Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O geno valgo do adolescente: A correção.


O geno valgo é uma deformidade nos membros inferiores, visto em crianças e adolescentes que, ao ficarem em pé, os joelhos ficam encostados enquanto que os tornozelos ficam afastados.


Popularmente conhecido como joelhos tortos para dentro ou pernas com aspecto "em tesoura" ou até, "pernas em X".





É considerado normal e fisiológico em determinado momento da vida da criança, com previsão de correção espontânea e progressiva, não exigindo nenhum tratamento, na maioria das vezes, apenas acompanhamento ortopédico regular.

As deformidades simétricas e com a medição da distância dos tornozelos dentro dos padrões estabelecidos para cada idade, devem ser apenas acompanhadas para avaliar se a história natural para correção espontânea ocorrerá.

A maioria das pessoas tem algum grau de geno valgo leve, sendo considerado normal e não patológico.

O geno valgo acentuado é o que preocupa e deve ser tratado pois, a deformidade acentuada levará a sobrecarga articular assimétrica nos joelhos, predispondo ao surgimento de dor e desgaste precoce articular (osteoartrose).


Geno valgo acentuado, visão posterior.

História familiar positiva com a presença da deformidade acentuada em pai e mãe e obesidade da criança, são fatores de risco que podem interferir negativamente na evolução natural.

Esses pacientes devem ser avaliados com mais regularidade para documentar eventuais pioras na deformidade.

Os casos que contrariam a história natural e que apresentam piora progressiva da deformidade, são aqueles que exigirão correção cirúrgica, mas, para isso, uma série de critérios precisam estar presentes.

A correção é feita com um procedimento cirúrgico, conhecido como epifisiodese.

Trata-se de uma cirurgia cujo princípio é o de direcionar o crescimento do membro inferior (crescimento guiado) e com isso corrigir progressivamente a deformidade.

Visa inibir a velocidade de crescimento do lado de dentro do joelho, permitindo que o crescimento do lado de fora ocorra e com isso a perna vai retificando progressivamente.

Para a correção ser considerada satisfatória, não precisamos ter pernas completamente retas, basta que o geno valgo volte para os valores  leves considerados normais para a idade e sexo do adolescente.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo (via de acesso cirúrgica percutâneo), tem recuperação rápida, permite caminhar imediatamente, no dia seguinte da cirurgia.

Existem diversas técnicas para esse fim mas, a de minha preferência é conhecida com epifisiodese com parafuso transfisário, ou seja, colocamos um parafuso através da região de crescimento do lado interno do joelho (femur distal medial) e com isso, inibindo a velocidade de crescimento desta região.


Parafuso transfisário.
Os dois joelhos são operados no mesmo momento porém, a correção só é observada meses após a cirurgia, uma vez que, para que a correção ocorra, é necessário o crescimento da região lateral do joelho.

Os critérios para a indicação são:

- Imaturidade do esqueleto, regiões de crescimento ósseo ainda abertas, acentuada deformidade com medida da distância dos tornozelos acima das fisiológicas, documentação de piora progressiva, desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores, observado no exame de imagem.


Regiões de crescimento ósseo abertas

O critério idade do paciente deve ser sempre respeitado pois, para a correção ser exata e sem hipercorreção, devemos fazer a cirurgia no momento adequado.

Em alguns casos, usamos a avaliação da idade óssea como um critério a mais para a indicação.

Segue abaixo um exemplo de um caso tratado com resultado satisfatório para o adolescente e para os familiares.


Deformidade Pré- operatória:

Geno valgo acentuado visão de frente
Geno valgo acentuado visão posterior.
Distância dos tornozelos normalizada
Visão da correção







Não fiquem com dúvidas sobre o alinhamento dos membros inferiores de seus filhos/as.

Marque uma avaliação ortopédica especializada.

Um abraço a todos,

Dr. Maurício Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

























12 comentários:

  1. Ola! Queria tirar uma duvida.
    Meu filho tem 15 anos e teve Asfixia ao nascer,tem psicose inespecífica,toc. Hj ele apresenta Joelho Valgo,porém o joelho esta trepando um em cima do outro,e percebo tbm que seus pés estão curvando para dentro e seus dedos estão começando a trepar um em cima do outro.Ele se queixa de muitas dores,e é difícil controla-lo as vezes qnd sente essas dores. Gostaria de saber se nesta idade e pelo grau que aparenta,ele ja pode fazer a cirurgia,ate mesmo porque ele anda totalmente incorreto e o problema é bem visivel.
    Desde ja agradeço e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim. O tipo de cirurgia necessário depende do grau da deformidade, da medição da distância intermaleolar, da maturidade do esqueleto e da avaliação do eixo mecânico de carga ao exame radiológico de imagem. Marque uma consulta para avaliação do caso e definição do tratamento. Tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Boa noite Dr. Maurício Rangel.
    Tenho 22 anos e tenho as pernas tortas, será que ainda tem concerto?
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para te dar resposta, você precisa ser avaliado em consulta ortopédica com exame físico articular da sua deformidade e com as medições clínicas e radiológicas. Sugiro que marque consulta, tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  3. Boa tarde Dr. Rangel
    Indica algum colega em SP capital para tratamento em adulto de Geno Valgo?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Doutor Rangel meu bebê tem apenas 01 ano e 10 meses. Eu percebi que em alguns casos é não é necessário cirurgia e sim somente o acompanhamento. Eu observo que está um pouco afastado os pés um do outro quando ele caminha ou quando fica parado. Existe uma idade apropriada para esta intervenção cirúrgica ou depende de cada caso? Seria necessário que o levasse ao ortopedista ou posso aguardar um pouco mais? Grato! Antonio, BH/MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança precisa ser examinada em consulta ortopédica para que você possa entender o que é o geno valgo fisiológico, como é feito o acompanhamento, a periodicidade das consultas e quando devemos nos preocupar com a evolução. tel. do consultório para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  5. Olá Dr. Rangel,
    tenho 20 anos e joelho valgo. Fui diagnosticada ainda pequena, mas por certa negligência não fiz tratamento adequado. Não sinto quaisquer dores, mas a estética fica bem comprometida. Gostaria de saber se ainda é possível corrigir o problema, mesmo que por meios cirúrgicos. E, se possível, quais as consequências (se existirem) relativas a cirurgia.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, este assunto precisa ser abordado exclusivamente em consulta ortopédica apos avaliação física da sua deformidade e medição com exames de imagem. Tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  6. Com 30 anos e tendo geno valgo muito semelhante com as fotos postadas gostaria apenas de saber se há como melhorar essa estética? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, depende do grau de deformidade, evidenciado no exame clínico ortopédico, em consulta médica e, do desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores, visto no exame de imagem. Maiores esclarecimentos somente e exclusivamente em consulta presencial, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir