Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 8 de outubro de 2011

Ninguém quer ser “baixinho”





  A estatura é um dos atributos físicos mais valorizados pela nossa sociedade, afinal ninguém quer ser “baixinho”. É normal que as famílias fiquem preocupadas com a altura de seus filhos, principalmente quando eles são mais baixos que os colegas da mesma idade.
  A estatura é determinada por fatores genéticos (estatura dos pais), fatores hormonais e por fatores externos. Além disso, a prática esportiva, alimentação adequada e a rotina de sono da criança são fatores que também influenciam diretamente no crescimento. 
Por que o sono é importante?
  É importante ter descanso adequado, pois é durante o sono noturno que ocorrem os picos de liberação do hormônio do crescimento.
  A estatura média do brasileiro é 1,65 m. Toda criança com suspeita de baixa estatura deve ser avaliada com exame clínico, de imagem e laboratório, visando afastar patologias.
  Você sabia que hoje é possível, na avaliação inicial – apenas com dados simples como estatura atual, idade cronológica e fator multiplicador para a idade (tabela) - fazer uma projeção da estatura final da criança com o método chamado de multiplicador de Paley? 
  Com relação a exames importantes, a idade óssea é fundamental (Rx da mão e punho para determinar a capacidade das regiões de crescimento responderem ao estímulo), sendo determinante no prognóstico.
  Em meninas um dado muito importante é a idade da menarca (primeira menstruação). Quanto mais cedo, menor será o tempo de crescimento. A menarca representa a fase de estirão do crescimento da adolescência que dura de 1 ano e meio a dois anos após a primeira menstruação.
  Já nos meninos, o estirão ocorre entre os 13 e 16 anos de idade. Geralmente crianças consideradas  baixas inicialmente, podem recuperar espontaneamente o crescimento próprio para a idade.
  Dessa forma, se a previsão da estatura final na maturidade esquelética for abaixo da média da população, podemos, com tratamento adequado, mudar a história natural e aumentar a estatura final da criança.
  É importante ressaltar que, mesmo com tratamento, nós não podemos escolher a altura dos filhos. O tratamento apenas fornece condições para que a criança alcance sua capacidade máxima de crescimento.
  Para tratar, a equipe deverá ser multidisciplinar e envolve o pediatra/ ortopedista pediátrico/ endocrinologista.
Existe cirurgia para crescer?
  Sim. São os alongamentos ósseos. Trata-se de cirurgia complexa, que consiste na colocação de aparelhos fora do osso, presos com pinos (fixadores externos), que permitem o crescimento de 1 mm/dia. Podemos atingir com bastante segurança 6 cm de alongamento em cada osso. Se utilizado em fêmur (coxa) e tíbia (perna), podemos ganhar de 10 a 12 cm de estatura.
  Parece animador, porém, é um tratamento prolongado e a indicação tem que ser precisa. Não é usado por questões meramente estéticas.
  O importante é que, altos ou baixos, nossas crianças tenham saúde.
Um grande abraço,
Maurício Rangel

9 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, muito esclarecedor.
    Muito intetessante essa matéria, gostaria de saber quanto tempo demora o tratamento que utiliza técnica cirúrgica para alongamento ósseo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Andreia, o tempo para alongamento osseo depende da quantidade de alongamento que queremos obter. Geralmente necessita de fixador externo 6 a 8 meses.Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se tem alguém estudando outra forma de adultos crescerem, alem do alongamento osseo

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, desconheço outra forma de tratamento para adultos. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  5. Dr Maurício, quanto custa?e qual o nome da técnica usada? gostaria de saber se apos a cirurgia,interfere no rendimento em atividades físicas,ex: futebol!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, esse assunto precisa ser conversado na consulta ortopédica. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  6. queria saber se tem como para de crescer tem como doutor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, depende da idade cronológica, da idade óssea, do sexo do paciente, da estimativa da estatura final na maturidade esquelética e do perfil hormonal do paciente. Avaliação com endocrinologista seria interessante. Maiores esclarecimentos somente em consulta, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
    2. eu tenho 15 anos e meus osso ja são grossos vou procura um endocrino quero muito para de crescer

      Excluir