meu nome e vadinete meu tem 10 anos e so anda de pontas dos pes nao sei mas o que fazer ate pra jogar bola e assim oq posso fazer os meninos botam muitos apelidos nele nao sei o que fazer me ajude
    fabiola_pe2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. BOA NOITE Dr. MAURICIO MEU FILHO VAI FAZER SEIS ANOS E SÓ ANDA NA PONTA DOS PÉS DESDE QUE COMEÇOU A ANDAR,ELE NÃO AGUENTA FICAR COM OS PÉS FIXO NO SOLO POR MUITO TEMPO.COMO NA MINHA CIDADE PRECISAMENTE MUANÁ-MARAJÓ-PARÁ NÃO EXISTE O PROFISSIONAL DA ÁREA,LEVAMOS ELE AO FISIOTERAPEUTA QUE INDICOU UMA BOTA ORTOPÉDICA POR CONTA PRÓPRIA SEM IR AO ORTOPEDISTA,SENDO QUE O MEU FILHO USOU A BOTA CERCA DE SEIS MESES E NADA ADIANTOU,POIS ELE AINDA CONTINUA ANDANDO NA PONTA DOS PÉS E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.POR FAVOR ME AJUDE,POIS DEPOIS QUE CONHECI SEU BLOG E ME APROFUNDANDO MELHOR NO ASSUNTO,FIQUEI SUPER TRISTE,POIS FICO COBRANDO DO MEU FILHO QUE O MESMO PERMANEÇA COM OS PÉS NO CHÃO SEM SABER EXATAMENTE SE DOÍ OU NÃO.ME ESCLAREÇA O QUE DEVO FAZER PARA QUE MEU FILHO TENHA UMA VIDA NORMAL,SEM PRECONCEITO DOS SEUS COLEGUINHAS.OBRIGADO
    edimilson.mgomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. Caro Doutor Maurício, meu nome é Ana Paula Silveira, minha filha tem 8 anos e desde que começou a andar aos 9 meses, anda na ponta dos pés, quando ela tinha dois anos, levei-a ao Ortopedista, foi solicitado Rai-X e o médico disse que estava tudo normal, que era apenas mania e que logo voltaria a andar normalmente. Desde então, procuro alertá-la quando anda na ponta dos pés, e ela anda normal, mas é só descuidar e ela novamente está na ponta dos pés. O que observo é que ela firma o pé todo no chão, mas vez por outra se queixa de dores nas pernas. Devo procurar um médico novamente? Por favor, responda-me no e-mail: silveira.paula@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ana Paula, sua pergunta foi respondida por e-mail. um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  106. Boa tarde Dr , meu nome é Daniela e tenho uma filha de 3 anos e 10 meses , que descalça caminha na ponta dos pés . Quando ela começou a andar com1 ano e 5 meses , não era tanto , mas de +ou- 1 ano para cá , é só tirar o sapato que ela começa a andar na ponta dos pés , gostaria de saber se o dr considera normal , ou se acha necessária ajuda especial . Desde já agradeço a atenção meu email é danielapbucci@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde Daniela, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  108. Edilaine Cristina De Oliveira19 de novembro de 2012 às 13:06

    boa tarde Dr.meu nome é Edilaine tenho uma filha de 7 anos que desde 11meses ela anda com a ponta do pe qndo ela tinha 2anos e meio levei ela no ortopedista pois alem disso ela caia de mais ele me disse que era porq ela tinha o pé chato e com o tempo isso ia melhorar mais atehoje ela continua andando assim e qndo pesso para ela andar direito ela fica jogando a perna direita para os lado, qro aproveitar tambem pois eutenho uma outra menina de 4anos q queixa demais dedores no tornozelo eu to bem preucupada pois não parece uma dor normal ela queixa quase o dia todo de dor e os medico me dissem q é dor de crescimento meu maior medo é q na familia do pai delas tem muito caso de cancer,obrigada desde ja. meu email edilaineoliver@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Ola, Dr.
    Meu filho, como varios casos postados aqui, possui o andar com a ponta dos pes. Ele tem 11anos e a alguns meses estamis verificando isso nele. Quando pedimos para que ele ande com o calcanhar no chao ele anda. Fiz com que ele andasse com os calcanhares no chao e que fizesse alongamento da panturilha e ele me disse que possui apenas uma pequena dor devido ao esforco. Dr. Devo realmente me preocupar com isso?
    gcavazin@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  110. Olá Dr., tudo bem?

    Meu filho tem 3 anos e 8 meses e desde os 12 meses, quando começou a andar caminha com a ponta dos pés.
    Quando cobrado, caminha normalmente, mas logo que esquece volta a andar com a ponta dos pés.
    Ele nas ceu prematuro e agora esta apresentando uma pequena dificuldade com a fala, esta sendo acompanhado por fonoaudiologa que diz estar tudo dentro da normalidade.
    Já levei-o em varios pediatras e ortopedistas, todos dizem que não é nada.
    Qual a opinião do Sr.? Devo procurar um neurologista?
    Obrigada, Bruna Wada
    brunacrissantos@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  111. ola dr? meu caso é o mesmo de ana paula mota. minha filha tem 6anos e ainda continua andando com as pontas dos pés. já levei no ortopedista aos 3anos e ele disse a mesma coisa que era mania e com o tempo ela deixaria, mais até hoje ela continua. e também reclama de dor nas pernas. gostaria de saber sua opnião . estou muito preocupada.elieterebeca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  113. Boa noite Doutor. Tenho 22 anos e sempre andei na ponta dos pés. Gostaria de marcar consulta para saber o que é possivel no meu caso, meu e-mail é leo.roso@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  114. Boa tarde Dr.

    Meu filho de 5 anos também anda na ponta dos pés e isto acontece desde os 2 anos e meio. Eu não consigo saber o que ele tem, só seu que ele também possui uma doença chamada Charcot pois já fiz o teste genetico.
    O que devo fazer? Os medicos somente indicam palmilhas e botas.
    obrigada.
    meu e-mail é: walzinha@yahoo.com
    Meu nome é Walkyria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  115. Boa Noite!
    Doutor, meu filho de 8 anos fez a cirúrgia para alongar os tendões de aquiles(2 pernas) em julho/12. Após o término da pilates 2 meses depois ,quando a marcha dele estava voltando ao normal, notei que ele voltou a andar novamente nas pontas dos pés.
    O que pode ter acontecido? O que posso fazer!
    Desde já agradeço.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Essa situação precisa ser conversada com o cirurgião do seu filho. Para te responder alguma coisa, seria preciso uma consulta, para que possa saber qual a técnica operatória que foi usada no seu filho, saber se a técnica usada foi suficiente para corrigir completamente o encurtamento e saber também se existe alguma deformidade na parte da frente do pé, que precisaria ser corrigida junto com o encurtamento da panturrilha. Caso precise da minha opinião, marque uma consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom domingo.

      Excluir
  116. boa tarde. Meu filho tem 10 anos e até hj ele anda as vezes na ponta do pé, e ultimamente vem reclamando de dor no calcanhar, e reparei que ultimamente tambem vem mancando até apoia o calcanhar no chõ não com tanta firmeza mais manca e quando tinha 2 ou 3 anos levei ao ortopedista e ele mandou por palmilha, não comprei...e meu filho mais velho tem pes planos grau 4 e usa palminha de silicone a 7 anos e esses dias coloquei a palmilha do meu filho mais velho em uma bota macbooth e ele calçou amarrou a bota bem firme onde forçava ele andar direito, reparei que ele andou corretamente e relatou que não doia o pé, poderia ta utilizando a mesma palmilha pra esse filho que anda na ponta do pé com bota é claro. agradeço desde já...margarete bueno...meu email etimargarete_11@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  117. Bom dia, Dr.Mauricio!

    Meu filho começou a andar com 1 ano e quatro meses, porém está andando com as pontas do pés e diz o médico que é normal, poré, hoje com um ano e nove meses estou preocupada o que devo faze, obrigado! Meu email é iresrodrigues5@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  118. Boa tarde Dr. Maurício,

    Meu filho começou dar os primeiros passos com 10 meses e meio, desde o inicio eu percebo que de vez em quando ele anda de ponta de pé, hoje ele está com 1 ano e 7 meses. É normal? Preciso começar algum tratamento?
    Grata,
    Aline
    email: alinefrederico@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  119. Meu filho tem 2 anos e 9 meses e desde que começou andar, anda na ponta dos pés, já levei a dois ortopedistas, um fez a avaliação e disse que ele tem o tendão encurtado, mas o encaminhou para outro ortopedista especializado nesse problema, esse me disse que a criança não tem nada, é só um vício e passou fisioterapia. No início deu resultado, mas logo depois ele aborreceu os exercícios e regrediu. Vou iniciar novamente as seções, além de continuar alongando a pantorrilha todas as noites quando ele dorme. Quando ele anda de todos os dias de bicicleta, noto que melhora. Estou no caminho certo? rejanecrede20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  120. Meu filho já está com quase 9 anos, e eu tive esse problema relatado acima: levei à ortopedistas que disseram ser pé-chato; me mandaram fabricar palmilha; falaram que com o tempo resolvia; falaram também pra chamar atenção o tempo todo;... Só agora que eu encontrei um ortopedista que me mandou fazer fisioterapia por 6 meses.Ele até reclamou de nenhum outro nunca ter indicado a fisio. Mas falou que cirurgia só em último caso. Só que o meu filho, bate os joelhos o tempo todo e bate também esses ossos que temos na parte de dentro do pé. Os mesmos estão bem deformados e calcanhar dele é tão fininho que faz dó. Os idiotas dos coleguinhas ficam o chamando de viado, pois ele só anda na ponta dos pés e não corre, -pula. Ele reclama muito de dor nas pernas, coxas, pés e principalmente os calcanhares. Preciso muito de uma ajuda, se alguém puder fazer algo por meu filho, por favor me procurar: bruna_rodriguesbrumatti@yahoo.com.br
    Ele ainda não tem 9 anos, mas tem =ou- 1m e 50cm (no momento me esqueci a altura exata, mas eu tenho 1,67 e ele já passa do meu queixo). Tenho medo de que com o tempo o problema se agrave ainda mais. Peço a Deus que me socorra e envie alguma alma boa para poder resolver esse problema tão delicado. O Senhos é o meu Pastor e nada me faltará!

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde Dr,
    Minha filha esta com 6 anos, e ela anda assim como o garotinho do vídeo... Ela não é prematura, é muito inteligente e bastante ativa. Quando pedimos ela anda com a planta do pé, corretamente, mas dali um pouco, já esta andando na ponta dos pés novamente. Será que fisioterapia seria o caminho, ou só nosso acompanhamento sempre cobrando que corrija a marcha seria suficiente. Obrigada.
    Meu nome é Andréa e meu email é andrea.sanches@pop.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  122. oi doutor meu nome e andreia minha filha tem completou 6 anos agora em novembro e ela anda na ponta dos pes tbm ja levei em dois ortopedista os dois falam que mania que ela volta andar normal com tempo o primeiro medico nem pediu exame nenhum e o segundo disse que ia estudar o caso dela e disse que mania que pra eu ficar chamando a atencao dela pediu exame de sangue e da bacia so , estranhei e levei ela essa semana em outro medico ele examinou ela e disse que ela tem encurtamento de tendao e dediu raio x dos menbro inferires da coluna dos pes dai ele viu o examae e recomendou ela fazer fisioterapia por dois meses final de fevereiro e para retornar pra ver como ela ta e vai pedir outro raio x pra ver se deu certo a fisioterapia . e o dr. falou pra ficar chamando a atencao dela pra andar direito que ia so estressar ela o qndo a gente fala pra ela andar ela andar corretamente ela anda mas demora um pouco ela esquece e volta andar na ponta de novo ela e saudavel esperta inteligente nao e nada neurologico oque vc acha dr me manda uma resposta obrigada meu email e andreiacarolyna@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  123. Dr. Rangel meu nome é Ronaldo
    Meu filho vai fazer 8 anos e anda na ponta dos pé ,tratamos desde dos 3 anos fazendo fidioterapia .Foi feitos todos os exames possiveis,os 4 fisioterapeutas que ele passou dizem que o encurtamento do seu tendão é bem pouco .Mas ele já esta tendo problemas com seus aminguinhos.Gostaria de saber sua opinião .
    rmadamaceno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Dr. tenho uma filha com 6 anos,tem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor,e ainda uma leve suspeita de autismo,ela sempre andou normalmente,mas há uns dois meses vem andando na ponta dos pés,levei em um neuro infantil que disse ser mania,quando ela está nas pontas dos pés e chamamos a atenção ela volta apisar normal,mas de imediato volta para a ponta dos pés,será que posso ficar tranquila,que isso é somente uma fase?? Obrigada
    enzomensagens@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  125. Minha filha também anda na ponta dos pés. Ela fez onze anos em dezembro de 2012. E noto que anda com a perna direita fazendo força para o lado do dedo mindinho. Estou notando que força a musculatura das pernas. O que será? Como posso resolver esse problema. Meu nome é Marina.

    email: tamaralima2@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  126. Boa Noite Dr.
    Meu filho tem 10 meses e já começou a esboçar alguns passos (com auxilio), mas sempre na ponta dos pés. É cedo para me preocupar? Até que idade isso é normal? Minha esposa não vê nada de anormal, por isso resolvi pesquisar, comento com o pediatra ou procuro um ortopedista? (ronaldo.rpz@gmail.com) Obrigado.

    ResponderExcluir
  127. Boa Noite Dr.Mauricio.Gostaria que minha filha de 10 anos andasse corretamente a não na ponta dos pés. Ela não tem problema no tendão e não percebo problemas psicológicos. As vezes ela anda corretamente, mas na maioria das vezes não. Quando menor, o ortopedista informou que ela apenas aprendeu a andar errado.O que posso fazer para ajudá-la? Existe alguma forma de melhorar isto?Ela poderá andar corretamente um dia? Abraços e obrigada
    ronny_h.gugelmin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  128. DR Mauricio boa tarde,
    Obrigada por esclarecer aos pais e responsáveis sobre tantas duvidas quer rondam esse assunto. Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que de vez em quando caminha na ponta dos pés. Gostaria de saber qual o tempo de correção espontânea? Já devo procurar um especialista? Qual a especialidade?
    Obrigada
    meu e-mail é perlaonline@msn.com

    ResponderExcluir
  129. Dr Maurício Rangel, Venho de uma pesquisa longa, estou atráz de um especialista em Recife, o assunto é o seguinte:
    Oi, boa noite me apresentando:
    Me chamo Hugo Franca, fui pai a exatos 8 dias, meu filhao chegou ao mundo e iluminou minha vida, sendo que, ele chegou com um problema nos p'es, PTC - Pé torto congênito.
    Olhando e pesquisando contatos no google, achei o seu.
    Gostaria de saber um contato, ou uma ajuda de omo proceder nesse caso, preciso agir em quanto tempo?
    meu filho já está com 2 planos de saúde, e tbm vou tentar um tratamento pelo SUS, estou marcando ortopedistas diferentes pra ouvir varias opnioes, isso é bom?
    qualquer ortopedista trata isso?
    Estou perdido e com medo!
    Me ajuda.

    hlfsleo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.
      Um abraço.

      Excluir
  130. olá dr mauricio o meu filho tem 9 anos e anda desde pequeninho com os calcanhares no ar e falei com a medica de familia k me disse k com o tempo passava o tempo foi passando e nao tem melhoras, nao sei kual especialidade me dirigir nem k fazer, como ele tem 9 anos ainda há tratamento ?ele é uma crinça perfeitamente normal e muito inteligente na escola e tbm nunca se queixou de ter dores nos pés ,sempre pensei k fosse um vicio dele e k eu chamava atênção para ele por os calcanhares no chão,mesmo já com esta idade pode melhorar? o meu mail é oliveiracarlacarlos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  131. Ola dr maurico, meu nome e sylvie vivo em cabo verde,estou muito preocupada com o meu filho ruben de 8 anos de idade, desde pequeno que ele anda na ponta dos pes sem colocar os calcanhares no chao, quando comecou a dar os primeiros passos (como um ano de idade) nao aguentava de pe pq nao tinha equilibrio suficiente e nao colocava o calcanhar no chao procurei um medico ortopedista que detetou que ele tinha os tendoes de aquiles curto fizemos por volta de 20 sessoes de fisoterapia mas nada mudou continuou a andar sem pousar os calcanhar no chao, ele foi para paris e la o medico nos disse que com o tempo e o peso do corpo que tudo voltaria ou normal de facto com o passar do tempo ele veio a colocar os calcanhar no chao e a andar normal ( ja com 3 anos de idades) so que agora com 8 anos voltou a andar de novo com a ponta dos pes e alega que tem dor ate ja comecou a dobrar os joelhos tb tudo isso me leva a ficar muito preocupada e ele anda levando todo o peso do corpo para frente fico sem saber se esta a brincar para me chamar atencao ou se ele esta realmente com problemas, ele e um menino intelegente muito meigo e de facil relacionamento. Gostaria tb de saber qual e o tratamento e se ainda tem solucao, a quem devo me dirigir como medico.
    Obrigada desde ja pela ajuda, o meu email e (xinaduarte@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  132. minha filha tem 1 ano e anda na ponta dos pés,mas quando esta em pé coloca o pé inteiro no chão, isso é normal?ou devo procurar um pediatra ou anida é cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua filha precisa ser examinada pelo ortopedista pediátrico. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  133. Dr. Mauricio meu filho tem 1 ano e 1 mês e começou a andar com apoio mais na ponta dos pés quando ele para de andar o calcanhar do pé esquerdo baixar ele é prematuro de 7 meses ele irar começar a fisioterapia na segunda-feira o que devo fazer. Izaneideaquino@hotmail.com desde já agradeço

    ResponderExcluir
  134. doutor Mauricio,tenho uma filha com 3 anos e 5 meses e foi identificado com tendão de aquiles encurtado,ja a levei em varios medicos assim que começou a engatinhar pq engatinhava com o bumbum no chão e arrastava com a ajuda da mão,falaram que é normal,logo q começou a ficar em pé,vi que ela ficava na ponta do pé,falaram que é normal os medicos,andou com 1 ano e 2 meses,levei novamente normal,com 2 anos melhora ,e nada de melhorar,via q havia uma diferença do meu filho que hj tem 7 anos andou tb,mais com 2 anos melhorou,ela abaixava um é e outro levantado ,encontrei um medico q fez aplicação de botox e fisioterapia,hj esta encurtadissimo,como troquei de cidade,so fez uma aplicação do botox,nesse caso,agora recomendaram a aplicação de botox juntamente com uma tala e fisioterapia,ou nao tem mais jeito so a cirurgia,e caso so a cirurgia qual a idade melhor pra isso?Estou desesperada,agradecida se puder me atender eliane ,meu email ;elianesantos.77@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
    2. obrigada pelo carinho e atenção,parabens pelo blog.

      Excluir
  135. so uma pergunta,caso for cirurgia,tem uma idade certa,pois ouvi dizer q so com 5 anos,é verdade.bjs eliane santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a indicação cirúrgica depende se a deformidade do pé é fixa ou redutivel. Nos casos de marcha na ponta dos pés idiopática, com deformidade redutível, a cirurgia só é recomendada em casos de falha do tratamento conservador com botox + fisoterapia motora + gessos sucessivos ou órteses, em crianças a partir dos 6 anos de idade. Um abraço.

      Excluir
  136. Olá Dr. Maurício, meu sobrinho tem 7 anos, anda na ponta dos pés, mas não tanto como a criança do vídeo.A mãe dele acha normal pois o pai dele anda um pouco assim e agora a caçula de 18 meses apresenta também o mesmo problema.Será normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro que marque consulta para avaliação da criança. Tel. 3264-2232/ 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  137. Boa noite Dr tenho um filho de 3 anos que vai completar 4 em março, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e desde os 8 meses faz fisioterapia, terapia ocupacional, procuro os melhores da minha cidade e eles dizem para cntinuar com a ortese e fisioterapia, mas o tornozelo nunca tocou no chão e os medicos perceberam que há o encurtamento mas não qurem fazer cirurgia pois estão esperando o tempo certo. Gostaria de saber qual a idade para ele poder fazer a cirurgia e corrigir logo o pé dele, pois percebo que ele fica ancioso vendo todos os seu amigos andando menos ele. Aguardo sua resposta meu e mail(barbara_silva12@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir