Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

domingo, 18 de novembro de 2012

Crianças que nascem com dedos unidos. O que fazer?



Sindactilia:




É um defeito de separação de dois ou mais dedos da mão.

É uma das mais frequentes patologias congênitas do membro superior.

Pode ocorrer de forma isolada ou associada a outras patologias congênitas.

Pode acometer uma ou ambas as mãos.

É mais frequente entre os dedos médio e anular, seguido pelo anular e mínimo e indicador e médio.


Os tipos:




- Simples:

Quando o tecido que une os dedos é constituido de pele e bandas fibrosas. 

Pode ser completa, quando na união vai até a ponta dos dedos ou, incompleta, quando não vai até a ponta dos dedos.


- Complexa:


Quando o tecido que une os dedos é constituido de pele, bandas fibrosas e tecido ósseo.


Os dedos que estão unidos, ao crescerem, tendem a apresentar deformidades, principalmente na sindactilia que ocorre em dedos com diferentes comprimentos.


O diagnóstico:




É feito com exame físico ortopédico. Devemos sempre solicitar exame de imagem para avaliar alterações ósseas associadas.



O tratamento:


É cirúrgico e visa melhora funcional e estética da mão.



As recomendações:


Quando operar?

Recomenda-se  por volta dos 18 meses de idade, sendo que , em sindactilia entre o polegar e o indicador ou entre o anular e mínimo a correção deve ser feita com 1 ano de vida.



A cirurgia:

- É feita com a confecção de retalho de pele dorsal e palmar para a formação da comissura (espaço entre os dedos).





- Incisões em zigue-zague para evitar retração cicatricial.


- Enxerto de pele total para cobrir áreas sem pele.




Conclusões:






Os resultados do tratamento cirúrgico da sindactilia são muito bons.

Conseguimos mãos com função de preensão preservada bem como movimentos finos dos dedos.

Há uma melhora funcional e estética muito grande.

A cirurgia deve ser feita de forma cuidadosa e meticulosa, garantindo assim o bom pós-operatório e resultado final.


Um abraço a todos

Dr. Mauricio Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239
E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br


7 comentários:

  1. Dr Maurício,
    Ainda acrescento como resultado positivo desta cirurgia, a felicidade da criança em ver que a sua mãozinha está mais próxima, fisicamente, da mão da sua irmãzinha e de outras crianças. A Felicidade em ela saber que todas as suas diferenças podem ser contornadas, com operações, tratamentos ou aparelhos não tem preço.
    Não temos como agradecer o seu carinho, atenção e dedicação em buscar ajudar a nossa Gabi, para que ela seja uma criança normal, apesar de suas limitações físicas que com certeza, com o tempo, não serão mais limitações e sim conquistas.
    Obrigada.
    Família Poubel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Andressa, suas palavras são perfeitas. Você tem toda a razão, além da melhora da função da mão, o aspecto físico, mais próximo do aspecto da mão dos amiguinhos também é de fundamental importância.Obrigado pelo carinho e pode ter certeza que, estarei sempre tratando da Gabi, com o máximo empenho, visando melhorá-la cada vez mais.Beijinhos na Gabi e em toda a família. Fiquem com Deus.

      Excluir
    2. Boa noite Andressa
      Se for possivel aceite o convite no google+ a minha filha nasceu tal e qual a sua filha, gostaria de colocar algumas duvidas.
      João

      Excluir
  2. Bom dia,Dr.Mauricio Rangel!Eu sou a VMF,angolana e estudo na Faculdade de Medicina(Universidade Agostinho Neto).Estava investigando sobre crianças com sindactilia e por ironia acabei por ler o seu artigo...achei interessante porque ca no meu pais acabei por encontrar uma criança com o mesmo problema de 2 meses.Mas,por incrivel que pareça a mae nao venho ao hospital(Hospital Pediatrico David Bernadino)por essa causa e sim,porque a criança apresentava febre tosse e dispneia.Conversei com ela durante muito tempo e fiquei sabendo que so começou a consulta pre-natal por volta do 6-mes e nem sequer tinha feito tdos os exames incluindo a ecografia.Tambem disse k na familia,tanto do marido como a sua nunca houve coisa parecida.A minha duvida e a seguinte:sera k essa anomalia nao pode ser detectada durante a gestaçao?tem de ser sempre de causa congenita?o k podemos fzr para evitar tal coisa?
    Inflzmente,no meu pais ainda nao temos tecnologia suficiente(so as clinicas e que tem as melhores coisas e nem todas as gravidas tem a mesmas condiçoes) pr detectar varias anomalias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sindactilia é uma deformidade congênita. O diagnóstico pode ser feito, em alguns casos, com ultrassonografia durante a gestação porém, na maioria das vezes é feito somente após o nascimento da criança.Um abraço.

      Excluir
  3. Boa noite Dr Maurício. Sou pedagoga e atuo em uma turma de 1o. ano em uma comunidade carente. Recebi neste ano um aluno que tinha sindactilia. Ele tem 6 anos e fez a cirurgia a apenas 3 anos, segundo a mãe. Estava procurando por maiores informações para poder entender o seu quadro e poder auxiliá-lo melhor. Ele tem dificuldade na preensão do lápis e, pelo que pude entender, os dedos (médio e anelar) ficaram muito sensíveis e ele realmente não está conseguindo coordenação motora suficiente para a escrita. Será que o fato de ter feito a cirurgia tardiamente pode ter consequências maiores? Gostaria muito de poder ajudá-lo e, sobretudo, conseguir alfabetizá-lo neste ano. O senhor teria alguma referência para me ajudar? Grande abraço e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro que a criança seja examinada por uma terapeuta ocupacional. Um abraço.

      Excluir