Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Recomendações atuais para tratar o pé plano em crianças:





Por definição, pé plano é aquele com ausência ou diminuição do arco medial plantar (curvinha do pé).

Existem várias denominações para o mesmo problema, ou seja, o pé plano também pode ser chamado de pé chato, pé pronado ou pé valgo.


A curvinha do pé normal:


Os pés das crianças nascem planos de forma fisiológica.

É normal, o recém-nascido, ter pés planos, desde que, os movimentos sejam livres e sem rigidez.

Durante o desenvolvimento motor da criança, a curvinha medial do pé vai sendo formada.

Para o seu surgimento é necessário que as articulações do pé estejam bem alinhadas, os músculos e tendões que atuam nos pés estejam funcionantes e que, os ligamentos que unem as articulações estejam com seu tensionamento normal. 



Existem prazos de espera, considerados normais, para que a curva do pé apareça.


Por que o pé plano aparece?


Existem diversas situações que favorecem o seu surgimento, sendo que as principais são:


 Frouxidão ligamentar generalizada : 

São crianças que apresentam além do pé plano, recurvato dos joelhos (joelhos que esticam demais), hiperextensão dos cotovelos, hiperextensão dos dedos e polegares, deformidade dos joelhos em valgo e, frequentemente, sobrepeso. 




O exemplo típico, são as crianças com Síndrome de Down, que apresentam variados graus de frouxidão ligamentar ou, até mesmo, aquelas crianças que apresentam frouxidão ligamentar generalizada idiopática, ou seja, sem causa aparente.



 Desequilíbrio muscular no tornozelo e pé:

O principal problema encontrado é o encurtamento da musculatura da panturrilha.
Para que o movimento do tornozelo seja normal, ou seja, para que o pé possa subir e descer normalmente, é preciso que a musculatura da panturrilha relaxe adequadamente, permitindo ao pé ficar posicionado normalmente para a marcha com o apoio do calcanhar e da planta toda no chão.

Quando isso não ocorre, devido ao encurtamento da panturrilha, ou a criança anda na ponta dos pés ou o pé se torna deformado para compensar a ausência do completo movimento do tornozelo em permitir a elevação do pé na marcha.



Em situações patológicas em que, o encurtamento da panturrilha ocorre, o tornozelo fica impossibilitado de permitir ao pé, subir normalmente para que o calcanhar e a planta do pé fiquem completamente apoiados no chão para a marcha e, com isso, ocorre um mecanismo compensatório e anômalo, realizado no pé, em que ele se torna deformado para permitir a elevação completa fazendo com que  o apoio do calcanhar e da planta fique completamente no solo.

Com essa deformidade nas articulaçõpes do pé,  surge o pé plano por desequilíbrio muscular.

A principal patologia em que esse mecanismo ocorre é a paralisia cerebral, que acomete crianças andadoras ou não e , até mesmo, as crianças com encurtamento congênito da musculatura da panturrilha.




 Encurtamento do osso lateral do tornozelo (fíbula ou, como conhecido no passado, perônio):

O osso lateral do tornozelo representa um apoio para o pé, impedindo que, durante a marcha e o apoio do peso corporal, o pé seja desviado para fora e fique deformado em valgo.

Em patologias congênitas como a hemimelia fibular, onde há uma diminuição do tamanho da fibula ou até mesmo ausência completa do osso, o pé plano valgo, frequentemente é encontrado.

Na mielomeningocele, em que há uma fraqueza da musculatura lateral do tornozelo com consequente encurtamento da fíbula, também é bastante frequente encontramos a deformidade em valgo dos pés.



Sequela de pé torto congênito:

Muitas vezes, encontramos crianças que foram submetidas a correção cirúrgica de pé torto congênito e que, evoluíram para hipercorreção com o surgimento do pé plano valgo.


As queixas apresentadas:




A principal queixa relatada é a presença da deformidade, ou seja, os pais referem que a criança pisa torto ou pisa com a frente do pé para fora. 

Na maioria das vezes, não há dor ou, quando ocorre, é vaga, mal definida, temporária e com melhora espontânea, sem o uso de analgésicos.

Muitas vezes, as crianças não tem nenhuma dificuldade com o uso de calçados porém, nas deformidade mais severas, é comum a queixa de desgaste excessivo na parte interna dos calçados. 

É frequente os relatos de que, apesar dos pés serem planos, a prática esportiva é normal, a criança consegue correr e não manca.


A avaliação médica:




Tem por objetivo estudar a mobilidade dos pés, analisar a planta dos pé quanto a presença de calosidades dolorosas, ulcerações e, dor com a palpação das articulaçoes do pé.

A análise visual da marcha da criança também é importante pois, reflete o funcionamento do pé quando suporta o peso corporal.


Quais os pés que precisam de tratamento?




Os pés com deformidade acentuada, dolorosos, com calosidades plantares, com desgaste excessivo no solado dos calçados, encurtamento da panturrilha e aqueles que impedem o uso adequado de órteses nas crianças com paralisia cerebral ou mielomeningocele.


As formas de tratamento existentes:

Existem diversas formas de abordar este problema.

Medidas conservadoras como palmilhas com modelagem do arco medial plantar, fisioterapia para alongamento da musculatura da panturrilha, modificações nos calçados.




O tratamento cirúrgico, geralmente fica indicado em casos de falha na resolução dos sintomas com o tratamento conservador e, diversas cirurgias existem para corrigir a deformidade, permitindo a melhor distribuição do peso corporal na sola dos pés, acabando com a dor, calosidades e desgaste excessivo nos calçados.

Atualmente, são predominantes as cirurgias de realinhamento dos ossos do pé com reequilíbrio da forças musculares que atuam nos pés e tornozelos, ao mesmo tempo em que os movimentos são preservados.




Cada caso deve ser avaliado individualmente para que o melhor tratamento seja indicado.

As dúvidas dos familiares devem ser esclarecidas em consulta médica após, exame físico adequado da criança ou adolescente.

Um abraço a todos,

Dr. Mauricio Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239

E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br

A equipe do Blog Amadurecendo Com Saúde preparou uma pesquisa para medir a satisfação dos leitores. 

Participe da pesquisa e nos ajude a melhorar o blog, leva menos de 1 MINUTO:

Clique Aqui!


19 comentários:

  1. Ai,Doutor minha filha hoje com 2 anos e 11meses,tem uma dificuldade para andar faz tratamento no SARAH-LAGO NORTE
    Centro internacional de neurociências e reabilitação...Mas estou muito preocupada pois o caso dela parece que não tem cura e com o tempo pode evoluir...não sei mais o que fazer,levei em quase todos os ortopedistas que conhecia e nunca dava nada e a 01 ano descobri que o caso dela não é na estrutura óssea.O que ela tem se chama paralisia cerebral espástica.Acredito que seja este o nome,não sei mais onde buscar forças...= (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o tratamento exige fisioterapia motora, acompanhamento ortopédico regular, uso de orteses, aplicação de Botox para controle de espasticidade e em alguns casos correção cirúrgica ortopédica nas idades recomendadas. Marque consulta para avaliação, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  2. Bom dia Dr. gostaria de lhe agradecer pelas informações, pois meu filho tem 13 anos, Síndrome de Down, fez 2 cirurgias de luxação de quadril,e tem o pé chato e seu pé está entortando cada dia mais, além do mais quando acaba de andar de bicicleta sua perna direita treme demais. Ele faz tratamento em Curitiba a cada seis meses, mas como o problema de luxação era o mais urgente, acabei por não me importar com o pé. E suas explicações acima me esclareceram muitas coisas. Muito obrigada . Leonice

    ResponderExcluir
  3. Ola você diz aqui que existe um tempo de espera para ver se a criança responde ao tratamento conservador. Geralmente quanto tempo??

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, nao há um tempo padrão pre-estabelecido. O objetivo do tratamento conservador seria o de aliviar sintomas dolorosos relacionados ao pé plano. Cabe ao profissional de saúde ter bom senso quanto aos objetivos que norteiam o tratamento. Caso o alivio dos sintomas dolorosos nao ocorram com medidas conservadoras, a estratégia do tratamento precisa ser modificada. O tratamento deve ser sempre individualizado para cada caso e cada deformidade. Maiores esclarecimentos agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Olá Doutor, meu filho tem 3 anos e já usa palmilhas e coxim para correção do pé chato e joelho vulgo a mais de um ano, mas mesmo assim ele ainda continua a quase sempre andar na ponta dos pés. È comum??? O que o senhor diz sobre a palmilha feita na pé sem dor???? Eu irei levá-lo para uma avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, geno valgo e pé plano nao precisar ser tratado nesta idade. Marcha na ponta dos pé precisa de tratamento imediato. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  6. Ola Dr. meu filho tem 2 anos e 7 meses, e ele tem o aspecto do pé plano... ele não sente dor... corre.... anda... em fim... mais andei pesquisando e vi algumas fotos que me deixou preocupada, o que devo fazer????
    devo usar esses tipo de sapatilha que ajuda dar forma a cova???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a melhor coisa a ser feita seria agendar uma consulta para o exame físico dos pés da criança, grau de mobilidade dos tornozelos e pes e avaliação do grau da deformidade. Tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  7. Bom dia.
    Meu filho hoje tem 8 anos e possui pé chato.
    Quando ele possuía 3 anos foi levado para consultar e o médico falou que não tinha o tal pé chato, que estávamos errados.
    Ele nunca reclamou de dor ou desconforto, mas vejo que ao correr ou ao caminhar as passadas não ficam bem e não proporcionam prazer e aparentemente também não há desconforto.
    Minha pergunta é se tenho que procurar algum tratamento, adicionar alguma palmilha aos calçados, etc.., pois tenho receio de gerar problemas no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a deformidade precisa ser avaliada em consulta ortopédica para definir a conduta. Tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  8. Bom dia Dr.Meu filho tem 6 anos , e tem pé chato, levei no ortopedista aqui em Goiânia e o mesmo informou que ele tem as anomalias dos ossos como as crianças de paralisia cerebral apresentam, ele cai muito , os joelhos são muito flexíveis , mais o ortopedista disse que não tem nenhuma intervenção porque meu filho é 100% saudável, ou seja nenhuma paralisia , só tem pouco equilíbrio, mais como mãe sempre acho que esta algo errado , pois ele só anda nas pontas dos pés e tentando buscar equilíbrio com os braços , o médico disse pra soltar no pasto, e nem me preocupar , mais gostaria de outras opiniões porque o equilibrio dele é muito pouco m relação as crianças da mesma idade.Desde de já agradeço pela atenção,Isabella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a criança precisa ser avaliada por mim, em consulta ortopédica para exame físico, definição do diagnóstico etiológico e formas de tratamento da deformidade. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  9. Me chamo Gisele tenho uma filha de 03 anos os pés dela e as perninhas são um pouco torto.
    O que fazer em que especialista devo passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, ortopedista pediátrico. tel. para agendar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  10. Tenho pe plano e quero consertar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, marque uma consulta ortopédica para avaliação da sua deformidade. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  11. Criança de sete anos de idade com pé chato e perna em X ainds podem ser corrigidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, podem. Marque uma consulta ortopédica para avaliação das deformidades, classificação e para definir a forma de tratamento. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir