Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Deformidade dos dedos do pé em crianças e adolescentes:




A anatomia do dedo:

Os ossos dos dedos do pé são chamados de falanges.

O halux (dedão), possui 2 falanges enquanto que os demais dedos tem 3 falanges.

Esses ossos formam articulações conhecidas como interfalangeanas.

A articulação interfalangeana mais perto da ponta do dedo é chamada de distal, enquanto que, a acima é chamada de interfalangeana proximal.

O dedão, como só tem 2 falanges e portanto possue uma só articulação interfalangeana.

Os demais dedos possuem duas articulações interfalangeanas (distal e proximal).

O objetivo aqui é o de relatar as principais deformidades dos dedos do pé na criança e adolescente, exceto as deformidades do halux (dedão).




Os dedos normais:

O formato normal, em repouso, dos dedos do pé da criança, deve ser retilíneo.

Formatos anômalos dessas estruturas que, deveriam ser retas normalmente, caracterizam patologias que merecem ser analisadas. 

Uma das deformidades mais comuns dos dedos do pé da criança é uma deformidade em flexão das articulações interfalangeanas distal e proximal, com desvio para debaixo do dedo ao lado (foto abaixo).


Observem o terceiro dedo desviado, ficando debaixo do segundo dedo.
A crinaça pisa sobre o terceiro dedo.
Os dedos mais acometidos geralmente são o terceiro, quarto e quinto.

Esta deformidade faz com que ao caminhar, a criança pise sobre o próprio dedo.

A deformidade é congênita sendo que, a principal anormalidade encontrada é um encurtamento dos tendões flexores curto e longo do dedo acometido.

Inicialmente a deformidade é flexivel, ou seja, conseguimos corrigir a posição do dedo ao realizarmos a sua manipulação.

A história natural, na maioria dos casos é benigna, ou seja, a resolução é espôntanea porém, alguns casos não corrigem e, com isso, surgem sintomas sendo necessário o tratamento.

Os casos que necessitam tratamento são aqueles em que a deformidade torna-se rígida, dolorosa e com calosidades, em uma criança cujo prazo para correção espontânea ja terminou.




Estes casos exigem correção operatória com alongamentos tendinosos dos flexores curto e longo do dedo acometido, com excelentes resultados.


A deformidade do quinto dedo:

Outra deformidade bastante frequente e que merece ser citada aqui é conhecida como sobreposição do quinto dedo sobre o quarto (foto abaixo).




Esta deformidade geralmente é hereditária, podendo acometer um ou ambos os pés.

O principal problema funcional ocorre devido ao atrito do dedo sobreposto contra o calçado, gerando dor (calosidade) e, as vezes, impossibilidade para o uso de calçados fechados.

Esta deformidade não corrige espontâneamente.

As crianças com sintomas devem ter sua deformidade corrigida com cirurgia.

O procedimento visa alongar as estruturas capsulares e tendinosas que estão encurtadas e reposicionar o dedo adequadamente.

Os resultados são satisfatórios com desaparecimento da dor e permitindo o uso de calçados sem restrição.


A garra dos dedos:

Nesta deformidade, há uma contratura em flexão das articulações interfalangenanas distal e proximal dos dedos, tornando-os encurvados para baixo (foto abaixo).




Geralmente está associado a patologias neuromusculares.

Quando as deformidades tornam-se rígidas, surgem sintomas dolorosos relacionados ao atrito das articulações interfalageanas de encontro aos calçados.

O tratamento desta deformidade também é cirúrgico com procedimentos que podem envolver apenas alongamentos tendinosos, nos casos flexíveis ou, procedimentos ósseos quando a deformidade for rígida.

Conclusões:


As deformidades nos menores dedos do pé em crianças e adolescentes, devem ser corrigidas para garantir o bom funcionamento do pé e o uso normal de calçados.

Qualquer deformidade deve ser avaliada e programado a correção, nos casos com sintomas dolorosos.


Um abraço a todos,

Dr. Mauricio Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br

13 comentários:

  1. olá, sou do interior de Goiás , Aragarças , sou mãe de Gemeas univitelinas , que nasceram com o terceiro dedo virado para baixo do segundo dedo, elas nasceram prematuras de 34 semanas e de uma delas teve uma melhora significativa nos dois pés, porém no pé da segunda um pé melhorou mais um não melhorou , elas tem 3 anos e nove meses ,e vejo que ela sente bastante desconforto , e quando vou cortar a unha ela reclama de dor , percebi tbm que ele não tem vontade própria como se não houvesse tendão. Pois bem até qual idade devo esperar? já me falaram que tenho que esperar ela parar de crescer para poder ver isso ??? como devo fazer .Wasanã Marques - e mail : wasanamarques@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se a deformidade for fixa e nào redutível e estiver causando sintomas, o tratamento precisa ser feito de forma imediata. Maiores esclarecimentos marque consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  2. Dr Bom dia! minha filha de tres anos se enquadra na deformidade citada ( Uma das deformidades mais comuns dos dedos do pé da criança é uma deformidade em flexão das articulações interfalangeanas distal e proximal, com desvio para debaixo do dedo ao lado ), o senhor conhece algum medico em sao paulo especializado nesse tipo de correção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não. Caso venha ao RJ, agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  3. Boa tarde, tenho observado a marha de meu filho tem 1 e 4 meses começou a andar com 1 e 2 meses, o dedao dos pes se distanciam pra dentro somente ele pois os outros dedos mantem posicao normal, como posso corrigir ou o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a conduta médica ortopédica para o tratamento depende do exame físico articular dos pés da criança e da avaliação da marcha na consulta médica. Sugiro que marque horário para avaliar o caso, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  4. a unha do dois pezinhos da minha bebe de tres meses..é levantado..e tem ama bolsa de gordura no dedo...é normall??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança precisa ser examinada para que possa emitir uma opinião. Tel. para agendar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  5. Dr tem alguma ortese que possa utilizar no caso em que a criança apresenta (Uma das deformidades mais comuns dos dedos do pé da criança é uma deformidade em flexão das articulações interfalangeanas distal e proximal, com desvio para debaixo do dedo ao lado ),
    para evitar que a mesma va para cirugia, minha filha tem 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não existe órtese para isso. Maiores esclarecimentos marque consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  6. Boa noite! Eu tenho 24 anos e fui há uns dias operada, pois tenho o primeiro caso referido neste site. Gostaria de ter sido operada mais cedo, mas um dos médicos disse-me que não seria possível sê-lo antes que parasse de crescer. O meu caso é bem mais complexo pois para além da deformidade tenho também o pé cavo e por isso vou ter que fazer mais que uma cirurgia. Apesar de a recuperação ser dolorosa aconselho e se possível o meu mais rápido possível. O melhores Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde! Tenho 23 anos e tenho a deformidade do 5 dedo do pé (5 dedo sobreposto ao 4). Gostaria de saber se há resolução para o problema, se a recuperação é lenta e se fica caro fazer essa cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, técnica operatória, tempo de recuperação e custos cirúrgicos só podem ser abordados em consulta ortopédica, apos avaliação do caso com exame físico e de imagem. Tel. para agendar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir