Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 10 de março de 2012

Pernas Tortas – Raquitismo


Tudo que os pais devem saber


  Raquitismo é uma doença do metabolismo com diminuição da mineralização do osso no esqueleto em crescimento. Clinicamente se manifesta através de deformidades, dor nos membros inferiores e baixa estatura.

Como ocorre?


  A saúde do osso depende de níveis sanguíneos adequados de cálcio, fosfato e vitamina D. A vitamina D existe na pele em forma inativa. A exposição adequada ao sol faz com que ela, existente na pele, seja transformada em formas ativas para exercer sua função.

Qual a função da vitamina D?


  Permitir que o organismo absorva o cálcio e fosfato dos alimentos, permitindo com isso a mineralização adequada dos ossos.

  O aleitamento materno exclusivo, nos primeiros 6 meses de vida, garantem a criança suas necessidades nutricionais. Após esse período são introduzidos outros alimentos na dieta da criança.

  Desde 1920, os leites industrializados são enriquecidos com vitamina D, garantido assim um bom aporte dessa vitamina. Isto praticamente erradicou, no nosso meio, o Raquitismo Carencial.

  Pelo exposto acima, podemos concluir que para o bom funcionamento do esqueleto é necessário alimentação adequada e exposição ao sol seguindo as orientações do pediatra.


Fatores de risco para o Raquitismo:
- Alergia ao leite e derivados;
- Intolerância a lactose;
- Não exposição ao sol;
- Raça negra obs. O excesso de melanina da pele, dificulta a transformação das formas inativas de vitamina D em formas ativas. Por isso que, indivíduos de raça negra, necessitam de mais tempo de exposição ao sol do que individuos de raça branca,para obterem os mesmos níveis ativos de vitamina D.

Os protetores solares interferem com o metabolismo da vitamina D?


  Estudos revelam que os protetores solares não interferem significativamente na conversão de formas ativas da vitamina D, desde que a nutrição da criança seja adequada.

Manifestações clínicas:

- Baixa estatura;

- Alinhamento dos membros inferiores, não compatível com a idade;

- Deformidades acentuadas nos membros inferiores (Geno Varo - pernas arqueadas, ou Geno Valgo - pernas em "tesourinha");


- Dor nos membros inferiores;

- Alargamento dos punhos;

- Deformidades torácicas com alargamento das articulações entre costelas e o osso externo, conhecido como rosário raquítico;

O Ortopedista e o Raquitismo:

  O Raquitismo é um dos diagnósticos diferenciais quando estamos diante de uma criança com mal alinhamento dos membros inferiores que não corresponde ao esperado para a idade.

  O Raquitismo Carencial, por deficiência de vitamina D, praticamente esta erradicado, porém entra no diagnóstico diferencial em situações especiais.
 Além deste, existe também o Raquitismo Resistente a vitamina D, onde a doença está no rim levando a perda urinária de fosfato, com consequente comprometimento da mineralização óssea.

 O diagnóstico de Raquitismo não pode ser feito só porque a criança tem Geno Varo (pernas arqueadas) ou Geno Valgo (joelhos em tesourinha). O diagnóstico depende de uma combinação de fatores clínicos, laboratoriais e radiológico.


 A suspeita diagnóstica geralmente é feita pelo pediatra que acompanha a criança, pela evidente presença de deformidades associado à dificuldade no ganho de estatura.

  As crianças são encaminhadas para o ortopedista com o diagnóstico feito e o tratamento medicamentoso já em andamento.

O Papel do Ortopedista:

  Cabe ao ortopedista tratar das deformidades nos membros inferiores. Geralmente são severas, levam a dor e dificuldade nas atividades diárias como correr, pular e fazer esportes.

 Importante mencionar que a maioria das deformidades nos membros em crianças são temporárias e fisiológicas, tendo correção espontânea progressiva, sendo conhecidas como Geno Varo e Valgo Fisiológico. Portanto, não devem ser tratadas com reposição de vitamina D indiscriminada, como vejo com frequência no dia a dia.

O que não fazer:

- Aparelhos de plástico, corretivos, para uso noturno, conhecidos como órteses, não tem lugar para o tratamento. São contra-indicados;
- Botas ortopédicas não têm função;
- Gessos sucessivos corretivos não funcionam;
- Fisioterapia não corrige deformidades (neste caso);
- Palmilhas também são contra-indicadas.

  O Raquitismo Carencial, geralmente acomete idades entre 6 meses e 3 anos, responde bem a terapia medicamentosa, prescrita pelo pediatra, com correção progressiva das deformidades.


  Raquitismo Resistente a vitamina D, não responde no quesito deformidades, só com terapia medicamentosa. A correção é feita com cirurgia ortopédica, pela técnica do crescimento guiado, conhecida como Epifisiodese, desde que as regiões de crescimento permitam. Após a maturidade esquelética, a correção passa a ser feita com cirurgias ósseas, conhecidas como Osteotomias.


Um abraço a todos,
Dr. Maurício Rangel

2 comentários:

  1. Olá mauricio td bem eu sou a Delyane e gostaria que vc me tirasse uam dúvida, eu tenho Geno Valgo e gostari a de saber se a cirurgia que corrige esse defeito é muito perigosa pois to querendo faze-lá esse ano porem estou com muito medo, e se demora muito a recuperação? Desde já eu te agradeço Deliane ferreira. se puder manda p mim por email, Delyanegt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delyane! Estava passeando por esta página e vi seu comentário. Passei por esta cirurgia há mais de 10 anos, e fiquei super bem. Tive que ser paciente, pois a recuperação foi um pouco lenta, mas não foi ruim. Cada dia é uma novidade, e ver as perninhas retinhas é tão gostoso. Uma delas ficou com um desvio bem pequeno, só eu que reparo, e as cicatrizes ficaram tão clarinhas que são quase imperceptíveis. Pra sair as vezes passo um pouco de base por cima, e voilá! Nem dá pra ver. Pra mim, valeu a pena ter feito, pois eu sentia dificuldades pra andar, e doia bastante, fora que também estava machucando meus pés. Meus sapatos gastavam a sola só de um lado, e eu nem pensava em usar saltinho, nem de final de semana. Depois, aos poucos as coisas foram mudando. A pele cicatrizou, as dores foram diminuindo, e depois da recuperação, meu andar ficou mais gracioso, porque antes eu parecia uma pata, rsrs. Até arrisco uns saltos altos pra passear, mas sempre com moderação. No meu caso, foi ótimo ter realizado a cirurgia. Fiz nos dois membros de uma vez só. Desejo boa sorte, e que você fique tão feliz com a cirurgia quanto eu fiquei! Abraços!!!

      Excluir