Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O pé doloroso da criança. Conhecendo o problema.




 A dor no pé da criança é uma queixa freqüente de consulta ortopédica.

As caracteristicas da dor, a localizacao específica, a intensidade dos sintomas, os fatores que pioram ou melhoram, o tempo de evolução, devem ser bem estabelecidos na avaliação médica.

Existem diversas causas para dor nos pés nas crianças.

O exame físico ortopédico do pé e do tornozelo são fundamentais para as hipóteses diagnósticas.



Sempre que estivermos diante de crianças que apresentam pés rígidos, dolorosos as tentativas de manipulação passiva com dor referida na região do médíopé ou próximo do tornozelo (foto acima), com deformidade associada (plano rígido), devemos pensar no diagnóstico de coalizão tarsal (barra óssea).


Definindo a patologia:

Trata-se de uma patologia congênita em que há uma união anômala entre os ossos do médiopé ou do retropé.

No início da vida da criança não há queixas dolorosas, as barras ainda não estão ossificadas, ou seja, começam fibrosas, depois passam a ser cartilaginosas até se tornarem ossificadas.

As barras ósseas mais comuns ocorrem entre os ossos calcâneo e navicular ou entre o tálus e o calcâneo.



As manifestações dolorosas surgem, geralmente, no final da primeira década de vida da criança período que coincide com a ossificação das barras.

A confirmação diagnóstica exige exame de imagem complementar onde destacamos a radiografia simples do pé e a tomografia.

Barra óssea calcâneonavicular.


Uma vez confirmada a patologia, em crianças sintomáticas, o tratamento definitivo exige cirurgia ortopédica.

Dependendo do tipo de barra óssea e das suas dimensões, são definidos o melhor tipo de cirurgia para cada caso.

Sempre que possível, o procedimento recomendado deve ser aquele que visa a ressecção da barra, aliviando a dor e permitindo o restabelecimento da mobilidade normal do pé.

Nos pés que apresentam deformidade associada, algumas vezes, precisam de correções ósseas com osteotomia, visando a melhora do apoio do pé para a marcha.

Nos casos em que a barra é extensa, impedindo sua ressecção completa, o procedimento escolhido deve ser a correção da deformidade com as fusões articulares (artrodeses).





Conclusões:

Barras ósseas nos pés causam queixas dolorosas intermitentes, que pioram com esforço fisico, levam a rigidez e deformidade e devem ser tratadas com cirurgia ortopédica, oferecendo o restabelecimento da mobilidade e o alívio completo dos sintomas.


Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos.

Dr. Maurício Rangel

Tel. para agendamento de consultas: (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário