Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sinovite Transitória do Quadril



Quadril em observação 



O que é isso?


  A Sinovite Transitória do Quadril é a principal causa de dor no quadril em crianças abaixo de 10 anos. Trata-se de uma inflamação no quadril de causa desconhecida, auto-limitada e não infecciosa. É mais frequente em crianças muito ativas, podendo ocorrer na presença de quadro viral sistêmico, sendo denominado de Sinovite Reativa.

Como se manifesta?

Existem duas formas de apresentação:


- Dor aguda, de inicio abrupto;


- Dor de instalação lenta e progressiva, localizada no quadril propriamente dito ou referida no joelho. Geralmente se manifesta com claudicação (mancar), porém pode ser de forte intensidade, impedindo a criança de caminhar e até dificultado os movimentos para troca de roupa. 


  Importante ressaltar que o estado geral da criança permanece normal. Não apresenta febre, abatimento, perda do apetite.


O que encontramos no exame físico?


  Dor com a mobilidade passiva do quadril, principalmente abdução (abertura da perna). 


  Dado importante: 


- Não há bloqueio da mobilidade, só limitação quando comparado com o lado contra-lateral. 


- Não há sinais inflamatórios locais (inchaço, vermelhidão). 


- A criança geralmente está mancando grosseiramente, podendo inclusive não conseguir caminhar.


Quais as outras causas de dor no quadril nesta idade?

  O principal diagnóstico diferencial é com Artrite Séptica (infecção da articulação). A criança apresenta febre, abatimento, perda do apetite, rigidez (bloqueio do movimento do quadril) e sinais inflamatórios na articulação. Geralmente está com quadro infeccioso agudo em outro local, podendo ou não estar em uso de antibiótico. Trata-se de uma urgência ortopédica.


  É muito importante fazer essa diferenciação porque o tratamento e o prognóstico são completamente diferentes.

Exames de imagem são importantes?


  Sim, a rotina recomendada é realizar radiografia e ultrassonografia do quadril. A radiografia tem como objetivo afastar outras possibilidades de diagnóstico diferencial. A ultrassonografia identifica o aumento de líquido sinovial, bem como a presença ou ausência de grumos.


Quando pedir exames de laboratório?


  Só devem ser solicitados se história e exame físico forem sugestivos de infecção. Sempre em casos de dúvida entre as duas patologias. Os marcadores de inflamação têm papel importante quando elevados, sugerindo causa infecciosa para a dor.


Como tratar?


 O Tratamento é conservador, feito com medicamentos que visam diminuir a inflamação e dor. Recomenda-se repouso relativo da articulação, ou seja, a criança pode caminhar de acordo com a tolerância. Esportes devem ser evitados no período de sintomas. A expectativa, em se tratando de Sinovite, é de melhora progressiva geralmente em 7 dias.


  A criança deve ser observada de perto durante o tratamento. Contato frequente com a família é importante. Surgimento de piora, após o inicio do tratamento, obrigatoriamente deve ser reavaliado, pois, provavelmente, é outro diagnóstico e outras medidas deverão ser tomadas.


Vai deixar sequela?

  Não, o quadro é benigno, com resolução completa dos sintomas, sem nenhum prejuízo a articulação e retorno a marcha normal e prática esportiva sem restrição.


Pode acontecer novamente?

 Sim, algumas crianças podem ter recidiva dos sintomas por mecanismos ainda desconhecidos. A investigação deve ser recomeçada independente do número de episódios prévios.






Um abraço a todos,
Dr. Maurício Rangel

74 comentários:

  1. Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses que foi diagnosticada com Sinovite Transitória do Quadril. O quadro apresenta-se recorrente, com dois episódios agudos, nos dias 20/02 e 04/03, com dores que a impediram de andar. Em exame clínico ainda apresenta limitação no quadril esquerdo. Questiono se a internação para imobilização é o tratamento mais indicado nesse caso? Antecipadamente grato pela atenção. Aníbal

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Anibal,o tratamento da sinovite transitoria nao exige internaçao e nem imobilizaçao.No caso da sua filha, precisa ser afastado outros diagnosticos diferenciais,porque os episodios ocorreram em um intervalo muito pequeno de tempo.Exames de imagem e laboratorio sao indicados para esclarecimento.Um abraço, continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Rangel,
    Meu filho foi diagnosticado com sinovite transitória , o tratamento está sendo feito a base de anti-inflamatórios. O que vem nos preocupando é que esse quadro já se arrasta por 7 dias, sem nenhuma melhora. Minha dúvida é, por quanto tempo pode durar esse quadro?
    Obrigado, Geovane.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Geovane, seu filho precisa ser revisto pois, com o tratamento adequado, se fosse sinovite transitória, já era para ter melhorado. É preciso fazer diagnóstico diferencial com outras patologias que simulam sinovite.Um abraço e boa semana. Tel. para agendamento de consulta (21)3264-2232/ 3264-2239.

    ResponderExcluir
  5. Dr Rangel!
    Há dois meses,meu filho de dois anos estava com sinovite transitoria,mancava, tinha febre e reclamava de dor na barriga, tomou profenid gotas e em uma semana melhorou. Agora é minha filhinha, eles são gemeos e agora foi ela quem apareceu mancando, com febre e reclamando da mesma dor. Levei ao ortopedista e contei, ele disse que era a mesma doença, sinovite transitoria. Ele passou mesmo medicamento e repouso, porém ela é mais ativa e eu nao estou conseguindo faze-la ficar de repouso. A pediatra disse que era hereditário, o ortopedista disse que não, afinal é ou não? Gostaria de saber se tem como evitar ou o que fiz de errado pro meus gemeos terem contraido a mesma sinovite. Apesar de ter visto ele se recuperar estou receosa pq ela nao fica parada e manca mais do que ele, sua febre tb é mais alta. Moro em maceió, o senhor conhece algum ortopedista que possa indicar, senão fosse tao longe iria ao Rio. Obrigada, Thaize!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Sinovite transitória do quadril não é hereditária. O quadro clínico NÃO apresenta febre. Quando a criança tem dor no quadril, manca e tem febre, devemos pensar em outro diagnóstico, sendo a artrite séptica o principal, cujo tratamento é completamente diferente.Não conheço médicos em Maceió para recomendar mas, sugiro que sua filha seja revista porque, ao que me parece, não se trata de sinovite transitória do quadril. Um abraço. Continue aompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Drº Rangel!
    Tenho um filho, hoje com 3a e 8 m, que neste último ano já teve 5 episódios de claudicação que duram de três à cinco dias,ele não refere dor nem deixa de brincar ou correr, mas eu como mãe fico agoniada em vê-lo andando e correndo assim, já levei em três ortopedistas, e o último solicitou novamente RX de quadril e agora tbém exames laboratórias, inclusiva prova reumática, estou anciosa pelos resultados.Com 7 meses foi realizada coleta de sangue na virilha para uma gasometria arterial, (tenho cisma até hoje com este procedimento), pode ter havido algum problema na coleta que hoje resulta neste quadro de claudicação?Se puderes comentar, lhe agradeço.Um abraço, Liane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Liane. A princípio, não há relação entre o procedimento para gasometria e os episódios de claudicação. Existem várias causas para claudicação intermitente, nas crianças de baixa idade. Exame físico da mobilidade articular e os exames complementares de imagem e laboratório ajudam a esclarecer a causa.Um abraço.

      Excluir
  8. Boa tarde!
    Meu filho teve um quadro de Sinovite transitória, hj fazem 8 dias, ele não sente mais dor forte como antes, porém continua mancando, minha dúvida é: Isso é normal, em quanto tempo ele voltará a caminhar normalmente?
    Atenciosamente, Andrea.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, sinovite transitória do quadril causa sintomas, geralmente, 7 a 10 dias. Seu filho precisa ser avaliado para diagnósticos diferenciais, principalmente se os sintomas persistirem após esse prazo referido. Agende consulta para avaliação tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi estou aflita meu filho ta mancando tbm e tem 9 anos e sente dor no quadril tbm e os medisos naõ descobre o que é , será que é sinovite ?

      Excluir
    2. Boa noite, só poderemos saber a causa, se a criança for examinada em consulta ortopédica. Existem diversas causas para dor no quadril nesta idade. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  10. Meu filho tem 3 anos e 5 meses e reclamou de dor no joelho, o pai dele notou que ele está mancando e mudou o andar. Então levamos ele em um ortopedista que disse q poderia ser sinovite e pediu um raio-x da bacia. Fizemos o raio-x e o laudo foi de Epifisiólise Femoral . Ficamos desesperados e levamos para o ortopedista avaliar. Ele disse q nunca tinha visto essa doença numa criança da idade do meu filho e disse para refazer-mos o raiox no pronto baby(Tijuca). Levamos meu filho e após o exame a médica descartou a Epifisiólise e disse que poderia ser a sinovite transitória ou a Legg-Calvé-Perthes. Passou Profenid por 5 dias e mandou voltar lá em uma semana para repetir o exame. Estou muito preocupada e sem saber o q fazer. No raiox dá pra fazer um diagonostico mesmo ou o sr indica algum outro exame mais especifico para descartar a legg e a Epifisiólise? Se for a sinovite mesmo ela vai curar com 1 semana? Esse é o melhor remédio indicado para Sinovite?

    Vi que vc tem consultório no RJ. Como faço pra marcar uma consulta? Atende pela Unimed ou Bradesco?


    Contatos: carvalho.alinebrasil@yahoo.com.br
    8777-3085



    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  11. BOA NOITE DR. MEU FILHO TEM SINTOMAS DE FEBRE DOR NO LADO DIREITO DO QUADRIL E NAO ANDA MAIS, ESTA INTERNADO EM USO DE ANTIBIOTICOS E ANTINFLAMATORIOS, GOSTARIA DE SABER COMO SERA O TRATAMENTO PARA A RECUPERAÇÃO DA PERNA PARA ANDAR NOVAMENTE, JA QUE FOI DIAGNOSTICADA INFECÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se for artrite séptica do quadril, o tratamento exige drenagem cirúrgica do quadril. Um abraço.

      Excluir
    2. bom dia, meu filho terminou os medicamentos no hospital e o periodo em casa ja sao de 15 dias e ele manca muito e nao sei o que fazer ja que os medicos dizem que e assim mesmo, mas a duvida e qual exame dever ser feito pra saber se ele nao foi diagnosticado de maneira errada

      Excluir
    3. Boa tarde, para saber o que está acontecendo com ele preciso examina-lo na consulta. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  12. BOA TARDE DOUTOR!
    MEU FILHO TEM 3 ANOS E 5 MESE E FOI DIAGNOSTICADO HOJE COM SINOVITE INFECCIOSA DO QUADRIL. TENHO MUITAS DUVIDAS COM RELACAO A DOENCA, ELE APRESENTOU FEBRE POR TRES VEZES E ESTA SEM CONSEGUIR SE MOVER, SE VESTIROU DESPIR. ESTOU MUITO ANGUSTIADA COM A SITUAÇÃO. A MEDICA RECEITOU ANTINFLAMATORIOS E REPOUSO ABSOLUTO, POIS SEGUNDO A DOENCA ESTA EM FASE INICIAL. AMANHA VOU LEVA-LO AO ORTOPEDISTA. GOSTARIA DE SABER SE ELE VOLTARA A SER AGITADO COMO ANTES SE VAI PODER CORRER E BRINCAR NORMALMENTE E QUANTO TEMPO DURAM OS SINTOMAS.
    DESDE JA MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, para responder sua pergunta preciso examinar a criança em consulta. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Maurício, boa noite. Meu filho tem 2 anos e 1 mes e apareceu mancando na terça feira passada. Levei ele ontem ao pronto socorro, pois achei que como ja era o terceiro dia, poderia ser algo grave. O ortopedista de plantao nao me falou nada sobre a sinovite, mas como sou curiosa, e, procurando na internet, descobri sobre esse assunto. O ortopedista me receitou iboprufeno e disse para ficar em observaçao. Pergunto: se for um quadro simples de sinovite, em quanto tempo meu filho deve parar de mancar? E quando devo reavaliá-lo? A propósito, ele nao reclamou de dor alguma, nem mesmo no exame do ortopedista. Nossa única preocupaçao é o fato de ele continuar mancando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, supondo ser sinovite transitória do quadril, o quadro se resolve em 7 a 10 dias. Existem diversos diagnósticos diferenciais, um deles seria uma fratura da tibia, de baixa energia, sem desvio, causada por queda da própria altura e que faz a criança mancar, muitas vezes sem dor. Exame físico e de imagem resolvem esse questionamento. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  15. Boa noite Dr, meu filho de 2 anos e 6 meses começou a mancar no Domingo passado, esperei até ontem para ver se melhorava, mas como ele continuou mancando da perna esquerda levei na emergência pediátrica. O médico receitou profenid por dois dias e se não parar mandou voltar para fazer um ultrasson do quadril.
    Alguns dias antes de começar a mancar ele teve febre baixa por dois dias e até hj está um pouco gripado, não tem nenhum hematoma ou inchaço, não reclama de dor só manca, não está abatido e não possui nenhum outro sintoma, mas hj começou a mancar mais.
    O que quero saber é se a sinovite transitória passa 7 dias após a medicação ou seu tempo é de 7 a 10 dias independente de ser medicado ou não. Desculpe se ficou confuso mas estou nervosa. Obrigada pela Atenção. Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a primeira coisa seria confirmar o diagnostico. Isso exige exame físico, de imagem e as vezes laboratório. Existem diagnósticos diferenciais que precisam ser lembrados e afastados. Em se tratando de sinovite transitória do quadril, o tratamento medicamentoso deve ser iniciado e o período para melhora varia de 7 a 10 dias, desde que medicado adequadamente. Um abraço.

      Excluir
  16. Boa tarde, confirmei com o exame de ultrassom e realmente era sinovite, hj ele amanheceu andando normalmente. Obrigada pela atenção. Aline

    ResponderExcluir
  17. Olá Dr, Minha filha de 01 ano e 07 meses começou a mancar há 05 dias, no 2º dia levei ela ao ortopedista que tirou raio x e disse que não era nada, que deveria ser vicio devido o calçado e não passou nenhum medicamento. Como ela continuou mancando, ontem levei em outro ortopedista que não pediu raio x , porém, passou cataflan para ela tomar durante 05 dias, não mencionou nada de sinovite, porém, pela informações em seu blog eu acredito que seja. Ele não mencionou repouso, porém, estou com essa dúvida...A bebê deve ficar em repouso durante o tratamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, existem diversas causas que fazem uma criança mancar nesta idade. O diagnóstico de sinovite depende do exame físico da criança e de exame de imagem confirmando a suspeita. Outros diagnósticos diferenciais devem ser afastados. O tratamento é medicamentoso e exige repouso relativo, ou seja, evitar correr mas, pode caminhar de acordo com a tolerância da criança. Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. boa tarde estou muito preocupada pois meu filho nao apoia o pé direito, QUANDO ESTÁ DANÇANDO O PÉ DIREITO NÃO APOIA NO CHÃO E DE VEZ EM QUANDO FICA MANCANDO, LEVEI ELE AO PEDIATRA E ELA PASSOU UM RAIO X DO QUADRIL ENTÃO ESTOU MUITO PREOCUPADA POR FAVOR PRECISO DE ORIENTAÇÃO SERÁ QUE É PRECISO LEVAR MEU FILHO AO ORTOPEDISTA O QUE EU FAÇO?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque uma consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  20. Boa Noite! Minha filha tem 3 anos e 11 meses, e desde o dia 15/05/13 está mancando quando anda da perna esquerda ( acho q o joelho está um pouco rígido ), porém ñ reclama de nenhuma dor, então no dia 20/05/13 a levei ao ortopedista, ele passou Raio X do joelho e do quadril e fez vários exames manuais.O Ortopedista deu como diagnostico Sinovite Transitória do Quadril Esquerdo e como medicação "Dipirona",ñ entendi o porque do remédio, pois minha filha ñ sente nenhuma dor. Moro em Niterói e o plano marcou uma consulta p/ o Hosp. das Crianças-Pronto Baby( Tijuca, dia 04/06), eu acho q ela está marcada p/ o senhor. Será q devo esperar tanto tempo? O que devo fazer? Abraços, Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sugiro que marque consulta no meu consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  21. Dr !Boa tarde
    Minha Filha começou a mancar O PÉ DIREITO dia 10 de maio e levei no médico dia 12 ela fez RX E NÃO APARECEU nada, pediu para dar ibuprofeno, voltei a levar em outro médico dia 14 de maio o mesmo fez RX E RECEITOU alivium - ok paramos o ibuprofeno e começamos a dar alivium e ela continuava chorando voltamos novamente no médico ele solicitou uma ecografia - fez e nada apareceu- pediu para dar BIOFENAC e aguardar estou desesperada falam que é inflamatório- mas nada específico...por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque uma consulta para avaliação e tratamento, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  22. DOUTOR MAURICIO, minha filha teve sinovite no quadril ficou seis dias sem anda e ficou internada e fico mancando um tempo ai melhorou ,ja faz dois anos e agora ela ta reclamando um pouco ,que esta doendo os dois lado do quadril, gostaria de saber se a sinovite sempre volta , por favor me ajude sou de sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, existem outras causas de dor no quadril nas crianças. O diagnostico correto necessita de exame físico, exame de imagem. Um abraço.

      Excluir
  23. boa noite ,meu filho tem 3 anos bateu o joelho em uma cadeira ,ficou mancando e depois de 3 dias só ficava com aperna fechada sem estirar ,passou mais tres dias sem andar,fiz todos os exames que o ortopedista passou mas não deu nada,ele tomou predsim e agora ja consegue andar,mas continua mancando ,estou preocupada,que tipo de tratamento posso fazer ?Me ajude doutor.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, existem diversas causas para uma criança desta idade mancar, inclusive causas reumatológicas como a artrite reumatoide juvenil ou artrite idiopatica juvenil (AIJ). Sugiro que continue a ivestigacao e que seja avaliada por reumatologista pediátrico. Um abraço.

      Excluir
  24. Doutor moro em Guarulhos São Paulo. Meu filho tá com uma gripe muito forte e com dor. Foi feito o exame CPK e deu alto 670,7! então doutor o médico disse pra ele ficar em casa de repouso tomando dipirona. Então to preocupada disse que era sinuvite viral, mas ele tá sem andar... to com medo não consegue apoiar nem uma das pernas com dor.

    ResponderExcluir
  25. Doutor, meu sobrinho faz escolinha de futebol e no final de abril começou a mancar e sentir dores no quadril. Ficou quase todo o mês de maio sem frequentar as aulas de futebol e fez uma ressonância que apontou sinovite, mas como não estava sentindo mais nada voltou, por recomendação médica ,ao futebol no final de maio. Ocorre que, no domingo dia 09/06, após ter brincado no sábado em um pula-pula, voltou a mancar e a sentir dor, o que hoje, dia 19/06, já não ocorre mais. Gostaria de saber se é normal ele voltar a ter os mesmos sintomas em um intervalo curto, se ele pode retornar a prática do futebol e se é recomendável a investigação de outro diagnóstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, precisa ser reavaliado em consulta médica ortopédica para afastar outras possibilidades diagnósticas. Sugiro que agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. um abraço.

      Excluir
  26. Boa noite !! Meu filho de 2 anos e 4 meses a 15 dias começou a mancar , só que uma semana pra cá começou a mancar com mais intensidade levei ao ortopedista ele pediu uma raio x e a nada deu então o medico disse que era uma sinovite ele receitou um anti-inflamatório e já é o quinto dia que ele está tomando o medicamento e não apresenta nenhuma melhora.Não sei o que faço estou preocupada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança precisa ser reavaliada em consulta ortopédica para exame físico e diagnósticos diferenciais sejam afastados com novos exames complementares. Tel. para marcar consulta (21). 3264-2232/ (21) 3263-2239. Um abraço.

      Excluir
  27. Boa Noite Doutor Rangel Meu Filho Teve Sinovite Transitoria no Quadril Ele Fez Exames e Graças a Deus Ele Já Esta Bem ,é Ele Gostaria De Saber Quando Ele Poderia Jogar Futebol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, depende do exame físico articular do quadril e do grau de mobilidade articular após o quadro doloroso. Sugiro que seja examinado em consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  28. Ola Doutor!!
    Minha filha ja foi avaliada e recebeu diagnstico de sinovite. Foi receitado a ela BIOFENAC 18 gotas de 8 em 8 horas ela tem 2 anos e 7 meses e pesa 15 kilos.
    Li q esse medicamento e forte, estou preocupada.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o tratamento de sinovite do quadril exige medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Existem diversos no mercado farmacêutico e, o tipo de medicamento usado, fica a critério de cada profissional de saúde que prescreve e que tem responsabilidade ética com a sua prescrição. Sugiro que retorne ao médico que fez a prescrição e esclareça suas dúvidas. Um abraço.

      Excluir
  29. Tatiana Gomes- Minha filha foi diagnosticada com sinovite, quantos dias pode durar, ela ja foi em dois médicos e pediram para aguardar até dia 30. A sinovite pode demorar mesmo 15 dias, não aguento mais ver minha filha mancando.
    Meu e-mail é tatydsg@hotmail.com
    Moro em Bonsucesso/ RJ
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, habitualmente o quadro dura 7 a 10 dias, desde que medicada adequadamente. Persistência de sintomas por período maior deve sugerir diagnósticos diferenciais que precisam ser avaliados em consulta ortopédica. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  30. Bom dia Doutor,

    Meu filho tem 7 anos e ja teve 2 episódios de sinovite transitoria qundo com 4 e depois com 5 anos. Quinta feira ele reclamou de dor na coxa e começou a mancar. Na sexta a dor estava pior e eu dei alivium (sexta a noite e sabado de manha) a dor cedeu e eu nao dei mais o analgesico, hoje, domingo de manhã a dor voltou, pode ser mesmo a sinosite novamente? Ele passou cerca de dois meses com infecçao nas vias aéreas... Obrigada
    Julia Rocha
    julia@gmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, precisa ser examinado em consulta ortopédica porque existem diversas outras causas para essa queixa. Nao podemos pensar só em sinovite. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  31. Dr. Minha filha tem 7 anos e foi dormir bem na quarta feira dia 18 de setembro e na quinta pela manha amanheceu mancando e com o quadril um pouco de lado. SEM DOR... fomos imediatamente ao ortopedista, este fez exames de escalometria, coluna de frente e lateral... tudo e nao deu nada... disse que nao viu nenhuma inflamação.... nada!!! Mas ela continua andando meio torta... nao está mais mancando, mas está meio de lado... Liguei para outro ortopedista, de Salvador, a cidade onde morávamos e ele disse que podia ser Sinuvite Transitória... Mas isso seria possivel, sem dor??? E ela poderia ter este sintoma?? de andar meio de lado??? Do dia para a noite??? Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando.... ele suspeitou de uma provável escoliose... mas não foi confirmada em Raio X e escalometria... ela tem a diferença de 8 milímetros de um perninha pra outra, o que ele disse ser irrelevante... mas o mais intrigante é que isso aconteceu da noite para o dia... como se o quadril do lado esquerdo estivesse mais alto que do outro lado... mas nada foi visto no raio x de quadril. o ombro tambem parece estar mais alto do lado esquerdo, quando ela anda.

      Excluir
    2. Não posso marcar uma consulta com o sr., Dr. Pois estou em Vitoria da Conquista, Bahia. Infelizmente... só preciso de uma Luz!!!

      Excluir
    3. Boa noite, infelizmente é impossível falar alguma coisa através de um relato pela internet. A criança precisa de avaliação médica com exame físico para saber dados como: Qual o movimento passivo articular do quadril? Existe contratura em flexo do quadril? A manobra de hiperextensão do quadril desencadeia algum sintoma? Há obliquidade pélvica? A palpação da articulação sacroilíaca desencadeia sintomas? Novos exames complementares de imagem, para esclarecimento diagnóstico, devem ser solicitados. Só posso emitir alguma opinião profissional se examinar a criança e saber todos esses dados citados. Como você não pode vir ao RJ, infelizmente, qualquer coisa que fale aqui, seria apenas especulação e não serviria para nenhum fim. Um abraço.

      Excluir
  32. DR. meu filho esta com infecção , sinovite transitórcia do quadril e tomando cataflam, mas ainda esta mancando muito , eu queria saber, se este antibiótico resolve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sinovite transitória do quadril nao e uma infecção. Esse medicamento usado nao e antibiótico. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  33. Dr. Maurício, minha filha, de 1 ano e 4 meses, começou a mancar há 20 dias. Levei ela no pronto socorro aqui de Aracajú no mesmo dia e ela foi diagnosticada com ST. Ocorre que ela piorou drasticamente depois de 10 dias, e levei ela em outro ortopedista-pediatra da cidade, o qual solicitou exames de sangue e ultrasonografia, além de ter receitado Profenid. Há 3 dias voltamos ao médico para levar os resultados dos exames: a UG mostrou inflamação no processo sinovial, assim como o exame de sangue, com VHS de 51mm, mas mesmo depois de 7 dias de tratamento com Profenid (3x ao dia), ela não melhorou. Agora não anda mais, apenas se segurando nas coisas; ou então engatinha. Agora o médico receitou Predisim, e hoje é o segundo dia do tratamento, mas ela não mostra absolutamente nenhuma melhora! Estou aos prantos, desesperada, em ver minha pequena bebê sem conseguir andar... Minha dúvida é: já que não há quadro de infecção (verificado pelo PCR e pela ausência de sintomas, como febre), o senhor teria alguma ideia de outro diagnóstico? O médico solicitou ressonância magnética caso o tratamento com o Predisim não desse resultado, mas o senhor teria alguma ideia do que poderia estar fazendo a minha filhinha parar de andar? Lesão no osso ou no músculo? Mas como se trataria isso? Teria alguma sequela?

    Uma mãe desesperada,
    Mirian Watts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, precisa pensar em artrite idiopatica juvenil (AIJ), patologia também conhecida como artrite reumatoide juvenil monoarticular. A forma de tratamento só pode ser conversado em consulta ortopédica e nao na internet. Atenciosamente.

      Excluir
    2. Atualizando:
      Minha filha foi diagnosticada com osteomielite hematogenica subaguda. Precisou passar por cirugia para limpeza da área (fêmur) e agora está recebendo tratamento com antibiótico. Foram 22 dias internada recebendo endovenoso e hoje é o primeiro dia de antibiótico oral. Já estamos em casa, graças a Deus.

      Excluir
  34. DR.MINHA FILHA TEM 12 ANOS E ESTÁ COM SINOVITE NO QUADRIL, EU JÁ LEVEI AO MÉDICO ELE A MEDICOU COM ANTI INFLAMATÓRIO E COMPRESSA MORNA, ELA CONTINUA MANCADO POUCO MAS CONTINUA, O QUE DEVO FAZER? TENHO MEDO DELA NÃO VOLTAR ANDAR NORMAL POIS JÁ TEM 10 DIAS.OBRIGADO ESPERO SUA RESPOSTA .

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, dor no quadril nesta idade geralmente não é devido a sinovite. A principal causa é conhecida como epifisiólise. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  36. DR. boa noite , mas eu a levei ao medico e ele pediu uma ultrassom e constatou uma sinovite transitória no quadril, e ele medicou com o anti inflamatório ibuprofeno e fisio terapia ,e mais nada.por isso estou preocupada .obrigada e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, como citado anteriormente,para ouvir minha opinião médica a respeito, somente em consulta ortopédica para exame fisico e avaliação da imagens. Não tem cabimento ficar fazendo comentários sobre consulta médica feita por outro profissional, via internet. Tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  37. Dr. Rangel, bom dia! Meu filho tem 4 anos e ontem começou a mancar sem motivo aparente. Não reclama de dor (diz inclusive que não está doendo), mas está com dificuldade de se apoiar em uma das pernas, e de coisas simples, como subir um degrau por exemplo. Também está caindo com frequência quando se apoia na perna afetada. O médico o diagnosticou com Sinovite Transitória, porém ele não sente dor nenhuma. Estamos preocupados com isso pois ele não apresenta nenhum outro sintoma, apenas manca..

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Dr Mauricio,
    Meu filho tem 1 ano e 6 meses e começou a mancar de repente ja faz 6 dias, as vezes reclama de dor.
    Levamos ele ao PS e o ortopedista solicitou um ultrasson e RX do quadril, mas ele me disse que não apresentou nada no exame. Então ele suspeita de Sinovite, mas nestes exames tem como comprovar que é sinovite? Viviane - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, algumas vezes sim mas, pode ser necessário outro exames complementares caso esses nao esclareçam completamente a causa da claudicação. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  39. Boa noite Dr. Maurício Rangel!
    A minha filha tem 4 anos e 6 meses.
    Há 3 dias que ela está com dores no joelho esquerdo. Ao se levantar da cama andou descalço pelo mosaico. Passados poucos minutos começou a chorar porque lhe doía fortemente o joelho esquerdo. Depois a dor tornou-se menos intensa. A sua mãe deu-lhe banho e depois ela foi para o jardim, mas mancando. E ela continua andando coxo até hoje, 3 dias depois. Contudo, ontem fomos ao medico, e logo este, ao diagnosticá-la, disse q uma perna está mais longa do que a outra. Ele mandou fazer 3 chapas de Raio X, sendo duas de pernas juntas e uma terceira da coluna vertebral, sendo de pé. O médico que a observou é um pediatra excelente que nos aconselhou marcar uma consulta com um ortopedista. Mas aqui leva meses e mais meses para se obter uma consulta. Eu e a sua mãe estamos tristes e desesperados, Doutor. O que tem a nossa filha? O que fazemos? A que profissional dirigir?
    Com sentimento de mais alta estima,
    Queira, Sr. Doutor, receber os meus antecipados agradecimentos.
    O meu Email é : jcostavaz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para saber o diagnóstico, a criança precisa ser avaliada por mim, em consulta ortopédica, com exame físico e avaliação com imagens. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  40. Boa tarde, Dr.
    Minha afilha de 1 ano e 2 meses, começou a mancar da perna esquerda, ja fazem 3 dias, mas nao sente dor, nao esta com ematoma, só consegue colocar andar na ponta de pé e quando está parada em pé tb. só fica na ponta do pe.
    Fiz raio-x, do tornozelo e nao apareceu nada, o medico disse que nao era nada.
    Mas estou muito preocupada, com o que pode ser.
    Pode me ajudar, por favor?
    Obrigada!
    MAriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao tenho como te ajudar, pela internet. Existem diversas causas para essa queixa apresentada. Para te ajudar, preciso examinar a criança em consulta ortopédica com exame físico e avaliação de exames de imagem. Tel. para agendar horário no consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  41. Boa noite. Tenho uma filha de 3 anos e 5 meses, a 20 dias ela mancou um dia inteiro ficamos observando mas no outro dia passou. Na quarta feira da semana trazada voltou a mancar e passou duas noites chorando falando que estava com dor, a levamos no pediatra na sexta dia 23/05, ele fez exames clínicos pediu raio x e ultrassom do quadril, disse que precisava deste exames para dar o diagnostico mas falou que poderia ser sinovite. Receitou nimesulida. Ela estava bem melhor mas sexta a noite ela voltou a mancar e sábado ela parou de andar e hoje continua assim, sendo que a medicação acaba só amanhã estamos muito preocupados. Na nossa região está muito difícil de conseguir fazer o ultrassom só tem vaga para dia 10 junho, o que acha que devemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não tenho como opinar através de internet, blog, e-mail, em caso que não foi examinado por mim. De qualquer forma a criança precisa passar por um exame físico ortopédico específico e ser avaliada com exames de imagem. Existem diversas causas para claudicação nesta idade. Maiores esclarecimentos somente e exclusivamente, em consulta ortopédica presencial com a criança e seus cuidadores. Tel. para agendar hoirário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  42. Boa tarde doutor,

    Minha filha de 1 ano e 8 meses começou a mancar da perna direita e no dia seguinte já não tinha firmeza na perna, dava uns 3 passos e sentava. Levamos ela no hospital e o médico disse que pode ser sinovite, já que o raio-x não apresentou nada errado e o exame de sangue mostrou que não se trata de bactéria. Minha preocupação é que seja um problema mais grave, já que ela não sente dor nenhuma, apenas não anda. Existe sinovite sem dor?

    Obrigado,

    Everton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a sinovite na maioria das vezes cursa com dor no quadril, limitação na mobilidade de variados graus. O exame físico articular, feito na consulta ortopédica, e muito importante para essa suspeita. Sua filha precisa ser melhor investigada pois, nesta idade, existem diversas possibilidades diagnosticas para a claudicação.maiores esclarecimentos, somente e exclusivamente em consulta presencial, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir