Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Crianças Especiais - O Tratamento deve ter como objetivo ficar em pé e caminhar?



  São muitas as causas que tornam uma criança portadora de necessidades especiais:

- Paralisia cerebral
- Mielomeningocele
- Síndrome de Down
- Autismo
- Artrogripose
- Síndromes genéticas
- Doenças metabólicas
- Distrofias musculares
(entre outras)

  Em alguns casos, apesar de todas as pesquisas diagnósticas, a causa permanece desconhecida. Mas, independente da causa, uma característica comum das nossas queridas crianças especiais é o atraso no desenvolvimento motor e o acometimento musculoesquelético. Algumas, além do comprometimento motor, têm o envolvimento intelectual, mas independente disso, os objetivos do tratamento  não são modificados.

  Quando um ortopedista pediátrico avalia uma criança especial é fundamental que estabeleça com a família um prognóstico do desempenho motor da criança, pois frequentemente isso é um motivo de preocupação dos pais.

Meu filho terá independência para locomoção? 



  Dados como o diagnóstico primário, as patologias associadas e, principalmente, o grau de comprometimento corporal nos permitem dizer qual será a expectativa motora da criança, e com isso traçar um plano de tratamento que priorize as reais necessidades de cada criança.

Como classificar a capacidade motora de cada criança?

  Hoje em dia existe o que chamamos de classificação motora funcional que estabelece o tipo de locomoção da criança levando em consideração o local onde estiver - ou seja, como se desloca no domicílio (5m); como se desloca na escola (50m); como se desloca na comunidade (500m).
Obs. Essa classificação é usada para comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento.

Quais os tipos de marcha existentes?

- As crianças que têm expectativa de caminharem livremente fora do ambiente domiciliar, com ou sem auxilio de aparelhos (conhecidos como órteses, muletas ou andador), são as que têm marcha comunitária.

- As crianças que conseguem caminhar pequenas distâncias em casa, sempre com algum tipo de auxilio - seja de um familiar, apoiando em mobília ou parede - são as que têm marcha domiciliar, conseguindo fazer as transferências da cadeira para outros cômodos, e sendo cadeirantes para maiores distâncias.

- As crianças que só conseguem ficar em pé nas sessões de fisioterapia, com auxilio da profissional, e trocam passos só durante o treinamento fisioterápico exclusivamente, são conhecidas como tendo marcha funcional.

- As crianças que não conseguem qualquer tipo de marcha são as cadeirantes, não andadoras. Geralmente são crianças com envolvimento corporal total e tem pouco controle para sustentar a cabeça.

Qual o objetivo do tratamento ortopédico? 

  A abordagem ortopédica é independente do tipo de marcha previsto.



  O Principal é permitir que as articulações permaneçam bem alinhadas para possibilitar a criança seu desempenho motor dentro da expectativa do seu quadro neurológico. Portanto, articulações que perdem sua amplitude de movimento e deformam impedindo que a criança adote a postura ereta, devem ser corrigidas. Então quadris que não esticam, joelhos que ficam rígidos em flexão e pés que ficam rígidos para baixo (postura chamada equino) ou rígidos para cima (postura chamada de talismo), precisam de tratamento sem o qual será impossível permitir a postura ereta e o treino para deslocamento motor.

  Corrigir deformidades estigmatizantes, não só para a criança como também para sua família. Afinal, independente do quadro motor, por que deixar pés deformados e condena-los a não usarem calçados adequados como todas as outras crianças? Por que deixar que punhos e mãos fiquem deformados grosseiramente, dificultando inclusive o vestuário da criança, uma vez que vestir camisa se torna difícil, além de dificultar a higiene nas pregas da pele. A coluna vertebral também precisa ser tratada e correções de deformidades (escolioses) são fundamentais para manter o equilíbrio do tronco sentado e permitir o bom desenvolvimento respiratório.

  Os quadris são articulações nobres, muito importantes, pois são submetidos a desequilíbrio dos músculos com tendência ao deslocamento e o tratamento preventivo e reconstrutivo é fundamental em manter a pelve nivelada, permitindo a postura ereta. Além de impedir quadros dolorosos, se não tratados, que prejudicam muito a qualidade de vida das nossas crianças. Além disso, contraturas nos quadris dificultam a abertura de pernas para as trocas de fralda e higiene perineal, dificultando muito a vida da criança e dos seus cuidadores.

Porque investir no posicionamento em pé?

São muitos os benefícios:

Melhora na qualidade óssea, impedindo a osteoporose por desuso e diminuindo os riscos de fraturas por trauma de baixa intensidade.

Permitir troca de passos e treino de marcha sempre com fisioterapeuta capacitado

Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória.

Melhora no equilíbrio do tronco.

Melhora na autoestima da criança que consegue se comparar com todas as outras quando consegue ficar em pé.


O ORTOPEDISTA E O FISIOTERAPEUTA

Qual o papel de um, e onde entra o outro? A importância da parceria.

  No início da vida o tratamento fisioterápico é fundamental, permitindo que a criança alcance os marcos do desenvolvimento. Porém, em determinado momento da vida, mesmo com toda fisioterapia regular prescrita, as crianças param de adquirir ganhos motores. Essa é a história natural habitual. Coincide com o surgimento de deformidades articulares fixas que não são vencidas só com a fisioterapia. É nesse momento que as cirurgias ortopédicas têm seu papel fundamental no tratamento. As correções cirúrgicas em múltiplos níveis permitem a criança ter suas contraturas corrigidas e com isso retomar seus ganhos motores. A cirurgia muda a história natural do desempenho motor para melhor. A criança ganha aptidões.

  Cabe ao fisioterapeuta identificar seu limite, reconhecendo até onde vai o seu papel e ser parceiro do cirurgião ortopedista no trabalho multidisciplinar nas indicações, entendendo os benefícios que a cirurgia proporcionará a criança, sabendo que no pós operatório a fisioterapia será retomada com muito mais facilidade.

  O tratamento é longo, os cuidados são constantes e os bons resultados só ocorrem com a combinação de fisioterapia e cirurgia ortopédica nos momentos adequados.

  Invistam em seus filhos, mesmo aqueles cuja expectativa é serem cadeirantes para longas distâncias. Ficar em pé e trocar passos, mesmo em pequenas distâncias, faz diferença e facilita a vida da criança. Tratem, permitam-os crescerem sem deformidades, mantendo suas articulações protegidas, sem dor e bem posicionadas.

  Não se contentem com profissionais que contra-indicam qualquer tratamento só pelo fato de serem crianças cadeirantes. Não percam a esperança. Podemos oferecer MUITO para melhoria da qualidade de vida dos nossos pacientes ESPECIAIS.




  Esta é Ana Carolina, minha paciente que com muito esforço, dedicação e motivação hoje consegue dar seus primeiros passos com auxílio de um andador. O resultado é muito gratificante, não só para a família, como para todos os profissionais envolvidos no tratamento. 


Um abraço a todos,
Dr. Maurício Rangel

12 comentários:

  1. meu filho tanben e uma criança especial mais sou muinto felis eu eo pai amamos muinto

    ResponderExcluir
  2. Dr.Maurício gostei muito do seu esclarecimento, foi realmente o que a nova fisioterapeuta da minha filha falou, minha filha tem paralisia cerebral tem 06 anos de idade e é cadeirante, com o passar dos anos o pé dela foi "entortando" eu nunca a levei em um ortopedista, não tive muita informação, ela fazia tratamento em um centro de reabilitação referência, e eles diziam que isso ia acontecer mesmo que era um comando do cerebro e nunca solicitaram que eu colocasse nem uma ortese no pé dela, nem nenhum outro aparelho, só agora com a nova fisioterapeuta, tive maiores informações ela disse para eu buscar um ortopedista para fazer uma cirurgia no pé para que ela possa colocar minha filha de pé no parapodium, estou buscando um ortopedista pediatrico que atenda pelo SUS pois não tenho condiçoes de arcar com os custos, se o senhor tiver algum colega que possa me dar uma luz ficarei muito grata meu email é (marianaleandro2005@hotmail.com) desde já agradeço Mariana Fernandes.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá doutor Mauricio Rangel, gostei muito do seu blog, e tirei muitas duvidas, meu filho nasceu com mielo, fez a correção no dia seguinte, faz acompahamento no sarah-rio, recentemente descobrimos que ele vai ter que por a valvula e fazer a cirurgia corretiva de medula ancorada, ele nunca fez operação dos pés, ele tem 2 aninhos, e anda de andador é muito esperto é ativo, ama chutar bola, sobe no sofá e faz varias estripulhias, sempre achei necessario fazer operação corretiva dos pés, pois meu filho tem os pés para o alto, ele faz uso da ortese, mas eu nunca fuiaconselhada afazer essa cirurgia, mas acho que se ele já tivesse feito provavelmente já estaria andando, me indicaram o senhor como médico ortopedista, entrarei em contato pra poder marcar, vcs atendem plano de saúde, desde já grata.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Juliana, será um prazer atender sue filho.
    Informações sobre plano de saúde e horários de atendimento, favor conversar com minha secretária. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção Dr.Mauricio, entrei em contato com sua secretaria e ela me informou que vcs só atendem a Amil, o plano de saúde do meu filho é Unimed, vou tentar pagar a consulta, mas confesso que fica salgado, mas pelo menos para uma avaliação vale a pena, tendo em vista que o senhor foi muito bem recomendado,desde já grata.

      Excluir
  6. Dr gostaria que mi informasse onde e se posso usa no meu filho algum coleto para ele pode m,elhorar a portura pois ele tem equilibrio bem melhor com o pescoco mais quando colocamos ele em pe ele da uma desequilibrada pra o lado direito como se a sua coluna fosse quebrada ele da alguns passo com minha ajuyda mais preferi pular e nao se equilibra com a coluna despecando pra o lado direito por favor mi ajude gostaria de marca uma cosulta com o senhor nao tenho condicoes mais se conseguir faco de tudo pra arca com tudo que seja de melhor para meu filho peco que mi madea resposta por email milliaraujo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  7. Boa noite! Sou fisioterapeuta especializada na técnica Cuevas Medek Exercises, inovadora e eficiente no tratamento de crianças!Temos preparado muitas crianças para a marcha, com sucesso!!! Estou À disposição de todos para dúvidas e atendimentos!!! Obrigada!
    ligiaconte@uol.com.br
    www.fisiofeliz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. olá, drº. OCASO DE MINHA FILHA É O SEGUINTE, ELA TEM ENCURTAMENTOS NOS TENDÕES DAS DUAS PERNAS, E VAI APICAR A TOXINA BOTULINICA PARA RELAXAR OS NERVOS, ELA TEM 4 ANINHOS E NUNCA ANDOU, ESTOU NA EXPECTATIVA, ESSE TRATAMENTO SERÁ QUE É GARANTIDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Botox nao relaxa nervos. O remédio promove o relaxamento dos músculos, facilita o trabalho fisioterapico, corrige deformidades, facilita o uso de orteses. Tem ação temporária com duração de 6 meses, precisando ser repetido a intervalos semestrais. Com relação a marcha, o Botox nao faz a criança caminhar. Para a criança caminhar, vários fatores são necessários e devem ser levados em consideração, ou seja, grau de envolvimento neurológico, estagio do desenvolvimento motor da criança, equilíbrio de tronco e cabeça, boa função dos membros superiores para uso de muletas e ter deformidades nos membros inferiores corrigidas. Um abraço.

      Excluir
  9. oi eu queria saber se não tem como serrar a parte q é maior para fik tudo igual?

    ResponderExcluir