Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é pé torto congênito?





O que é pé torto congênito?

  Deformidade vista no recém-nascido que se caracteriza pelo pé virado para dentro e para baixo (equinovaro), rígido, sendo difícil coloca-lo na posição normal com a manipulação. Pode ser uni ou bilateral. A panturrilha (batata da perna) é mais fina no lado envolvido.

  Frequentemente, durante o pré-natal, a deformidade é vista na ultrassonografia. Assim os pais já vão se preparando e se informando sobre os melhores profissionais capazes de realizar o tratamento adequado.

  Quando a deformidade  só é descoberta no nascimento, os pais ficam muito preocupados e, as vezes, tem dificuldade em encontrar profissionais preparados para o tratamento.





PERGUNTAS FREQUENTES

"O que fazer quando meu filho nasce com pé torto congênito?"

  Primeiro quero deixar bem claro que, com o tratamento adequado, os pés serão completamente corrigidos.

  As crianças devem ser tratadas por um profissional capacitado para essa patologia. Não deixem seus filhos serem tratados por ortopedista generalista, que trata de adulto e só eventualmente atendem criança.

"Por que meu filho nasceu com o pé assim?"

  A causa é desconhecida, apesar de existirem algumas teorias, nenhuma consegue explicar completamente a deformidade. Sabemos que história familiar é um fator de risco importante.

"Meu filho vai sentir dor a cada manipulação?"

  Não, desde que sejam respeitadas as técnicas de correção suave e delicada do pé, nunca corrigindo abruptamente aquelas deformidades rígidas. A correção é sempre progressiva, passo a passo.

"O gesso não é muito pesado para o recém-nascido?"

  Não, a técnica recomenda que os gessos sejam bem modelados e com camadas apenas suficientes para manter a correção, não precisa ser muito grosso.



TRATAMENTO





  O tratamento deve ser iniciado nos primeiros dias de vida, de preferência na primeira semana, e é feito com manipulações suaves dos pés e com gessos sucessivos para manter a posição após a manipulação.
 
  Os gessos devem ser feitos pelo médico que vai tratar. Parece obvio, mas não é. Cada vez mais vejo casos onde os gessos são feitos pelo técnico de imobilização gessada e não pelo médico. Tudo isso porque o procedimento é delicado, leva tempo e o médico não quer perder esse tempo a cada troca de gesso.

  Cuidado! Vejo muitas famílias me dizendo que o técnico machucou a perna da criança com a serra para retirada do gesso. Não podemos admitir isso. Os gessos são sempre altos (da coxa até os pés), como na foto.

   As trocas são feitas semanalmente, até a correção completa da frente do pé. Geralmente são 6 a 8 semanas de trocas até a correção da frente do pé ser obtida.


"Cirurgia? Não tem outra opção?"

  Infelizmente não. Os gessos não corrigem a posição da parte de trás do pé, que se mantem para baixo (equino) e a cirurgia é uma etapa fundamental no tratamento. 


"Quando a cirurgia deve ser feita?"

  Geralmente após o oitavo gesso, ou quando a parte da frente do pé estiver completamente corrigida. Trata-se de uma pequena cirurgia no tendão de Aquiles para correção da parte de trás do pé (equino). Técnica percutânea, com a criança anestesiada em centro cirúrgico e internação de 24 horas. Técnica de Ponseti, a mais moderna e utilizada em todos os grandes centros médicos do mundo. O gesso pós-operatório é mantido por 3 semanas.


"Meu filho vai precisar usar algum aparelho após a retirada do gesso?"

  Após a correção completa, a manutenção é feita com órtese. Esse é uma etapa fundamental no tratamento. A órtese (aparelho) deve ser usada durante 3 meses de dia e à noite - só sendo retirada para banho. Posteriormente será usado só à noite. A não utilização adequada do aparelho implica em recidiva das deformidades, exigindo reiniciar o tratamento.



ASPECTOS IMPORTANTES

  O ideal é que os pés estejam corrigidos antes que a criança complete um ano de idade, quando ela já esta começando a marcha, sendo importante já ter seu pé corrigido.

  O objetivo final é obter pés plantígrados, móveis, sem dor e bem adaptados aos calçados.

  Uma vez corrigidos adequadamente, serão acompanhados durante todo o crescimento, pois podem ocorrer pequenas recidivas, necessitando de tratamento complementar.

  Alguns pés com recidivas dinâmicas, durante a marcha, se beneficiarão de transferências tendinosas.

  Cirurgias mais extensas serão necessárias para aqueles casos de apresentação tardia, onde acessos cirúrgicos mais amplos serão a única forma de conseguir correção completa.

  Cirurgias ósseas (conhecidas como osteotomias) serão necessárias para casos inveterados, ou seja, casos graves e sem tratamento.

  Uma boa avaliação médica especializada será necessária para determinar as indicações adequadas, bem como as idades ideais para cada procedimento citado.

  O tratamento é longo, exige paciência por parte da família e do médico assistente. É um trabalho artesanal na hora do gesso e oferece resultados recompensadores.

Fiquem tranquilos!
 

Um abraço a todos,
  Dr. Maurício Rangel


Agora os comentários do blog estão habilitados. Siga-me também no twitter!

291 comentários:

  1. O tratamento é longo e muitoooooooo válido, meu filho nasceu com os dois pés tortos mas hj em dia é sadio! Pula,corre, nada,anda de skate, faz de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá janaina fiquei muito feliz de ler seu comentário meu filho nasceu tb com PTC obrigada bjs

      Excluir
    2. o meu tambem nasceu com os dois mas ja esta sendo cuidado,foi feito uma sirurgia falta do outro,se deus quizer vai da td certo.

      Excluir
  2. Olá Dr. Maurício

    Meu filho nasceu com o pé direito torto. Fez as manipulações com gesso e a cirurgia. A melhora é impressionante, cada dia o pé vem respondendo ao tratamento de uma otima forma. Hoje meu filho usa o aparelho, mas tenho algumas dúvidas, a sola do pé nao fica totalmente apoiado na botinha, ou seja, ele fica com a parte de trás do pé um pouco levantado e o tamanho em relação ao outro pé é muito grande, um mede 7 cm e o outro 9 cm. É normal? Ele hoje tem três meses de idade e começou a usar o aparelho a três semanas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sabrina!Sempre que trato uma criança com pé torto congênito unilateral tenho por norma,já na primeira consulta, deixar bem claro que o tamanho do pé e a circunferência da panturrilha no lado afetado sempre será um pouco menor em relação ao lado contra lateral.Do ponto de vista motor e de função isso não tem nenhuma importância.Com relação a ortese,não é bom que o calcanhar fique elevado dentro da botinha,isso representa risco de recidiva do equino.Existe uma adaptação na ortese para que o calcanhar fique apoiado na sola da botinha.Converse com o técnico que fez o aparelho para essa correção.Um abraço!Obrigado por participar do blog.Sua pergunta foi muito importante.

      Excluir
    2. agradeco a Deus e todos vcs ortopedistas q ta nossa vida ajudano nossos filhos meu dois filhos passaram por tudo issso esse ano um deles fara a cirurgia pra alongar o tendao gracas a Deus e a vcs iluminados e abencoados...

      Excluir
  3. Boa noite Dr. Mauricio Rangel. Gostaria de saber se na escolha do profissional para o tratamento de equinovaro unilateral a especialidade em pé é suficiente ou devo procurar um especialista em pé pediatrico? Obrigada e parabéns pelo blog além de esclarecedor tem linguagem acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!Obrigado por acompanhar o blog!Especialistas em cirurgia do pé estão capacitados para fazer o tratamento com a técnica atual de Ponseti.Gessos sempre acima dos joelhos,manipulação semanal,cirurgia percutânea seguido de ortese em dupla abdução dos pés.Um abraço, boa semana.Continue acompanhando o blog,sua participação é muito importante!

      Excluir
  4. oi, meu nome é luiliane tenho um sobrinho q nasceu com os dois pés tortos,ele tem dois meses e ja fez a cirugia,so q nao estou emcomtrando nenhuma foto do aparelho q preciso comprar,gostaria d saber se tem como vc postar uma foto do aparelho pra mim ver?q tenha as seguintes especificações:a barra ao nível dos ombros e ajustável, rotação externa de pé d e esquerdo até 70;e fivela no sapato.se for possivel me dê essa emformaçaõ....luilianarolim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, obrigado por acompanhar o Blog.Respondi sua pergunta por e-mail.Um abraço.Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. boa noite, não consegui encontrar pode responder aqui q amanha eu abro pra ver... Mauricio é normal depois da cirurgia sagrar e passar por gesso,e o pé inchar ?obg...

    ResponderExcluir
  7. oii, maurício se vc poder me passar teu msn ou orkut gostaria de manter contato,vou precisar da tua ajuda......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tenho msn e nem orkut.Situaçao pos operatoria deve ser conversada com o medico que operou seu sobrinho.Nao faço consultas virtuais!Telefones para agendamento de consulta: (21)3264-2232/ (21)3264-2239.Um abraço,boa semana.

      Excluir
    2. oii,boa noite.....passei pra te desejar boa semana.......fica com Deus.....

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde Mauricio estou um pouco preocupada com a situação do meu sobrinho,pq ele passou por uma cirurgia e agora q já estar perto de colocar o aparelho o medico vai embora do hospital e nos deixar na mão logo agora q iriamos precisar do acompanhamento dele......

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, oque eu gostaria de saber e se essa botinhas são os pais que compram, ou o plano dde saude cobre, e os valores são muito inacessiveis ?Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, as órteses são feitas sob medida para cada criança. O Técnico em Órteses é o profissional capacitado para confeccionar os aparelhos.Os planos de saúde não cobrem os custos com o aparelho.Os preços são acessíveis para as famílias. Um abraço, continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sou mãe do João Matheus ,hoje ele tem 5 anos e 11 meses .ele começou o tratamento com outro medico com dois dias de nascido, tratou mais de um ano e não tinha melhora ele colocava as botinhas inteiras e às vezes ate o joelho... Como não víamos melhora resolvemos por conta própria levar para outros ortopedistas, todos os oito ortopedistas me indicaram o dr. Paulo dizendo que ele era referencia aqui no Ceará, levei ele para esse medico , ele disse que o tratamento dele até agora tinha sido feito errado, mas, que havia conserto , bom ,começou o gesso na perna inteira, foi mais ou menos uns oito gessos fez uma cirurgia que foi só um corte( tendão de Aquiles)usou gesso algumas semanas depois usou o Dênis Brown o dia todo depois para dormir mais ou menos até os quatro anos de idade depois ele tirou, só que as botinhas saiam a noite toda era uma luta a noite inteira acordando para recoloca-la...com os meses o pé foi entortando de novo no final do ano de 2010 ele disse que precisaria de outra cirurgia que aconteceu em janeiro de 2011,dessa vez cortou o pé em cima trocou os tendões ,em baixo e na lateral do pé, foi três trocas de gessos no centro cirúrgico com sedação foi horrível, depois tirou e começou a fisioterapia fez mais ou menos umas 30 sessões depois ele passou unas palmilhas para usar no tênis todo dia durante quatro horas ,mas a gente percebi que o pé está entortando de novo, levamos ele para o medico dia 11.04.2012 e ele disse que o pé está torto ?!?!?! Mas que tem que esperar ele crescer mais?!?!?!Enquanto isso o pé dele esta cada dia mais entortando??? Percebi como se ele não estivesse nem ai para o meu filho?!?!?! disse que estava torto e que eu voltasse daqui a seis meses para ele ver de novo!!!!!! e enquanto isso o que eu faço quem eu procuro aqui em fortaleza ?? Ajude-me !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seu filho tem recidiva de pé torto congênito. Provavelmente será candidato a novas cirurgias complementares para correção completa do pé. Existem cirurgias ósseas que podem ser feitas nesta idade. Não conheço médicos em fortaleza para te indicar. Um abraço e boa noite!

      Excluir
    2. Oi Cristiane Peixoto, meu nome é Evaldo e minha filha nasceu com pé torto e faço tratamento em Fortaleza com um excelente profissional. Se quiser me add que terei prazer em lhe passar as informações necessárias. emc-net@hotmail.com

      Excluir
  15. Boa noite. Meu filho tem 4 anos e já fez o tratamento completo do método Ponseti. Mas já tem um tempinho que venho notando que ele está com o pé esquero um pouco tortinho e quando ele caminha isso fica um pouco mais aparente.
    Algumas vezes tropeça e gostaria de saber se isso é considerado uma recidiva que tenha necessidade de cirurgia. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, ele precisa ser examinado em consulta mas, provavelmente trata-se de recidiva que pode ocorrer com o método de tratamento, que é a ação anômala do tendão tibial anterior. Quando a criança faz o passo, esse tendão puxa o pé para dentro. Caso seja confirmado pelo exame fisico da criança, o tratamento é com um procedimento cirúrgico chamado de transferência tendinosa.É uma cirurgia simples que corrige completamente o problema.Um abraço e boa semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigada pela resposta rápida. Já marquei uma consulta com você na quinta-feira, na Ilha do Governador. Nos vemos lá.

      Excluir
  17. Boa tarde! estou grávida de 20 semanas e descobri na última ultrassom que meu filho tem PTC nos dois pés. Pelo período gestacional há chance de reverter o problema ainda no útero? E você tem alguma indicação de orto pediatra que atende em Goiânia?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. Parabéns pela gravidez! Muita saúde para seu filho. Não existe tratamento para pé torto ainda na vida intra uterina. O tratamento deve ser iniciado na primeira semana de vida, com os gessos seguindo o protocolo citado no texto do blog. Não conheço ortopedistas pediátricos em Goiânia.Um abraço, felicidades e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  19. boa noite , meu nome é adriana emeu filho nasceu agora no dia 15 de julho, e para minha surpreza , meu bebe tem o pezinho torto, moro em joao pessoa e nao sei honde encontrar um profissional nessa area por favor doutor me indique um medico aqui em joao pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Adriana, infelizmente não posso te ajudar pois, não conheço os médicos em João Pessoa mas,tenho certeza que encontrará um bom profissional para tratar do seu filho.Um abraço e obrigado por acmpanhar o blog.

      Excluir
    2. oi Dr mauricio fiquei muito emocionada em saber que o senhor me respondeu e so agora que por conhecidencia vi sua resposta, por que grasças a deus encontrei um lugar em joao pessoa quecuida desse caso, o hospital alinda marques, hospital infantil, e logo na primeira consulta meu filho ja saiu com as perninhas engessadas e hoje depois de unns 8 gessos, ele fez a cirugia , e passou as 3 semanas com gesso, e agora ele começou usar a botinha, so faz3 dias e ele nao estar gostando. e foi justamente por isso que vi na net procurar a finalidade real da botinha, pq te juro que da vontade de nem usar os pes do meu filho estao perfeito,e estou muito feliz,foi deus que me colocou denovo no seu blog pq nem lebrava mais
      naquele dia ainda me lembro estava muito preocupada, e hoje estouum pouco preocupada pq vi um cometario de uma pessoa p o senhor que O CACANHA DO BEBE DELE NAO ESTAVA ENCOSTANDO NA SOLINHA , A DO MEU FILHO TABEM NAO ESTAR, A DELE EU PERCEBO QUE NAO ESTAR LEGAL, agora no dia que foi colocar a botinha a astea estava grande ai ele mandou meu marido diminuir e ele nao chegou a ver ele usando a botinha que que eu faço. me responda por favor, meu telefoneé , 83 8807 4194 e fiz um blog p ele do tratamento é; http://meuspesinhos.blogspot.com/ e o meu endereço do face é; https://www.facebook.com/adrianasantosjp

      Excluir
    3. sim o nome do medico é Savio Bruno

      Excluir
    4. sim essa botinha que o senhor postou no seu blog ela me parece mas maneira do que ado meu filho onde eu moro so encontramos 2 lugares que fazia as botas dinnis brow, quanto custa essa

      Excluir
    5. Boa tarde, os pés precisam ficar com os calcanhares apoiados no fundo das botinhas, além de estarem rodados externamente. O seu ortopedista, precisa combinar com o técnico que fez a ortese e dar as orientações para os ajustes necessários.Um abraço. Bom final de semana.

      Excluir
  20. Bom dia Adriana !!!
    Sou mão de um menino de seis anos, de pé torto congênito, na batalha...Existi um grupo no qual eu também participo é o ptc do yahoo, "petortocongenito@yahoogrupos.com.br" é muito legal,são varias mães que se unirão para se ajudar,tirar duvidas ,são mães de todos os estados e casos em varias etapas, somos também amigas no facebook,postamos fotos,conversamos,choramos,mas no fim tudo da certo,confie em DEUS. cristianepeixoto6@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada ja fui no seu perfil e pedi para vc me adicionar tenho muitas duvidas para tirar. adriana santos

      Excluir
  21. Evaldo Mendes - Fortaleza-CE
    Minha filha tem 07 meses e possui PTC rígido apenas no pé direito, faço o tratamento desde o 1º mes de vida. O pezinho dela está respondendo ao tratamento, já fez uma cirurgia (pequeno corte no calcanhar) mas continua com o calcanhar elevado, o médico disse que vai insistir no gêsso mas terá que passar por uma outra cirurgia. Gostaria de saber se essa outra cirurgia é mais complicada e qual o nivel de complicação. Quando o médico faz o gêsso ela chora demais demostrando sentir muita dor. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Evaldo, como vc já tem médico, fica difícil para mim fazer comentários a respeito do tratamento realizado por outro profissional, principalmente sem examinar sua filha. Trata-se de uma recidiva e existem várias possibilidades de tratamento.Sugiro que esclareça suas dúvidas com o médico que trata da sua filha. Espero que entenda minha posição profissional.Um abraço e continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  23. Evaldo - Fortaleza-Ce. Já busquei várias vezes informações com o médico, porém, o mesmo limita-se apenas a dizer que vai dar tudo certo. Então eu fico naquela anciedade de informações, buscando saber o que vai acontecer daqui pra frente. Mas tudo bem, entendo a sua posição. De qualquer forma parabens pelo blog, pois ele já está sendo muito útil e esclarecedor para mim. Que Deus abençoe o Senhor.

    ResponderExcluir
  24. doutor, meu primo tem as pernas tortas, só que ele iniciou um tratamento quando era pequeno, e parou. agora ele tem doze anos e ainda tem as pernas tortas, que tratamento se dá ao caso?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, não tenho como fazer algum comentário sem examinar o seu primo. Dependendo do tipo de deformidade, visto no exame físico, em consulta medica, posso fazer a proposta de tratamento. Sugiro que marque consulta para que possa falar alguma coisa. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e obrigado por acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Dr Maurício Rangel, tenho 57 anos e tenho os dois pés tortos de nascência, esetou com muitsas dores, já tenho artrose e osteoporose. Tive consulta com uma médica ortopedista infantil, ela me aconselha cirurgia, oque o senhor me sugere?. Moro na cidade marau-RS
    Obrigado pela sua atenção
    Adalirio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adalirio, na artrose das articulações do pé que não respondem ao tratamento conservador com analgésicos, fisioterapia e mudança nos Calçados, existem as indicações cirúrgicas para fazer a união das articulações dolorosas, são as cirurgias conhecidas como artrodese. Com isso, conseguimos acabar com as queixas dolorosas e manter os pés bem alinhados para a marcha. Para saber se vc precisa de cirurgia, só com uma consulta medica, exame físico dos pés e analise dos exames de imagem.Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  27. Tá, eu sei que deve ser cansativo para você, doutor, mas eu sou um caso. Tenho vinte e um anos e nasci com o congênito, no caso, bilateral. Fiz todo o tratamento descrito no seu texto mais acima, exatamente o mesmo. Porém os meus pés não ficaram de aspecto "perfeito", digamos assim.
    Gostaria de saber se: o congênito pode ter influenciado no meu crescimento (pois meus irmãos mais novos medem acima de 1,75 e eu tenho 1,68); e se há alguma forma de "reajustamento" ou "propocionalidade" entre os meus tornozelos e panturrilhas que são, de certo modo, finos?

    Desde já, obrigado.

    Fortaleza, Ceará.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, não há relação entre pé torto congênito e baixa estatura. O problema da atrofia da panturrilha também não tem solução operatória. Geralmente não oferece problema funcional, as pessoas reclamam só do aspeto estético.. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  29. Dr. Gostaria de lhe contar o caso do meu filho que está com um mês e cinco dias. Ele nasceu com os dois pés virado para baixo, ou seja para trás, tem os pés pequenos e dois dedinhos em cada pé. Depois que meu filho nasceu o pé esquerdo já melhorou de posição mas o direito ainda continua virado.Segundo as ultrassons que realizeiquando g´ravida só diziam que ele tinha a tíbia curta e sem as fíbulas, só depois que meu filho nasceu foi que vimos o problema dos pés. Gostaria de saber que tratamento devo procurar. Sou do interir do RN, desde já agradeço de coração.Que o Senhor Jesus nos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, seu filho nasceu com malformação congênita nos membros inferiores. Vc precisa agendar consulta com ortopedista pediátrico para exame físico e de imagem e para fazer a programação do tratamento. Caso venha ao RJ, será um prazer atende-la, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, bom final de semana e obrigado por acompanhar o Blog.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Dr, pela atenção. Segundo o pediatra que assistiu o parto, falou que o tratamento só seria possível após os 6 meses, isso é verdade? Ou devo já procurar.

    ResponderExcluir
  32. Dr.obrigada pela atenção. O pediatra que assistiu o parto e viu o problema, o meu filho disse que o tratamento deverá começar apenas com seis meses, isso é verdade? Ou devo já procurar um ortopedista pediátrico? Estou muito grata pela sua atenção. Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não, isso não é verdade, meu filho tem pé torto congenito, e trata desde dois dias de nascido, o medico dele disse que quanto antes começar melhor será o resultado,hoje ele tem seis anos, e ainda estamos na batalha.Existe um grupo é o ptc do yahoo,é só de mães de crianças com ptc é muito bom para trocarmos experiencias...o grupo é petortocongenito@yahoogrupos.com.br

      Excluir
  33. Bom dia , o tratamento do pé torto deve iniciar o mais cedo possível, de preferencia na primeira semana de vida.Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  34. Daniele - sp
    Olá Dr. Mauricio. Nasci com o pé direito torto (bem mais do que esse da segunda foto), fiz o tratamento assim que nasci. Porém hoje (tenho 22 anos) continuo pisando muito torto. Tirei um raio-x esses dias, que disse que eu não tenho nenhum problema. Realmente eu não sinto dor, apesar de não ter flexibilidade no pé. O que me incomoda é o fato de ser perceptível quando ando, sem contar que a diferença no tamanho dos pés(2,5cm) e da panturrilha é enorme. Isso sempre me incomodou muito, agora mais do que nunca, porque ficam me perguntando pq eu não ponho uma saia ou shorts quando está quente, eu porque não uso sandálias ou sapatos. Não tenho coragem de contar a ninguém sobre isso (nem mesmo meus irmãos sabem). Já deixei de fazer muita coisa por causa disso, não quero que pareça que só ligo para aparência, porem eu não consigo não sentir vergonha, principalmente quando me comparo com as minha irmãs.
    Gostaria de saber se é possível corrigir a diferença no tamanho dos pés e pisar totalmente certo.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Daniele, o objetivo final do tratamento do pé torto visa fazer com que o pé fique plantigrado, ou seja, que pise com a planta do pé toda no chão, tenha mobilidade e que seja capaz de usar calcados adequadamente. Pisar totalmente certo, com certeza conseguimos com o tratamento. Um problema sem solução seria a circunferência da panturrilha e o tamanho do pé que, quando so acomete um lado, existe sempre uma diferença de tamanho entre os pés. O ideal seria examinar seu pé em consulta medica, caso venha ao RJ, agende uma consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  36. Dr. Sou a pessoa que lhe enviou a mensagem dia 11 de agosto, sobre o problema do pé que só tem diois dedinhos. Hoje fui ao pediatra com meu filho, e ele disse que era a primeira criança que ele havia atendido, mas que tinha conhecimento sobre o problema e me disse sempre uma mal formação é associada a outro problema como: Rins ou outro órgão isso é verdade?E também disse que o desenvolvimento dele é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, é verdade, algumas malformações congênitas nos membros inferiores podem estar associadas a alterações em outros orgãos.
      Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  37. Dr. Como posso saber se o meu filho tem alguma alteração? É visível essas alterações?Geralmente essas alterações são tratáveis com medicamentos? Dr. mas é sempre que acontece essas alterações?Dr. essas alterações já são visiveis desde as ultrassons morfologicas ou não, só após o nascimento?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, as famílias sabem que os pés são deformados olhando para os pés dos filhos! Uma vez tendo os pés tortos, precisam agendar uma consulta medica para iniciar o tratamento. Um abraço e bom final de semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  39. Dr. desculpe não me identificar mas sou a pessoa que lhe enviou as mensagens no dia 11 e 21 de agosto, pois o meu filho tem mal formação congênita Como posso saber se além da mal formação nos membros inferiores, possa existir outra alteração? É visível essas alterações?Geralmente essas alterações são tratáveis com medicamentos? Mas é sempre que acontece essas alterações? Essas alterações já são visíveis desde os ultrassons morfológicas ou não, só após o nascimento? Caso eu engravide novamente corre o risco do próximo bebê também nascer com mal formação congênita?

    ResponderExcluir
  40. Para o diagnostico de problemas associados seria necessário exame de imagem. Malformação em outros órgãos nem sempre esta presente. Em uma nova gravidez, não necessariamente haverá o mesmo problema. Um abraço, bom final de semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  41. Meu nome é Evaldo, pai da Emilly de 08 meses, com PTC apenas no pé direito. Minha filha está prestes a sair do gêsso para órtese, portanto,
    Gostaria de saber se existe algum tipo de ótese apenas para um pezinho, já que o problema é apenas no pé direito. Será que o Sr. pode me dar essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Evaldo, a órtese tem que ser a mesma, mesmo o problema sendo em um pé só. É fundamental a barra unindo os pés pois, só assim conseguimos manter o pé operado na rotação externa necessária. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  42. minha filha é portadora de mielo, fez uma cirurgia aos 02 anos ela é uma L-4 anda com andador , recentemente teve que se submeter a uma nova cirurgia derrotatória de tíbia, porém após a cirur gia o seu joelho direito se inclina para dentro e consequentemente a tíbia ao andar fica para fora.pergunto: isso é normal, isso pode ser corrigido, ou a cirurgia não foi adequada? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta, preciso examinar sua filha. Sugiro que agende consulta. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.
      Um abraço, boa semana.

      Excluir
  43. Bom dia DR me chamo monika tenho 44 anos e nasci com PTC no lado direito.fiz tratamento com gesso,cirurgia na lateral interna e atras do pé.Hoje sinto muitas dores não consigo calçar sapatos e meu pé incha muito no calcanhar é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não é normal. Provavelmente você precisa de tratamento complementar. Sugiro que agende consulta médica, Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  44. Obrigado vou agendar sim.

    ResponderExcluir
  45. doutor minha filha esta com tres anos e ela tem pe torto ele usou botinha e usou uma ortese, vou voltar com ela no ortopedista porque o pe esquerdo ainda é muito torto qual o tratamento para ela ela vai ficar com alguma sequela ?tipo perna fina de tamanho diferentes os pesinhos dela tem o mesmo tamanho ,tem alguma chance deles consertarem?bjos e obrigada por favor espero sua resposta

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, para te responder preciso examinar sua filha. Agende uma consulta medica para avaliação. Tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite Dr. Mauricio...meu filho tem 2a8m, nasceu com o pé direito torto, faz tratamento com um especialista aqui de SP, porém, devido a alguns problemas com confecção de órtese, ele vem reclamando muito de dor na panturrilha e joelho. Isso é normal? Passamos ele no ortopedista de emergência e o mesmo me disse que ele está com a musculatura das 2 pernas muito moles e que não pode correr e nem pular...Isto também é normal? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  48. Bom dia, não tenho como responder sua pergunta sem examinar seu filho e saber como estão o alinhamento e mobilidade articular. Sugiro que agende consulta para que possa examinar e responder suas perguntas. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  49. Dr.meu filho tem um mes,e descobrimos na gestação q ele tem pé torto congenito,procuramos um especialista onde primeiro ele solicitou uma ultrason da bacia e rx porem ele mesmo fez o gesso no nenem e marcou retirada com uma semana,dr. o nenem gritava sem parar depois do gesso chorava a cada cinco minutos,era desesperador no mesmo dia eu e meu marido a noite retiramos o gesso em casa,e nao quero mais coloar o gesso Dr. existe outro tipo de tratamento sem gesso?

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, o tratamento exige gessos sucessivos.Não tem outro método. As manipulações devem ser suaves e a correção do pé deve ser progressiva, ou seja, a cada troca, a parte da frente do pé é corrigida.As crianças toleram muito bem o tratamento, desde que, seja feito, de forma adequada e com o gesso adequado.Geralmente são feitos 6 trocas semanais, e então, é submetida a uma pequena cirurgia para correção completa do pé (tenotomia percutânea do tendão de Aquiles),como citado no texto do Blog.Sugiro que agende consulta para examina-lo e iniciar o tratamento.Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha tem PTC e vai fazer a cirugia amanha depois de 5 gessos mas o pé esquerdo dela nao ficou bem alhinhadinho nao gostaria de saber se depois da cirurgia fica

      Excluir
  51. Boa noite, sua filha esta sendo tratada por um ortopedista que,em teoria vc confia.Fico em uma situação muito difícil em fazer algum comentário sobre o tratamento realizado por outro ortopedista.Sugiro que vc esclareça suas duvidas com o ortopedista da sua filha.Caso precise do meu trabalho, agende uma consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  52. Olá doutor,
    Meu filho usou botinha de gesso até os cinco meses de vida porém foi necessário fazer a cirurgia. Ele tem uma cicatriz na lateral do pé esquerdo e na parte de traz no calcanhar. Faz dois meses que foi cirurgiado e o médico passou uma bota ortopedica logo após a retirada do segundo gesso após a cirurgia. Só que estou muito nervosa pois meu filho ainda esta com o pé tortinho, manca muito ao andar e sente dores na região da cicatriz(não deixa tocar na cicatriz). ele pisa com a perna afastada da outra e não consegue juntar os joelhos. Bom, sendo assim, estou muito ansiosa e com duvidas,já que o medico não tira as minhas duvidas e não passou fisioterapia. só queria saber se o procedimento do medico esta correto sabe?Gesso-cirurgia- dois gessos-bota ortopédica? por favor me ajude doutor. obrigada

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, não tenho como fazer comentários a respeito do tratamento realizado por outro médico, pricipalmente, sem examinar seu filho e, muito menos por meio de internet. Caso precise da minha opinião, agende uma consulta, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  54. ola meu filho tem 3 anos e o pe dele agora nao quer se movimentar direito ele nasceu com o pe esquerdo torto e fes tratamentos de gesso porem fiquei muito tempo sem usar a ortese isso é recidiva ou nao e ele devera usar gesso e fazer tenotomia de novo?

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, preciso examinar seu filho para saber do que se trata. Sugiro que agende consulta médica, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, bom final de semana e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  56. Olá Dr.
    Meu nome é Ana Clara, tenho 17 anos meus pés são sadios, faço de tudo, corro, ando, jogo, nado e tudo mais, só q nasci com o pé direito torto , segundo minha mae fiquei com o gesso até os tres meses de idade... Mas faz algum tempo (1 ano) que estou sentindo dores insuportaveis na panturrilha e no tornozelo direito, fiz uma consulta ontem com o clinico geral e ele viu meu raio X não tinha nada e ele me encaminhou para o ortopedista so q minha consulta vai ser apenas em novembro, gostaria de saber se essas dores podem ser pelo fato de o pé ter nascido torto e se teria alguma possibilidade de gerar algum problema.
    Obs: depois de 1 ano de idade não fiz mais tratamento algum...

    Desde já agradeço, uma boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Ana, não tenho como te responder sem uma consulta e exame físico. Sugiro que seja examinada e converse com o seu ortopedista a respeito. Caso precise do meu trabalho, estarei a disposição, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  58. Dr Mauricio boa tarde!meu nome e mariana,meu filho nasceu no dia 10/07/2012 com PTC BILATERAL E COM 26 DIAS INICIAMOS O TRATAMENTO COM GESSO. JA SE FORAM 11 JA COLOCADOS SO QUE DELES 3 SAIRAM INTEIROS E 3 COLOCAMOS E NO MESMO DIA QUANDO CHEGAMOS EM CASA OS DEDINHOS ENTRAM ENTAO LIGAMOS P MEDICO E RETORNAMOS AO CONSULTORIO PARA SER RECOLOCADO(IMAGINE O SOFRIMENTO DO NOSSO FILHO E O NOSSO?) O SO ESTA SEMANA COLOCAMOS NA 3 FEIRA DIA 24/09 E QD CHEGAMOS EM CASA,ENTRARAM OS DEDINHOS ,LIGAMOS P MEDICO E RETIRAMOS O GESSO,RETORNAMOS 5 FEIRA DIA 27/09 PARA SER RECOLOCADO,QUE SOFRIMENTO!CHEGANDO EM CASA IMAGINE! NOVAMENTE ENTRAM OS DEDINHOS,A DR.NAO LIGUEI MAIS P O MEDICO,RETIREI OS GESSOS COM MUIITAS LAGRIMAS E DCIDI DIXAR SEM E MANIPULAR COM AS MAOS EM MASSAGENS ATE VER O QUE FAREMOS.
    PRECISO UITO DE SUA ORIENTACAO,MORO EM ARARUAMA E O TRATO EM NITEROI. O QUE O SR ME ACONSELHA?E NORMAL ACONTECER ISSO?
    TE AGUARDO ANCIOSAMENTE,.
    UM ABRACO DE UMA MAE DESESPERADA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,passei por isso também. O gessinho de Marina caia direto. Às vezes já saia do consultório com os dedinhos para dentro. Muitas vezes ouvia o médico e o assistente dizer “brincando” que era eu que tirava, já que só o dela era que caía. Imagine, com que intenção eu queria tirar o gesso se tinha que voltar e ver o sofrimento de Marina? Eu ia assim mesmo, com vergonha, mas ia. Enfim, o tratamento que começou com quinze dias de nascida, veio terminar com 4 meses. Fiz a cirurgia dia 16 de outubro 2012. Comecei a usar agora a órtese, mas confesso que está sendo mais difícil. Ela chora muito quando eu coloco, demoro a colocar e se eu deitá-la na cama, ela mexe tanto que sai. Pense numa agonia. Vou ao médico para ver o que fazer para melhorar. Acredito que ele vai passar uma órtese até o joelho dela(se é que existe). Obs. O gesso que o médico colocava na minha filha era igual ao que Dr. Maurício explica. Mariana, por favor, me diga como está seu filho, seu caso é tão parecido com o meu que fiquei curiosa. Um abraço, Ed Simara

      Excluir
  59. Bom dia, isso não deve acontecer pois atrapalha o tratamento! O gesso não deve estar sendo feito adequadamente. A técnica exige gessos bem altos na altura da virilha, com pouco algodão, bem modelado e com o joelho posicionado a 90 graus de flexão. Além disso, com o tratamento adequado, são feitos apenas 6 a 8 trocas de gesso e, após isso, a criança precisa ser operada com a técnica percutanea para correção completa do pé. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  60. Quero te agradecer por toda atencao Dr.Mauricio.
    Gostaria de saber onde o sr atende e se e particular ou aceita algum convenio.
    Mais uma duvida:O GESSO DEVE MODELAR O PEZINHO FLEXIONANDO-O PARA CIMA DELICADAMENTE A CADA TROCA?POIS COM AS MASSAGENS EM TODA PERNINHA E NO TENTAO DE AQUILES CONSIGO FLEXIONAR ASO POUQUINHOS PARA CIMA.
    Mais uma vez te agradeco muito.
    Com certesa continuarei acompanhando e indicando seu blog.
    MARIANA DE ARARUAMA

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, informações sobre consultas, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Dr, meu namorado tem os dois pés tortos que segundo ele já foram corrigidos com tratamento. mas, mesmo assim quando ele caminha,fica muito aparente que seus pés ainda são tortos. gostaria de saber se existe a possibilidade de ele caminhar normalmente fazendo uma cirurgia ou algum tipo de tratamento.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia, sugiro que agende consulta medica para analisar o caso e programar o tratamento. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde doutor tenho lesao de medula T10 T11 e fiquei sabendo o mes passado pq nunca fiz tratamento e tenho doze anos de lesao que deu uma deformidade chamada pe equinovaro e necessito cirurgia nao consigo realizar mais nenhuma tarefa do dia a dia pois tenho muitas dores no quadril atras do joelho e meu pe puxa muito chegando a me derrubar da cadeira de rodas e a espasticidade aumentou muito sabe algo que eu possa estarfazendo para pelo menos conseguir fazer tarefas simples como banho e necessidads pois nao tenho recursos para estar fazedo a cirurgia
    Um forte abraço
    Paula Tonelli 1984paulatonelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  66. Olá Doutor. Eu tenho pé torto congênito e hoje tenho 18 anos. Meu problema é que eu tive apenas no pé esquerdo. Ou seja, minha batata da perna é mais fina que da direita.
    Isso me deixa extremamente irritada! Não levo uma vida normal.
    Me privo de saias, vestidos e short. O que eu posso fazer para amenizar ou solucionar isso?
    Silicone seria o ideal?

    Outra dúvida é sobre o pé mesmo. Não consigo usar saltos, não tenho apoio. Também não posso fazer ballet, meu pé não estica. Será que o procedimento foi incorreto?

    Aguardo uma resposta com muita ansiedade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia, você precisa ser examinada em consulta. Pela sua descrição, seu pé tem rigidez articular. Só com consulta ortopédica posso fazer alguma consideração sobre o tratamento. Tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  68. ola doutor boa tarde!meu filho nasceu com um dos pés torto congênito foi operado aos dois anos de idade, usou bota ortopédica dois anos, mas agora o pé dele esta ficando chato e torto o que fazer? não sei mas a quem recorrer me ajude... meu email dilmavni@hotmail.com..

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  70. ola doutor! meu filha tem pé torto congênito e ela já fez duas cirurgia uma ao 2 meses e outra com 10 meses e o médico dela nunca fez uma radiografia do pé dela isso é normal? nós não conformados levamos em outro médico especialista em pediatria e ele disse q todo tratamento dela não tinha adiantado nada e ele quer fazer uma nova cirurgia abrindo todo calcanhar do pé disse que os tendões dela estão atrofiando. me ajude oque fazer? obrigado doutor meu Email é rogersmelo1986@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  71. Meu filho nasceu com pé torto congenito mais agravado no pé esquerdo. Já pesquisei em varios sites e todos mostram q é colocado o gesso ate a coxa do bebe mas no meu filho o medico esta pondo pouco abaixo do joelho isso é correto ou esta errado estou preocupada pois estamos na 10 troca e acho q o pezinho dele deveria estar melhor sendo q na primeira vez q colocamos o gesso deu uma ferida enorme no pe dele q chegou a inchar com 3 dias de uso do gesso por isso tiramos e tivemos q ficar um tempo sem por de novo.

    ResponderExcluir
  72. meu email é amandansac20@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia Amanda, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Dr, meu filho nasceu no dia 04/07/2012 com PTC (pé direito), iniciamos o tratamento no dia 18/09 devido a carencia do convenio. Já fizemos 6 trocas de gesso, e o pé dele está respondendo bem ao tratamento. Ainda não sei se ele fará a cirurgia, todo tratamento é realmente necessario a cirurgia? O ortopedista não está usando o método Ponseti, então meu filho não vai usar a ortose correto? Só o gesso poder ocorrer a correção? Meu email dijane_camargo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  75. hoje meu filho tem oito meses , ele esta usando a órtese , estou vendo que ele esta querendo engatinhar e faz um mes que ele a usa , ele vaai perde a faze de engatinhar ou provavelmente as horas vao ser reduzidas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tempo de uso da órtese, deve respeitar 3 meses diurno e noturno, só retirando para banho. Apos esse período, o uso é noturno por tempo prolongado. Um abraço.

      Excluir
  76. Bom dia. Minha esposa está gravida e no US apontou PTC. Estamos pesquisando e procurando saber mais sobre isto e como reverter o mais rapido.
    Gostariamos de conhecer e conversar com especialistas. Moramos em SP e ainda não temos descobrimos ninguem. Poderia nos ajudar enviando mais informações e indicações de profissionais especializados nesta area?
    Um grande abraço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,parabéns pela gravidez! A imagem ultrassonografica nem sempre corresponde ao pé torto congênito. Existe uma deformidade chamada de pé metatarsovaro em que, só existe deformidade na frente do pé, podendo ser confundido na ultrassonografia, com pé torto congênito. O pé metatarsovaro tem prognóstico melhor quanto a correção, não exigindo cirurgia como uma etapa do tratamento. Portanto, o diagnóstico definitivo, só poderá ser feito, após o nascimento da criança. Caso seja confirmado o pé torto congênito, então, o tratamento deverá ser iniciado, na primeira semana de vida, com o protocolo citado no texto do blog, ou seja, método de Ponseti. Estou a disposição para o tratamento da sua criança, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  77. Olá, boa noite tenho 33 anos fis correção nos dois pés no into Dr Rui,assim gostaria saber se há possibilidade de fazer com que panturrilha seja modelada para engrossar mais as pernas pois as canelas não acompanham parte superior da perna desproporcionando as pernas,gostaria muit saber se há esta possibilidade
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, ainda não existe correção para a circunferência das panturrilhas.
      Um abraço .

      Excluir
  78. boa noite dr mauricio tenho um filho com 08 anos ele nasceu com mielomeningocele ele caminha mais a dra disse que ele prescisa fazer uma cirurgia nos pes o senhor trata de criança com mielo obrigado um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, atendo, indico e realizo as cirurgias em crianças com mielomeningocele e faço todo o acompanhamento pós-operatório. Marque consulta para examinar seu filho. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  79. Olá Doutor!

    Meu primeiro filho nasceu com o pé torto. Gostaria de saber se existe algum tratamento que eu possa fazer para evitar que meu segundo filho nasça com o mesmo problema.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não existe tratamento preventivo do pé torto congênito.
      Um abraço.

      Excluir
  80. Wilson Linha de Açailândia-MA,

    Boa noite Dr Mauricio meu sobrinho nasceu com os dois pés torto, minha região é uma região pouco desenvolvida bem hoje ele estar com 11 anos de idade
    e não fez o tratamento nenhum quando ele nasceu, gostaria de saber se existe tratamento pra essa faixa de idade e se tiver me fale aonde que vou fazer uma campanha pedir ajuda pra encaminhar ele seja aonde for obrigado pela atenção e feliz ano de 2013 abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marque consulta no consultório para indicar e fazer o tratamento adequado. Mesmo nesta idade existem as cirurgias de salvamento para pés tortos inveterados. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  81. OLÁ DR. MAURICIO,
    EU SOU PORTADORA DE PÉS TORTOS VAROS, NASCI NA ROÇA E MEUS PAIS ERAM MUITO POBRES E SEM INFORMAÇÃO. HOJE TENHO 41 ANOS DE IDADE, NÃO TENHO PRECONCEITO, MAS UM SOFRIMENTO TERRIVEL PARA ENCONTRAR UM SAPATO PARA QUE POSSA TER UM POUCO DE CONFORTO, É TÃO DIFICIL ENCONTRAR ALGUEM QUE FAÇA, EU NÃO QUERO SAPATOS PARA CORRIGIR OS PÉS, POR QUE SEI QUE NÃO HÁ MAIS O QUE FAZER, MAS GOSTARIA DE ALGUEM QUE FIZESSE MESMO ARTEZANAL MEUS SAPATOS OU UMA SANDALIA PARA MIM. SE O SENHOR CONHECE ALGUEM, POR FAVOR ME RESPONDA. DESDE JÁ AGRADEÇO, QUE DEUS O ABENÇOE!
    PS. MEU E-MAIL É BIELGUIL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  82. Bom Dia Dr. Mauricio meu filho tem PTC no esquerdo e ele tem 01 e 05 meses, ele começou a andar em 23/12/2012, mas ele não firma o calcanhar no chão e tb não fez a cirurgia de tendão..Ele faz o tratamento desde os 01 mês de vida com gesso e ortese e agora está usando as bota ortopédica.. Gostaria de uma outra opinião se caso é necessário mesmo a cirurgia, pq o médico dele está adiando e a minha pediatra me informou que tenho que insisti na cirurgia de tendão devido seu pé está com a numeração de 21 em e no esquerdo é 19, são duas numerações a menos...o que eu posso fazer é procurar outro ortopedista ou conversar novamente com ele e ver se ele tem outra opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tratamento do pé torto congênito exige o alongamento cirúrgico do tendão de aquiles, para a correção completa do pé. Provavelmente, o pé do seu filho não esta com a correção completa.
      Marque consulta para análise do caso, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. bethtrii@yahoo.com.br21 de janeiro de 2013 às 16:43

      Obrigado por sua resposta, mas moro em São Vicente na Baixada Santista, é um pouco distante, não tenho condições, mas obrigada.
      Um abraço

      Excluir
  83. Bom dia Dr. Maurício. Eu nasci com os pés tortos (congênito), quando pequena usei gesso, palmilha e fiz fisioterapia, mas até os sete anos de idade. Depois disso mudei de cidade e nunca mais retornei 100% aos tratamentos. Alguns médicos já falaram sobre cirurgia, ou somente fisioterapia. Hoje tenho 17 anos e gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer. Já procurei outros especialistas, mas cada um diz algo diferente. Ainda é nítida a minha pisada voltada para dentro e isso afeta meus joelhos, que provavelmente deve afetar o quadril. Gostaria de saber se existe tratamento ainda para minha idade, ou até que tipo de exame eu devo fazer. Desde já, obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta só pode ser respondida em consulta ortopédica. Tel. para marcar (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  84. Boa tarde Dr.Maurício, Sou mãe do Guilherme de 04 anos e 02 meses de idade.
    Desde um mês e 20 dias de nascido iniciou o tratamento de gesso, fez cirurgia do tendão no calcanhar com 03 meses e agora com 04 anos precisou fazer uma cirurgia mais séria! mexeu com nervo e osteotomia nos dois pés,o mais sério foi no esquerdo.

    Uma semana após a cirurgia foi feita a troca de gesso e o curativo pelo medico que fez a cirurgia,porém o médico teve que viajar e deixou por escrito que contando com o dia da cirurgia completando 06 semanas seria retirado o gesso,os pinos e os pontos e depois começaria fisioterapia.
    O problema é que no hospital não ficou nenhum médico especialista em PTC...quando levei meu filho p/ retirar o gesso e os pinos o médico que estava atendendo não sabia de nada do caso dele.
    Falou p/ mim que não sabia quantas sessões iria precisar, mesmo assim passou 30 sessões só p/ voltar a andar e não falou quando ele poderia pisar e não iria pedir para eu voltar pq não poderia me falar nada. Que eu retornasse em maio quando o médico que operou vai voltar de viagem.

    Levei meu filho a um ortopedista que não é especialista em PTC e ele passou 15 sessões de fisioterapia e falou que meu filho só pode pisar quando acabar as sessões e agora eu não sei o que fazer.

    O sr. poderia me dizer a partir de quanto tempo após essa cirurgia ele pode começar a pisar e o que posso fazer até o médico voltar de viagem?

    Tenho medo de recidivar o pé por falta de cuidado correto após a cirurgia.



    ResponderExcluir
  85. Desde já agradeço sua atenção! Peço certa urgência em sua resposta pois estou bastante preocupada e ansiosa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta só pode ser respondida após avaliação do caso e do tipo de cirurgia feita. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  86. Agradeço muito sua atenção Dr. Maurício! Porém sou de Fortaleza-CE e precisamos demais tirar essas dúvidas de pós cirurgia,angustiada e sem saber o que fazer neste momento! Alguém do blog pode me dar uma sugestão de quem procurar ou de como agir aqui em Fortaleza-CE? CRISTIANE PEIXOTO vc é daqui de Fortaleza-CE? Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou sim meu email é cristianepeixoto6@hotmail.com
      facebook: cristianepeixoto

      Excluir
  87. Dr. Mauricio eu tenho um dos pés torto e ja sou adulta. Nunca fui como as outras crianças que corriam felizes, eu caía sempre e elas riam de mim. Meus pais são pessoas simples e quando questionei porque não trataram de mim quando eu era criança, dizem que "foi Deus quem quis assim". Quando criança eu não percebia mas hoje minha panturrilha está atrofiada, a olhos vistos. Será que ainda dá para corrigir? Ou devo me conformar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sugiro que marque consulta para avaliação do seu caso. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  88. Dr: Mauricio tenho um priminho com 3 meses, ele nasceu com os pésinhos assim, os 2, estamos com dificuldade para encontrar um profissional, gostaria muito de sua ajuda, ja o levamos em um ortopedista pediatrico, mas vendo seu blog, fiquei interessada e pensei que pudece nos auxiliar, se puder me responda por e-mail. pollyhaney@hotmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
    2. Dr: Infelizmente a resposta nao foi recebida, somos do Espirito Santo, Queria muito que me ajudace a encontrar um medico por aqui, se puder me indicar. obrigada.

      Excluir
    3. Boa tarde, a criança precisa iniciar o tratamento. Não conheço médicos no Espirito Santo para te indicar. Caso venha ao RJ, estarei a disposição para tratar da criança, tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  89. Dr meu nome é Luciana minha filha tem pé torto congênito bilateral, já fez 4 cirurgias e agora fará mais 2...ela já tem 9 anos, gostaria de saber se tem algum gesso diferente, mais confortável, alguma coisa que mobilize as pernas dela pós cirurgia que incomode menos...obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde, o pós-operatório precisa de gesso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde, meu nome é Priscila estou gestantes de 26 semanas, hoje fiz um ultrasson morfológico e o médico responsável disse que o pé direito da minha bebê estava com um desvio e disse que seria o PTC, estou meio assustada. Há um mês atrás fiz um outro ultrasson e o pés estavam bem alinhados. Minha dúvida é: os pés podem "desalinhar" em um mês? O que aconteceu de fato? Porque não acusou o desvio na ultima ultra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Priscila, parabéns pela gestação.
      O diagnóstico de certeza só pode ser feito após o nascimento da criança. Caso confirme a deformidade, o tratamento é simples e oferece ótimos resultados. Sugiro que marque consulta para exame físico ortopédico da criança recem-nascida. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigada Dr. Maurício! Seu consultório fica no Rio de Janeiro correto? Tenho amigos lá e se o diagnóstico for confirmado, farei uma avaliação ai sim.
      Me surgiu uma dúvida. Sou diabética tipo 1, mas ela está bem controlada e minha hemoglobina glicada está em 6% ( o que é o desejado), a diabétes pode ter influenciado na deformidade? Agradeço desde já sua atenção.

      Excluir
    3. Bom dia, o diabetes não é fator de risco para pé torto.Um abraço.

      Excluir
  92. Bom dia, Dr. Maurício. Meu nome é Tatiane estou com 23 semanas de gestação, fiz a ultrassonografia morfológica e descobri que o meu filho Luis Octávio, tem os 2 pés tortos. Daí então, começamos a buscar informações sobre o assunto. Li que uma das possíveis causas seria a falta de espaço no útero. Sou dentista e trabalho sentada o dia inteiro, trabalho uma média de 10 a 12 horas por dia segunda a sexta e sábado 6 horas. isso pode ter prejudicado a formação ou pode vir a agravar os pés do bebê? Devo trabalhar por menos horas e na posição em pé? Aguardo resposta, descobri seu blog, já me ajudou bastante! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  93. Boa noite por fsvor preciso de ajuda e orientacao..tenho uma bebe de 5 meses ela nasceu com os pes tortos e alem disso ela nasceu com luxacao congenita do joelho o problema dela e muito mais muito raro.Faco tratamento no Hospital Menino Jesus da Bela Vista com os medico dr:Guilherme Bottino e com o dr:Luis Fernando ela ja fez todo processo do gesso e js fez duas cirurgia no tendao do pe agora ela esta usando a ortese de dennis brown junto com suspensorio,pois o outro problema dela e o joelho que nao dobra ja pesquisei na internet e nao tenho nenhuma informacao de algum hospital que ja tratou de crianca com esse problema me ajuda...mande resposta para o meu email tatilucvit@bol.com.br obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  94. bom dia dr. eu tenho 32 anos, nasci com o pé esquerdo virado mas apos cirugia funcionou aparentemente...hoje aos 32 sinto fortes dores no pé e manco muito, tendo dias que tenho que ficar com o pé para cima, sem fala do fato da gozação dos familiares e amigos, o que posso fazer para aliviar esse fardo. meu e mail é aguiar_033@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde Dr Mauricio,meu nome e Débora tenho uma filha que nasceu com os dois pé torto congenito Bi lateral,ela começou a fazer a troca de gesso com 15 dias de vida até 6 meses de idade ai fez a primeira cirurgia ai continuou a fazer troca de gesso até 1 ano,depois começou a usar a ortese e a fazer a fisioterapia até 2 anos de idade,hoje ela vai fazer 4 anos e ainda continua a usar a ortese mais está pisando com a pontas dos pése ja quase ñ quer usar a ortese mais,gostaria de saber se vc atende por plano de saúde,pq ela tem unimed,por favor Dr mauricio me ajuda ja ñ sei mais o que fazer pois o medico que fazia o tratamento dela foi embora da cidade aonde eu moro.mail dc-vieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde Dr. Maurício, me chamo Thássia, meu filho nasceu com o pé esquerdo torto, fui encaminhada pela maternidade a um orto/pediatra, hoje foi a consulta e o gesso foi colocado imediantamente, sem que fosse feito um raio-x e ao colocar o pé dele foi firmado na mesma posição para dentro só que com a sola do pé reta e pé mantido para parte de dentro, minha dúvida é se esses procedimentos são comuns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim está tudo certo. Não se faz raio-x para tratar pé torto e a posição inicial do gesso é essa mesma citada. A coreção vai sendo feita progressivamente a cada troca de gesso. Um abraço e boa semana.

      Excluir
    2. Boa noite Dr. Maurício queria agradecer pela ajuda, agora fiquei bem mais tranquila, gostaria de saber se o sr. conhece e pode me indicar algum especialista nas cidades de Curitiba e Manaus? Estou em processo de mudança e não posso interromper o tratamento. Grata.

      Excluir
    3. Boa noite, não conheço médicos para recomendar. Um abraço.

      Excluir
  97. Dr mauricio serei breve! Meu filho hj esta c 6 anos e nasceu c o pe esquerdo torto! Fez todo o tratamento ponseti! Hj o pe esta otimo anda pula corre faz futsal! Mas a medica falou da necessidade de faEr a transferencia de tendoes! Fomos em 5 medicos no total especialista em pe , pois ficamos receosos c essa cirurgia! 3 falaram para NAO operar e 2 falaram para SIM operar! Gostaria de saber quais as consequencias de nao operar? Ate qtos anos o pe pode vor a recidivar? E um medico receitou uma palmilha para essa leve correcao, qual a sua opiniao para tratamento de leves recidivas para pe torto?
    Obrigada beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, cirurgias complementares para correção de recidivas de pé torto devem ser feitas na presença de prejuízo funcional para a marcha da criança. Isso só pode ser avaliado em consulta médica com exame clínico da deformidade. Sugiro que agende horário para avaliar o caso. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. sua historia é parecida com a minha, meu filho tem seis anos fez tenotomia, fez transferencia de tendão e talvez agora precise de outra é a famosa recidiva...De onde vc é? sou Cristiane peixoto eu participo de um grupode mães no face e no yahoo...cristianepeixoto6@hotmail.com

      Excluir
  98. Oi meu nome é Rondinele eu tenho 21 anos e tenho pé torto congênito que nunca foi tratado, ainda existe tratamento ou cirurgia nessa idade??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, existe, você precisa ser examinado em consulta médica para definir o tipo de cirurgia corretiva. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  99. Meu filho tem 14 anos,operou o pé direito no INTO em fevereiro,após 8 semanas de gesso,com troca de 15 em 15 dias,começou a andar com ajuda muleta,o pé dele ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  100. Tenho um casal amigo que o filho nasceu com o pé boto. O menino usando o aparelho, mas tira-o, existe um modo de segurar o aoarelho para ele não o tirar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, preciso examinar a criança para responder essa pergunta. Sugiro que marque horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  101. Dr.Mauricio, boa tarde...!!!
    Minha esposa esta com 23 semanas de Gestação e ao fazer o segundo Ultrasson Morfológico veio o seguinte diagnóstico: Desvio tibial do pé esquerdo, conferindo o aspecto descrito como "taco de golfe", Pé torto congênito a esquerda.
    Gostaria de saber se o tratamento é similar aos descritos acima e o pq isso nao foi constatado no primeiro Ultrassom Morfológico.
    Moramos em São José dos Campos, o Sr. teria um profissional conceituado assim como o o Sr. para nos indicar aqui nesta região? A especialidade seria Ortopedista Pediatrico?

    Meu email: cleberalexandre@ig.com.br

    Desde já, lhe agradeço!!!

    Otimo Fds para o Sr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  102. Boa noite Dr Mauricio Rangel
    Meu filho nasceu com os dois pés tortos congênitos, fiz o tratamento de ponseti, e ele usou o aparelho durante 4 anos, o pé dele estavam perfeitos, no entanto, tenho percebido que o pé esquerdo dele esta voltando a entortar um pouquinho principalmente a parte do dedão.Vou leva-lo novamente ao médico, mas gostaria de saber se é normal, mesmo depois de 4 anos... Obrigada ( vanilde.moura@gamil.com)

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  104. Boa noite Dr. Mauricio

    Gostaria de saber se você já trabalha com cirurgia de correção de pé grego. Gostaria também de saber se tem algum profissional aqui no estado onde moro, no Espírito Santo.
    Desde já agradeço sua atenção.

    maracoradi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  105. Boa noite Dr. Maurício Rangel
    Eu tenho 15 anos e nasci com PTC no pé direito e queria saber se é normal ele ser mais gordinho, curto e os dedos um pouco virados e o dedão menor em relação ao pé normal? Tem cirurgia para melhorar a aparência e aproxima-lo do normal? Em relação a diferença que é de 3 cm, não tem como aumenta-lo com cirurgia? Pois me chateia muito o fato de não poder usar sapatilhas e ter uma diferença bem visível ao calçar sapatos abertos. E sobre a panturrilha bem mais fina que a do normal é possível iguala-lá com academia? Ou o músculo n responde? Ficarei grata com a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta exige consulta médica para exame físico. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  106. BOA TARDE, MEU FILHO TEM 2 ANOS ELE TEM UMA PERNA CURVADA OS PÉS APOIAM BEM NO CHAO ,QUANDO ELE CORRE OS JOELHOS AS VEZES BATEM .MORAMOS EM ARARANGUA SC
    AQUI TEM POUCOS RECURSOS. LEVEI ELE EM UM CLINICO GERAL ENTÃO ME PEDIU UM RAIO X DOS JOELHOS NO QUAL NÃO TINHA PROBLEMA .ESTOU TENTANDO UMA MARCAÇÃO PELO SUS PARA A CAPITAL ,ESTA NA FILA ESPERANDO DESDE OUTUBRO . BOM QUERIA SABEM SE ESTE TRATAMENTO É CARO E QUANTO TEMPO DEVE SER FEITO APROXIMADAMENTE. AQUI ONDE MORO NÃO TEM ORTOPEDISTA INFANTIL. FICO GRATO PELO ESPAÇO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, difícil dar alguma opinião sobre tratamento em deformidade nao examinada em consulta. Sugiro que agende consulta para que, com exame físico adequado vc possa conhecer o diagnostico e o tratamento. Um abraço.

      Excluir
  107. Dr.Mauricio,
    Tenho PTC bilateral e tenho 32 anos, fui tratado cirurgicamente antes dos 5 anos, até os 28 não sentia absolutamente nada de uns tempos pra cá estou com muitas dores que só passam com antiflamatorios.
    Tem alguma conduta que se deve tomar a partir de determinada idade, fazer alguma cirurgia?
    Não há informação quanto a PTC em adultos. Agradeço desde já.

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, pacientes que foram tratados com cirurgias extensas para correção de pé torto, como as realizadas no passado, frequentemente apresentam rigidez e degeneração articular precoce nos pés, sendo responsável pelas queixas dolorosas intermitentes. Existem cirurgias que visam acabar com a dor e ao mesmo tempo manter a correção do pé adequada na vida adulta. São conhecidas como artrodeses e oferecem bons resultados no quesito analgesia e conforto para o paciente. Sugiro que seja examinado em consulta para analisar seu caso. tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

      Excluir
  108. Olá Dr. Mauricio Rangel
    Tenho PTC unilateral só na perna direita, tenho 16 anos e sou jogador de futebol, nunca me prejudicou, porque já fiz cirurgia pra corrigir aos 3 anos, ela é normal não sinto dores nem nada, mais só que é uma mais fina que a outra e menor que a outra, as vezes eu manco, mais eu queria saber se tem como corrigir, a parte da canela e da panturrilha, porque eu jogo e precisa ser corrigida para ser profissional, tem como corrigir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a diminuição da circunferência da panturrilha e o menor tamanho do pé acometido são problemas residuais ainda sem solução adequada e eficaz. Um abraço.

      Excluir
  109. Boa noite, Doutor.
    Hoje, meu filhinho foi diagnosticado com PTC no pé direito.
    Eu já li bastante, já assisti vários vídeos, mas minha esposa está muito abalada.
    Você aconselharia procurarmos algum médico para conversarmos sobre tratamento, recuperação, etc.?
    Meu filho esta com 7 meses.
    Att.,
    Luiz Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o pé torto congênito precisa ser tratado precocemente. O tratamento deve iniciar na primeira semana de vida da criança. Já com 7 meses de vida, a criança precisa ser tratada imediatamente. Sugiro que marque consulta ortopédica para avaliar a deformidade e iniciar o tratamento. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. "Hoje, meu filhinho foi diagnosticado com PTC no pé direito.
      Eu já li bastante, já assisti vários vídeos, mas minha esposa está muito abalada.
      Você aconselharia procurarmos algum médico para conversarmos sobre tratamento, recuperação, etc.?
      Meu filho esta com 7 meses."

      Perdoe-me, Doutor. Está ainda com 7 meses de gestação. Expressei-me erradamente. Só queria saber se seria necessário procurarmos algum médico para conversarmos sobre tratamento, recuperação, etc., antes do bebê nascer ou esperar que ele nasça.
      Desculpe.

      Att.,
      Luiz Paulo

      Excluir
    3. Bom dia, consulta ortopédica logo após o nascimento. Um abraço.

      Excluir
  110. Boa tarde!

    Doutor minha filha nasceu com Ptc direito e com 17 dias comecei o tratamento no Into. Só que continuo muito abalada e com muitos pontos de interrogação. Como já me foi dito o pé direito sempre será menor que o pezinho normal, mas essa diferença influenciará no tamanho do sapato? Ela andará normal como uma criança que não tem Ptc? Essa diferença quando ela crescer diminuirá visivelmente? Essa diferença da panturrilha e do pezinho poderá atrapalhar em alguma coisa? Essa órtese quando ela passar a usar somente a noite, ela ficará usando até que idade?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você tem múltiplas perguntas que só podem ser respondidas em consulta médica ortopédica. Fica impossível fazer um texto longo sobre essas perguntas via internet. Sugiro que converse com o médico que esta tratando da criança ou agende consulta ortopédica no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  111. Ola Dr. meu filho ja esta na faze do aparelho, um dos pesinhos sempre fica com o calcanhar um pouco levantado isso pode prejudicar o tratamento? como posso proceder? Neste momento ele esta com os pes em corecao total virados para fora, quero saber quando eles comecam a tomar a forma normal da posicao do pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode recidivar o eqüino do pé. A criança precisa ser examinada para saber se o retrope esta realmente corrigido e para a conduta ser definida. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  112. Olá Dr. eu nasci com apenas o pé esquerdo torto e usei gesso quando criança e fiz a operação, mais apos isso nunca mas fiz nenhum tratamento, meu pé não é 100% perfeito, tenho 19 anos e não consigo usar salto pois meu pé não tem aquela curvatura que encaixa dos sapatos altos, será que depois de tanto tempo ainda consigo acertar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, depende do exame físico, mobilidade do pé e aspecto radiográfico das articulações do seu pé. Sugiro que agende consulta ortopédica para avaliação. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  113. Olá , nasci com meus dois pés tortos , fiz uma operação nos dois pés, tenho 12 anos e ultimamente meu pé esquerdo está enchando, e doendo muito,já usei uma tala ultimamente pra ver se melhorava e nada de resultados, alguns medicos dizem que eu posso ter que fazer alguma operação e outros dizem que apenas torci o pé, mas oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a conduta para o tratamento só pode ser definida na consulta ortopédica. Sugiro que agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  114. boa noite Doutor. Eu tenho um filho de 2anos que nasceu com pe esquerdo torto, ta fazendo tratamento, nao foi diagnosticado na gravidez. Estou esperando o segundo filho, e provavel ele nascer com o mesmo problema? e que me preocupa muito!!obrigado
    Meu email: raquel_afonso1991@hotmail.com

    ResponderExcluir
  115. boa tarde dr. eu nasci com ptc, hoje tenho 21 anos eu ja fui no ortopedista e ele me disse que ainda existe soluçao para o meu caso so que eu vou perder os movimentos dos meus pes, isso e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, essa cirurgia é conhecida como artrodese. Usada para salvamento em deformidades inveteradas em adultos. Um abraço.

      Excluir
  116. Boa tarde Dr Maurício!
    Minha filha tem 3 meses e operou Ptc direito. A cirurgia foi um sucesso. Talvez ela terá que usar a órtese com ferro no meio. Geralmente ela é usada a noite, sendo que se ela tiver que usar, será de dia e a noite, até ela começar a andar. Isso não irá atrapalhar nos movimentos, na hora dela começar a engatinhar e andar? Ficarei muito grata pelo esclarecimento, pois estou muito preocupada.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o aparelho precisa ser usado obrigatoriamente diurno e noturno. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  117. Boa tarde! Sim, eu entendi mas a dúvida é se essa órtese implicará nos movimentos para começar a engatinhar e andar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a órtese não atrapalha o desenvolvimento da criança. Um abraço.

      Excluir
  118. Muito obrigada Doutor.

    ResponderExcluir
  119. Dr. Maurício a criança sofre muito durante o tratamento? sempre temos que usar a bota ou em casos mais brandos somente o gesso resolve? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança nao sofre. A maioria dos casos precisa de cirurgia para a completa correção do pé (tenotomia percutanea do Aquiles). A ortese precisa ser usada obrigatoriamente, para manter o pé corrigido, sendo uma parte fundamental do tratamento. Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.


      Excluir
  120. Dr. Maurício Rangel, nossa filha nasceu no dia 08 de Julho deste ano, encontra-se hoje com um mês e 6 dias, percebemos nos dois pezinhos dela uma espécie de carocinho bem saliente, na região do calcanhar, um em cada pé e exatamente na mesma posição, deformando visualmente a região do calcanhar, é molinho e flexível como se fosse um excesso de pele mas com conteúdo, ao apertar ela não expressa reação de dor, já procurei na internet algum caso parecido e não vi nada, a pediatra que freqüentamos também não soube informar nada sobre o assunto, o Sr. conhece algo sobre o assunto ou algum caso parecido ? que tipo de especialista podemos procurar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, isso é chamado de hipertrofia benigna do tecido gorduroso plantar do calcâneo.É comum em algumas crianças e não progressivo. Não atrapalha a criança, não precisa fazer exame de imagem e não precisa de nenhum tratamento. Maiores esclarecimentos, marque consulta ortopédica, tel.(21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  121. Obrigado Dr. Maurício Rangel, infelizmente não poderei marcar uma consulta no momento, pois estamos em Natal-RN, mas caso seja necessário com certeza iremos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde Dr.Maurício meu neném colocou o gesso hj ele está com 10 dias e ele chorou muito da uma impressão que está doendo. eu observei o gesso e não está apertando nem em cima e nem os pezinhos e o médico disse que não dói. Eles choram de incômodo ou de dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, no tratamento do pé torto, a criança chora em todas as trocas de gesso. Vai se acostumando! A criança chora porque nesta idade chora por qualquer motivo. Infelizmente, o tratamento tem essas etapas mas, tem o beneficio de obter a completa correção do pé, desde que, respeitado todas as fases do tratamento de Ponseti. Um abraço.

      Excluir
  123. dorto minha filha tem 14 anos tem pes torto congenito ja fis 2 cirugia mais ja entorto de novo o que faso

    ResponderExcluir