Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

quarta-feira, 13 de março de 2013

As crianças que pisam com os pés para fora ou para dentro: Conhecendo as causas.







A maioria das crianças caminham com os pés para a frente.

Existem variações da normalidade em que algumas crianças caminham com os pés virados para fora ou virados para dentro, configurando o que chamamos de deformidade rotacional do membro inferior.

Qualquer anormalidade na pisada da criança durante a marcha é um motivo frequente de preocupação dos familiares, necessitando de avaliação médica para esclarecimento dos motivos e da história natural.


As deformidades rotacionais dos membros inferiores:


Importante saber que, nem sempre os pés são os reponsáveis pela deformidade vista na marcha.

O responsável pela deformidade pode estar localizado em qualquer segmento do membro inferior, ou seja, pode estar na coxa, perna, pé ou em mais de um lugar ao mesmo tempo.

O exame físico do membro inferior todo da criança, realizado na consulta é o suficiente, na maioria dos casos, para definir o exato local do problema e fazer o prognóstico.


A anatomia do membro inferior:





Chamamos de femur o osso da coxa, enquanto que tíbia e fibula são os ossos da perna, abaixo do joelho.




A marcha com o pé virado para dentro:











O Amadurecendo Com Saúde cresceu e virou um grande site sobre saúde infantil. Todo o conteúdo deste Blog está disponível no novo site. Em breve este endereço não existirá.

Obrigada pela atenção, 
Equipe Criança e Saúde - (antigo Amadurecendo Com Saúde)







O principal responsável por esse padrão de marcha é a perna, ou seja, existe uma deformidade rotacional interna fisiológica da tíbia.

O pé, na maioria das vezes não apresenta anormalidade e o femur (osso da coxa), também não.




É muito comum no início da marcha da criança e representa a persistência da da postura dos membros inferiores enquanto na vida intra-uterina. 

O prognóstico para a correção progressiva vai depender do idade da criança e do grau da deformidade.


A torção interna femoral:


É outra possibilidade para a marcha com os pés para dentro.

O femur é o osso da coxa que se articula com a bacia, formando a articulação do quadril.

Esta articulação realiza movimentos rotacionais interno e externo que devem ser equilibrados para garantir a marcha com os pés para a frente.


Nas crianças, na fase do início da marcha, há uma deformidade em torção interna do femur fisiológica, fazendo com que a rotação interna do quadril predomine e, com isso, a criança caminha com os pés para dentro.

Essa deformidade femoral também é originada da postura intra-uterina da criança.

As crianças que apresentam essa deformidade costumam ter o hábito de sentar sobre os pés, em uma posição semelhante a letra "W", quando vistos por cima.




O tratamento vai depender da idade da criança, do grau de deformidade e do prejuízo motor que está causando.



A frente do pé para dentro:






Conhecido como pé metatarsovaro.

Caracteriza-se pela deformidade da borda lateral do pé.

Normalmente, ao olharmos o pé pela face plantar, vemos que a borda lateral deve ser uma linha reta.


Quando a frente do pé está para dentro, a borda lateral deixa de ser uma reta e passa a ser semelhante a letra "C", ou seja, a borda lateral fica convexa.

Esta deformidade também pode ser a responsável pela marcha com os pés para dentro, sendo muito comum em crianças que tiveram correção parcial de pé torto congênito e que necessitam de tratamento complementrar para a correção definitiva do pé.

A conduta médica neste tipo de deformidade vai depender da flexibilidade ou rigidez do pé, bem como da idade da criança e da repercussão negativa que está provocando no desempenho motor.


A marcha com os pés virados para fora:




O principal responsável por essa deformidade é o femur (osso da coxa), ou seja, há uma torção externa femoral.

Como citado anteriormente, para que a criança possa caminhar com o pé para frente é preciso que as rotações interna e externa do quadril estejam equilibradas.

Na marcha com o pé para fora, há um predomínio da rotação externa femoral devido a deformidade em torção externa deste osso.

É comum em crianças com sobrepeso ou obesidade.

Quando a deformidade é simétrica e leve, geralmente não prejudica o desempenho motor.

Assimetria e piora progressiva, podem ser sinal de patologia do quadril no adolescente sendo o diagnóstico precoce muito importante para o tratamento.


O pé plano:





A ausência do arco medial plantar faz com que a frente do pé seja desviada para fora quando a criança pisa.

Neste caso, a borda lateral do pé, que deveria ser uma reta, como citado anteriormente, passa a ser côncava.

O tratamento vai depender da idade da criança, da presenca de dor, rigidez do pé, calosidades plantares e da capacidade de utilização de calçados adequadamente.



Torção externa tibial:


É uma das causas para marcha com os pé para fora.

O diagnóstico é feito com exame clínico da criança em que, ao posicionarmos as patelas para frente, observamos desvio acentuado e anômalo do pé, posicionado para fora. 

Pode estar associado ao pé plano e também é bastante frequente em crianças com patologias neuromusculares como mielomeningocele e paralisia cerebral.


Conclusões:





Desvios rotacionais dos membros inferiores são bastante comuns em crianças e adolescentes.

O mais importante para determinar o tratamento não é o aspecto da marcha e sim os prejuízos funcionais que esses desvios estão causando.

A simetria entre os membros deve ser observada e o grau da deformidade medido.

Em crianças com patologias neuromusculares (paralisia cerebral ou mielomeningocele), frequentemente, esses desvios rotacionais necessitarão de correção cirúrgica para a melhora no desempenho motor.


Um abraço a todos,

Dr. Mauricio Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239


56 comentários:

  1. OLA Dr. TUDO BEM? EU,ESTOU CAMINHANDO GÇS A DEUS. MAS TENHO 23 ANOS E TENHO OS JOELHOS QUE ENCOSTAM UM NO OUTRO AO ANDAR, E AS COCHAS "ROÇAM" UMA NA OUTRA E OS MEUS PÉS AO MARCAR ESTAO PARA DENTRO. AS VEZES AO FICAR EM PÉ TENTO FLEXIONAR OS JOELHOS PARA NAO APARECER MINHA PERNAS TORTAS POIS FICO CONSTRANGIDO E AO ANDAR PROCURO MARCAR COM OS PÉ PARA FORA, PARA NAO DAR A IMPRESSÃO DE QUE ANDO COMO "JUNTOR". GOSTARIA DE SABER SE ISSO É CERTO, SE PODE?? E TAMBEM VI EM UM SITE QUE UMA MOÇA TINHA O MESMO PROBLEMA QUE EU, ONDE ELA USOU COMO SOLUÇÃO UMA FITA AO CHÃO E UM ESPELHO A SUA FRENTE E PROCURAVA ANDAR CERTO, SEGUNDO ELA DEU CERTO, POREM GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO E SE ISSO É EFICAZ OU SE EXISTE ALGUMA TÉCNICA PARA A SOLUÇÃO DESSA DIFICULDADE. PRECISO DA SUA AJUDA...
    DESDE JA AGRADEÇO. E É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NO SEU SITE E GOSTEI MUITO, ELE É OTIMO, CONTINUE ASSIM. PARABNS.
    HÁ SE PUDER RESPONDER NO MEU EMAIL: kevin_18vargas@hotmail.com
    abçs.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Hj 29/03/2013 são mais de 9:00 da manhã, fazem 5 dias que meu neto nasceu e ainda está internado, por conta de ter nascido com um probleminha congênito nas pernas e pés. Segundo a equipe de um outro hospital que possui ortopedistas, segundo eles tem jeito mas precisamos cuidar dele logo. Trata-se de uma deformidade nas perninas que não se desenvolveram perfeitamente e os pés são metatarsovaros, ou seja, a face virada para dentro. Ele ficou a gravidez toda sentadinho na barriga, mas não sabíamos da deformidade, quando nasceu devem ter puxado ele pelas pernas, o que ficou ainda mais delicado.
    Rogamos a Deus dar tudo certo neste processo, que iremos iniciar assim que ele tiver alta.
    Obrigada!! Um abraço

    Meu nome é Mary Maria Martins, moro em Manaus.
    meu e-mail: marymaria.martins@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Dr. Maurício, boa tarde.
    Meu nome é Priscila.
    Há alguns, percebi que meus pés e joelhos são virados para fora.
    Desde criança, meus chinelos ficam tortos e fora do pé. Meus sapatos sempre acabam muito rápido, o solado desgasta de um lado e abre do outro (nos dois pés).
    Nem minha mãe, nem eu, demos muita atenção a isso, pois não sentia dor.
    Percebi a deformidade quando fui experimentar um sapato social, daqueles que tem o material mais duro e dificilmente se adapta a um pé "estranho". Ao calçá-lo, parecia que estava colocando o sapato torto, só então percebi que "torto" era meu pé.

    Bem, há alguns meses, comecei a ter muitas dores, muita mesmo. Nos pés, nas pernas, no quadril e na coluna como um todo (não sei se está tudo relacionado).
    Sempre brigavam comigo por andar arrastando o pé. Isso teria alguma relação com a posição do mesmo?
    Minha dúvida é se ainda há tratamento, uma vez que já estou com 22 anos.

    e-mail: cila_prileite@hotmail.com
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, existe tratamento independente da idade porém, precisamos saber sobre que tipo de deformidade seus pés apresentam e como esta seu exame físico articular. Sugiro que agende consulta para esclarecer seu diagnostico e seu tratamento. Tel. do consultório, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  4. Dr Maurício, boa tarde;

    Meu filho tem 12 anos, 1,62 e pesa cerca de 64kg. Ele apresenta a marcha com os pés virados para fora e, diante disto gostara de saber qual o melhor tratamento? Ele não reclama de dores nem desconforto na marcha, mas assim mesmo o levamos a um Ortopedista hoje que informou ser um problema genético e que era para evitar esportes de impacto, indicando também a natação como esporte ideal. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a marcha com os pés virados para fora pode ser devido a torção externa femoral (osso da coxa) ou, torção externa tibial (osso da perna), associado ou nao a pés planos. Em crianças que tiveram desenvolvimento motor normal e que tem a marcha simétrica, ou seja, ambos os membros inferiores estão em rotação externa leve e nao tem dor ou dificuldades para o uso dos sapatos, nao temos o que oferecer como tratamento, visto que, nao terão nenhum prejuízo motor durante a vida. Estão livres para fazer atividades físicas sem restrição, inclusive esportes de contato. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. Doutor tenho 12 anos de idade e meus pés são como de pato virados pro lado pra fora mais não sinto dores nem nada mais já sofri muito preconçeito além Disso sou corcunda e sinto dores no pescoço me ajude estou ficando em depresão as pessoas riem de mim qual e a.solução pro meu problema socorro me ajuda ń tenho e-mail responda nos come tarios.mais responda

      Excluir
    3. Boa tarde, só tenho como te responder se você marcar consulta no consultório para exame físico e avaliação dos exames de imagem. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  5. Eu tenho 24 anos e desde sempre tenho a marcha dos pés virados para fora, será que dá pra consertar depois de tanto tempo?, dói o tratamento?
    as vezes sinto dores no tornozelo bem na junta , sinto que é por andar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, depende da localização da deformidade no membro inferior, ou seja, fêmur, tíbia ou pé, da gravidade da deformidade, presença de simetria ou não nos membros inferiores e se existe ou não prejuízo no desempenho motor. Maiores esclarecimentos, marque consulta ortopédica. tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  6. Caro Dr ola me chamo Jean tenho 28 anos tive paralisia cerebral o que gerou incurtamento de tendao e outros mais fiz varias cirurgias alongamento viriha anterior de joelho . Ando de muleta, quando caminho meu direito fica pra fora depois de pouco tempo sinto muitas dores suor e fadiga as dores vao do pe a perna. Ainda é possivel fazer correção ao meu problema para melhorar a deambulação. Obs estou na Bahia. Desde ja grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, depende, só por esse relato nao posso responder nada. Precisaria examinar seus membros inferiores para saber do que se trata e qual a repercussão para a sua marcha. Caso venha ao RJ, agende consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  7. Boa noite doutor,meu nome é Maristela,tenho uma filha de 12 anos que pisa torto com o pé esquerdo para dentro,na verdade eu só percebi á uns três anos ,não sei se por falta de atenção ou descuido,mas tenho a impressão de que esta piorando,será possível a criança apresentar esse problema depois de uma certa idade?E de com o tempo piorar?Oque devo fazer?Será que ainda da para corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, suas perguntas dependem de vários fatores para serem respondidas. A primeira coisa a saber seria qual o local do membro inferior que é o responsável pela deformidade, ou seja, é na coxa, na perna ou no pé.Pode ser em qualquer um desses lugares e, inclusive, pode existir deformidade em mais de um segmento do membro inferior. Com exame físico ortopédico adequado conseguimos definir com precisão esses fatores e determinar o tratamento. Portanto, para responder sua pergunta preciso examinar a criança na consulta ortopédica. Tel. para agendamento é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  8. Olá doutor, parabéns pelo trabalho.
    Bom, eu moro em Vitória da Conquista na Bahia, e temos por aqui vários ortopedista,gostaria de saber se você tem algum colega que atenta na nossa cidade pois, no momento não tenho condições de ir até ai.
    Meu filho de 10 anos apresenta rotação interna nos pés, fez um tratamento com uma faixa, para corri gir a rotação na articulação coxo-femural, mas infelizmente não dei continuidade por observar que os pés dele estavam afilando, e para piorar o quadro vem apresentando discreto geno valgo estou ficando muito preocupada, se tiver um colega que atenda aqui me indique.
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, infelizmente nao conheço médicos especialistas para te indicar na sua cidade. Caso venha ao RJ, estarei a disposição para atendimento do seu filho. Tel. para agendamento de consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  9. Olá Dr . tudo bem ,meu filho tem o pe´plano eu levei ele no ortopedista e ele mandou que usasse uma palmilha no começo mudou um pouco mas ainda ta bem torto o pé dele será que ele terá que fazer alguma cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, depende do formato do pé, da mobilidade, da presença ou nao de encurtamento da panturrilha, da repercussão na marcha. Sugiro que marque consulta para saber minha opinião, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  10. Olá, Doutor

    Finalmente encontrei alguém que pode me ajudar. Deixe-me explicar a minha situação:

    Tenho 25 anos, sofri uma fratura no 5o metatarso em 22 de agosto do corrente ano. Quando o técnico engessou minha perna, o fez em posição errada: fiquei deitado de bruços com a perna erguida. Como resultado, ao tirar o gesso, 32 dias depois, percebi que minha perna está um pouco torta, e o pé, desviado para fora. Isto está me impedindo de caminhar, pois dói bastante na região imediatamente a baixo do joelho, na face interna da perna e não consigo seguir em linha reta. Estou desesperado pois eu só queria curar uma fratura e voltei com a perna torta. Tenho uma consulta com um ortopedista em 7 de outubro, mas já temo que ele seja mais um dos desumanos pelos quais passei , embora eu queira muito que ele não seja assim. Procurei por dias, e neste instante, achei a sua página. O senhor já viu algum caso parecido com esse absurdo antes? Acha que eu tenho chances de me recuperar? Por favor, dê-me uma luz, Doutor!
    Se eu pudesse, iria ao Rio hoje mesmo, mas não tenho condições (moro em Natal). Vejo que o senhor responde a todos as perguntas, o que é muito nobre e louvável da sua parte, e por isso já aguardo ansiosamente a minha resposta.
    Desde já, muito grato!
    Breno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o que posso te dizer é que fratura no metatarso não leva a deformidade na perna. Maiores esclarecimentos somente em consulta médica com exame físico e avaliação dos seus exames de imagem. Tel. para marcar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  11. Entendo, Doutor. O que eu não expliquei bem, foi que a minha perna entortou devido a posição do gesso, que acabou por moldar minha perna numa má posição. Me desculpe, estou muito nervoso. Com essa informação é possível dizer se há chances de recuperação? Muito grato. Breno.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde doutor.
    Meu neto tem o pezinho virado pra dentro e é plano, quando ele corre é aparente a posição do pé. É exatamente parecido com a 4ª figura desta matéria. Quando ele era bb uma pediatra falou que só deveria da importância e tratamento por volta de cinco anos. Essa informação procede? Hj ele tem 4 aninhos , tenho medo que isso venha acarretar maiores problemas no futuro. Desde já agradeço a atenção fico no aguardo da resposta se possível via e mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a criança precisa ser examinada em consulta ortopédica para avaliação do formato do pé e analise do tipo de marcha. Só assim poderá ser feito uma programação de tratamento e acompanhamento. Tel. para agendamento de consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  13. Olá! Achei esse texto incrível! Extremamente esclarecedor.
    Minha filha tem 2 anos e meio e ainda anda "bamba", com os pés virando pra dentro. Quando ela começou a andar, o progresso foi muito lento por conta de disso. Levei ao pediatra e ao ortopedista, fiz os exames solicitados, raio x e ultrassom de quadril e membros inferiores, e ele disse para apenas esperar e corrigir quando ela se sentasse em W. É o que tenho feito há 1 ano, mas o andar não evolui. Quando corre, é certeza que vai cair. Será que preciso pedir uma reavaliação, ou apenas aguardar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, a criança precisa ser reavaliada. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  15. Caro Maurício, minha filha tem um ano e três meses e ainda não se equilibra em pé. O pediatra disse que é normal e que só devemos nos preocupar se ela não andar até 18 meses. Contudo, colocando ela em pé apoiada no sofá percebo que seu pé vira para dentro e que ainda está muito mole. Meu marido tem o mesmo problema e usa palmilha. Será que devido a isso ela terá mais dificuldades para começar a andar? O que posso fazer para ajudá-la? Obrigada pela atenção e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, algumas crianças se beneficiam de fisioterapia com estimulo motor global, para ganho de equilíbrio, marcha e demais aptidões motoras da infância. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel para marcar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  16. Dr. Maurício, boa noite! Minhas pernas são juntas no joelho e afastadas abaixo do joelho (tipo um *X*). Quando percorro alguma distância superior a 20 minutos, sinto uma ardência na parte das canelas, muita dor e meus pés viram para fora e quando tento mantê-los reto (andando) minhas pernas tremem e não consigo; tem horas que meus pés viram tanto que penso que vão quebrar e nesses momentos eu paro de andar e espero, pois, já não consigo suportar a dor e equilibrar os pés, isto esta causando dor nos joelhos. Há solução? O ortopedista que fui, disse que eu tenho que conviver com a dor.. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, depende do grau da deformidade, avaliado no exame físico ortopédico, da avaliacao de imagem do eixo de carga dos membros inferiores e da mobilidade articular dos joelhos. Sugiro que agende uma consulta para avaliar sua deformidade e indicar o tratamento. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  17. Ola, analisando as variações incidentes nos pés, acredito eu que meu filho tenha PË CHATO, a imagem colocada no site é idêntica ao pezinho dele. Percebi isso desde criança, levei em vários médicos quando ele era bem novo, até que um me acalmou dizendo que com o tempo melhorava e realmente hoje ele tem 6 anos e reduziu consideravelmente o defeito, no entanto ainda está torto. Pergunto se isso tem um tratamento? Se existe alguma complicação futura? ele pratica esportes, é magro, e não reclama de dor. Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta, a criança precisa ser examinada em consulta, para avaliar o grau da deformidade, mobilidade dos pés, presença ou nao de encurtamento da panturrilha e se existe alguma repercussão na marcha da criança. Tel. para agendamento de consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  18. Nossa, muita coincidência, fui ver sua foto e descobri que foi o senhor que nos atendeu e nos acalmou. Pena não morar mais no Rio para fazer outra consulta.

    ResponderExcluir
  19. Olá doutor, bom dia!
    Minha filha tem 3 anos e 5 meses, é uma criança muito ativa, não para, corre, pula, brinca... De uns 4 dias para cá, notei que ela ao correr, parecia estar dando pulinhos tortos e fiquei observando, isso só acontece quando ela corre.
    Vi que o pezinho dela direito, esta para dentro, na parte da frente, como se estivesse "esparramado" no chão. Ela não reclama de dor, não deixou de fazer nada do que fazia, mas estou muito preocupada.
    Por favor, me de uma luz sobre o que possa ser?
    Meu emai: strelabadine@hotmail.com
    Muito obrigada!
    Renata - São Pedro da Aldeia - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, só tem como saber, se fizer um exame físico da criança na consulta ortopédica. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  20. Boa noite Dr Maurício Rangel
    Percebi que minha filha tinha as pernas - Marcha com pés virados para dentro, desde muito pequena, levei ela em vários ortopedistas, alguns disseram que era normal e que com o tempo melhoraria, me indicaram que ela fizesse natação e balé, ela fez por um bom tempo, mas não resolveu, eu sempre levava ela em ortopedistas diferentes para ouvir outras opiniões, em um que nós nos consultamos ele indicou uma palmilha e que ela nunca usasse salto alto. Mesmo assim não adiantou, hoje ela tem 12 anos e chora toda vez que alguém percebe e fala da perna dela.
    Gostaria de saber o que posso fazer para ajuda-la e se com essa idade, já não deveria ter resolvido?
    Fico no aguardo do seu retorno.
    Obrigada!
    Nadia - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para responder sua pergunta, a criança precisa ser examinada por mim, em consulta ortopédica. Sugiro que agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  21. Bom dia dr tenho um sobrinho de 1 ano e 8 meses ele teve paralisia celebral e por causa disso ele pisa torto p dentro mais esta fazendo tratamento só que nesse tratamento o dr disse q tem que chegar até os 2 anos para poder usar botas,gostaria de saber se é necessário chegar até essa idade pra usar botas? Meu e-mail dida.silvatimao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, nao se usa bota em paralisia cerebral. O que deve ser usado chama-se ortese AFO, com inicio precoce. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para marcar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  22. Ola . Minha filha de 1 ano tem a perna direita virada para fora .ja falei para pediatrica dela ela fala q e para esperar ate 2 anos .q pode melhor .q fasso estou peocupada. Email .joselipaulinocosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a melhor coisa a fazer é marcar uma consulta ortopédica no meu consultório para que possa avaliar a deformidade e determinar o tratamento. tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  23. O meu filho tem 5 anos, e tem o pé plano, onde a parte interna do pE apóia mais que a parte de fora...os calçados gastam mais no calcanhar interno, que devemos fazer pra corrigir essa deformidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para definir o tratamento, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação dos exames de imagem. Tel. para agendar horário no consultório é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  24. Oie.. tenho 22 anos e depois que engordei, ao andar de salto sinto o salto do sapato curvando para dentro?! Porem antes eu andava muito bem de salto.. tem haver com o peso?

    ResponderExcluir
  25. Olá doutor tenho uma mocinha de 1 ano e meio ela anda com os pés virados para dentro no to que não são só os pés mas também as pernas me aconselharam a usar sapatos fechados e não vejo muito resultado ela anda bem os dedões do pé são um pouco afastados dos outros e isso reduziu um pouco depois do calçado sendo que me aconselham esperar até ela completar dois anos sendo que tenho medo de estar atrasando uma solução gostaria de ter sua opinião sobre assunto desde já grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para dar uma opinião profissional sobre o assunto, preciso examinar as deformidades citadas, com a avaliação física ortopédica da criança em consulta. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  26. Oi. Dr! Bom dia! Desde ano passado comecei a sofrer com dores na coluna. Esse ano procurei o pronto socorro, a médica me examinou disse que eu nao tinha escoliose. Passou ibuprofeno por 7 dias 8/8hs. Terminado o tratamento fiquei três semanas sem sentir dores. Só que que esta com 1 mês que essas mesmas dores voltaram, e pior. Sinto dor na região cervical, dorsal que se irradia para o estômago. Novamente procurei o pronto atendimento e mais uma vez não pediram nehum exame. Fiz uso mais uma vez de ibuprofeno, clorídrico de ciclobenzaprina e hemoprazol para a dor no estômago. Mass terminei uso dos medicamentos e não vi nenhum resultado. Ontem senti muita dor no pescoço e costas. Tomei paracetamol, fiz compressa com água morna, até que aliviou. Pelo menos consegui dormir. Hj continuo com as mesmas dores. Dr. Oque posso fazer em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a melhor coisa a fazer é marcar uma consulta no consultório para uma avaliação física completa e com exames de imagem, para fazer o diagnóstico adequado e determinar o tratamento. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  27. Dr Maurício, espero que me auxilie, estou muito preocupada. Tenho um bebe de 1 ano e 1 mês, o mesmo ainda nao anda sozinho, tem medo, mas anda segurando em tudo. Percebi que o pé direito dele pisa para dentro, fica muito estranho, isso é reversivel??? Você atende criança e atende amil???
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber o tipo de deformidade existente, preciso examinar a criança em consulta ortopédica. Tel. para agendar horário no consultório é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  28. Prezado Dr. Maurício Rangel.

    Meu nome é Érica tenho 32 anos e desde pequena tenho o joelho valgo, minhas coxas raspam uma nas outras e meus calçados ficam muito tortos na parte de dentro. Parece que com o tempo minhas pernas estão ficando cada vez mais tortas. Peso 72 kg e meço 1,70m. Na infância minha mãe me levou ao ortopedista por recomendação da professora de educação física (eu apresentava muita dificuldade durante alguns exercícios), o médico disse a ela que eu estava era de brincadeira (e a brincadeira persiste até hoje). Gostaria de saber se a essa altura do campeonato existe tratamento? Sou de Belo Horizonte, o senhor teria algum colega para me indicar?

    Desde já agraeço pela atenção dispensada e dispesso com os meus mehores cumprimentos.

    Atenciosamente,

    Érica Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua deformidade precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação com imagens, para definir o tratamento. Não conheço ortopedista na sua cidade para recomendar. Caso venha ao RJ, tel. para agendar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  29. Boa tarde, o Sr aceita unimed? Atende Crianças? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não aceito o seu plano. Minhas consultas são particulares. Informações sobre custos da consulta e horários de atendimento para agendamento de consulta somente pelos telefones: (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  30. Boa tarde, minha filha de 6 anos tem a pisada para dentro, ainda tem como corrigir? Ela também se queixa de dores nas pernas.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, para responder sua pergunta, a criança precisa ser examinada em consulta ortopédica. Sugiro que agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir