Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dor no joelho em crianças e adolescentes


 Conhecendo as causas



 Dor no joelho em jovens pacientes é uma queixa frequente na ortopedia pediátrica. Dentre as causas, nós temos as patologias traumáticas e não traumáticas.

- Osteocondrite

- Instabilidade Femoro-patelar

- Lesão Ligamentar

- Lesão Meniscal

- Menisco discóide

- Artrite Séptica

- Osteomielite do Femur Distal

- Artrite Reumatóide Juvenil / Artrite Idiopática Juvenil

- Artropatia Hemofílica

- Lesões Tumorais Benignas e Malignas Ósseas




  É importante ressaltar que em crianças e adolescentes existem patologias no quadril que se manifestam como dor referida no joelho. Portanto, sempre que um jovem paciente tem dor no joelho é fundamental na avaliação médica o exame físico também do quadril, para afastar essas possibilidades, pois algumas vezes o problema não esta no joelho.

Osteocondrite

  São patologias inflamatórias nas regiões de inserção dos tendões no osso.

  Há dor localizada na frente do joelho ou no pólo inferior da patela, nos pontos de inserção do tendão patelar. Queixas tem relação com esforço físico, não incha a articulação, mas, frequentemente, há um “caroço doloroso” na frente do joelho.

  O diagnóstico é feito com exame físico, sendo as imagens solicitadas para afastar diagnósticos diferenciais.

  Uma forma especial dessa patologia é conhecida como Osteocondrite Dissecante, onde um fragmento da superfície articular do joelho se destaca da sua posição original. Nesses casos além da dor há inchaço articular e limitação na mobilidade. O exame de imagem é fundamental para esse diagnóstico.








O Amadurecendo Com Saúde cresceu e virou um grande site sobre saúde infantil. Todo o conteúdo deste Blog está disponível no novo site. Em breve este endereço não existirá.

Obrigada pela atenção, 
Equipe Criança e Saúde - (antigo Amadurecendo Com Saúde)






Instabilidade Femoro-patelar

  Patologia em que o osso da frente do joelho (chamado patela) sai e volta para sua posição normal durante os movimentos do joelho. Geralmente ocorre em adolescentes com história de episódio de deslocamento traumático do osso no passado, tendo sido tratado sem cirurgia e evoluindo para queixas de instabilidade recidivante.

  Ocorre também em jovens sem história de trauma, mas que apresentam fatores facilitadores para a instabilidade (deformidade no joelho - geno valgo; deformidade na perna - rotação externa; frouxidão ligamentar generalizada - como na Síndrome de Down).

  Exame físico com manobras provocativas e de imagem é capaz de fazer o diagnóstico e programar o tratamento.


Lesão Ligamentar e Meniscal



  Devem ser suspeitadas em jovens que sofreram entorse do joelho e que chegam para avaliação com articulação dolorosa e inchada.

  Muitas vezes é difícil fazer o exame físico logo após a entorse, pois a dor articular é intensa. Nesses casos medidas analgésicas e imobilização seguido de novo exame físico após melhora da dor, é a melhor atitude.

  O ligamento cruzado anterior (LCA) é muito importante na estabilidade do joelho e sua lesão em crianças e adolescentes, pode ocorrer na forma de fratura no ponto de inserção no osso (avulsão). Isso é importante porque muda o tratamento. Na fratura, o tratamento é fixação do fragmento na sua posição original. Se a lesão ocorre no ligamento, sem fratura no seu ponto de inserção, então o tratamento visa reconstrução ligamentar.

Lesão Meniscal se manifesta com dor bem localizada, podendo ser na linha articular medial ou lateral e inchaço de repetição. Exame físico é importante na suspeita e imagem confirma a lesão.

  Outros ligamentos que podem sofrer lesão são os colaterais medial e o lateral, e ainda podemos ter as lesões complexas do joelhos em que mais de uma estrutura está acometida, tornando assim o tratamento mais prolongado.


Menisco Discóide

  Menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa, localizado entre o fêmur e a tíbia. Tem como função: dar estabilidade articular, lubrificação e absorção dos impactos. Nós temos o meniscos medial e o lateral. O menisco discóide é uma patologia congênita em que há uma alteração no seu formato anatômico. Deixa de ser um semi-circulo e passa a ter um formato de disco. Suas propriedades também são alteradas, deixando de exercer suas funções normais.

  A manifestação clínica é com dor e estalidos com os movimentos do joelho. O menisco lateral geralmente é o mais acometido. Pode ocorrer inchaço de repetição e limitação no movimento. O exame físico é o principal para suspeita e imagem é necessário para a confirmação.


Artrite séptica e Osteomielite



  Patologias infecciosas agudas que exigem diagnóstico e tratamento precoce. Se manifestam com dor acompanhado de inchaço articular, sinais inflamatórios de vermelhidão, aumento de temperatura local. Há febre, piora no estado geral da criança, impossibilidade para marcha.

  O exame físico é diagnóstico, exames de laboratório servem para confirmar a suspeita. O tratamento deve ser feito de urgência, porque o atraso na conduta implica em sequelas articulares.


Artrite reumatóide juvenil / Artrite idiopática juvenil

  Patologia que se caracteriza por inchaço articular, aparentemente sem evento traumático que justifique, de evolução prolongada, sem melhora por mais de 6 semanas.

  Para o diagnóstico é necessário alto grau de suspeita pelo médico assistente, com muita atenção ao inicio dos sintomas, além do exame físico especifico, exames de laboratório e de imagem.

  O tratamento é multidisciplinar. É fundamental o tratamento medicamentoso determinado pelo Reumatologista pediátrico. Fisioterapia para manutenção do movimento e Ortopedista Pediátrico para o tratamento cirúrgico - nos casos com falha no tratamento conservador, ou quando há sequelas tardias que prejudiquem a marcha dos pacientes.


Artropatia Hemofílica

  Hemofilia é uma patologia que se caracteriza por alteração na coagulação do sangue. Há uma deficiência dos fatores de coagulação. Hemofilia A, deficiência do fator VIII e Hemofilia B, deficiência do fator IX.

  Os pacientes apresentam hemorragias de repetição, em diversas partes do corpo como gengivas, nariz e, com frequência, hematomas pelo corpo originado de pequenos traumas do dia a dia. 

  Com relação às articulações, principalmente as que sustentam o peso do corpo, como joelhos e tornozelos também, apresentam sangramentos que se manifestam por inchaço, dor, limitação na mobilidade, dificuldade ou impossibilidade para marcha.

  O tratamento é multidisciplinar sendo o hematologista fundamental na reposição do fator de coagulação e o ortopedista para iniciar tratamento conservador visando analgesia, reabsorção da hemorragia e prevenção de deformidades.

  O tratamento cirúrgico também existe, mas, geralmente, é indicado para casos crônicos, com destruição progressiva da articulação onde além da dor há deformidades que prejudicam muito a marcha.


Lesões tumorais benignas e malignas ósseas

  Patologias que cursam com dor e deformidade articular ou peri-articular. Muitas vezes a queixa é de surgimento de caroço ou aumento de volume local, doloroso a palpação. Algumas vezes ha vermelhidão e aumento de temperatura associado.

  Exame de imagem é fundamental para o diagnóstico, sempre iniciando pela radiografia. As características da lesão no exame de imagem permitem muitas vezes formular as hipóteses. Na maioria das vezes tratam-se de lesões benignas, porém não podemos esquecer no diagnóstico diferencial das lesões malignas. 

  Os casos duvidosos se beneficiarão de biopsia óssea com envio do material para exame especifico do laboratório. Cada lesão tem um tratamento especifico que deve ser definido nas consultas ortopédicas.



  São diversas as possibilidades quando estamos diante de um jovem paciente com dor no joelho. Cada uma tem uma abordagem individual, muitos fatores são levados em consideração e o tratamento deve ser iniciado o mais precoce possível evitando sequelas articulares.

Um abraço a todos.
Dr. Maurício Rangel 

163 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Maurício Rangel,
    Estava pesquisando na internet e vi seus comentários acima e gostaria se possível uma pequena orientação.
    Tenho uma amiga que tem um menino que vai fazer 4 anos de idade, e esta criança sente dores nos joelhos insuportáveis, por isso gostaria de sua orientação, por onde podemos começar? qual o tipo de especialidade a procurar? qual poderia ser o caso dele uma criança de 3 anos?
    Atenciosamente
    Sergio
    sergio.gotardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dr. Maurício Rangel, tudo bem, minha namorada tem um filho com 5 anos, que tem fortes crises de dor nos dois joelhos que duram entre 15 a 20 minutos sempre há noite, nesta ele chegou a vomitar de tanta dor, o seu pediatra falou em problema de crescimento, mas não estamos muitos convencidos, teria algum pré diagnóstico ou um traumatologista em Porto Alegre, grato pela atenção e uma ótima tarde.

    brunoivedooto@bol.com.br.

    Att, Bruno Vedooto.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr. tenho uma filha de 6 anos que ultimamente tem se queixado de dores no joelho direito. Da última vez em que sentiu dor ela nao conseguia esticar a perna. Gostaria de saber o que poderia ser e que especialista procurar.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, para dizer o que poderia ser, ela precisaria ser examinada na consulta medica. Sugiro que marque uma consulta com ortopedista pediátrico, estou a disposição para atende-lá. Tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. tenho 13 anos e sinto dores insuportáveis no joelho quando subu escadas ou abaixo mais essas dores são variadas e são nos dois joelhos. Necessito da sua orientação

    Ps; e-mail Bia_mendes7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dr.Tenho uma filha de 11 anos que sente fortes dores nos dois joelhos durante o dia e noite e os joelhos dela stalão muito alto tambem, já levei ao ortopedista e relmatologosta realizamos exames de raio x e tomografia e ultrson os medicos diseram que não apresentava nada nos exames e que poderia ser dor do crescimento, DR o que eu posso fazer como conter esta dor da minha filha, o que eu posso dar pra ela ou como posso agir eu não sei mais o que fazer ela reclama muito de dor, ela diz que não pode dobrar o joelho e nem ficar muito sentada que doi mais, Dr. pode ser psicologico, me ajude Dr...
    E-mail: flaviocarvalho500@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dr. tenho uma filha de 08 anos que se queixa de dores no joelho.. porém sao dores esporadicas e na maioria das vezes acompanhada de algum fator emocional, mas a ultima crise nao teve absolutametne nada de anormal ou nada que pudesse caracterizar manha ou drama... simplesmente ela começou a reclamar de dores e começou a chorar e gritar de dor, sao dores nos doi joelhos sendo a do joelho direito mais intensa... essas dores sao sempre a noite e ao amanhecer ja nao existem mais... raio-x completamente normal e eu nao sei como agir pois percebi que nao é manha... pode ser algo grave... obrigada... e-mail isabela_miranda@ig.com.br... aguardo anciosa pela sua resposta...

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. boa noite doutor meu nome e elisabeth tenho 38 anos tenho fibromeaugia e 3 trei dias estou sentindo uma dor no joelho e notei que apareceu um caroço quando eu aperto doi muinto tbm quando fico muinto tempo em pe o que pode ser? eu tenho medo de ser um tumor maliguino a uma possibilidade doutor? meu msm e beth.samuel@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  13. boa noite, fiz um rx onde apareceram ossiculo acessorio nos joelhos e uma escoliose de 15 graus na coluna dorso lombar, o que td isso significa? email elianeferrara@bol.com.br

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Eliane, suas duvidas só podem ser respondidas em consulta medica. Sugiro que agende uma consulta para que possa examina-la e analisar seus exames. Tel para agendamento. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  15. boa noite, estou ficando preocupada, minha filha de tres anos recentemente apresenta uma fraqueza nas pernas principalmente na esquerda,ela esta tendo muitas quedas e de vez enquanto se queixa de dor,hoje eu estava olhando o joelho dela esta ficando roxo o que pode esta acontecendo?
    por favor me enviar alguma resposta para o seguinte email:
    nainapontes@hotmail.com
    OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Doutor Maurício Rangel. Meu filho tem 5 anos, pratica futsal uma vez por semana e sempre reclama de dores nos joelhos. De umas semanas p/ cá tem reclamado de dores na lombar. Notei que sua pisada de ambos os pés é p/ dentro (desculpe, não sei se essa é a forma certa de lhe informar). Vou tentar marcar uma consulta. Aguardo um contato. Obrigada.
    Email: nessavalle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, nos vemos na consulta. Boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!!
    Tenho um filho e ele se queixa de fortes dores na parte posterior do joelho, mais especificamente no musculo, ele tem dificuldades em caminhar quando esta com esta dor. Normalmente os momentos de dores mais acentuados são pela manhã ou após um periodo de repouso.Ele entretanto não apresenta nenhum tipo de inchaço, febre no local, vermelhidão ou caroços. Já levei ele ao pediatra e fui informado que seria uma distenção muscular ou dor do crescimento e foi receitado Ibuprofeno e bolsa de agua quente no local. Só estou preocupada pois as dores persistem a uma semana sem sinais de melhora.
    e-mail: ju_bonatti@yahoo.com.br
    Agradeceria muito se pudesse me auxiliar.
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esqueci de por a idade ele tem 6 anos.
      Obrigado!!!

      Excluir
    2. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
    3. Bom Dia, tenho uma filha com 14 anos que se queixa de dores constantes no joelho direito, ela diz que as dores são fortes e que estando em pé ou sentada ou a andar, a dor não passa. Ela entretanto não apresenta nenhum tipo de inchaço, febre, vermelhidão ou caroços no local. Agradeço resposta para joaorfsantos@gmail.com

      Excluir
    4. Boa tarde, sua filha precisa ser examinada na consulta médica. Tel. para marcação (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  20. Boa noite Dr. meu filho tem uma diferença na perna direita de 1,5, o que devo fazer? ele usa uma palmilha de 1 cm no tenis, o ortopedista passou! será se ele precisa de cirugia para corrigir?
    desde já grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, no momento o tratamento esta correto. Não tem indicação de cirurgia.Precisa ser acompanhado para avaliar progressão da desigualdade. Caso precise da minha opinião, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  21. olá doutor meu filho de 4 anos sente uma dor muito forte no joelho ate o pé por entervalo de 15 dias sempre a noite e o joelho dele esta roxo chega até chorar de dor o que sera doutor???por favor preciso de uma resposta estou muito preocupada grata.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para responder essa pergunta seu filho precisa ser examinado na consulta ortopédica. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. obrigada doltor mais estou vendo que seus consutorios são no rio de janeiro e eu more em sp mais muito obrigada mesmo vou procuras um ortopédista pro meu filho abraço.

      Excluir
  22. ola doutor, boa noite , meu nome é victor gabriel tenho 13 anos de idade vou fazer 14 jogo bola esta no santos mas sinto muita dor no joelho direito na frente e incha e fica dolorido quando ando e corro e dobro aperna queria saber o que fazer para melhorar? muitos treinadores falão que é tendinit no joelho o rapaz da minha rua falo que quando ele era piqueno ele sentis e é fase de crescimentome repon o no meu e-mail victorgabrielmoura@hotmail.com


    e para parar essa dor eu até choro parece que não sinto aperna parece andar nas nuvens me ensina com que medico passar e como curar em cassa obrigadoe vou indicar mas pessoas

    ResponderExcluir
  23. e-mail victorgabrielmoura@hotmail.com



    RENDO LÁ MINHA PERGUNTA SINTO MUITAS DORES E AMANHA EU TENHO TESTE NO CORINRHIANS

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Doutor..me chamo Rafael e tenho 13 anos ! pratico futebol deis dos 7 e apartir do ano passado comecei a sentir dores nos joelhos algumas o gelo resolveu..agr não resolve mais..as dores são na maioria daz vezes num osso abaixo do joelho..pode ajudar ?

    ResponderExcluir
  25. E-mail futebol2011-111@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  26. OLÁ DR TENHO CONDROPATIA PATELAR FAÇO TRATAMENTO DIAS MEUS JOELHOS PARA DE DOER OUTROS AS DORES SÃO INSUPORTAVEIS MEU ORTOPEDISTA NÃO QUER PEDIR OUTROS EXAMES DIZ QUE NÃO TEM NECESSIDADES A RM QUE FIZ E DE MAIO DO ANO PASSADO E AGORA MEU JOELHO DIREITO PARECE QUE A PATELA ESTAR SOLTA O QUE DEVO FAZER O SENHOR ATENDE A PLANO DE SAUDE ME RESPONDA MEU EMAIL É GABRIEL.ARTHUR15@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  27. Boa tarde, Dr. Maurício Rangel. Eu vivo no exterior, e tenho uma menininha de 22 meses. Há umas semanas, não me lembro exatamente quando, talvez quando ela tivesse ainda 20 para 21 meses de idade, ela comecou a acordar mancando. A perninha direita, ou o joelhinho me parecia fraco, porém depois de caminhar um pouco, ela comecava a andar normalmente, correr e dancar. Mas ontem (14.02.13), piorou a situacão. Ao acordar ela não conseguia esticar a perninha, e também não a dobra completamente. Hoje é a mesma coisa, ela anda, corre, danca, sobe na cadeira, sofá depois de um aquecimento no início do dia, mas não estica nem dobra a perninha e manca, diz "au" porque está evidentemente com dor e o joelhinho está inchado. Já marquei consulta com o médico da família, mas estou preocupada e triste a tal ponto que penso nisto o dia inteiro, e fica difícil me concentrar em outras coisas. O senhor poderia me dar uma opinião à respeito deste caso? Medimos a circunferência dos joelhinhos com uma fita métrica (21 cm vs. 23 cm joelhinho com dor). Muito obrigada desde já. Aprecio muito a ajuda. Meu email é marcelapandreassen@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Dr. Maurício Rangel, meu filhos tem 4 anos ele tem dor no joelho esquerdo, mais e muita dor ele grita e chora, só que essa dor e quando ela esta dentro do carro sentado na cadeirinha, pois quando esta em movimento ele não sente dor. já levei ele no medico , ele fez exame de sangue e rx , os exames não deram nenhuma alteração, eu viajo muito e sempre de carro , sempre paro durante percurso para dar uma caminha e fazer um alongamento .. ele grita de dor Obrigada e-mail 17.aline@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, Dr. Maurício Rangel,

    Sou a Ângela, tenho 50 anos e á cerca de 2 meses que tenho sentido dores no joelho direito. Quando ando, corro, pratico bicicleta não doi. Mas se subo ou desço escadas sinto uma dor interna (parece um osso a espetar). O mesmo acontece quando estou no cinema, se tenho o joelho na mesma posição começa a doer (tenho de estender a perna). Há dias em que não sinto dor nenhuma. Quando pioro costumo fazer uma massagem com Hirudoid Gel (alivia). Nunca tive problemas de saúde, nem tomo qualquer medicamento. Qual a sua opinião? Obrigada pela atenção dispensada a este assunto. O meu mail é: angela.lourenco25@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite Doutor,
    Tenho uma criança de 2 anos e á 2 meses ele fez uma cirurgia no joelho esquerdo de artrite infecciosa(osteomelite)estava com infecção, segundo médico era bactéria provavelmente da garganta que alojou no joelho fez exame de cultura durante enternamento no hospital e não deu bactéria no exame mas segundo o médico pela aparencia do material retirado era pra ser bactéria,tomou 10 dias de antibióticos na veia e tomou 6 semanas em casa (zinnati)mas agora ele está com dificuldade de andar está arrastando a perninha, já fez 20 sessões de fisioterapia mas sem melhora,será que o procedimento de operação foi correto? ou prazo para recuperação é lento? gostaria de saber sua opinião!
    Email = carlo-arruda@hotmail.com

    desde já agradeço.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  31. meu fiho de 5 anos tem apresentado fraqueza em uma das pernas ja a quarta vez, quando ocorre dura cerca de 5 dias ele ate anda mais mancando,estou super preucupada oque pode ser esse e o unico sintoma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta preciso examinar a criança.
      Marque consulta médica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.
      Um abraço.

      Excluir
  32. dr tenho um filho de 13 anos ele tem 1 caroço abaixo do joelho e se queixa muito de dores pois ficam muito doloridos sao nas duas pernas pode ser oque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sugiro que marque consulta médica para avaliação. tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  33. Dr. boa noite,
    Eu tenho uma filha de 7 anos que a mais de um ano reclama constantemente de dores nos joelhos, ela diz q a dor no joelho esquerdo é muito forte, doi durante o dia e intensifica-se a noite, nao existe outra queixa. Seu pediatra assistente pediu q eu procura-se um ortopedista, fomos ao medico para consulta, ele a examinou e fez radiografia dos joelhos, em seu diagnostico ele informou tratar-se de 'dor do crescimento', mas infelizmente ela nao para de reclamar, estou muito preocupada, desta forma, gostaria de saber qual novo especialista devo procurar e quais exames sao pertinentes, visto que sempre ouço falar de dor nos joelhos ser sintoma de leucemia.
    Obrigada,
    Adele
    pessarelo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Doutor!

    meu filho tem nove anos e desde os 4 sofre com dores nos joelhos e as vezes nos tornozelos. já realizamos consultas, raios X, exames para reumatismo e nada, os médicos não conseguem descobrir e dizem que é "dor de crescimento". Desconfio que não. Parece que os nervos dele são enrijecidos, pois quando alongo suas pernas ele sente dor. Nos de uma luz por favor!

    Ps: quando eu era criança, sentia as mesmas dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque uma consulta para examinar a criança e dar minha opinião. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  35. Bom Dia

    Tenho um filho de seis anos e a duas semanas se queixa de uma dor abaixo do joelho, sendo que que ele anda mancando com dificuldade. Ja fiz raio x e exame de sangue e não constou nada. O que devo fazer? O Dr. já teve algum caso assim? Agradeço se puder responder.
    Marcos
    pandamaril@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  36. Ola tenho um filho de 10 anos, que sente dor nos 2 joelhos, tem noite que ele acorda e começa a chorar de dor, o jeoleho dele estrala muito, eu ja levei em 2 ortopedista e eles falam que é dor de crescimento, mais estou preocupada com isso.Exite msm essa dor de crescimento ? emial mivizibeli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá, bom dia Dr, tenho um filho de 7anos e ha pelo menos duas semanas ele tem reclamado de dor no joelho esquerdo, normalmente a noite e em diferentes dias, me preocupei mais, por ser uma criança que raramente chora e, ele tem chorado muito quando dá essas crises.Ele teve uma queda de joelhos ha alguns dias, como ele sempre tropeça nos prórpios pés , não me importei muito, só que agora ta dificil entender o que pode ser, por que não está inchado e nem com hematoma e, dá uns pequenos estalos.
    Aguardo sua resposta...Tenha um bom dia!
    Meu e-mail é: alini.alini@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  38. Boa noite, gostaria de saber porque a rótula do meu joelho sai do lugar é uma dor terrível, tenho isso desde os 14 anos hoje tenho 33 anos meu email é ligia_liluxa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Dr Maurício, meu filho tem 15 anos e tem dores fortes nos Joelhos e nas articulações dos braços e pernas desde os 2 anos, e quando o levei ao medico me disseram que era dor de crescimento! oque o senhor acha que pode ser? cristinawizard2011@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  40. Ola Dr. Maurício, tenho 15 anos e de uns dias para cá venho sentido dores no joelho, mais precisamente quando me baixo ou fico muito tempo sentada. Para aliviar essa dor que não se encontra em toda area do joelho, eu mexo minha perna," espicho",e às vezes ouso "estralos".
    Justamente por ser jovem e não ter histórico de dores no joelho estou ficando preocupada.
    O que isso poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa note, para te responder preciso fazer o exame físico na consulta ortopédica. Favor marcar horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  41. Olá doutor,
    meu nome é Gabriel e tenho 14 anos e venho apresentando grandes dores nos joelhos. De início os dois doiam demais e nem dobrar eu conseguia. Fui até o médico e ele apenas colocou o dedo e disse que ra dor do crescimento. Estive crescendo mesmo durantes os últimos mêses, porém não consigo acreditar que seja só isso. Hoje os dois ainda doem, porém a dor é mais concentrada no joelho esquerdo e o mesmo apresenta grande inchaço as vezes. Hoje mesmo estou com fortes dores na bacia e gostaria de saber se isso é reflexo destas dores e que medidas devo tomar frente a esses sintomas.
    Meu email é bieel_navarro@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, você precisa marcar consulta ortopédica. Tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  42. Bom Dia Dr: Maurício Rangel Eu Tenho 15 Anos E Qaundo Eu Pratico Esporte(Futbol) Quando eu Começo A Correr Em Cinco Minutos De Corrida Eu Ja Sinto Dores Nos Dois Joelhos A Dor è Mais Forte No Esquerdo E Meu Joelho Estala Também Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro que marque consulta ortopédica, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  43. Bom Dia Dr: Maurício Rangel Eu Tenho 16 Anos e quando eu começo a correr meu dois joelhos doem mais o joelho que mais doi é o esquerdo eu nao sei o que é e me icomoda quando eu corro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque consulta para diagnostico e tratamento. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  44. Boa tarde Dr. Maurício, meu filho tem 4 anos e ultimamente vem se queixando de dor atrás dos joelhos, nas crises não consegue andar e a dor é mais intensa a noite. Obrigada atenciosamente Mariza (marizacscastro@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, sugiro que marque consulta para examinar a criança. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. BOM DIA DR. MAURÍCIO, TENHO UM FILHO DE 3 ANOS QUE SENTE FORTES DORES NO JOELHO ESQUERDO, PRINCIPALMENTE A NOITE ELE TEM CRISES QUE CHEGAM A LEVAR 45 MIN E SE REPETE UMAS 3 VEZES NA NOITE, JA ESTIVE EM ORTOPEDISTA, FICOU ENGESSADO POR UM TEMPO MAS NÃO RESOLVEU O PROBLEMA E O MÉDICO QUE ATENDEU ELE DIZ QUE ELE NÃO TEM NADA, NÃO SEI MAIS ONDE PROCURAR AJUDA POIS AQUI ONDE MORO NÃO TEMOS MUITAS OPÇÕES DE MÉDICOS. DESDE JA AGRADEÇO. ATT JANAINA (janadoerlitz@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para ajuda-la preciso examinar a criança na consulta. Caso venha ao RJ, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  48. Boa tarde,

    O meu filho de 2 anos, de vez em quando, parece ter uma fraqueza no joelho esquerdo, acabando por não se conseguir equilibrar em pé. Isto acontece por mais ou menos uma hora e depois fica normal. O que poderá causar esta fraqueza? Devo consultar um especialista? (Sonajul@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seu filho precisa ser examinado na consulta ortopédica. Sugiro que marque horário, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. sonajul , estou passando pelo mesmo problema, eu acho, e estou muito preocupada. Por favor o que eu devo fazer???
      roselenesantosesilva@yahoo.com.br

      Excluir
  49. Olá Dr.Maurício. tenho um filho de 6 anos. Tem dores nos joelhos ao caminhar. Há uma semana, caminha com dificuldades. Foi até hospitalizado por esse motivo. Entretanto, não apareceu nenhuma alteração no raio-x. Não tem febre, nem caroço, nem vermelhidão. O ortopedista acha que é um problema no quadril. Pediu outro raio x daqui há 30 dias e, se caso persista as dificuldades pra caminhar, deve fazer uma ressonância magnética. Minha angústia é que essa dor não tenha relação com ossos. O que o senhor acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao tenho como opinar sem examinar a criança na consulta. Para agendamento, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  50. boa noite Dr Mauricio estou preucupado com meu nenem ele tem 2 anos e derepente ele cai diz minha sogra que estava com ele e começou a chora e derrepente os joelhos dele incharao e a mao tambem levamos ao medico dirou rai x e nao deu nada e ele movimenta os pes mais doi e esta vermelho poderia ser o que me descupa mais estou preucupada e demora a consolta aq com o ortopedista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, essas queixas (dor em mais de uma articulação associado a inchaço, em criança de baixa idade), sugerem patologia reumatológica pediátrica. Sugiro que seu filho seja examinado por essa especialidade. Um abraço.

      Excluir
  51. Bom dia DR.Mauricio, tenho uma filha de 3 anos e 5 meses e ela usou sapato ortopedico por causa de pe chato e agora continua usando por causa de joelho valgo, só que ela agora reclama muito de dor no joelho direito ao se levantar e de madrugada quando se vira na cama. Sera que é por que esta corrigindo a deformidade. Desde ja agradeco e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para saber o motivo do quadro doloroso sua filha precisa ser examinada na consulta ortopédica para avaliar a localização exata da dor, a mobilidade articular, presença de sinais inflamatórios, avaliar os quadris e fazer as conclusões necessárias ao caso. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  52. OI Dr Rangel estou sentindo muitas dores no inicio dos joelhos(os dois) principalmente quando flexiono e quando ando.O que deve ser? Tenha apenas 22 anos e sinto muita dores na coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o tel. para marcar consulta é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  53. Bom dia Dr.sinto muita dor e estalos no joelho esquerdo, já fiz raio x e ultrassom, e não apareceu nd,a dor é tanta que dá a sensação que meu joelho vai sair fora.O que pode ser?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você precisa ser examinada clinicamente com as manobras especificas visando analisar os meniscos que são fonte freqüente de queixas semelhantes a sua. O exame de imagem mais indicado caso essa suspeita seja confirmada, ainda nao foi solicitado para você. Maiores esclarecimentos, sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  54. Olá Dr. Maurício, bom dia!
    Me chamo Danielle e tenho 23 anos. Desde criança sinto fortes dores dos joelhos, tentando definir melhor como seriam essas dores, eu diria que parece que há um bichinho andando dentro dos meus joelhos, causando uma dor muito chata e inconveniente. Diversas vezes já me ocorreu dessa mesma dor aparecer nos braços. Em uma tentativa de fazer passar essa dor nos joelhos, uma vez amarrei uma fralda na perna e notei que, em instantes, a dor passou, então, sempre que estou em casa e sinto essas dores, logo amarro uma fraldinha e fica tudo em paz. Já quando estou no trabalho ou na faculdade, tomo um analgésico, o que também resolve o problema. Estou preocupada, primeiro, porque trata-se de uma dor que me acompanha desde sempre, segundo porque em minha família existem diversos casos de esgotamento muscular, osteoporose, entre outras doenças que acometem os ossos. No momento estou sem plano de saúde e na rede pública de onde moro não temos consultas com ortopedistas. No momento não faço nenhuma atividade física, a prática desta, melhoraria ou poderia piorar meu quadro de dor? Minhas dúvidas são, seriam essas dores um caso de grande preocupação? Pode ser que seja uma dessas doenças mais sérias? Desde já, agradeço a atenção!
    E-mail: daniellecatarinne@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Bom dia, você precisa de consulta ortopédica, exame físico e exames complementares. Um abraço.

    ResponderExcluir
  56. Bom Dia Maurício Rangel, tenho 17 anos e sinto dores do joelhos quase o dia inteiro. Quando abaixo, quando agacho, quando subo uma escada e se fico sentada por uns 50 mim, já incomoda e doi muito. Nunca tive uma lesão grave no joelho e meus quadris são fino, coxas um pouco grossas. Será um problema genético ou o que será?

    Responda por favor no E-mail: laisalves.rocha@gmail.com
    Agradeço desde já! Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, suas queixas exigem consulta ortopédica para exame físico e de imagem adequados, para conclusão diagnostica. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  57. Bom dia Dr.Maurício,
    Minha filha de 4 anos está com a parte interna do joelho direito inchada, ela fala que não dói mas as vezes não coloca o pé inteiro no chão
    Fiz m raio X que não apontou nada.
    O ortopedista pediu exames de reumatismo mas pra mim é o osso que incha.
    O eu pode estar acontecendo?

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para o diagnostico definitivo sua filha precisa ser avaliada quanto a mobilidade da articulação, inclusive da articulacao do quadril (possibilidade de dor referida), presença de liquido intra-articular excessivo (sinovite), exame de imagem radiologico e exames laboratoriais para afastar causas reumatológicas para o problema. Maiores esclarecimentos, agende consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  58. Boa Noite Dr. Maurício Rangel, minha filha de 05 anos vem queixando muito de dores no joelho direito e começaram a aparecer umas marcas escuras na parte da frente do joelho, levei ela no ortopedista e o mesmo me disse que é por causa do crescimento, entretanto, as dores vão e voltam junto com as marcas e em algumas noites ela queixa muito. Gostaria de saber o que pode ser. Desde já agradeço.
    E-mail: adriano_atendimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia, existem diversas causas para dor no joelho nesta idade. Uma opinião só pode ser feita por mim, após realizar um exame físico ortopédico da criança e avaliar os exames de imagem adequados. Sugiro que marque uma avaliação no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  59. ola boa noite mauricio rangel meu filho tem anos e de uma semana pra ca ele nao consegue andar quando acorda so consegue anda no periodo da tarde mas mancando com a perna direita ele ja acorda sem poder andar fiz varios rx e ate agora nao foi descoberto o problema dele vc poderia me algum diagnostico sobre o assunto estou desesperada obrigado.( meninafashion2011@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, existem varias causas que fazem a criança mancar, nesta idade. Nao tenho como fazer diagnostico por via virtual, sem examinar a criança. De qualquer forma acho que precisa de mais investigação, além das radiografias. Precisa também de um exame físico adequado para saber qual o segmento do membro inferior responsável pelo mancar, ou seja, existe anormalidade no quadril, joelho, tornozelo ou pé. Exames de laboratório muitas vezes são necessários. Pensar em doença reumatológica pediátrica também deve fazer parte das suspeitas. Maiores esclarecimentos, marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite Dr.Mauricio
    Minha filha de 3 anos andava reclamando de dores na perna,então a levei ao seu pediatra de costume que pediu alguns exames,entre eles exame de sangue,radiografias....e me encaminhou para um ortopedista,que me disse que estava tudo normal.
    porem de um 1 mês pra cá,ela vem reclamando quase que diariamente sobre essas dores...que agora ela identifica como dor no joelho,marquei uma consulta com o pediatra,porque estou muito preocupada,vou pedir para ele passar uns exames mais específicos.
    Qual sua orientação nesse caso?
    desde já agradeço

    Tatiane
    tatycastro1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua filha precisa ser avaliada com exame fisico ortopédico específico para a região da queixa e, dependendo da suspeita feita ao exame físico, os exames de imagem indicados para a suspeita clínica deverão ser solicitados.Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  62. BOM DIA DR. MAURICIO RANGEL.
    MEU FILHO TEM 7 ANOS E SEMPRE E JÁ É A TERÇEIRA VEZ QUE ELE TEM DOR NO JOELHO QUE FICA COM DIFICULDADE DE MOVIMENTAR-S. JÁ LEVEI NO PEDIATRA E NO ORTOPEDISTA. FOI FEITO EXAME FISICO COMO PANCANDINHA NO JOELHO E ATRICULAÇOES EXAME DE SANGUE PARA DIAGNOSTICAR REUMATISMO DENSIOMETRIA OSSEA E TODOS DERAM NEGATIVOS. MAS HJ MESMO ELE AMANHECEU COM DOR NO JOELHO QUE MELHORA DEPOIS DE UM ANTIFLAMATORIO. GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO SUA.
    oBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as crianças nesta idade podem referir dor no joelho porém, a causa não estar no joelho propriamente dita. São as dores irradiadas para o joelho. É muito importante no caso do seu filho, ser avaliado também o quadril que é sitio frequente de patologia e que se manifesta com dor referida no joelho. Maiores esclarecimentos marque consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  63. Bom dia, Dr. Maurício.

    Tenho 20 anos e estou com uma dor no joelho direito. As dores começaram quando praticava esportes, mas agora meu joelho doi todo o tempo. Desde que comecei a Universidade há dois anos engordei cerca de 25 kg e fiquei sedentário, praticando esportes apenas nos finais de semana. Essa dor começou recentemente porém está se tornando insuportável. Meu joelho não demonstra inchaço nem vermelhidão, apenas dores que aparentam ser internas porque quando toco no joelho não doi. Certa vez fui em um traumatologista e o mesmo disse que é consequência de o peso do meu corpo ter aumentado, fazendo com que o peso sobre meus joelhos também aumentassem, mas depois de um pouco de repouso ele ficou normal. Isso aconteceu a cerca de um ano, então desconfiei que esse não é o mesmo problema. Poderia me dar uma orientação.

    Atenciosamente, Erik Queiroz.
    erikqsousa@hotmail.com.br ou erik1ccape@hotmail.com

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, existem diversas causas para dor no joelho em pacientes da sua idade. A orientação que posso dar seria para ser atendido com exame físico articular e realização de exames de imagem específicos que possam fazer o diagnóstico adequado para o seu problema. Maiores esclarecimentos, agende horário de consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  64. Olá Doutor,quando eu vou dormir com o meu joelho dobrado na hora de acordar eu sinto uma dor nele,eu estico e a dor passa.Isso ocorre quando eu acordo,e quando eu durmo com ele esticado não sinto nada ao acordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vc precisa de consulta ortopédica. Tel. para agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  65. Boa tarde Doutor,a dor em um dos joelhos de um adolescente é normal ?praticante de musculação,a dor só acontece uma vez ao dia,principalmente ao acordar. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, dor nunca pode ser considerado normal. Sinal de que algo esta errado. Maiores esclarecimentos marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  66. Estava pesquisando na internet e vi seus comentários acima e gostaria se possível uma pequena orientação.
    Tenho uma flha que tem 4 anos de idade, e está sentido dores em um dos joelhos não conseguindo nem forçar o pé no chão , por isso gostaria de sua orientação, por onde podemos começar? qual o tipo de especialidade a procurar? qual poderia ser o caso dela uma criança de 4 anos?
    Desde já agradeço !! Um Abraço! Cleonice
    cleonicetotal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Boa noite, existem varias causas para dor no joelho nesta idade como por exemplo menisco discoide, artrite idiopatica juvenil (AIJ), doença de Legg-Perthes, lesões pseudotumorais,, entre outras. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  68. ola eu tenho Osteomielite no Femur , ja operei e estou tratando com antbioticos e hiperbarica, mais meu joelho é bem inchado ! meu medico disse qe é normal o joelho incha !, acabando a infecção, o joelho começa a desincha msm? o joelho volta ao normal depis de algum tempo ? obg

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde, depende da extensão e da localização (metafisária proximal ou distal , diafisária) da infecção no fêmur. Só tenho como te responder, analisando o seu caso e as imagens. Um abraço.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Dr. Maurício Rangel, tenho uma filha que está com 2 anos e 5 meses e começou a se queixar de dor na perna, liguei para o pediatra dela e ele passou um anti-inflamatório, e no dia seguinte ela estava normal, mas 5 dias depois ela voltou a se queixar de dor e agora está com o joelho inchado e com a temperatura mais elevado do que o outro, o pediatra pediu um exame de ultrassom, mas no exame não deu nada, ele pediu também exames de sangue, mas ainda não saiu o resultado, ontem a noite ela apresentou 37°C, mas com o anti-inflamatório, pode estar mascarando uma febre. Estou muito preocupado com minha filha o que será que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a criança precisa ser examinada pelo ortopedista pediátrico para avaliação do exame físico e dos exames de imagem para a conclusão diagnóstica. Existem diversas causas para esses sintomas nesta idade. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica. Tel. para marcação de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  71. Dr. Maurício, por favor, me dê uma resposta. Meu neto de 11 anos, está reclamando muito de dor nos pés, já fazem meses, êle joga futsal, não passam as dores e tem mancado. Êle não quer que eu o leve no médico, porque diz que já está melhorando, e que é dor de crescimento.... acho engraçado e acabo não levando. Poderia me dar sua opinião ? Obrigada. Ana Maria . Meu email é amariacouto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, existem diversas causas para dor nos pés nesta idade. Só posso opinar sobre o assunto examinado a criança e avaliando os exames de imagem para esclarecer a causa. Maiores esclarecimentos marque consulta ortopédica, tel. para agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  72. Dr. Maurício meu filho tem 12 anos e a dois anos se queixa de dores no joelhos apareceu um pouco abaixo dos joelhos um caroço um osso crescido só que um dos joelhos esse caroço não doí mais, o outro continua doendo. levei no médico ele tirou radiografia e falou que não era nada de mais que eram por causa do crescimento ele tem 1,66 metros. Só que agora o joelho que continua doendo ficou um pouco roxo de repente o que pode, o que e que eu faço, ele vai melhorar com o tempo me ajude Doutor.
    Email.: lene-costa2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Boa noite, essa situação só pode ser respondida apos exame físico articular do joelho do adolescente. Nao tenho como fazer nenhuma conclusão só com um relato de internet. Qualquer coisa que escreva aqui seria mera especulação. Portanto, para te dar uma resposta plausível sugiro que agende consulta no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  74. Boa Noite,Dr.Mauricio meu filho tem 13 anos e tem o joelho torto,valgo,tem como eu corrigir com palmilha ou tem que fazer cirurgia?Por favor me de uma orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o tratamento para geno valgo depende do grau da deformidade, da distancia intermaleolar, do desvio do eixo mecânico de carga dos membros inferiores e da maturidade do esqueleto. Sugiro que agende consulta para avaliação do caso e determinação do tratamento. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  75. boa noite dr mauricio tenho osteomelite no osso do braço qual séria o melhor tratamento já fiz cirurgia retirei as platinas fiz raspagem do osso me ajude !!me indique um especialista sou de santa catarina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para saber qual o melhor tratamento preciso examinar o seu caso em consulta ortopédica e avaliar os exames de imagem. Nao conheço especialistas em Santa Catarina. Para ouvir minha opinião, sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  76. Bom Dia Dr. Mauricio Rangel
    Eu tenho uma filha de 3 anos, e ontem dia 07/11/2013 ela estava pela manhã estava normal brincando e tudo, quando foi a noite ela estava com dificuldade de andar se queixando de dores nas pernas e chorava de dor, o que pode ser Dr. ?

    E-mail: willer.comparaty@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber precisaria examinar a criança na consulta ortopédica. Existem diversas possibilidades para a dor nas pernas nesta idade. Sugiro que marque consulta, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  77. BOA TARDE DR. MAURICIO . EU ESTOU COM UM PROBLEMINHA NO JOELHO DIREITO! EU CINTO ELE DOER E QUANDO EU ANDO OU FAÇO MUITO ESFORÇO ELE DOÍ E PARECE QUE VAI QUEBRAR E LOGO DAR UM PARALISIA NO JOELHO. AI EU NÃO CONSIGO MOVER O JOELHO, TENHO QUE PARAR , PARA O JOELHO VOLTAR O NORMAL. ALMOXARIFADO@TERRAMATA.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, agende uma consulta ortopédica para exame físico, avaliação do seu joelho e solicitação de exames de imagem complementares. Tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  78. Boa tarde Maurício Rangel. Tenho 11 anos e sinto as dores abaixo do joelho apenas quando aperto. As dores ficam mais fortes quando aperto nas aulas de Ed Física e quando ando demais. Não sei o que são essas dores, faz um mês que tenho essa dor mais ou menos. Espero que possa me ajudar.
    HOTMAIL: bequinhapaz@hotmail.com
    Aguardo atenciosamente sua resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para te ajudar preciso avalia-lo em consulta ortopédica com exame físico articular e avaliação de exames complementares de imagem. O blog nao tem por objetivo oferecer consultas virtuais. Para ouvir minha opinião a respeito do seu caso somente através de consulta. Tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  79. ola meu filho tem a clavícula quebrada ela nunca doeu já faz um ano e também não cacifica gostaria d saber o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a interrupção da consolidação chama-se pseudoartrose. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  80. Olá, Dr. Maurício Rangel! Minha filha tem 8 anos e queixa-se constantemente de dores nos joelhos, os quais costumam também estalar, o que pode ser ouvido quando ela caminha. Apesar disso, ela brinca normalmente, pula, corre... mas, às vezes, a dor prejudica a prática dessas atividades. O que pode ser? Essa tal "dor do crescimento" ou algo mais sério?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica para exame físico articular e avaliação da causa do problema. Agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  81. bom dia dr: MAURÍCIO RANGEL minha filha de 2 anos e 3 mês ha 15 dias anda mancando,e ao acordar pede colo e evitar andar reclama de dores na perna esquerda mais a tarde anda corre pula mais mancando .não encontro sinal de vermelhão ou inchaço aperto os joelhos e pês mais não reclama de dor possa esta localizada no local ,de ontem deu para se notar os joelhos da perna esquerda para dentro. agradeço atenção .aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação de exames de imagem. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  82. Oi Dr. Meu Namorado ta com dores nos dois joelhos que não para.Ele precisa ficar andando e se movimentando para a dor diminuir e ele suportar. Começou fisioterapia e toma antiinflamatorio alem de fazer compressas geladas. Antes dessas dores ele sentiu uma forte dor nas costas ,mais pro lado direito...fez um ressonância e nao deu nada muito grave e ele nao sente mais.Ele suspeita de ter sido uma atividade fisica q fez onde pegou pesos etc sem fazer alongamento antes.O que pode ser no joelho dele?e como posso ajuda-lo com as dores ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para te responder preciso examina-lo em consulta ortopédica. Tel. para agendar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  83. Ola Dr.eu tenho 13 anos,e um pouco abaixo do meu joelho tem um caroço..oq poderia ser isso ?? uma lesão ?
    marcioo-2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para saber o que esta acontecendo com seu joelho, você precisa ser avaliado na consulta ortopédica com exame físico e de imagem. Tel. para agendar consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  84. Boa noite Dr. Tenho uma filha de dois anos e estou percebendo que os dois joelhos dela estalam forte quando ela se abaixa e depois levanta. É normal? Ela não se queixa de dores. Devo leva-la ao pediatra?

    ResponderExcluir
  85. Boa noite, ela precisa ser avaliada em consulta ortopédica. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  86. boa tarde DR. doi-me o joelho esquerdo, sempre que começo a praticar exercicio fisico começa-me a doer o joleho, no fim do exercicio o joelho continua-me a doer na parte de tras e na frente. ao outro dia custa-me andar e doi-me parad por vezes e a subir as escadas, por vezes a dor é de lado. o que sera que eu tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber, você precisa marcar uma consulta ortopédica , ser examinado e ser avaliado seus exames de imagem. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  87. oi tudo bem, eu jogo futebol 4 veses por semana, tenho16 anos, e ja faz um ano que nasseu um caroço abaixo dos meus dois juelhos, ele doi toda ves que pratico futebol e atividades fisicas,ele é duro que nem um osso, por favor me ajudem eu não tenho condições para pagar um ortopedista obrigado.

    ResponderExcluir
  88. oi tudo bem, eu jogo futebol 4 veses por semana, tenho16 anos, e ja faz um ano que nasseu um caroço abaixo dos meus dois juelhos, ele doi toda ves que pratico futebol e atividades fisicas,ele é duro que nem um osso, por favor me ajudem eu não tenho condições para pagar um ortopedista obrigado.Robson.r11@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você precisa ser examinado na consulta ortopédica para que possa ser feito o diagnostico adequado e determinado o tratamento. Tel. para agendamento de consulta, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  89. MINHA FILHA TEM 14 ANOS E SOFRE DE UMA DOENÇA ONDE OS MÉDICOS SUSPEITAM DE HEPATITE AUTOHIMUNE, GOSTARIA DE SABER SE ESSA DOENÇA PODE PROVOCAR DORES NOS JOELHOS, POIS MINHA FILHA SEMPRE RECLAMA DE FORTES DORES NO JOELHOS.

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde.meu irmão quando jogava a bola queixo.se do joelho direito.e fomos ao médico e o exame clínico dizia
    EO:flexo10°joelho dto,redutivel,houdard negativo,appley duvidoso para menisco medoal
    RX:sem alts major,pode haver lesao osteocondral no condilo mdial.
    O que é isso?é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua resposta exige uma avaliação do joelho em consulta ortopédica, com exame físico específico e avaliação dos exames de imagem.. Marque horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  91. oi doutor queria tirar uma duvida a cerca de uns sintomas que ando a sentir já há uns meses 6 messes vai fazer meu assunto é 1 pouco complicado. eu tenho 23 anos. acontece que eu com 16 anos parei de crescer. e ter o período eu fiquei anos sem ter isso no entanto que peguei osteoporose nos ossos,e tive que fazer 1 tratamento num endocrinologista porque fiquei com os ovarios secos por não ter tido a muitos anos. eu ja fiz 1 exame que comprova que tenho 5 ha 6anos de atraso no corpo no entanto que não tenho corpo formado nem quadril e minnhas pernas são muito compridas e magras. eu ando muito magra ultimamente, e tneho cefaleias dores de cabeças muito fortes fora dores pelo corpo em geral a vezes que me dao ataques e isso fica por 20 min ou até 1 hora mais a certos horarios e dias até que me atacam tenho dores na coluna vertebral, omoplata os dois, as veses nas juntas das maos, pernas desde a rotula ate os pés, e não sinto fome e estou muito magra queria saber se pode ser dores de crescimento? por atraso de não ter desenvolvido no passado?

    ResponderExcluir
  92. Boa Tarde Doutor.criança 4 anos reclama muita dor joelho .foi no medico ele pediu raio x joelho, apareceu um negocinho no osso ele disse q é osteocondromatosse , mas pediu tomografia tb agora . so q criança sente muita dor e quer coisa gelado no joelho e se meche bastante a noite.a classificação de osteocondromatosse benigna e maligna tem dor? se o tumor cresce derepente é maligna ou benigna , como sei qual é?. .obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, preciso examinar a criança em consulta ortopédica e avaliar o exames imagem para poder emitir uma opinião a respeito do caso. Sugiro que marque consulta para avaliação. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  93. Boa noite Dr Maurício!
    O meu filho nasceu com as 2 pernas fora da bacia e andou com gesso, depois de passar pela cama dos arcos,até aos 3 anos.Tem atraso de desenvolvimento!
    Agora, com 16 anos começou a queixar-se com uma dor no osso, por baixo do joelho direito.Anda completamente coxo.
    Devo preocupar-me?O que fazer?
    Obrigada.
    O meu mail: tita.fonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a melhor coisa a fazer seria marcar uma consulta para exame físico articular e avaliação com imagens, para definir o diagnostico e o tratamento. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  94. Boa noite Dr. Maurício Rangel!
    Eu tenho 14 anos e tenho um caroço de baixo dos dois joelhos , quando eu abaixo ou ajoelho no chão ele dói e não sei o que pode ser, já me disseram que pode ser da faze de crescimento, mas não tenho certeza, devo me preocupar ou o que é? Obrigado pela atenção.
    Meu e-mail: matheus.augusto.pires2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para responder sua pergunta preciso examina-lo em consulta ortopédica. Tel. para marcar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  95. dr. mauricio meu filho tem 6 anos e tem dores no joelhos geralmente anoite, reclama mais do joelho direito e ele é canhoto. isso tem alguma relação ou não? o pediatra disse que pode ser do crescimento mas não estou convencida e estou muito preocupada. as vezes depois de um anoite bem dormida da dor some no dia seguinte e as vezes acontece de ter que dar remédio para dor como aconteceu hoje, que foi a primeira vez que eu dei remédio pra dor no joelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber a causa da dor, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico e avaliação dos exames de imagem. Tel. para agendar horário no consultório é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  96. Olá Dr. Rangel.
    Tenho um filho de 11 anos. Ele sente fortes dores nos joelhos. Já levei em vários médicos, fizemos raio x e nada foi diagnosticado. Ele tem os pés tortos, exatamente como o pai e os tios. Aos 6 anos ele teve um câncer no rim direito e passou por quimio e radio. Tenho medo que essas dores possam estar associadas à esses tratamentos.
    Gostaria de uma opinião. Obrigada.
    lucelmamt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, opinião médica ortopédica depende de consulta com exame físico e avaliação dos exames de imagem. Marque uma consulta no consultório para que possa avaliar a criança e emitir o meu parecer profissional. Tel. para agendar horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  97. OLÁ DR.MAURICIO, ESTOU AQUI PRA TE PEDIR AJUDA,POIS HOJE DE MANHÃ UM DOS MEU FILHO GÊMEOS O RAFAEL ACORDOU COM UMA DOR NA PERNA E ELE NÃO CONSEGUE DOBRAR O JOELHO CAMINHA MAS COM A PERNA DURA O QUE O SENHOR ME DIRIA? Ah! JÁ O LEVEI A UM MEDICO MAS GOSTARIA DE UMA SEGUNDA OPNIÃO.

    ResponderExcluir
  98. O RAFAEL DR, SÓ TEM 1 ANO E 11 MESES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, como posso achar alguma coisa sobre um caso em que eu sequer examinei a criança e a articulação dolorosa? O blog nao tem por objetivo oferecer consultas ortopédicas virtuais e muito menos ficar dando diagnósticos virtuais! Medicina nao pode ser feito desta forma. Medicina exige consulta presencial, exame físico ortopédico da articulação envolvida e, muitas vezes, realização de exames complementares. Portanto, para ouvir minha opinião profissional, sugiro que agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  99. ola dr eu tenho 13 anos e sinto muitas dores quando corro e quando eu estou ajoelhado e lavanto doi muito pf me ajuda mi responde pelo comentario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, seu caso precisa ser avaliado em consulta ortopédica. Tel. Para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir