Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Qual é o alinhamento normal das pernas do adolescente?


Deformidades nas pernas das crianças e adolescentes são sempre uma preocupação para os pais.


As pernas tortas, seja para dentro ou para fora, geram muita polêmica quanto as diversas formas de tratamento existentes ao longo dos anos e das gerações.

Aqui, o leitor terá a oportunidade de conhecer o que de mais moderno e atual existe quanto ao alinhamento das pernas de adolescentes.

Chamamos de geno varo, a deformidade em que, ao ficarmos em pé e encostarmos um tornozelo no outro, observamos que os  joelhos estão arqueados e afastados (popularmente conhecido como pernas arqueadas ou joelhos para fora).




Chamamos de geno valgo, a deformidade em que, na postura ereta, ao encostarmos os joelhos, observamos um afastamento dos tornozelos (popularmente conhecido como pernas em tesoura, joelhos para dentro ou em "X")




Chamamos de alinhamento reto das pernas, aquelas em que, na postura ereta, ao encostarmos os joelhos, observamos que os tornozelos também se tocam, lado a lado.

Para que os membros inferiores estejam com alinhamento normal, não necessariamente precisam ser retos, ou seja, ter geno varo ou geno valgo leve, pode ser considerado fisiológico e normal.

Existe uma história natural para o alinhamento das pernas das crianças e, de acordo com as idades, sabemos, ao exame físico ortopédico, que tipo de deformidade deverá existir.




Deformidades fisiológicas, ou seja, aquelas que são própias para as idades em que estão sendo avaliadas as crianças, não devem ser tratadas pois, a sua evolução é para correção espontânea.

São contra-indicadas quaisquer medidas de tratamento que são ineficazes e que não interferem na evolução natural dos casos fisiológicos.

Sabemos que além das idades, o alinhamento dos membros inferiores sofre influências também relacionadas ao sexo, peso, raça e da história familiar de pai e mãe.

Estudos revelam que na adolescência existem diferenças no alinhamento das pernas entre os meninos e meninas.

Nesta fase, é mais comum em mulheres,  encontrarmos angulação em valgo, constante e estável, dos membros inferiores e, desde que, não seja acentuado, será considerado fisiológico.

Já nos meninos, na adolescência, apresentam uma angulação em valgo que tende a sofrer mudança nos últimos anos de crescimento esquelético, ou seja, a partir dos 14 anos de idade, é comum ocorrer uma alteração na angulação para um leve geno varo que, pode ser cosiderada fisiológico, desde que não seja acentuado.

Com relação ao adolescentes com sobrepeso e obesidade, estudos revelam que o geno valgo, nesses casos, tende a ser acentuado devido ao aumento de tecido adiposo nas coxas e joelhos bem como a sobrecarga nas estruturas ligamentares dos joelhos, superando a capacidade destas estruturas em manter o alinhamento articular, quando na postura ereta.

Como saber que uma deformidade em varo ou valgo não é acentuada para a idade?

Isso exige medições clínicas que são feitas na consulta médica, são as chamadas medições da distância dos tornozelos e joelhos quando são posicionados os membros inferiores lado a lado.

São avaliados também o índice de massa corporal do adolescente, a estabilidade ligamentar articular e os desvios rotacionais associados, muito comuns em deformidades angulares das pernas.

Outro dado muito importante na avaliação da deformidade é a análise do chamado eixo mecânico de carga do membro inferior.

Trata-se de uma avaliação, feita através de exame de imagem, em que são traçados linhas que representam a direção da força do peso corporal passando através das superficies articulares.




Quando uma deformidade é acentuada, o eixo mecânico de carga do membro inferior sofre um desvio que promoverá, a longo prazo, desgaste assimétrico articular, predispondo a degeneração precoce com surgimento de osteoartrose.





Conclusões:

Para saber se o alinhamento das pernas do adolescente está dentro do padrão de normalidade, todas esses fatores citados devem fazer parte da avaliação médica ortopédica, em consulta.

O tratamento só será necessário para aqueles casos que apresentem deformidades acentuadas e fora dos padrões fisiológicos.



Os objetivos do tratamento são alinhar os membros inferiores para a prevenção de desgaste articular precoce (osteoartrose) e aliviar a dor articular por sobrecarga mecânica, daqueles casos acentuados.

Deformidades fisiológicas e leves, não devem ser tratadas simplesmente por questões relacionadas a estética.


Um abraço a todos,

Dr. Mauricio Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239

20 comentários:

  1. No final das contas um adolescente de 16 anos com geno varo idêntico da imagem acima, tem condições de alinhar a perna ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, depende do grau de deformidade, da avaliação do eixo de carga dos membros inferiores, da mobilidade dos joelhos e da presença de queixas dolorosas articulares. Sua resposta exige avaliação da deformidade em consulta ortopédica. Tel. Para agendar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Então apòs os 25 anos tem tratamento pernas arqueada ou só cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, depende do grau de deformidade no exame físico ortopédico, do grau de desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores, visto no exame de imagem, da mobilidade articular dos joelhos, da presença de lesão intra-articular associada (condral ou meniscal). Portanto, para responder sua pergunta você precisa ser avaliado em consulta. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  3. Boa Tarde Dr Maurício Rangel, sou Maria Izabel tenho 13 anos e tenhos as pernas arqueadas desde que nasci, fico triste a cada vez que me olho no espelho! estava vendo na internet que existe um aparelho que resolve esse meu problema, sem o uso de uma intervenção cirúrgica! gostaria muito de saber o nome e onde eu posso encontrá-lo esse aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, essa informação não é verídica. Não existe nenhum aparelho que faça a correção de pernas arqueadas na sua idade. O tratamento é outro. Para saber qual a indicação para a sua deformidade, você precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação com imagens. Tel. para marcar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  4. Esta certo, obrigada! Mas é possível fazer essa correção das minhas pernas arqueadas com algum tipo de tratamento? me da um exemplo de um desses tipos de tratamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dependência da maturidade do seu esqueleto, as únicas possibilidades são hemiepifisiodese, se as regiões de crescimento ainda estiverem abertas ou, se já estiverem fechadas, osteotomia.. Para saber se a sua deformidade reúne critérios de indicação para tratamento, você precisa ser avaliada em consulta ortopédica e fazer exames de imagem. Tel. Para agendar horário no consultório, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  5. tenho pernas igual a primeira imagem da perna que é aberta, ja pesquisei muito pra ver se existe algum alimento ou outra coisa que não seja cirurgia pra elas ficarem retas, mais não tem nada e morro de vergonha porque todos ficam rindo delas, ou imitando o jeito que eu ando :( oque faço ? :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a melhor coisa para fazer seria marcar uma consulta ortopédica para avaliar a sua deformidade, analisar exames de imagem e definir o tratamento. Tel. para marcar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  6. boa noite <3, isso so concerta com tratamento\cirurgia ? ou tem outro caso que resolva ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a indicação de tratamento depende do grau da deformidade, visto no exame físico ortopédico, da avaliação do eixo de carga dos membros inferiores, visto no exame de imagem. Portanto para definir o tratamento, somente em consulta ortopédica. Tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  7. Olá Doutor,
    Sofro muito com isso tenho vergonha, não uso shorts nem vestidos curtos por isso , muitas pessoas me criticam por que isto é bem visível :c Pode me dar uma ajuda , se o caso é cirurgia ou isso se resolve com tratamentos...
    Meu nome é Natally tenho 19 anos o meu caso é o Geno Varo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para definir o tratamento da sua deformidade, você precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e exames de imagem. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  8. ola meu filho tem 3 anos e tem os joelhos vagos em forma de tesoura ja foi tirado raio x o medico receitou as palmilhas mas ainda nem ficaram prontas.. levei ele hoje pra tirar as medidas e o outro medico q atendeu ele hoje me disse que ta num estado bem avançado e q os joelhos estao bem tortos e q ele teria q usar um aparelho a noite qual aparelho seria esse? e mais pra frente isso vai empedilo d alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, geno valgo não é tratado com palmilhas e muito menos com aparelhos noturnos. Nenhuma literatura mundial sobre esse assunto recomenda essa forma de tratamento. A definição do tratamento depende de fatores como a idade da criança, o grau de valgo, a medição da distância intermaleolar e o grau de desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores, visto no exame de imagem radiológico. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica com exame físico da criança e avaliação da deformidade. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  9. Doutor, Esse tratamento pode ser feito em pessoas de qualquer idade? Por exemplo, uma pessoa de 40 anos ainda pode se submeter a esses procedimentos com sucesso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode, na dependência do grau de deformidade encontrado e da presença de desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  10. Boa noite Dr mauricio ,gostaria de saber se aos 27 anos ainda é possivel fazer uma correção em um geno valgo acentuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para saber isso, sua deformidade precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame fisico e avaliação com imagens. Para marcar consulta, o tel. é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir