Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 7 de abril de 2012

Jovens que estalam os quadris

Dúvidas Frequentes



  Algumas crianças apresentam estalido audível quando realizam os movimentos com os quadris. Esses estalos podem ser voluntários e realizados sempre que solicitado ou surgir involuntariamante,durante as atividades diárias e esportes. 

  Muitas vezes não estão associados a dor, porém, eventualmente pode ser sintomático.  
  Todos que convivem com a criança ficam preocupados e procuram ajuda médica.
O Quadril em Ressalto


  É a denominaçao médica para o popularmente conhecido estalo do quadril.


Por que acontece?

  Ocorre devido a um atrito entre os músculos ao redor do quadril e as estruturas ósseas vizinhas normais. Não há predileção por sexo ou idade. Não é provocado por nenhuma atividade física específica. Geralmente, não está relacionado com instabilidade do quadril,ou seja,os estalos não ocorrem porque o quadril sai e volta para o lugar.

Como é o exame físico?








  Geralmente o exame físico é inespecífico. Encontramos o quadril com mobilidade livre em todos os planos, sem dor e na maioria das vezes não conseguimos reproduzir o estalido com as manobras físicas, porém,alguns testes especiais podem precipitar o estalido.Manobras que testam a estabilidade do quadril são negativas, 

  A marcha é absolutamente normal e não há desigualdade no comprimento dos membros inferiores.

O diagnóstico diferencial





  A patologia que precisa ser afastada é a displasia do quadril,ou seja, situação em que o quadril é instável e sai parcialmente da posição com reposicionamento espontâneo. Nesses casos, a história e exame físico são diferentes. Geralmente há distúrbio da marcha (a criança manca), dor e, ao exame físico, observamos diminuição dos movimentos e, as manobras para instabilidade são positivas. 

  Trata-se de patologia grave cujo tratamento é muito importante para recuperar a marcha adequada e sobrevida do quadril.

Os exames de imagem.

 O diagnóstico do quadril em ressalto é clínico, com história e exame físico.Costumamos solicitar radiografia simples para analisar  todos os parâmetros ósseos da articulação, principalmente, para afastar diagnósticos diferenciais.
 

No caso de displasia do quadril, o exame de imagem será alterado.

Tratamento





  No quadril em ressalto, com estalos sem dor e exame de imagem normal, precisamos tranquilizar os pais pois, tem evolução benigna, com prognóstico para resolução progressiva, na maioria dos casos. 

  Os casos com sintomas dolorosos devem ser tratados inicialmente de forma conservadora com analgésicos e medidas fisioterápicas de alongamento muscular. 

  Persistência de sintomas, mesmo com tratamento conservador,com impedimento para as atividades esportivas, devem ser tratados com cirurgia ortopédica. 

  Quando o diagnóstico é de displasia do quadril, o tratamento precoce com cirurgia para restabelecer os parâmetros normais da articulação é o único tratamento existente.

  Portanto, quadril em ressalto é uma patologia com evolução benigna na maioria dos casos, porém, necessita de boa avaliação clínica para afastar diagnósticos diferencias de pior prognóstico.


Um abraço a todos
Dr. Mauricio Rangel

6 comentários:

  1. Boas Dr. Mauricio, desde ja quero felicita-lo pelo tema que abordou aqui. A minha namorada tem síndrome do estalido externo nas duas pernas, eu gostaria de saber quais são os tratamentos a fazer e qual é a probabilidade do caso se agravar e o tendão romper, visto que o mesmo roça no osso, o que origina aquele estalo muito desagradável e proíbe-a de fazer exercício físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, este assunto precisa ser abordado em consulta médica, com exame físico da paciente. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  2. Olá Dr. a minha filha de 10 anos começou a se queixar de estalos no quadril (sem dor), ela nasceu com displasia de quadril e estamos preocupados, pq na época (quando bebê) fez todo o tratamento e teve alta. pode uma coisa ter a ver com a outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode sim. Sugiro que marque consulta para analisar o caso e determinar o tratamento. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  3. Eu tenho 13 anos e tenho esse estalo no quadril ,mas depois desse estalo as vezes fico com dor na região do quadril , a dor é tipo um fincão ,já tive problema quando nasci não ia poder caminhar por problema de circulação será que tem alguma coisa a ver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta preciso examina-la em consulta ortopédica. Sugiro que marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir