Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A criança mancando. Um grande desafio!



Qual pai ou mãe não se preocupa quando percebe que seu filho/a esta mancando?

E o que falar quando, a criança não quer apoiar o pé no chão e não quer andar?

Na maioria das vezes, são imediatamente levadas ao atendimento médico.

O cenário encontrado, geralmente, é de uma criança de baixa idade, com histórico relatado pelos pais de que começou a mancar ou parou de caminhar, subitamente, podendo ou não ter antecedente de queda ou trauma local.

Alguma vezes, a criança manca mas, não refere dor alguma no membro inferior e não há nenhuma queixa relatada pelos pais, ao manusearem os membros inferiores da criança. Apenas mancam de inicio súbito.

Portanto, o exercício diagnóstico para o profissional da saúde responsável pelo atendimento, é sempre um desafio.

Trata-se de uma criança de baixa idade, que não sabe informar com precisão o local da dor, as vezes, não tem dor e não tem noção de tempo, sobre o inicio dos sintomas e fatores que possam ter desencadeado a queixa.



Outro fator que dificulta a analise vem a ser a dificuldade em fazer um exame físico detalhado no membro inferior da criança pois, muitas vezes, não gostam de ir ao médico, tem medo e pensam que vão sentir dor quando são examinadas suas articulações e, a reação normal da criança é chorar e espernear o tempo inteiro, durante as tentativas de exame fisico, dificultando ou impossibilitando conclusões.

Existem diversas publicações científicas abordando o tema e tentando estabelecer protocolos médicos que minimizem esses desafios na hora de estabelecer o diagnóstico que justifique a queixa.

São diversas as causas que podem fazer uma criança mancar ou parar de andar.

Causas inflamatórias, infecciosas agudas ou subagudas, reumatológicas, traumáticas, tumorias benignos ou malignos, hematológicas, lesões de partes moles, contusões, estão entre as mais frequentes.



Do ponto de vista médico, a preocupação é saber se o tratamento exige internação hospitalar de urgência e/ou ciriugia ou, se a causa para o problema exige tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico.

Só há uma forma de chegar as conclusões necessárias que é, através de uma boa avaliação médica, exame fisico e  realização de exames complementares de forma racional.

As principais causas que devem ser exaustivamente pesquisadas são as infecções agudas (osteomielite e artrite séptica), que exigem tratamento de urgência em internação hospitalar.

Sabemos hoje que, felizmente, nas crianças de baixa idade, com inicio súbito do quadro, as pricipais causas que fazem mancar ou parar de andar são as inflamatórias, com amplo predominio das relacionadas ao quadril (sinovite transitória do quadril, quadril irritável, artrite reativa), que tem um curso benigno quando diagnosticadas e tratadas adequadamente.



Nas crianças que mancam, por longos períodos, semanas ou meses, as patologias do quadril mais relacionadas são a doença de Perthes, Epifisiólise estável e, em qualquer segmento do membro inferior a osteomielite subaguda e as lesões tumorais.

Conclusões:



A criança que manca, só terá seu diagnóstico final estabelecido, após uma adequada avaliação médica e realização de exames complementares de forma racional, seguindo os principais protocolos de investigação realizados nos principais centros médicos do mundo.

Felizmente, na maioria das vezes, trata-se de patologia de curso benigno porém, causas mais graves, que exigem tratamento de urgência, devem sempre estar em mente do profisisonal de saúde.

Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos.

Dr. Maurício Rangel

Tel. para marcação de consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário