Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 1 de setembro de 2012

Tumor ósseo em crianças: Um alerta!







O surgimento de um caroço palpável nos ossos de uma criança é preocupante para toda a família.

A possibilidade de tumor ósseo é real e a procura por ajuda médica deve ser imediata.

Na maioria das vezes, o relato da família é o de surgimento de tumoração indolor, de crescimento lento e que, não impede as atividades normais da criança.

O tempo de evolução, o exame físico e as características observadas nos exames de imagem, são fundamentais para as hipóteses diagnósticas.

Felizmente, na grande maioria, tratam-se de lesões benignas e de bom prognóstico porém, sempre devemos ficar atentos para os diagnósticos diferenciais com lesões malignas.





O Osteocondroma:


É a lesão tumoral benigna mais comum dos ossos de crianças.

Pode apresentar-se de forma isolada ou na forma múltipla, sendo conhecido com osteocondromatose múltipla.

A lesão solitária, constitue 85 a 90% dos casos.

A apresentação clínica é de uma massa ou caroço palpável e descoberto ao acaso, sem nenhum outro sintoma associado.



Os locais do corpo mais comuns:


Geralmente surgem ao redor do joelho, ou seja, no femur, tíbia ou fíbula (antigo perôneo).

Outro local bastante frequente é próximo do ombro, ou seja, no úmero (osso do braço), como na foto abaixo.





Por que surge o osteocondroma?


Trata-se de um defeito no crescimento e desenvolvimento ósseo. 

Pode ocorrer em qualquer osso longo do corpo, sendo encontrado com mais frequência nos ossos citados.

A lesão tem uma base óssea e uma capa cartilaginosa.

Ocorre em crianças jovens e adolescentes.

É a mais comum lesão esquelética benigna, sendo encontrada com maior frequência nos membros inferiores do que nos superiores.





As queixas mais comuns:


Pode ser assintomático e percebido apenas pelo familiar ao palpar os ossos do filho/a.

Se estiver crescendo próximo a um tendão ou músculo, pode causar irritação mecânica levando a sintomas.

Algumas vezes, pode levar a limitação no movimento articular ou pode comprimir nervos ao redor.

Traumatismos locais podem levar a fratura da lesão com consequente dor da fratura.



A imagem radiológica:





O exame de imagem de escolha é a radiografia.

A imagem radiografica é diagnóstica.

Trata- se de uma lesão que cresce para fora do osso, formando uma protuberância óssea, nas extermidades do osso em questão.

Pode ter uma base larga, sendo conhecido como séssil ou ter uma base pequena, sendo conhecido como pedunculado.

A lesão é revestido por uma camada de cartilagem.



O tratamento:


Lesões pequenas e assintomáticas, não precisam necessariamente de tratamento.

Devem ser monitoradas quanto ao crescimento, surgimento de sintomas ou a mudança de característica, que possa sugerir degeneração maligna.

Quando volumoso, sintomático, devem ser tratadas com cirurgia ortopédica, que consiste na ressecção completa da lesão.

Sempre devemos enviar a peça ressecada para laboratório e confirmação do diagnóstico.




A degeneração maligna:


Ocorre em menos de 1% dos osteocondromas.

Devemos suspeitar sempre que a lesão tiver um crescimento súbito, doloroso ou quando a capa cartilaginosa aumenta de espessura e diâmetro, observado nos exames de imagem.





Mensagem aos pais:


A maioria dos tumores ósseos em crianças são benignos.

O atendimento médico deve ser imediato, logo que observado um caroço no esqueleto, para que exame físico e de imagem sejam feitos.

Casos duvidosos, devem ser submetidos a biópsia da lesão para a conclusão definitiva.

O osteocondroma é a principal lesão óssea encontrada em crianças, cujo tratamento definitivo e curativo é feito com a cirurgia ortopédica de ressecção da lesão.


Um abraço a todos


Dr. Mauricio Rangel
Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239
E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br

28 comentários:

  1. Boa tarde doutor,
    POderia me esclarecer uma dúvida? Meu filho de 10 anos tem um osteocondroma de 4 x 5 no iliaco direito,confirmado pela tomografia.Ele não sente dores,mas estéticamente tem uma diferença nos lado do ilíaco.Gostaria de saber a real necessidade de cirúrgia e como é o pós operatório.
    Meu nome é Lilian , e meu email é marcos_e_lilian@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
    2. Oi Doutor....quase 1 ano depois estou aqui de novo..meu filho fez a cirurgia e a peça foi mandada para o lab e foi confirmado que era uma osteo cartilaginosa sem malignidade.Graças a Deus...Então agora após 10 meses, fiz um raio x da bacia para controle e para minha surpresa, novamente apareceu no mesmo lugar onde foi operado.Sendo que bem menor...a minha dúvida é pq isso acontece? conversando com algumas pessoas q tiveram osteos quando pequenas e operaram, as mesmas disseram que depois de um tempo voltaram...e só qdo terminou a fase de crescimento é que tudo foi sanado.É assim mesmo?Ainda vou leva-lo ao médico pq não teve vaga para este mês.Mas encarecidamente poderia me responder? Obrigada. meu email é marcos_e_lilian@hotmail.com

      Excluir
    3. Boa tarde, nao posso opinar sobre um caso que nao foi tratado por mim. As explicações só podem ser oferecidas pelo cirurgião que operou seu filho. Ele precisa te esclarecer e mostrar atraves da imagem pos-operatoria imediata, se a lesão foi totalmente ressecada ou nao. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Boa Noite!

    Minha Afilhada tem 3 anos e esta com um cisto no radio direito,em nova consulta o medico solicitou alguns exames e nos informou que se trata de tumor osseo e que na proxima consulta fará uma biopsía,estou muito preocupada com o que vira pela frente,como agir neste momento.Devo procurar novas opniões medicas?
    Obrigada!
    Liliane Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a proposta parece bastante coerente. A questão de ouvir outras opiniões depende da segurança que o ortopedista passou para a família. Depende da forma como abordou o problema, das hipóteses diagnosticas formuladas e quais os passos seguintes assim que o exame histopatologico confirmar o diagnostico. Um abraço.

      Excluir
  3. Dr. Boa tarde, meu nome é Luciene e minha filha , de 3 anos apresentou 3 " caroços " , 1 em cada perna um pouco abaixo do joelho e 1 pequeno no antebraço. A levamos ao PS e o ortopedista nos informou que trata-se de Oestecondromatose multipla e que geralmente o incomodo é estetico e que quando mais velha, poderão ser feitas raspagens. Marquei uma consulta na AACD aqui em SP mas somente para a proxima semana. Estou muito preocupada quanto a interferencia no crescimento dela, se ha possibilidade de atrofiamento do osso atingido, e se nos proximos anos, alem destes encontrados, se podem ser encontrados outros. Desculpe-me tantas perguntas mas nunca tinha ouvido falar desta doença . Muito obrigada. Meu email é lusevilha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  4. Boa noite Dr.,
    Meu nome é Renata, tenho 18 anos. Eu já sentia um caroço estranho logo acima do joelho esquerdo, no canto esquerdo da coxa, desde pequena, mas nunca tive nenhum problema com ele. No final do ano passado, depois de tentar ingressar na academia, comecei a ter inchaços locais, com muita dor (ao dobrar a perna) e impedimento do movimento por uns dias. A cada vez que acontece, incha mais e 'trava' mais (chega a parecer que eu tenho um segundo joelho, maior que o original haha). Sempre que ocorre é bem repentino, sem nenhum estopim aparente, nenhuma vermelhidão ou algo do tipo. Já fui em vários médicos (plantonistas de ortopedia da rede pública), já me disseram que se trata de um osteocondroma, mas nunca me mandaram fazer exames, tratamentos ou cirurgia, apenas me deram antiinflamatórios como voltaren. O último me disse que o osteocondroma é apenas uma coincidência, que na verdade eu tenho condromalácia. Achei muito estranho, pois a dor e o inchaço ocorrem ao lado do joelho, e não diretamente nele. Ao pesquisar sobre o assunto na internet, me deparei com este site. Estudo todos os dias muito longe de casa, e pra isso tenho que andar bastante, pegar ônibus e metrô, e o fato de nenhum médico estar me encaminhando pra uma conclusão do problema realmente está me atrapalhando, pois ando com dificuldade pra evitar dores (as vezes com tensores, por causa de escadas) e com medo de estar fora, o inchaço voltar e eu não ter como ir pra casa sozinha. Eu vou continuar procurando médicos diferentes até algo fazer sentido, e tentar fazer uma ressônancia para ter resultados mais conclusivos. Minha irmã de 20 anos teve câncer na bexiga ano passado, e eu tenho medo de esses episódios indicarem alguma coisa mais séria e eu estar perdendo tempo. Por favor, doutor, o que isso pode implicar? O senhor pode me aconselhar alguma ação?
    Muitíssimo obrigada,
    Renata.
    re.chimello@live.it

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  5. Boa noite doutor! Meu filho tem essa doenca 4 no joelho esquerdo e3 no direito, nos ombros costelas, tibios e 1 na axila esquerda que esta mudando de lugar.algumas vezes ele reclama de dores e caimbras.ele tem 5 anos e com 1 ano e 6 meses levei no clinico por causa disso ai me mandou esperar um tempo pq nao sabia o que era depois dele reclamar de dores e caimbras levei no pediatra que mandou pro ortopedista.Agora vai fazer mais de 5 cirurgias 3 ja esta autorizada devo me preocupar com a demora? Ja se passaram 2 meses que autorizaram as 3 cirurgias e ele tem um no peito do lado esquerdo tambem que afundou pra dentro alem dos que tem nas costelas nao apareceram na radiografia ai sugeriram TC mas o medico ainda nao pediu disse que vai fazer por etapas que sao muitas cirurgias o que voce me diz sobre isso estou muito preocupada responda no email lenyonlove2011@hotmail.com por favor obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta exige resposta em consulta ortopédica. Agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  6. boa noite doutor, tenho ostrocondromatose desde meus 3 anos de idade,sinto muita dor nao so aonde ha os tomores mais principalmente nas pernas como se fosse dar canibra por favor me ajude.Jucy...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, para te ajudar preciso examina-lo na consulta ortopédica, sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  8. d.r eu sou portador de O.M.H. eu tenho em varios lugar da atrticulaçao .mas e nos ombros e nos joelhos que doi de mais ,fis raio x fis ultra som e apareceu tendinotopia mas ja me mediquei e a dor nao para ,ela diminuiu um pouco com fisioterapia mas se eu movimentar o ombro ela volta

    ResponderExcluir
  9. d.r eu sou portador de O.M.H. eu tenho em varios lugar da atrticulaçao .mas e nos ombros e nos joelhos que doi de mais ,fis raio x fis ultra som e apareceu tendinotopia mas ja me mediquei e a dor nao para ,ela diminuiu um pouco com fisioterapia mas se eu movimentar o ombro ela volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para marcar avaliação médica o tel. é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  10. Ola dr.Meu filho é portador de osteocondromatose multipla ele tem um encondroma no braco esquerdo e varios exostoses pelo corpo inclusive nos joelhos ele vai fazer 3 cirurgias de uma vez só
    .ja deixei um comentario aqui e voce sugeriu uma consulta mas moro em MG, mas ha pessoas
    portadoras dessa doenca em um grupo que
    participo inclusive do RJ indiquei esse blog pra
    elas porque a dúvida entre nos são grandes alguns
    médicos nao explicam muito pra gente tem uns
    que admite que nem conhece a doença. O que me
    preocupa no meu filho sao as dores nos joelhos e
    o encondroma no braco que cresceu desde da
    ultima consulta o médico dele diz que as dores são
    normais mas sentir dor pra mim nao é normal ele
    vai fazer um procedimento chamado resseccao extensa vi em um artigo que ha grande perca de sangue voce poderia me informar como é feito? o medico dele é bom mas não gosta muito de dar informações principalmente pra mim que faço um questionario de perguntas ainda bem que achamos esse blog são otimas as informações postadas aqui.Desde ja agradeço a atenção.
    Meu email lenyonlove2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a cirurgia para retirada de osteocondromas deve ser feita com isquemia do membro inferior e com isso evitando grande perda sangüínea. Outras informações só podem ser dadas em consulta ortopédica, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  11. Boa noite Dr.
    Há uns 6 anos sinto uma dor não tão intensa na articulação fêmur - quadril esquerda. Porém, recentemente, ao fazer uma caminhada as dores intensificaram extremamente, a ponto de eu não aguentar mais andar. O fato me incentivou a consultar um ortopedista, que ao ouvir o caso e examinar o local doloroso, me diagnosticou com bursite. Mas por consciência também pediu a realização de um raio x. O resultado constatou um osteocondroma no colo fêmural, ou seja, no mesmo local da dor. Ele disse que a bursite e o osteocondroma não possuem relação e que o uso de antiinflamatório reduziria minha dor, uma vez que trataria a bursite causada por uma pancada que não me recordo, e continuasse a analisar o tumor anualmente.
    O problema Dr. é que eu tomei a medicação e a dor permanece intolerável. O que me fez acreditar que os dois diagnósticos possuem sim relação, uma vez que eu tenho certeza que não bati a região dolorosa e a dor existir há anos, além do fato do tumor ser no mesmo local inflamado. Gostaria de saber se o tumor pode esta comprimindo a articulação e causando a bursite. É uma região complicada para a retirada do tumor? E tbm minha família tem casos de melanomas que rapidamente alcançaram metastase, isso pode ser preocupante em relação a possível malignação do osteocondroma?
    Meu e-mail é anna_zarife@hotmail.com
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Vc pode me recomendar um especialista no assunto em Brasília? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não conheço médicos para recomendar na sua cidade. Atenciosamente.

      Excluir
  13. Olá, fui diagnostica com osteocondroma no fêmur e preciso realizar a cirurgia. Gostaria de saber se para realizar o procedimento, há necessidade de ser um traumatologista com especialização em oncologia ortopédica ou pode ser qualquer traumatologista que realize cirurgias?
    Quais os riscos da operação?
    Voltarei a caminhar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, nao precisa ser especialista em oncologia pois, trata-se uma lesão óssea benigna. Especialista em oncologia trata de lesões ósseas malignas. Os riscos da cirurgia precisam ser abordados em consulta ortopédica, quando o ortopedista faz o planejamento do ato cirúrgico e conversa com o paciente sobre os cuidados pós operatórios e o tempo de reabilitação. A técnica a ser utilizada, a via de acesso a ser usada vão depender da localização da lesão, do tamanho da lesão e da proximidade de estruturas neurovasculares. Portanto, para responder a sua pergunta você precisa ser avaliada em consulta, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  14. Boa noite.
    Eu gostaria de saber se com essa doença posso doar sangue?
    Obrigada.
    e-mail: mariana_1416@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se você estiver falando do osteocondroma, sim. Atenciosamente.

      Excluir
  15. Se a pessoa tem mais de um, as chances de se tornar maligno são maiores? Pode existir no maxilar também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, na osteocondromatose múltipla pode ocorrer mas a incidência e pequena. Pode acometer qualquer parte do corpo. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica presencial, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir