Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crianças Especiais - Cuidados Ortopédicos na Paralisia Cerebral




   O diagnóstico de paralisia cerebral é muito preocupante para a família. Ao contrário do que muitos pensam, não há completa ausência das funções cerebrais, o cérebro não está paralisado - a nomenclatura que é inadequada.

  Trata-se de uma lesão no cérebro imaturo. Geralmente em crianças prematuras, com baixo peso e que ao nascerem (por imaturidade pulmonar) não conseguem oxigenar adequadamente o sistema nervoso central. Frequentemente necessitam de internação prolongada em UTI neonatal.

  Na maioria das vezes, as áreas envolvidas são predominantemente motoras, não havendo prejuízo na inteligência. É lógico que existem também aquelas com lesões graves no cérebro que repercute não só no controle dos movimentos, como também nas funções intelectuais. Existem exceções a regra, e nem toda criança prematura ou de baixo peso apresenta comprometimento motor durante o desenvolvimento.

  A lesão cerebral é estática (não piora), porém o envolvimento articular tende a piorar se não tratado devido à desproporção no crescimento entre ossos normais e músculos espásticos (situação em que os músculos ficam em constante contração, sem relaxamento adequado, tornando-se mais rígidos), crescendo mais lentamente e gerando deformidades articulares.

  O que chama atenção inicial é o atraso no desenvolvimento motor (demora a rolar, não sustenta cabeça, por exemplo), além de ter rigidez nas articulações (músculos espásticos), o que pode ser observado na manipulação diária. Algumas apresentam dificuldade de alimentação, refluxo gástrico, alterações visuais e estrabismo. É neste momento que são encaminhadas para avaliação neurológica e o diagnóstico é estabelecido.

Meu filho é especial?

Será que vai andar?

 São muitas as expectativas dos pais. Neste momento é fundamental iniciar o tratamento multidisciplinar com fisioterapia (motora, respiratória, terapia ocupacional, fono) junto com a ortopedia pediátrica. Isso deveria ser a rotina, mas na prática o que vemos é que por uma série de dificuldades muitas famílias não conseguem ortopedista pediátrico capacitado para atendimento, acompanhamento, indicação de orteses adequadas, aplicação de Botox - quando indicado, e indicação cirúrgica no momento preciso.





COMEÇAM AS BARREIRAS

  A ausência do ortopedista capacitado sobrecarrega o trabalho do fisioterapeuta que, muitas vezes, tem que fazer seu trabalho brilhantemente e ainda indicar orteses. Além disso, quando precisam de opinião médica capacitada, acabam ouvindo de ortopedistas generalistas, que não estão preparados para esta patologia e não se dedicam ao tratamento exclusivo de crianças. Não sabem fazer exame físico adequado de crianças espásticas e com isso começa o conflito de opiniões: um fala uma coisa e o outro fala o oposto,deixando a família perdida e sem saber em quem confiar.

CUIDADOS ORTOPÉDICOS

  Desde o início é importante definir para a família o que é espasticidade e falar sobre o prognóstico do desempenho motor, classificar o grau de comprometimento motor.

O envolvimento é do corpo todo?

Só um lado do corpo é envolvido?

Embora o corpo todo seja envolvido, são os membros inferiores mais graves do que os superiores?

  Avaliar o estágio do desenvolvimento motor e acompanhar a cada consulta. Monitorar o posicionamento das articulações, em especial quadris, pés e coluna vertebral, com exame físico e de imagem.

  A cada consulta deve ser monitorado o grau de movimento das articulações, dando especial atenção aos quadris que, pelo desequilíbrio dos músculos tendem ao deslocamento. Suspeitamos inicialmente pela limitação nos movimentos, algumas vezes dificultando a abertura das pernas para troca de fraldas. Joelhos que não esticam completamente, e pés que ficam fixos para baixo (na ponta), também são motivos de tratamento.

  Naquelas que já iniciaram a marcha, as alterações serão analisadas, algumas vezes necessitando de exame conhecido como laboratório da marcha, onde através de gravação em imagem da criança caminhando podemos definir os problemas e oferecer o melhor tratamento.

  Promover proteção articular necessária com prescrição de orteses adequadas.
Indicar Botox para controle e relaxamento dos músculos mais envolvidos com protocolo de revisão semestral. Promover correção cirúrgica de deformidades em idades adequadas.

  Para o pleno desenvolvimento motor, as crianças espásticas deverão ser submetidas a cirurgias ortopédicas em idades apropriadas. As correções de deformidades em quadris, joelhos e pés, muitas vezes com cirurgias combinadas onde alongamentos tendinosos e cirurgias ósseas são feitas no mesmo momento, são capazes de mudar a historia natural, fazendo com que as crianças caminhem melhor e maiores distâncias, tendo maior independência.

CUIDADO COM “AS ARMADILHAS”

  O acompanhamento ortopédico é pontual. Deve iniciar logo que feito o diagnóstico e continuar regularmente a intervalos predeterminados. São os ortopedistas pediátricos que indicam as orteses adequadas, monitoram o posicionamento das articulações, indicam o momento para aplicação de Botox (para relaxamento dos músculos espásticos), assim prevenindo deformidades articulares e indicam os melhores momentos para a realização da cirurgia. O trabalho do fisioterapeuta é contínuo. A integração desses profissionais, "falando a mesma língua" é que leva ao bom tratamento.

  Exijam isso dos profissionais, não sejam os intermediadores de opiniões, façam com que um profissional converse diretamente com o outro, isso vai determinar o melhor tratamento.

  Não se contentem com os profissionais que definem a criança como cadeirante, sem prognóstico de marcha e que optam por não oferecer nenhum tratamento, sendo negligentes e permitindo que as deformidades piorem cada vez mais, fazendo com que a qualidade de vida da criança e da família seja afetada.

IMPORTANTE

  Sempre invistam em seus filhos, as maiores dificuldades serão superadas. É muito gratificante para as famílias verem seus filhos se desenvolvendo, mesmo com algum atraso. Cada ganho, por menor que seja, é importante.

  É recompensador poder ajudar e participar do trabalho para torná-los independentes para locomoção, comunicação e socialização. Melhorando a qualidade de vida dos nossos pequenos e dando-os independência.

  Portanto papais e mamães, não esqueçam: tenham total confiança em seus fisioterapeutas, eles são fundamentais. Mas tenham também ortopedista capacitado para o tratamento. Permitam que os profissionais se comuniquem, tirem suas dúvidas, percebam se as atitudes médicas estão sendo coerentes. No final a beneficiada será a criança que tanto queremos ajudar.





 Um forte abraço a todos,
Maurício Rangel

22 comentários:

  1. Oi Dr! Sou a autora do vídeo e mãe do lindo menino PC que aparece... cheguei aqui por acaso, mas te agradeço pela postagem! Estou atrás de ortopedista bom e justo e moro no mesmo bairro de seu consultório. Certamente ligarei para mais informações e consulta! Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ficarmos informados com uma visão profissional. Parabéns pelo blog. Sou mãe de uma menina com Paralisia Cerebral e Síndrome de Turner. Abraços !

    ResponderExcluir
  3. oi doutor,q bom q eu achei seu blog,pois estou muito triste pq eu tenho uma filha com pc, ela tem dezeceis anos e tem a coluna muito atrofiada estou desesperada,os medicos dela falam se colocar o colete nela ela vai sofrer muito com dores vão avaliar ela novamente pra ver se vai colocar,doutor tem aguma cirurgia q possa tiar esse desvio?por favor mim responda ja não sei mais o q fazer,obrigada....

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Paulinha,obrigado por acompanhar o blog.Existe cirurgia para corrigir deformidade na coluna vertebral em pacientes com paralisia cerebral(escoliose neuromuscular),permite corrigir a deformidade,posiciona o tronco para sentar adequadamente na cadeira,acaba com a dor e não precisa usar colete.Além disso,em escoliose na paralisia cerebral,coletes não tem benefício.Um abraço.Estou a disposição para atender sua filha.Tel.(21)3264-2232/(21)3264-2239.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Vivo em Lisboa e sou mãe de um menino com atraso motor, tem 22 meses e ainda não anda, faz fisioterapia e hidroterapia. Gostaria de pergutantar-lhe como funcionam os niveis de I, II, III, IV e V na PC. E se é verdade que os meninos nos 2 primeiros níveis embora com ritmo diferente dos ditos "normais" conseguem ter uma recuperação quase completa. conheci 3 crianças que se não fossem os pais a contar ninguem diria que têm Paralisia Cerebral. E fico feliz por vê-los autonomos, inteligentes e felizes. Preocupo-me muito com a situação do meu filho e reconhecer na sociedade crianças de risco que superaram diagnósticos menos positivos da-me mais esperaça. Agradeço resposta. Obrigada

    s. reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a classificação motora funcional na paralisia cerebral tem 5 classes funcionais. As classes 1 e 2 são crianças que tem capacidade de caminhar independente, sem aparelhos, dentro e fora do ambiente domiciliar. A única diferença seria que, na classe 2, ao subirem degraus, precisam do apoio das mãos no corrimão. São crianças com envolvimento motor leve. A classe 3, são crianças que conseguem caminhar sempre com andador ou muletas, distancias menores e são cadeirantes para maiores distancias, geralmente fora do domicilio. As classes 4 e 5 são aquelas crianças com grave envolvimento motor, não tem capacidade de marcha, são cadeirantes, sendo que a diferença esta na classe 4 que consegue ficar em pé com auxilio da fisioterapeuta e na classe 5 há impossibilidade dessa habilidade, além de não conseguirem controle do pescoço . Um abraço . Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  6. Boa noite Dr,
    A minha filha tem equinovaro nos pés e segundo o terceiro exame que foi tumografia computadorizada acusou paralisia cerebral. Graças à Deus tem todos os outros movimentos. Começou a andar aos 2 anos e meio depois os pés ficaram tortos dificultando a marcha até não ficar mais em pé. Em seguida andava com a ajuda de um tutor e de um andador.Dos 4 aos 5 anos andava em um triciclo para se locomover pequenas distâncias. Em outubro de 2011 fez cirurgia nos dois pés . Após a retirada do gesso, o ortopedista indicou um aparelho de polipropileno (tutor) o que melhorou a marcha. Hoje ela faz fisioterapia, mas está com dificuldade para caminhar. Os pés estão ficando novamente tortos e doem ao caminhar. A fisioterapia irá ajudar neste caso ou a minha filha (6 anos) terá que esperar até os 12 ou 13 anos para outra intervenção cirúrgica? De um modo geral o que é mais recomendável?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, para responder sua pergunta preciso examinar sua filha. Sugiro que agende consulta para esclarecimento sobre suas duvidas. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Maurício,boa tarde! Meu nome é Raquel e minha filha de 5 anos é portadora de Diplegia Espática, ela fazia tratamento na ABBR. Hj é só faz acompanhamento fico muito preocupada por com o equilibrio dela e com a rigidez do pé esquerdo dela, já procurei um ortopedista e ele me informou q não tinha nada a fazer e que fisioterapia seria uma tortura sem validade para ela. Gostaria de saber se é válido acompanha-la com fisioterapia e com ortopedista pediatrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Raquel. Sua filha precisa ser examinada por mim para determinar o tratamento. Tel. para marcação de consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e feliz 2013.

      Excluir
  9. Dr. Maurício, Feliz 2013!!! Obrigada pela resposta, estarei marcando a consulta da minha filha no dia 02/01/2013. Raquel

    ResponderExcluir
  10. tenho um filho que tem displagia spastica passaro o botox pra ele mas sem o exame de marcha na unicamp é certo ou errado me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta certo, a indicação do Botox pode ser definida apenas pelo exame físico ortopédico da criança na presença de encurtamentos musculares que sejam redutíveis a posição neutra. Um abraço.

      Excluir
  11. ola Dr Mauricio meu nome é Erica e tenho uma filha de oito anos ela tem pc e ta com atrofia muscular foi indicado o botox mas o o governo estar fornecendo o generico,ela ta presizando muito mas onde ela trata no hospital São zacarias não aplica generico do botox eu queria muito saber quanto fica cada ml de botox para q eu possa saber se ira caber no meu bolso meu email é claradudareis@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, crianças com paralisia cerebral e com 8 anos de idade, geralmente, não tem indicação para Botox. Nesta idade, as deformidades existentes, geralmente, precisam ser corrigidas com cirurgia ortopédica. Sugiro que marque consulta ortopédica para avaliação da criança e indicação do tratamento definitivo adequado. O tel. do consultório é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  12. DR. MAURICIO, TENHO UM FILHO COM 28 ANOS. É UM PC-HIPOTONICO. TEM UM ESCOLIOSE BEM ACENTUADA. HÁ UM MÊS NÃO SUPORTOU O PESO CO CORPO E CAIU. RM FOI TUDO NORMAL. TEM REFLEXO NAS PERNAS, MAS NÃO CONSEGUE FICAR EM PE´. PERGUNTO: PODE SER COMPRESSÃO NA MEDULA, OU SÓ COM FISIOTERAPIA RESOLVE.
    UM ABÇ.´POR FAVOR AGUARDO UMA SUGESTÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao tenho como opinar em um caso que nao examinei e que também nao vi o exame de imagem. Maiores esclarecimentos agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  13. DR. MAURICIO :MUITO BOM ,O SEU BLOG.TENHO UMA FILHA DE 15 ANOS COM PC .[do lado direito do corpo] .TIREI MUITAS DUVIDAS .OBG.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde DR Mauricio eu tenho um filho de 3 anos com pc e conheci um homem q tem uma filha com o mesmo problema e ele me disse q a filha dele faz tratamento com botox q ela tem muitas mudanças boa gostaria de saber se o meu filho teria q fazer esse tratamento e quem tenho q procurar para saber meu nome é edmilson tel 974500599 / 35476957

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança precisa ser examinada por mim no consultório, tel. para agendar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  15. Olá,me chamo karina e tenho um filho de 4 anos com paralisia cerebral e hidrocefalia( já controlada com valvula).Ele já fez 3 aplicações de botox,e vai ter que fazer de novo.Gostaria de saber se faz mau receber tanto botox no organismo,me preocupo com o futuro dele,ele usa ortese o tempo todo,e mesmo assim pisa na ponta do pé e tem marcha cruzada(tesoura),será que vai ser necessario operar? Já que o botox só resolve por cerca de quatro meses.Aguardo uma resposta.Obrigada
    (kasantanpln@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, com relação ao Botox não ha' problema com as aplicações do remédio, desde que, estejam sendo respeitados os intervalos entre as aplicações e as doses de aplicação em cada grupo muscular. Sua ação é temporária e transitória, chegando a um momento em que seu efeito será diminuido, necessitando então da mudança na estratégia de tratamento da espasticidade. Com relação a necessidade de cirurgia, a maioria das crianças precisam ser operadas nas idades adequadas sendo que as indicações devem ser individualizadas para cada caso.Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir