Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Encurtamento do braço em crianças e as consequências:





A principal causa para o encurtamento do braço em crianças é a sequela da infecção articular do ombro, ou seja da artrite séptica.
 
A infecção pode ocorrer em qualquer momento da vida da criança, podendo inclusive acometer os recém-nascidos.

O quadro incial é caracterizado por pseudoparalisia do membro superior da criança, ou seja, a criança mantém imovél o braço envolvido, dor com a manipulação passiva e ativa articular, presença de sinais inflamatórios locais como vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura local.





Geralmente há febre e abatimento da criança com perda de apetite e diminuição para a realização das atividades habituais.

A suspeita é confirmada com exames complemantares de laboratório e de imagem.

O tratamento deve ser iniciado imediatamente pois, trata-se de uma urgência ortopédica.

A demora em instituir o tratamento adequado está relacionado ao surgimento de sequelas locais, sendo o encurtamento do braço a mais importarte e que deve ser evitada.


Rx ombro evidenciando aumento de volume de partes moles e alargamento do espaço articular


Existem diversas formas para tratar a artrite séptica do ombro sendo que, o mais eficaz, é o tratamento cirúrgico ortopédico com drenagem aberta da articulação, lavagem exaustiva e coleta de material para identificação da bactéria causadora.

Após a cirugia é iniciado a terapia antibiótica adquada, por via venosa, com a criança mantida em regime de internação hospitalar.

As sequelas:

Os resultados a curto prazo após a resolução do quadro agudo de infecção são satisfatórios.

A criança recupera a mobilidade articular e restabelece as funções do membro superior.

A região mais importante para o crescimento do braço, localiza-se na extremidade proximal do úmero (osso do braço), que fica localizada no interior da articulação do ombro.

Portanto, infecções no ombro, podem levar a lesão na região de crescimento do osso, principalmente se tratadas indadequadamente, seja devido a atraso na drenagem ou pela não realização da drenagem aberta articular.

Esses são os principais fatores que favorecem o surgimento da sequela de encurtamento do úmero.

A constatação:


Observem o evidente encurtamento do braço esquerdo.

Com o desenvolvimento da criança, a longo prazo, os familiares vão observando a evidente diferença de comprimento entre os braços.

A criança inicialmente não apresenta queixas funcionais, ou seja, apesar do braço ser curto, sua infância ocorre sem dificuldade para segurar objetos, brincar e fazer esportes.

As queixas funcionais só surgem com a progressão do encurtamento acima de 3 cm, quando serão observados:

- Limitação nos movimentos do ombro;

- Dificuldade para as atividade diárias simples como escovar dentes (levar a mão a boca), pentear cabelos (levar a mão a cabeça) e fazer a higiene do períneo.




- Com a chegada da adolescência e a maior precepção corporal, surgem as preocupações do próprio adolescente com a sua visão corporal e aparência do braço, principalmente quando no convívio social.

O tratamento para o encurtamento:

É cirúrgico com o alongamento ósseo do úmero (osso do braço).


Rx comparativo revelando o encurtamento do úmero esquerdo


Trata-se de uma cirurgia feita com um aparelho externo, chamado de fixador externo, que fica preso ao osso através de pinos de fixação.

Permite o crescimento do osso curto, a uma velocidade de 1mm/dia.


Fixador externo.


Exige um bom entendimento dos familiares em promover a higiene dos pinos, no contato com a pele e o regular ajuste do aparelho nos intervalos recomendados pelo cirurgião.

O tratamento é longo, com possibilidade de reinternações para ajustes no fixador externo, quando necessários.




Os resultados são satisfatórios na obtenção do comprimento necessário e recuperação da função do braço e auto-estima da criança e adolescente.

Um abraço a todos,

Dr. Maurício Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239

Nenhum comentário:

Postar um comentário