Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O joelho doloroso do adolescente.


 

Dor no joelho é uma queixa comum nos ambulatórios de ortopedia pediátrica e do adolescente.

Com muita frequência estaremos diante de dor na frente dos joelhos.

Existem diversas causas para dor na frente dos joelhos no adolescente, desde as próprias do joelho até a dor referida a distância, devido a patologias originadas do quadril.

Por isso, sempre que estivermos diante do adolescente com dor no joelho, é fundamental um exame completo também, da articulação do quadril.

Dentre as patologias próprias do joelho, devemos ressaltar:

Síndrome dolorosa femoropatelar:


Trata-se da dor ao redor da patela (osso da frente do joelho).

Acomete crianças ativas ou não.

Mais comum em meninas, principalmente na fase do estirão do crescimento da adolescência.

Os sintomas podem afetar os dois joelhos mas, com frequência, são mais intensos em um dos lados.

As causas para a dor:




- Mal alinhamento da patela, gerando lesões cartilaginosas dolorosas.

- Overuse, ou seja, sobrecarga mecânica, ocorrendo principalmente em atletas.

- Desequilíbrio muscular do quadríceps gerando anormalidades no funcionamento da articulação femoropatelar.

A movimentação normal da patela é determinada pelo equilíbrio muscular do vasto medial e lateral (componentes do quadríceps), congruência articular da patela com o femur, no sulco troclear e também pelo alinhamento angular e rotacional do membro inferior.

As forças mecânicas que atuam sobre a patela são maiores quando os joelhos realizam a flexão portanto, em situações em que há excessiva flexão dos joelhos como nos exercícios de agachamento, subir e descer escadas e saltos, haverá uma sobrecarga mecânica nesta articulação, podendo gerar sintomas dolorosos.

As características físicas do paciente de risco para dor femoropatelar são:

- Geno valgo e geno recurvato excessivo

- Anteversão femoral

- Torção externa tibial

- Pés pronados

As alterações congênitas da patela e do femur, também contribuem para a sintomatologia e, como exemplos temos:

- Hipoplasia do côndilo lateral do femur e tróclea

- Patela alta

- Encurtamento congênito do quadríceps

As queixas apresentadas:




- Dor na frente dos joelhos durante ou após as atividades físicas ou longas caminhadas.

- Dor com a permanência por muito tempo sentado

- A sensação de falseio ou de instabilidade também pode ocorrer.

A avaliação física:

Deve ser avaliado o alinhamento angular e rotacional do membro inferior, os pontos dolorosos na palpação da patela, principalmente o supero-lateral e o ínfero-medial, manobra de apreensão e a mobilização medial e lateral da patela deve ser observada.



A atrofia do vasto medial deve ser observada pois, é muito frequente nos pacientes com dor femoropatelar.

A avaliação com imagens é fundamental para as conclusões diagnósticas.

Com relação a instabilidade patelar existem basicamente 4 situações:

- Tilt patelar, ou seja, situação decorrente do encurtamento do vasto lateral com hiperpressão lateral dolorosa na patela

- Subluxação patelar

- Instabilidade recorrente

- Luxação crônica irredutível

O tratamento depende de diversos fatores citados acima e do diagnóstico final etiológico para a dor e deve ser individualizado caso a caso.

Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos.
 
Dr. Maurício Rangel.

Tel. para marcar consulta: (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Quando tinha 14 anos mais ou menos, saiu me a rotula do joelho esquerdo pela primeira vez, para o lado de fora da perna, agora tenho 17 anos, e desde então já me saíu 4 vezes. Fui ao pediatra, quando me saiu pela 2 vezes e fui atendida por um ortopedista antipático, que disse logo que tinha de ser opera, sem me fazer raio-x nem nada, nem muito menos me explicar o problema. Fiquei logo assustada. Estou marcada para a operação e ainda não me disseram nada. Como o medico não me agradou, fui a outro pedir uma 2ºopinião, este fez uma ecografia e no fim disse que a resolução do meu problema estava nas minhas mãos e a culpa do meu problema era minha, apenas tinhas de andar de bicicleta e fazer uns 2 exercícios diariamente para ganhar músculo nos quadriceps e se fizesse isso tinha o problema resolvido. Acho que foi demasiado incompleto, pois ao fortalecer os músculos indicados posso fazer os exercícios incorrectamente e por consequência, agravar o meu problema.
    Algo que me preocupou bastante foi o facto de me ter dito que tinha a simetria das pernas mal e por isso a rotula também me sair e que podia acontecer nos 2 joelhos. Perguntei se era preciso de ir a fisioterapeuta disse q não, mas o meu medico de família aconselhou e agora estou a ir.
    O que me aconselha? Será que não me devo preocupar e fazer o que o ortopedista me aconselhou? Ou tenho mesmo de ser operada?
    Agradeço uma resposta, ando apavorada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para responder a sua pergunta preciso avaliar seu joelho em consulta ortopédica com exame físico e avaliar seus exames de imagem. Tel. para agendar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Eu sou de Portugal, o que se torna impossível marcar uma consulta. Contudo, gostaria de saber, se acha o que o 2º médico me disse está completo e com isso resolvo o meu problema? Ou nestes casos parte-se logo para uma operação.
    Sobre a simetria das pernas tenho de fazer ou andar de outra maneira para corrigir o problema?
    Desculpe o incomodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a determinação do tratamento depende do grau de mobilidade patelar encontrado no exame físico, grau de translação lateral, hipermobilidade, manobra de apreensão, alinhamento angular e rotacional do membro inferior, trofismo do vasto medial, relação da patela com o femur nos exames de imagem, incluindo a incidência radiologica axial, determinação da altura patelar. Portanto para responder sua pergunta preciso examina-la em consulta ortopédica. Quando vier ao Brasil, agende uma consulta no consultório, que terei o maior prazer em responder sua pergunta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir