Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Conheça o quadril na Síndrome de Down



O que é o quadril?

É uma articulação, do membro inferior, formada pelos componentes anatômicos da cabeça e colo femoral e acetábulo.

A cabeça femoral normal é esferica (redonda) e articula-se com o acetábulo.

O acetábulo é a parte de cima da articulação, cobrindo praticamente toda a cabeça femoral e, por isso, é considerado o "teto" da articulação.

Apenas 10 a 15% da cabeça femoral fica fora da cobertura acetabular, sendo considerado normal e fisiológico.

A cabeça e colo femoral formam um ângulo chamado cervicodiafisário, cujo valor normal é determinado apenas, através de exame de imagem.

Chamamos de coxa valga, o aumento patológico deste ângulo.



Tendo este conhecimento preliminar, podemos agora, definir para o leitor a nomenclatura atual e moderna para a patologia do quadril nas crianças com síndrome de down.

Chamamos de displasia do quadril, a patologia em que existe qualquer anormalidade nos componentes anatômicos do quadril, citados acima.

Portanto, qualquer anormalidade no formato da cabeça femoral, formato do acetábulo, ângulo do colo femoral (coxa valga) e ausência ou diminuição da cobertura da cabeça femoral, determinarão o diagnóstico de displasia do quadril.

A nomenclatura antiga, conhecida pela maioria dos leitores como luxação congênita do quadril, luxação adquirida do quadril, subluxação do quadril, quadril instável ou luxável, foi substituida por um termo universal conhecido como displasia do desenvolvimento do quadril.


Por que a nomenclatura mudou?

Por dois motivos principais, o primeiro seria o de facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde, evitando equívocos de interpretação pois, as denominações antigas, na verdade representam estágios completamente diferentes da patologia do quadril ou seja, quando alguém se referia com o termo luxação congênita do quadril, quem ouvia não sabia se estavam falando sobre um quadril com ausência completa ou parcial da cobertura da cabeça femoral, se existia ou não coxa valga e se o quadril era instável ou não e, se o acetábulo (teto da articulação) estava bem formado ou não.



Portanto, as denominação antigas não permitiam aos interlocutores, falarem a mesma língua, impedindo as conclusões necessárias quanto as formas de tratamento.

A outra questão, que levou a modificação da nomenclatura, esta relacionada a questões médico legais pois, sabemos hoje, que as alterações do quadril da criança, podem ocorrer em qualquer momento do desenvolvimento e crescimento, não sendo exclusivamente congênitas

Então, quadris que nasceram com a anatomia e estabilidade normais, podem desenvolver a displasia, com o crescimento e desenvolvimento da criança.

Com isso, a nomenclatura passa a ser universal e, quando nos referimos ao quadril displasico ou displasia do desenvolvimento do quadril, todos os ouvintes entenderão a mesma coisa, ou seja, trata-se de uma anormalidade anatômica do quadril, seja no componente femoral (cabeça ou colo) ou no componente acetabular, com ou sem instabilidade articular.




Na síndrome de down, os fatores que favorecem a displasia do quadril são a hipotonia (fraqueza dos músculos), frouxidão ligamentar exagerada e patológica além das alterações ósseas do desenvolvimento.

A displasia do quadril pode ser uma patologia silenciosa, sem nenhum sintoma, no início da vida, só sendo descoberto se procurada pelo médico, nas consultas ortopédicas de rotina, com manobras de exame físico ortopédico e/ou através  de imagem. Por isso, é recomendado, de rotina, a avaliação dos quadris na criança com síndrome de down.

Quando surgem sintomas, o mais frequente é a criança apresentar claudicação (mancar), sensação de falseio, quedas frequentes e, em estágios mais tardios, dor articular, encurtamento do membro inferior e limitação na mobilidade.

Não existe um tratamento único para a displasia do quadril na Síndrome de Down, ou seja, não existe uma "receita de bolo".

O tratamento é sempre individualizado para cada caso e visa corrigir todos os componentes que participam das anormalidades anatômicas.




O conhecimento científico atual:

O quadril displásico na síndrome de down, com ou sem franca instabilidade, precisa de correção ciúrgica para obter o resultado satisfatório.

Que resultado é esse?

Promover a estabilidade articular, restabelecer a anatomia, acabar com as queixas apresentadas e restabelecer a congruência articular, garantindo função normal ao longo da vida.

As alterações ósseas femorais e acetabulares são corrigidas com osteotomias e a frouxidão ligamentar exagerada e patológica, com a capsuloplastia.

A definição do procedimento esta bem estabelecida na literatura talvez, o mais dificil, é a determinação do melhor momento para a realização da cirurgia.

Sabemos também que o tratamento com órteses não oferecem resultados satisfatórios no quesito de establidade articular e nem na promoção das correções das anormalidades ósseas femorais ou acetabulares.

Os quadris displásicos, na síndrome de down, exigirão correção cirúrgica, em algum momento da vida do jovem paciente.

Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos.

Dr. Maurício Rangel

Para marcar cosnulta o tel. é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.


2 comentários:

  1. Olá Dr.Maurício
    desculpa por fugir do tema rsrsrs...bom tenho 21 anos
    nasci com má formação congênita na mão esquerda(anelar torto e 2 dedos colados) e e pé direito(três dedos colados) gostaria de saber se há limite de idade para realizar a cirurgia,e se os resultados seriam satisfatórios já que não haveria mais crescimento osséo.Desde já grata Meu email symonyh@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, assunto para ser abordado em consulta ortopédica. Tel. Para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir