Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pernas tortas. Quando devo tratar?



  Deformidade nas pernas sempre é motivo de preocupação e consulta ortopédica. A história natural do alinhamento das pernas se caracteriza por uma fase de arqueamento (joelhos afastados), seguido por uma fase de “joelhos juntos” (popularmente chamado de “tesourinha”), até a fase final, onde as pernas ficam retificadas. De acordo com a idade da criança e simetria das pernas, podemos saber se está na faixa de normalidade ou não.



“Pernas Arqueadas” (Tíbias Varo Fisiológicas)

  Deformidade vista no recém-nascido que se caracteriza pela presença dos joelhos afastados e que se exacerba quando a criança inicia a marcha. Nesta fase, além do afastamento dos joelhos também chama atenção os pés que são virados para dentro. Quando bilateral e simétrico tende a ser fisiológico com capacidade de correção progressiva com o crescimento, sem tratamento.

  Precisa ser avaliado e acompanhado regularmente com exame clínico e de imagem. Faz diagnóstico diferencial com outras patologias que precisam ser excluídas. Tem prognóstico para correção espontânea, porém, poucos casos evoluem para piora progressiva, esses são patológicos, ocorrendo em crianças que começam a caminhar cedo e com sobrepeso. Trata-se de patologia da região do crescimento da tíbia, conhecida como doença de Blount (principal causa de arqueamento patológico) e precisam ser corrigidos com cirurgia. CONTINUE LENDO NO NOSSO NOVO SITE: CRIANÇA E SAÚDE! Clique Aui! 


“Pernas Tesourinha” (Geno Valgo)

  Deformidade que se caracteriza pelos joelhos juntos, batendo um contra o outro durante a marcha, e afastamento dos tornozelos, dando um aspecto em "X" das pernas. Surge após os dois anos de idade e se exacerba até os 4 anos.

  Quando bilateral e simétrico nesta faixa etária tende a ser fisiológico, com correção mesmo sem tratamento, precisa ser avaliado e acompanhado com exames clínico e de imagem regularmente. Faz diagnóstico diferencial com outras patologias que precisam ser excluídas. São comuns em crianças com sobrepeso ou com história familiar positiva em pai e mãe. Tem comportamento benigno, porém, alguns casos progridem saindo da faixa de normalidade.

  Não há aparelhos, palmilhas ou botas ortopédicas capazes de mudar a história natural da deformidade.

  Os casos que ultrapassaram a idade de correção espontânea e que encontram-se acima da normalidade, em adolescentes, por exemplo, devem ser submetidos a procedimento cirúrgico visando reequilibrar o crescimento do joelho permitindo a correção progressiva até a maturidade esquelética (Técnica conhecida com Epifisiodese).

  Existe uma idade adequada para o procedimento que difere em meninos e meninas e depende da maturidade esquelética para sua indicação.  







O Amadurecendo Com Saúde cresceu e virou um grande site sobre saúde infantil. Todo o conteúdo deste Blog está disponível no novo site. Em breve este endereço não existirá.

Obrigada pela atenção, 
Equipe Criança e Saúde - (antigo Amadurecendo Com Saúde)



Marcha com pés virados para dentro

  Algumas crianças começam a marcha com os pés virados para dentro, a frente dos pés para dentro, às vezes, batendo um pé contra o outro a cada passo.

Existem quatro motivos para que isso ocorra:

- Deformidade da frente do pé (chamado pé metatarsovaro).

- Deformidade na coxa (anteversão femoral), vista em crianças quando sentam sobre os pés em "W".

- Deformidade na perna (torção interna).

- Uma combinação de dois ou três destes fatores.

  Uma boa avaliação médica especializada, com exame clínico adequado é capaz de localizar o problema e orientar a família adequadamente quanto ao prognóstico deste padrão de marcha.

  Um fato frequente encontrado nessas crianças é a capacidade que tem de sentar com os pés virados para trás, sobre os pés, o que chamamos sentar em "W", que contribui para exacerbar o padrão de marcha com pés para dentro (como na foto acima).

Postura adequada para sentar:


  Na maioria dos casos o prognóstico é bom, com tendência a correção espontânea progressiva até as idades previstas.

  Sabemos que não há aparelhos que possam acelerar a recuperação como se achava no passado, portanto:

- Faixas elásticas anti-rotatórias nos membros inferiores, usados durante a marcha são contraindicados e proibidos, não tem benefício.


(faixa elástica)

- Órteses de uso noturno prendendo os pés, com barra metálica, sendo os pés posicionados em rotação externa, são contra indicados e não tem benefícios.


(aparelho noturno)

- Palmilhas não tem nenhum efeito na torção dos membros durante a marcha e, portanto, são contraindicadas para este fim.


  Na maioria das vezes o tratamento inicial é expectante, acompanhando e orientando quanto ao uso de calçados adequados e prática esportiva regular.

  Em situações de exceção, o tratamento cirúrgico será recomendado, só quando os prazos de correção espontânea terminaram e a deformidade residual for grave, o que não é comum ser encontrado.

  É preciso uma boa avaliação médica com acompanhamento adequado para determinar as formas de tratamento.   




Grande Abraço,

748 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Bom meu filho tem um ano e dois meses, esses dias atras percebi que ele tem os joelhos bem afastados um do outro. Estou muito preocupada em relação a isso. Qual será o tratamento que ele irá receber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa noite,então, com 1a+2m de idade é esperado ter os joelhos afastados.Precisa ser examinado na consulta,mas,a princípio só precisa ser acompanhado.Trata-se do geno varo fisiológico.Geralmente a correção é espontânea.Precisa ser acompanhado para,caso não corrija,iniciar o tratamento.Um abraço,obrigado por participar do blog.

      Excluir
  2. minha filha quando tinha 1 ano tinha as pernas bem afastadas, ao logo do tempo foi melhorando, porém agora com 11 anos estou percebendo que o problema esta voltado pois a perna direita esta com um leve arqueamento (Tíbia Varo) e ela esta se queixando de dor na região da perna atingida.

    email ctto luizapetra@hotmail.com


    agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luiza!Obrigado pela sua participação no Blog!Sua pergunta foi muito interessante!Enviei resposta para seu e-mail.Qualquer dúvida,consultas,tel. 21 3264-2232/ 21 3264-2239.Um abraço

      Excluir
    2. boaaa tarde Dr Mauricio tenhu 23 anos i minhas pernas sao muito arquidas .gostaria de saber se tem tratamento,comoo que é feito e quanto tempo demora a recuperação .


      thg.zl@hotmail.com

      Excluir
  3. Boa tarde , tenho 14 anos e já são várias vezes que me dizem que bato com os joelhos a andar , e dizem ser falta de cálcio. Não há uma algo a fazer sem ser , uma operação ? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.Joelhos para dentro,geno valgo,só é patológico quando ao encostarmos um joelho ao outro,observamos uma distância dos tornozelos acima do valor normal.Isso só pode ser feito na consulta médica.Estando esse valor acima do normal,significa dizer que suas articulações estão recebendo sobrecarga mecânica e terão em longo prazo dor e degeneração.Neste caso precisa de tratamento e a única forma é com cirurgia,existem algumas técnicas que dependem da idade,maturidade do esqueleto e tamanho da deformidade.Reposição de calcio não tem indicação e não pode ser feito para esse fim.Um abraço,obrigado por participar do Blog.

      Excluir
  4. Boa noite! Tenho 26 anos sempre tive perna torta, só que nunca reparei, de alguns dias pra cá fiquei preocupada pois eu ando com a perna direita pra dento, gostaria que o senhor me orientasse com relação a esse defeito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Desculpe,mas é impossível fazer qualquer consideração sobre a deformidade sem examinar.Sugiro marcar uma consulta e com exame físico adequado posso fazer orientações sobre o diagnóstico e tratamento.Tel.consultório 3264-2232/ 3264-2239.Um abraço e muito obrigado por acompanhar o blog!Sua participação é muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Tenho 17 anos e tenho uma doença metabólica que me impede de comer proteínas que tem uma dieta especial nesse fim.
    Tenho tido dores nos joelhos quando corro, estou de pé muito tempo, sentada com as pernas cruzadas e quando subo ou desço escadas.
    Costumava-me sentar em "w" quando era pequena e sinto de noite na cama que uma perna é ligeiramente maior que a outra.
    Devo fazer desporto na mesma e o que devo fazer para as dores acabarem?

    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,desculpe mas é impossível fazer algum comentário a respeito do seu caso sem examinar.Sugiro que seja examinada na consulta médica, faça exame de imagem para o médico assitente ter condições de falar sobre o assunto e tratamento!Obrigado por acompanhar o Blog!Sua participação é muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa tarde !
    Minha filha tem 1 ano e 4 meses , somente a perna direita possui uma curvatura ,levei ao ortopedista e o mesmo informou que até os 3 anos melhora , fez raio x e deu td normal . Gostaria de maiores informações , se devo levá-la a outro médico para solicitar um exame mais detalhado . Estou muito preocupada . Agradeço e no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia.Quando há assimetria,ou seja só uma perna tem deformidade, é importante que além do exame físico seja feito exame de imagem.No seu caso parece que a imagem foi normal.Sendo assim não há motivo para preocupação,sua filha precisa ser acompanhada periodicamente porque até prove o contrário a correção ocorrerá espontâneamente,até a idade limite.Na maioria das vezes a deformidade é fisiológica e temporária e pode corrigir em velocidades diferentes entre as pernas,uma corrigindo antes da outra..Piora progressiva é o que deve chamar a atenção para algo errado,necessitando reavaliação.Um abraço.

      Excluir
  9. meu sobrinho tem 2 anos, possui as pernas curvada e curta, pequena em relação ao corpo, teria tratamento adequado ?
    e-mail: tiarosario@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,obrigado por acompanhar o blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando e participando!

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite! Gostaria de saber se há correção para tíbias tortas, acredito ser herança genética. Minha filha tem 3 meses, sei que é necessário aguardar até os 3 anos para ver se acontece a correção espontanea.... mas estou preocupada já que há outros casos na família de meu esposo....

    DEsde já agradeço..

    ResponderExcluir
  12. Bom dia não precisa fazer nada.A correção na maioria das vezes é espontânea.Os casos que não evoluem para correção,são patológicos e tem tratamento,Continue acompanhando o Blog.Um abraço.Bom domingo.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, Dr. tenho 16 e tenho as pernas em varo com 8cm de afastamento dos joelhos, quando eu tinha uns 6 anos minhas pernas não eram tão afastadas, então comecei a jogar futebol e foi aí que piorou, gostaria de saber se na minha idade ainda tem como corrigir, porque ando sentindo muitas dores nos joelhos e tbm tem o incomodo estético.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail.Obrigado por acompanhar o Blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tenho 20 anos e tenho as pernas arqueadas (só do joelho para baixo) o que me provoca um grande desgosto a nível estético e social. Não me sinto a vontade usar saias,shorts, vestidos. Não queria fazer cirurgia, pois o tempo de recuperação é longo. O que você me aconselharia a fazer? Engessar a perna corrige a deformação?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, para correçao precisa cirurgia.Gesso nao corrige!Um abraço, obrigado por acompanhar o blog.

    ResponderExcluir
  17. Olá doutor tenho 19 anos o que me incomoda sao minhas pernas arqueadas,eu gostaria de saber se tem como eu resolver esse problema. obrigado

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, a correção é feita com cirurgia. Você precisa marcar uma consulta para ser examinado e avaliar seus exames de imagem. Tel. para agendamento (21)3264-2232, (21)3264-2239.Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, minha perna é tesourinha, isso me deixa muuuito triste, olhando minhas fotos da infancia, percebi que sempre tive e meus pais nunca buscaram um tratamento para isso, lembro que sofria muito no colégio por isso, e isso me afeta até hoje, tenho muita vergonha, estou deprimida com isso, choro todo dia com isso, o que fazer? Isso tem cura sendo que já tenho 24 anos? Devo procurar um ortopedista ??? Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Camila, tem tratamento cirurgico desde que a deformidade seja acima dos valores fisiologicos.Precisa ser examinada na consulta ortopedica. Um abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite, tenho um bebê de um ano e sete meses e suas perninhas são arqueadas, e seus pezinhos são chatos, passei em um ortopedista infantil e o mesmo falou que será preciso usar um tênis para a correção das perninhas agora (antes dos dois anos), pois ele viu uma arqueadura um pouco acima do normal, esse tenis realmente irá corrigir a perninha do meu filho?
    Porfavor responda em meu e-mail: priscilabono@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, desculpe, mas fica dificil responder essa pergunta sem examinar na consulta. Sugiro que marque consulta, seja examinada e tire suas duvidas nesse momento.Se for do RJ, sera um prazer recebe-la no consultorio. Obrigado por acompanhar o blog.Boa semana

    ResponderExcluir
  24. doutor mande resposta para o meu e-mail: lorha_princess@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Doutor maurício então só há correção dependendo do grau da deformidade?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite doutor , queria que o senhor tirasse uma duvida ,eu pratico corrida a 3 anos se eu fazer uma cirurgia de correção eu posso ter problemas mais tarde em corre , deixa ser mais claro , eu nao sinto dor nem nada só queria fazer uma correção isso tudo pela estetica , depois da cirurgia e quando voltase a corre aconteceria algum empresvisto ?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Fernando. Nao se faz cirurgia por motivo estetico. Vc precisa ser avaliado, na consulta, para saber se ha indicaçao cirurgica. Depois disso conversar sobre o tipo de cirurgia, o tempo de reabilitaçao e o tempo para retorno para as atividades fisicas. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  28. Dr. Musculação pode piorar a deformidade das pernas arqueadas em nivel estetico? e clinico pode ter alguma implicação?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia! Musculaçao nao tem relaçao com piora da deformidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia dr., meu nome é ricardo tenho um filho que completou a poucos dias 1 ano percebemos que sua perna esquerda é um pouco torta o que leva a ele pisar com o pe para dentro, isso o esta incomodando porque com frequencia ele cai, o passo ele acaba abrindo mais a perna para compensar creio eu o que devemos fazer, agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Sr. Ricado, a principio nao ha preocupaçao, essas pequenas alteraçoes sao comuns no inicio da marcha. Sugiro marcar consulta para conversarmos sobre o assunto. Tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21)3264-2232. Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. boa tarde dr. tenho tenho uma duvida minhas pernas ela nao junta entre as coxas ate apartir de baixa sao abertas com mais ou menos espaço de tres dedos.como faço para melhorar isso ou pq sou magra..

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, para responder essa pergunta, vc precisa ser examinada. Tel. para agendar consultas (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  34. Ola dr mauricio,tenho 30 anos e desde pequeno tive as pernas tortas em forma de x,sempre sofri na escola e nos lugares que frequento todo mundo poe apelidos em mim como...ei joelhinho,olha la vem o desengonçado...sou bonito mas so de rosto porque nao consigo nem me olhar no espelho o meu corpo por causa das pernas,meu maior sonho nesta vida seria uma cirurgia e so agora tive a maturidade de pensar no caso,pois minha mae ela nunca pensou devido a simplicidade e falta de conhecimento no caso...
    me diz uma coisa e possivel?
    meu e mail e:
    nilsegurosbom@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Dr, tenho uma filha de 3 anos ela tem a perna tesourinha, quando tinha 2 aninhos levei ao ortopedista ele a examinou medio sua perna e pediu qu eu a levasse um ano depois quando ela ja tivesse com 3 e com a medida nas mãos, mais eu perdir as medidas do primeiro exame,ele iria comparar com as novas medidas, ela não melhorou está ainda pior,pisa com os pés para fora não ficam retos posso leva-la ao ortopedista mesmo sem o primeiro exame?
    Tem caso na família por parte de pai, não queria que ela ficasse assim na faze adulta e tbm tenho medo que possa ter dores nos goelhos pois seu peso fica todo sobre eles.
    Ficarei muito feliz se poder me dar uma boa resposta...
    Desde ja meu muito obrigadaa!!!
    Pde enviar por meu em mail...

    miryandeoliveira@hotmail.com







    miryandeoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
    2. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  36. Bom dia, Dr. Maurício!
    Tenho uma filha com 1 ano e 8 meses e desde recém nascida percebi que ela tinha as perninhas arqueadas, após completar 1 ano esse afastamento melhorou bastante mas ainda existe. Acredito que possa ser herança genética pois o meu esposo quando criança também tinha as pernas arqueadas e que melhorou espontaneamente. Mas tenho receio de não ser fisiológico e ser doença de blount. Gostaria de sua opinião sobre o caso e até que idade a correção é espontanea no caso de tíbias varo fisiológicas?
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Thais, nao se preocupe, na doença de Blount, o arqueamento das tibias tem piora progressiva. Nao existe essa melhora que vc relatou.Sugiro que faça uma consulta para sua filha ser examinada e para conversar melhor sobre o assunto e prazos para correçao espontanea. Tel. para agendamento (21)3264-2232/ (21)3264-2239.Um abraço e continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde dr gostaria de saber se aparelhos para tratamento da tibia vara de polipropileno corrige mesmo a deformacao pois minha filha esta usando ela tem 1 ano e 2 meses e so se usa a noite obrigada aguardo resposta urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, com a idade da sua filha, trata-se de tíbia varo fisiológica e não precisa de tratamento. A correção, na maioria das vezes se faz de forma espontânea até as idades limites recomendadas. Precisa ser acompanhada nas consultas periódicas. Não esta certo usar aparelhos nesta idade. Um abraço.

      Excluir
  39. Boa tarde Dr minha filha tem um ano e dois meses descobri neste momento que ela tem as perninhas arqueadas levei ao ortopedista e ele disse que ela tem tibias varas ele passou um aparelho para ela usar aparelho de polipropileno noturno porem ela chora muito quando vou colocar so consigo colocar quando ela esta em um sono muito profundo gostaria de saber se eu nao usar todos os dias o que pode acontecer com as perninhas dela futuramente e os pes dela e chato e para dentro nao tem as curvas ele passou pra ela usar com dois anos uma bota ortopedica ira corrigir mesmo me tire essa duvida vou ficar muito grata obrigada...PRICILA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua filha não tem indicação para aparelhos noturnos e nem para botas ortopédicas. Essas alterações citadas, são próprias da idade da sua filha e, portanto, são fisiológicas e normais. Prescrever aparelhos neste momento esta errado, não deve ser usado. Sua filha precisa de acompanhamento com consultas medicas a intervalos regulares. Um abraço.

      Excluir
  40. oi dr. minha filha tem 2 anos e 3 meses tem a perna direita curvada pra fora mas antes a pernas dela era toda aberta e ta fechando mais ela tambem corria quase mancando isso tambem parou sera que com a idade limite melhora. tire-me essa duvida obrigado

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, parece evoluir para melhora progressiva, mas precisa ser examinada na consulta para ter certeza sobre isso. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja passo no ortopedista com ela ele passou o sapato com planilha corretiva mas ela não usa mas euq ueria saber se como os outros falam na idade certa melhora

      Excluir
    2. Boa tarde, não se usa palmilha para correção de alinhamento das pernas. Suas duvidas precisam ser esclarecidas na consulta medica, para vc entender quais os prazos esperados para as correções espontâneas.Um abraço e bom domingo.

      Excluir
  42. Olá, bom dia!!Qdo minha filha tinha 1 ano e 3 meses ainda não andava sozinha.Foi realizado exame de imagem e sanquíneos e todos normais.Ela começou a andar com 1,4meses.Desde bb, acho as pernas um pouco arqueadas.O ortopedista disse que até 2 anos poderia corrigi, ela fez 2 em Maio de 2012 e mantém leve arqueamento, de modo que até corre de modo embaraçoso,e o ortoprdista solicitou uso de tenis Ortopédico por 2 anos.é aconselhado a partir de 2 aninhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o uso de tênis não tem nenhuma relação com alinhamento das pernas. Ajuda apenas no equilíbrio da criança na marcha pois, fica firme nos pés, além de proteger os pés.Um abraço e bom domingo.

      Excluir
  43. Dr. Maurício, parabéns e muito obrigada pela agilidade em responder.Quero entender mais um pouco pois estou preocupada.Isso quer dizer que o uso do tênis não será útil para corrigir o arqueamento das pernas?E quanto a idade, é correto o uso a partir dos 2 aninhos?Conforme o ortopedista , minha filha deverá usar o tênis por dois anos.Gostaria de saber sua opinião a respeito.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia. A recomendaçao para uso de tenis nao tem nenhuma relaçao com arqueamento das pernas. Trata-se apenas de um calçado confortavel para marcha e proteçao dos pes. Nao ha idade para uso de tenis, podendo ser utilizado em qualquer momento da vida da criança.Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  45. ola,tudo bem dr?
    gostaria de saber se alem da cirurgia para alinhar as pernas no meu caso os medidos dizem que precisa se mecher no femu,isso quer dizer que e mais grave? eu to com tanta duvida o sr pode me ajudar?
    meu e mail pessoal
    nilsegurosbom@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, isso quer dizer que o local da deformidade fica no femur e portanto, a correçao sera feita neste osso.Agora, acho que suas duvidas precisam ser esclarecidas com o seu cirurgiao e em consulta. Isso nao pode ser feito por internet.Um abraço e boa semana.

      Excluir
  46. Olá Dr., minha filha tem 2 anos e desde que começou a andar com 10 meses e meio precebi que as perninhas dela ficaram desalinhadas, quando corre dá pra perceber que as pernas tem curvaturas pra denro e o joelhos são afastadinho. Devo me preoculpar e leva-la até um ortopedista ou devo esperar seus 3 aninho?
    Grata
    e-mail para resposta: daiane_mio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  48. Olá Dr. , Meu filho tem cinco anos e tem os joelhos juntos e a parte de baixo afastada.De um tempo pra cá ele vem sentindo fortes dores na perna(na maioria das vezes a noite,chega a acordar com as dores),e não sabe nos mostrar ao certo o lugar.Ele tbm ta meio acima do peso,que favorece o aparecimento da dor.O q devo fazer??É caso cirurgico ou ainda tem jeito?
    C puder mandar por e-mail camilarazzi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Boa noite,Dr. Mauricio.Meu nome é Renato Pereira,tenho um filho de sete anos.Quando nasceu tinha as perninhas tortas depois de um ano levei no especialista que indicou ADEROGIL e disse que ele ficaria normal, realmente. Agora aos 6 anos precebi que está voltando o problema. Levei no especialiista e ele falou que é normal e que não tem tratamento. Estou preocupado e gostaria de saber sua opinião.Lhe agradeço de coração. meu email é: renatopg1976@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  50. Boa noite, eu me chamo Leila e tenho uma filha de4 anos que se chama Valentina. Desde de quando ela começou a andar sempre com os pes pra dentro e batendo um no outro. Meu cunhado é ortopedista e ele me disse que iria melhor com o tempo, mas nada. A um ano levei ela em outro medico, ele tiro um raiox e so passou pra usar palmilha mas não melhorou nada. E de uns dias pra ca percebi que estão aparecendo 2 ossos do lado externo dos 2 pes dela, to muito preoculpada me ajuda por favor. Desde de ja te agradeço, e que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  51. Meu email dr. leila.adm06@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  52. Dr tenho 21 anos de idade, meu joelho faz um desvio para fora, e minha perna abaixo do joelho e arqueada e visivel ate quando uso calça, sinto dores no joelho durante dia quando ando ou estou correndo, para corrigir isso precisa de cirugia

    email:alonsogaudencio@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite. Dr tenho 31 anos e tenho as pernas arqueadas do joelho para baixo, meus irmãos também. E agora Dr. minha filha de 1 ano e 2 meses também está com as perninhas tortas...eu estou muito aflita, porque não quero que fique como eu ...é hereditário ? o pediatra disse que corrige com o tempo, mas será ? por que a minha e a de meus irmãos não se corrigiram. O que posso fazer agora que é pequena, me dói muito. E fico aflita ter que aguardar para ver se irá endireitar. as pessoas ficam chamando de garrinchinha...me dói muito ...não quero que ela sofra que sofri..e ainda sofro. Me responda por favor, se possivel por e mail.Obrigada (deaseg09@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o Blog.

      Excluir
  55. Olá Doutor, meu nome é Rutiane e meu filho de 3a5m é o Alécio, os joelhos dele são juntos e os pés ficam afastados,quando vão cantar o hino nacional na escola ele não consegue juntar os pés, se o faz os joelhos ficam um na frente do outro, leva uma vida normal, porém está 5 kg acima do peso, fez um raio x e o orto confirmou o problema mas disse que até os 7 anos resolveria sozinho, fico preocupada porque dá pra perceber quando ele fica parado em pé. Me ajude, meu email é ruti.bima_guesso@hotmail.com Aguardo sua resposta. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o Blog.Um abraço.

      Excluir
  56. Olá,Dr.,eu tenho 14 anos e gostaria da saber se tem como as minhas pernas voltarem ao normal. Minha perna esquerda é maior que a minha perna direita,e as vezes eu sinto um pouco de dor quando caminho rápido. As vezes chega a ser constrangedor,a diferença delas no tamanho é notável. Que técnicas eu tenho que usar para resolver esse problema. Usar algum tipo de tênis ajuda? Meu e-mail é adriano-trindades@hotmail.com . Achei muito legal a ideia do blog! Abração.

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde, Adriano, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço. Continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  58. Oi dr.mauricio!! minha filha com 5 anos ja fez a ciurgia para alongamento osseo da perna esquerda,devido ao um problema congenito, alongou cerca de 4,5cm.
    portanto o joelho dela esta com 29 graus para dentro , o sr. aconcelha a colocada da episiodese transitoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua filha tem encurtamento congênito, esta com 5 anos e provavelmente será submetida a novos alongamentos ósseos durante o crescimento. No momento do próximo alongamento, a deformidade pode ser corrigida de forma imediata com osteotomia, com o fixador externo. Não há indicação para epifisiodese neste momento. Não seria a minha indicação, a principio.Um abraço.

      Excluir
  59. bom dia dr. minha filha tem 1 ano e 2 meses ela tem as pernas arqueadas ,igual uma tesourinha, já levei ao ortopedista ele falou que é necessario aguardar até 2 anos para ver como vai ficar,mas ficamos preocupado já o pediatra dela acha que devemos leva-lo a outro pediatra o que o senhor acha desde ja agradeço bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, acho que precisa ser examinado e acompanhado mas , só posso falar algo preciso, se examinar sua filha. Meus telefones para agendamento de consulta sao (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  60. Boa tarde, dr Maurício!
    Tenho 28 anos e a partir dos 12 anos tenho as pernas arqueadas, mas quando era nenem e até os 11 pelas fotos que tenho percebi que minhas pernas encostavam perfeitamente sem nenhum arqueamento. Agora estou muito incomodada e gostaria de saber se tem algum tratamento ou cirurgia. por favor me ajude! email:vivianenunes.rio@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sugiro que marque consulta para ser examinada e definir o que precisa ser feito. Existe tratamento corretivo operatório. Precisa saber se sua deformidade tem indicação ou não! Só em consulta posso falar sobre isso. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  61. Dr. parabéns pela atenção e pelo trabalho na net, pois ajuda muitas pessoas a tirarem dúvidas e esclarecerem melhor sobre suas aflições... Minha filha tem 1 ano e 4 meses e tem apenas a perna esqueda torta, arqueada, sempre foi gordinha, agora menos, e começou a andar com dez meses. Acha que devo leva-la ao ortopedista agora ou devo esperar? até quando, se for o caso?? Muitissimo obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, acho que sua filha deve ser examinada logo pois, com isso ela poderá ser acompanhada periodicamente. A principio, com 1a e 4 meses, ainda esta na fase de encontrarmos arqueamento de uma ou ambas as pernas mas, precisa ser acompanhada para saber se a evolução será de correção espontânea e progressiva ou se vai evoluir para piora da deformidade, o que indicaria patologia e inicio de tratamento. Um abraço e obrigado por acompanhar o Blog.

      Excluir
  62. Boa tarde Dr.Maurício,meu nome é Elisa e tenho um filho com 2 anos e 6 mêses e ele tem as perninhas tipo tesourinha, rstou tentando uma consulta com o ortopedista pois estou preocupada...conversando com uma colega que é enfermeira ela disse que ajudaria usar sandálias e tênis ortopédicos da Ortopé. O sr. acha que resolve, estou preocupada e ansiosa por uma opnião médica.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Elisa, entre 2 e 4 anos ,as criancas apresentam joelhos "tesourinha", ou seja , geno valgo fisiológico. Sandálias e Tênis ortopédicos não são usados para tratamento. A correção tende a ocorrer espontaneamente até as idades preconizadas. A única coisa que recomendamos seria a pratica esportiva, controle de peso e acompanhamento com consultas ortopédicas de revisão periódicas. A principio não há motivo para maiores preocupações ou ansiedade. Um abraço, continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dr.Maurício pela atenção e ajuda! Abraços. Elisa

      Excluir
  64. Boa tarde Dr! meu nome é Fernanda, tenho 30 anos, minhas pernas são arqueadas, tenho muita vergonha, não uso saia e nem shorts, gostaria saber se tem algo que possa ser feito, pois tenho até depressão por causa disso, obrigada!

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Fernanda, vc precisa ser examinada em consulta medica para avaliarmos a indicação. Existe possibilidade de correção cirúrgica mas isso só pode ser confirmado após avaliação medica. Sugiro que marque consulta, tel para agendamento (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239, será um prazer recebe-lá no consultório. Um abraço e bom final de semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  66. olá doutor mauricio sou a Raiane tenho as pernas muito tortas me sinto mal com isso pois muitos falam ,choro mas nao adianta as vezes acho que vou entrar em deprecao...ando com os pés virados para dentro nao uso saias ,vestidos,nada que as pessoas olhem e reparem de mas oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raiane, vc precisa ser examinada na consulta médica para avaliar o tratamento. Existe correção cirúrgica para a deformidade. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  67. ola doutor onde é seu consultorio ? gostaria muito de fazer uma consulta com o senhor pois minhas pernas ´sao arqueadas para dentro ,sendo assim me causando muito desgosto emocial na qual me preujudica muito .... desde já agrade-ço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu consultório fica no Rio de Janeiro, Av. Armando Lombardi 1000, sala 231, bloco 2, Barra da Tijuca, Barra Life Medical Center. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.Será um prazer atende-la.

      Excluir
    2. ola doutor gostaria de saber se vc somente trabalha no rio de janeiro pois moro muito longe em rondonia e gostaria de saber também qual o valor minimo de uma cirurgia?

      Excluir
    3. Boa noite, só trabalho no RJ. O valor de cirurgia depende do procedimento a ser realizado. Será um prazer atende-lo, tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  68. olá Dr.. tenho 21 anos e tenho uma das pernas tipo "tesourinha", gostaria de saber se pela minha idade ainda tem correção pela cirurgia, e adoro praticar esportes, nunca senti dor nenhuma nos joelhos, mas percebendo o agravamento do entortamento da perna estou ficando com medo, devo parar de praticá-los?.. e a cirurgia irá me privar de muitas coisas do dia a dia por muito tempo?.. desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, vc precisa ser examinada em consulta mas, tem correção cirúrgica para a deformidade. A correção tem por objetivo impedir o desgaste precoce da articulação do joelho. Com relação a pôs operatório só pode ser dito alguma coisa na consulta. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite,Dr.minha filha tem 1 ano e 5 meses,e as pernas estao muito abertas,estou muito preocupada,isso fica normal com o passar dos anos?Patricia Vieira.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite Patricia, não se preocupe, na maioria das vezes a correção ocorre espontâneamente, precisa ser acompanhada em consulta periódica. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite dr. tenho 29 anos minhas pernas sao arqueadas cerca d 8cm de um joelho do outro, nesse caso é preciso de cirurgia? meu email: moeinta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  74. ola bom dia

    gostarai de saber se tem cirurgi para pernas zambetas, pois seria um sonho ter pernas normais.
    laurenaabreu@hotmail.com

    me responda por favor

    obrigada

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  76. Boa Noite DR. Minha filha tem 8 anos é nasceu com desencaixe na bacia e durante os 2 primeiros meses usou 2 fraldas teve acompanhamento ate 6 anos pelo convenio e tudo bem , agora as pernas esta bem viradas para dentro os pe se encontra na ora de andar hoje levei no sus é o medico falou que é normal, estou muito preocupada pois somente agora a situaçao e visivel por favor me oriente sol_polvora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Boa noite DR. Tenho 15 anos e minhas pernas sao arqueadas, queria saber se isso pode ser corrigido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode ser corrigido com cirurgia, desde que, vc reuna critérios para a indicação.Sugiro que marque consulta para conversarmos sobre o assunto. Tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  78. OLA MEU NOME E LUZIA SOU UMA MÃE MUITO PREOCUPADA COM AS PERNAS DA MINHA FILHA PÓS JÁ LEVEI ELA EM VÁRIOS MÉDICOS SÓ EM UM PERTO DA MINHA CASA FOI 6 VEZES QUE ME INDICOU ESSA SINTA LIGA MS ELA JÁ USA ELA HA 2 ANOS SEM SUCESSO VENDO O SEU BLOG VI QUE ELA NÃO SERVE PARA NA DA PEÇO QUE MIN AJUDE POR FAVOR O PROBLEMA E QUE O SEU CONSULTÓRIO FICA UM POUCO LONGE PARA MIN PÔS MORO EM SÃO JOÃO DE MERITI TEM ALGUM MS PRÓXIMO AGUARDO CONTATO POR FAVOR ESTOU PREOCUPADA GORA O MEU MARIDO ACHA Q A CULPA E MINHA E MOLE

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde, atendo na Ilha tel. 2468-1050, Petrópolis tel. (24) 2006-0560, além da Barra tel. 3264-2232/ 3264-2239. Será um prazer examinar sua filha.Um abraço. Continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  80. Olá sou de Manaus , tenho uma filha de 10meses e percebo que quando ela anda no andajar sua pernas ficam encurvadas, pessoas já me. Disseram que é pra esquentar um pano e colocar em sua pernas que ajeita, isso é verdade? Ou o que devo fazer..
    Obrigado pela sua atenção ..

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, a melhor coisa a fazer seria, marcar uma consulta medica para sua filha ser examinada e seguir as orientações dadas. No inicio da marcha muitas criancas apresentam arqueamento das pernas temporário e próprio da idade.Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia doutor,meu nome é fernando tenho 25 anos e tenho durante anos sofrido com algumas dores nas pernas,sempre jogo bola e as dores são intensas.Minha perna tem formado de arco e meu apelido pra variar é garrincha e por ai vai.
    Quero saber se a operação pra isso e qual o tempo de tratamento.Meu email é fernando.rodrigues@santander.com.br.Agradeço a atenção desde já!

    ResponderExcluir
  83. Doutor, tenho 24 anos e tenho Geno Valgo. Gostaria de saber se tem como "consertar" minhas pernas e se tiver se é somente com cirurgia. Apesar dos joelhos serem para dentro, eu consigo mexê-los lateralmente e eles ficam como se eu tivesse geno varo. Tenho umas fotos para mostrar como minhas pernas são e como consigo deixá-las, mas não achei e-mail pra enviar essas fotos. Se puder, entre em contato comigo. meu email é: diegopassosf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  84. Boa tarde,

    Doutor meu bebe tem sete meses esta com 10 kilos e esta com as perninhas arqueadas.A pediatra dele me orientou a procurar um ortopedista.Pode ser que comforme o crescimento isso mude?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde, com 7 meses a maioria das crianças apresentam arqueamento fisiológico das pernas. A principio não preocupa, com bom prognostico para a correção espontânea com o crescimento. Precisa ser examinado na consulta medica para ser acompanhado.Um abraço, continue acompanhando o blog. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  86. ola doutor tenho as pernas arqueadas, e nao gosto de qualquer comentario infeliz que se faça quanto isso, gostaria de saber se exite cirurgia para esse tipo de problema? email magnophb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  88. Olá Dr. Maurício, tudo bem?.. Dr. Maurício, eu tenho as minha pernas em forma de tesoura ou seja Geno Valgo!..Já sofri demais e já passei muita vergonha!.
    Gostaria de saber por gentileza, se existe alguma cirurgia pro meu caso, pois eu já tenho 40 anos!..
    Por favor se possível, me responda por E-Mail!..Um Abraço!..

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, existe cirurgia para correção de geno valgo acima dos valores normais, ou seja, para a deformidade acentuada. A primeira coisa que vc precisa saber seria se o seu geno valgo esta acima dos valores considerados fisiológicos. Para isso sugiro que marque consulta para ser examinado e para fazer os exames de imagem necessários.Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  90. Olá Dr. Maurício, meu nome é Patrícia. Tenho uma dúvida que gostaria que ela fosse esclarecida. Eu tenho um filho de 11 meses, e venho percebendo que ele tem as duas pernas curtas em relação ao corpo, e também os pés tortos pra dentro. Doutor o que eu gostaria de saber é, o que eu devo fazer em relação a isso? E se tem algum tratamento que possa ser feito? Obrigada pela atenção! Agradeceria ser respondida por e-mail: pathyrobi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola DR . Tenho minha perna esquerda mais torta que a direita . Gostaria de saber se tem como fazer a cirurgia só de uma . Sou ALAGOANO e aqui no estado faz essa cirurgia , onde ? Qual a media de valor ? O SUS faz ?

      tira minha duvida e me ajuda com a infornação por favor DR .

      ivis.al@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o blog. Um abraço.

      Excluir
  91. ola , eu queria saber se tem algun execicio fisico que ajude as minhas pernas ficarem normais ?
    obrigada , beijaõ !

    ResponderExcluir
  92. Boa noite, não existe exercício físico que alinhe as pernas.Agende uma consulta médica para avaliação, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde, Dr. Tenho 22 anos e possuo as pernas tortas, com um vão de aproximadamente 8 cm e meus joelhos se enconstam quando eu ando. Gostaria de saber se próteses de silicone na panturrilha resolvem o problema visual, pois tenho muita vergonha de andar com as pernas a mostra.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde, prótese de silicone não resolve seu problema. Sugiro que agende uma consulta ortopédica para analisar a deformidade das pernas e definir qual o melhor tratamento. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  95. olá td bem, me chamo giovanna tenho 16 anos ..sou magra meu fisico mesmo é assim magra, mas nem tanto tenho minha coxa um poco grossa, mais reconheci meu problema que é que minha perna não fexa, quando fico em postura meus joelhos não juntam e é similar a um alicate..é feio pois sou magra e tendo esse problema fico mais magra ainda,queria saber se eu começar a ir na academia e tomar suplementos vou ganhr massa pq eu não vou ter dinheiro pra esses tipos de cilurgia ,sera q o senhor poderia me ajudara responder, pq não queo ficar assim =( é feio...sera q é uma boa eu começar a malha e ganha massa?mt obg mesmooo bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, acho que fazer esporte é uma boa atitude para promover a saúde como um todo. Não vejo necessidade de suplementos. Lembre-se de que antes de iniciar a atividade física regular, vc precisa ser avaliada na consulta médica.Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
  96. Olá Dr. Boa Tarde!!!! Meu nome é Rodrigo, tenho 34 anos e desde pequeno tenho as pernas tortas, com os joelhos para dentro. Minha pisada também é torta, para dentro, o que acaba deformando todos os sapatos que uso. Esse problema me incomada muito, é bem visivel a todos, por isso gostaria de saber do senhor se ainda existe tratamento na minha idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rodrigo, tem tratamento mas, vc precisa ser avaliado para saber se reúne os critérios necessários para a correção. Sugiro que agende consulta para avaliação. Um abraço, bom final de semana e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  97. Bom dia, doutor minha sobrinha tem 5 meses e reparei que uma de suas pernas é bem arqueada e com o joelho um pouco torto, isso é normal para essa idade e vai até quantos anos de idade para correção normal? se for o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, nesta idade é comum as crianças terem pernas arqueadas, as vezes uma mais do que outra. Sugiro que agende consulta para que possa examinar e falar a respeito do acompanhamento e tratamento, se necessário.Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço. Continue acompanhando o blog.

      Excluir
    2. Boa noite Dr. Maurício, quais bairros ficam estas clinicas do agendamento? Muito Grato.

      Excluir
    3. Bom dia, fica na Barra da Tijuca. Basta ligar e agendar o horário. Um abraço.Continue acompanhando o Blog.

      Excluir
  98. Boa Tarde,Doutor.
    Bom e o seguinte minha enteada tem 4 anos e tem os pezinhos pra dentro e os joelhos tbem parece que ta virando.Qual o procedimento a ser tomado?

    Aguardo.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o procedimento seria agendar uma consulta médica para que possa examina-la e falar a respeito do acompanhamento e tratamento. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, te aguardo na consulta.Continue acompanhando o Blog.

      Excluir
  99. Bom Dia Doutor. Tenho 16 anos e tenho minhas pernas Pernas Tesourinha(Geno Valgo)e ando meio triste com isso por que é constrangedor se eu fizer a cirurgia vai demorar muito pra mim se recuperar?

    Me manda a resposta Por E-mail:rodrigo_lol1010@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Continue acompanhando o Blog.Um abraço.

      Excluir
  100. Ola Doutor. Tenho uma filha que acabou de fazer 1 ano e 5 meses. Ela foi diagnosticada como hipotonica e gostaria de saber se voce é ou se conhece algum especialista em hipotonia. Meu contato: l e o . e l i a s @ g m a i l . c o m

    ResponderExcluir
  101. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Sugiro que agende consulta para examinar sua filha. Tel.para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço. Continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  102. Olá! tenho 31 anos e também tenho Genu Valgo. Também sofro com o preconceito, zombaria... Mas, graças a Deus, não desisto dos meus sonhos por causa desse problema...Estou me formando na faculdade, toco guitarra na igreja, faço aula de bateria...Tento levar a vida, apesar do Genu Valgo. Sou cristão, e Jesus tem me ajudado a superar as dificuldades. Quero pedir a vc q tem um problema semelhante, q não desista d viver, d sonhar, d lutar contra a tristeza ou o complexo d inferioridade q normalmente,um problema desse causa. Não fique preso em casa, vc não cometeu nenhum crime...Vc não é inferior a ninguém, vc é apenas diferente! Vá a luta! Vença! Jesus te ama!!! Parabéns ao Dr. Rangel pelo trabalho. Q Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde, Dr. Rangel. Meu filhote irá completar 1a2m e a pouco tempo percebi q as pernas dele são afastadas e um pouco arqueadas. Ele começou a dar os 1ºs passos c 11m e andou p valer c 1 ano. Na consulta do mês passado ele estava c 79cm pesando 11,2. Em consulta, o pediatra me disse que ainda é cedo p diagnosticar qq coisa já q ele começou a andar a pouco; disse-me apenas para observar se ele cai mt, e que o cair agora no início é normal justamente por ter começado a pouco. Ocorre que fico muito chateada quando as pessoas ficam perguntando sobre o assunto e, às vezes, chego a pensar até se posso ter colaborado p q isso tenha acontecido. Gostaria de saber se o uso do canguru d carregar bb pode ter colaborado c isso, apesar d tê-lo usado poucas vezes. Gostaria d saber se isso pode colaborado c isso e se a linha d raciocínio do pediatra está em concordância geral em relação ao desenvolvimento do meu filho. Parabéns pelo seu trabalho. Deus te abençoe!
    Grata pela atenção. Meu e-mail: sanmsrodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  104. Dr. Rangel, ainda sobre o caso acima, o pediatra disse q isso só será possível diagnosticar por volta dos 2, 3 anos pois até lá a tendência é corrigir normalmente. Está correta essa linha de raciocínio? Desculpe-me por não me identificar; meu nome é Sandra. Mais uma vez, grata pela atenção. (sanmsroddrigues@gmail.com)

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde Sandra, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  106. Dr. tenho 18 anos e tenho as pernas tortas , quando junto elas fica um espaço entre elas , ainda tem jeito ? o que devo fazer ?
    bjs

    dayde.princesinha@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, você precisa marcar consulta para ser examinada e saber se precisa de tratamento. Sugiro que agende consulta, tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  107. ola;tenho um filho de 11 anos vai fazer uma cirurgia para corregir sua perna que e mais comprida que chama cirurgia epifisiodese tibia o medico vai colocar um grampo,gostaria de saber mais sobre esta cirurgia e se fica sequela?

    ResponderExcluir
  108. meu filho tem 11 anos ta com a idade ossea de 14 anos ta normal?

    ResponderExcluir
  109. Boa noite, a epifisiodese visa inibir o crescimento da perna maior. Para o bom resultado, o medico precisa calcular qual a diferença de comprimento esperada ao final do crescimento. Se essa diferença for menor do que 5 cm, então a técnica poderá ser usada. A maturidade do esqueleto também precisa ser analisada pois, a perna curta precisa ter capacidade de crescimento para conseguir se aproximar da perna maior. A cirurgia deve ser feita na idade adequada para evitar hipocorrecao ou, o pior, inversão da diferença de comprimento. Outro problema que pode ocorrer também, seria o surgimento de deformidade na perna operada, caso a inibição do crescimento seja assimétrica, com isso, a perna operada poderá apresentar arqueamento ou deformidade para dentro indesejada. Sugiro que esclareça todos esses pontos com o medico do seu filho pois, são pontos importantes para a família saber.Caso precise da minha opinião, agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  110. olá! nasci com PTC, comecei o tratamento aos dois meses de idade, com cirurgia e apos gerso ate aos dois aninhos de idade. Dai, usei bota ortopédica, ate aos 7 anos. Resultado, fikei com alguns centimentros de diferença da direita para a esquerda de uns 2cm, eu acho. O pior de tdo, meu pe direito ainda é um pouco enrolado, e nao piso direito no chao, ando meio manca. O q mais me constrange, é ver q minhas cochas sao grossas, considero normais, mas as canelas, sao finissimas, e sem batatas, nossa, hoje ja tenho 40 anos, terial algo a ser feito para minha estética? ´e muito caro? por favor, agradeço, sua resposta.meu email(amiga1000mil2@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grata pela resposta enviada Dr. Maurício Rangel. Entendi tudo. Mas, restou-me uma dúvida quanto a idade, 40 anos, q tenho, ainda poderia corrigir com mais cirugias o problema da diferença de uma perna para outra e o ´pé ter ficado ainda meio torto? e no caso, da estética, há problemas se colocar uma prótese de panturrilha? ah algun risto nisso? obg mais uma vez pela resp sua q ficarei aguardando, pelo mesmo email(amiga1000mil2@hotmail.com).

      Excluir
    2. Bom dia, mesmo com 40 anos, deformidades residuais do pé torto congênito podem ser corrigidas, na dependência do prejuízo que estão causando para a marcha do paciente. A questão da desigualdade de comprimento das pernas também podem ser corrigido, na dependência de quanto for essa diferença, para isso vc precisa agendar uma consulta medica. Tel. Para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. A questão de prótese de silicone em panturrilhas, não seria uma indicação feita por ortopedista. Para saber sobre isso vc precisa conversar com cirurgião plástico.Um abraço, continue acompanhando o blog. Bom domingo.

      Excluir
    3. Obrigada mesmo pelas respostas satisfatórias. Apesar de morar bem distante de seu Estado,pois sou da Paraíba NE, verei o que posso fazer para entrar em contato, e quem sabe, uma possível consulta. Me seria bem satisfatório. Deus o Abençoe!

      Excluir
  112. Olá, Doutor,li todas as mensagens e me senti a vontade para escrever sobre meu problema; também tenho as pernas arqueadas, geno varo, nasci assim, meu irmão meu pai e alguns primos próximos também tem, descobri depois de muitas pesquisas o nome do meu problema. Sempre escondi as pernas e sofri muito com isso e minha autoestima sempre esteve lá embaixo. O que mais me chateia é que quando era pequena tinha muitas dores nas pernas e meus pais nunca fizeram nada a respeito, tendo condições para fazer. Tenho agora 31 anos e gostaria de saber se existe algum tipo de correção sem cirurgia e se na minha idade é possível. Também gostaria de saber mais sobre a cirurgia.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia Gisele, a correção só pode ser feita com cirurgia. Vc precisa ser examinada para analisar o grau da deformidade, o alinhamento das superfícies articulares e o grau de movimento das articulações. São feitos exame físico e de imagem para as conclusões. Caso vc tenha indicação da correção cirúrgica, o tipo de cirurgia e a recuperação pós operatória são conversadas em consulta medica. Sugiro que agende uma consulta, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  114. Bom dia! Doutor,

    Meu filho de 1 ano e um mês, começou a andar definitivamento, e, venho observando que a perna esqueda dele não sicroniza com a direita, levando-o a mancar(puxando a perna), estou preocupado com esta situação, pois li alguns comentários a respeito do assunto. Estou levando ele na pediatra para fazer o encaminhamento ao ortopedista.
    Grato.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite, seu filho precisa ser examinado, em consulta, para saber se há algum motivo para preocupação. Sugiro que agende consulta, tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  116. nossa doutor o senhor nao sabe a imensa alegria q estou sentindo nesse momento pois a varios meses procuro algum medico q possa me orientar e tirar minhas duvidas!lí todas as perguntas e respostas desse blog e vi q na maioria dos casos é necessario mesmo uma consulta medica, q por sinal ja marquei, mas sera apenas pro dia 29 de outubro um pouco longe né? pois vamos lá .... eu tenho 25 anos e tenho joelhos valgos desd criança sinto dores nos joelhos, eles sempre me empediram de fazer certas coisas tais como correr,agaixar e levantar sem me apoiar e ate mesmo de ficar ajoelhada , desse ano pra ká as dores tem almentado bastant poi trabalho o dia todo em pe, tenho notado tbm q uma de minhas pernas entortaram mais nesse ano, procurei um ortopedista na semana passada mas ele nao soube direito me explicar as coisas disse apenas pra eu procurar outro ortopedista porq meu caso éra cirurgico q minha patela estava torta pra fora,foi ai entao q marquei consulta com um ortopedista especializado em cirurgia de joelho mas como disse anteriormente a consulta vai demorar de mais e estou preocupada e com duvidas e foi ai q graças a deus encontrei o senhor pesso q me responda mesmo q nao for com exatidao pois sou muito curiosa e anciosa... as duvidas sao:em media qual é o tempo de recuperaçao de uma cirurgia para a correçao dos joelhos? essa cirurgia desentorta totalmente os joelhos?eu posso ficar manca com essa cirurgia?operace os dois joelhos de uma so vez?doi muito? bom acho q já perguntei de mais né?por favor doutor me tire essas duvidas, desd ja meu muito obrigada doutor, q deus ilumine sua vida . se puder me responda por email kakaukary@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  118. Olá Doutor.

    Tenho uma amiga que possue as pernas extremamente arqueadas, tanto que as junções dos joelhos da-nos uma sensação que podem se quebrar. E, não sei se devido a este problema, ela não desenvolveu crescimento fisico, é menor que uma criança de 07 anos. E nem é preciso mencionar os transtornos que isto causa em sua vida não somente profissional como o sentimental, seus relacionamentos amorosos não passam de "diversão" para alguns homens que se encantam com a sua plástica facial e sua simpatia. Ela já possui mais de 30 anos... seria possivel uma tratamento ou cirurgia para ajuda-la?

    ResponderExcluir
  119. Boa noite Germano, tem tratamento, sugiro que ela agende consulta para exame físico e de imagem. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  120. olá doutor,meu nome é arthur,tenho 15 anos,tenho a perna no jeito tesourinha,não no estagio muito avançado,ela é só um pouco aberta,rs,enfim... espero que entenda,eu queria saber se só dá para voltar ao normal com cirurgia ou tem exercícios que eu possa fazer em casa para elas ficarem retas?

    ResponderExcluir
  121. Bom dia Arthur, nem todo joelho em tesourinha, ou seja geno valgo precisa de tratamento. Existem valores considerados normais, ou seja, considerados fisiológicos. Vc precisa ser examinado na consulta medica para saber qual o grau da sua deformidade. Os casos fisiológicos não precisam de tratamento. Tel para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  122. Bom dia Maurício! Tenho um filho de 6a5m. Ele tem geno valgo e pé chato, segundo o ortopedista que faz o acompanhamento. O mesmo receita palmilhas ortopédicas desde os 3 anos de idade e fisioterapia (Já fez umas 30 seções). Nunca pediu sequer um raio X. Só que agora ele também receitou a faixa elástica para meu filho usar durante o sono. Nós, como leigos, não vemos aparentemente nada de errado nas pernas dele. Quando resolvemos pesquisar, encontramos no seu blog a informação de que tanto a palmilha quanto a faixa elástica são ineficientes. Ele é o único especialista infantil em nossa cidade. Ficamos na dúvida: Será que ele não estaria receitando estes aparelhos somente para ajudar a oficina ortopédica de uma instituição de nossa cidade e garantir suas consultas, a cada 2 meses, por anos e anos? Nos ajude por favor. Desde já agradecemos pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não há nenhuma evidencia cientifica de que palmilhas ou faixas elásticas sejam eficazes para tratar deformidades nos membros inferiores. Esses métodos não são usados para tratamento. Não cabe a mim fazer algum comentário sobre os motivos que fazem o medico prescrever esses aparelhos. Prefiro acreditar que trata-se de um profissional que não esta atualizado com a ortopedia pediátrica. Um abraço, boa semana e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  123. Ola doutor, tenho as pernas tortas, pois não consigo encostar minhas pernas, queria saber se este problema só podera ser resolvido com cirurgia. Obrigado!

    ResponderExcluir
  124. Boa noite, depende, para vc saber o grau da sua deformidade, vc precisa ser examinado em consulta medica. De acordo com o exame físico e de imagem podemos definir o que precisa ser feito. Sugiro que agende uma consulta, tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e boa semana. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  125. por que e melhor fazer a cirurgia de geno valgo antes da primeira menstruaçao?isso e verdade ou mito.

    ResponderExcluir
  126. A cirurgia para correção de geno valgo, chamada de epifisiodese, em meninas, deve ser feito logo após a menstruação. Com a menstruação, a menina entra na fase de estirão do crescimento da adolescência e com isso, a cirurgia vai promover a correção necessária. Essa cirurgia não deve ser feita antes da menstruação pois, haverá o risco de hipercorrecao. Um abraço, continue acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  127. Bom dia doutor,
    meu filho de 01 ano e 8 meses quando anda vira o pezinho esqurdo para dentro, e quando corre parece que joga a perna esquerda... contudo quando está em pé a perna fica alinhada normalmente, o tamanho é normal, a altura do quadril também. Devo esperar até os três anos????

    ResponderExcluir
  128. Sugiro que agende consulta para examina-lo. Tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  129. Olá Doutor, percebi em uma aula de bale que minha filha tem as pernas arqueadas o joelho não encosta e fica um espaço, o balé ajuda ou pode piorar neste caso. Aguardo, obrigada meu e-mail: atelieencantosdacor@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  130. Bom tarde Dr. Maurício Rangel , minha filha tem 1 ano e 6 meses e há tres dias ela começou a mancar , notei que o pé dela esquerdo dela curva para dentro quando ela anda . Será que é alguma problema grave ? As vezes ela está andando e derepende senta chorando ,acho que dói as pernas . Estou muito preocupada !!! Meu email é anaflaviavs@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
  131. tenho um filho de 2 anos...de um tempo pra cá percebi que ele é um pouco zambeta..existe tratamento.

    ResponderExcluir
  132. Boa noite, seu filho precisa ser examinado em consulta, para analisar a deformidade e saber se precisa de tratamento ou só acompanhamento. Sugiro que agende consulta, tel (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  133. Olá Dr. Minha filha tem 2 anos 10 meses e tem as perninhas em geno valgo com a perna esquerda mais acentuada que a direita...não há nenhum outro problema perceptível que não seja o estético. Li em suas respostas anteriores e nas suas matérias que dentro da idade ainda é normal tal caso porém, minha esposa insiste em visitar um ortopedista aqui em Recife/PE de forma que eu pergunto:
    O que devemos solicitar que seja feito nesta primeira consulta?

    medição do desvio? raio X?

    Agradeço muito a resposta.

    roberto.braga@inss.gov.br
    robertoff.braga@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  134. Olá Dr. Tenho 20 anos e já tem uns meses que tenho sentido muita dor da perna esquerda... tenho as pernas levemente arqueadas desde criança. De um tempo pra cá a perna esquerda teve um certo agravamento quanto a curvatura e as dores aumentaram bastante. Basta qualquer esforço que já doí... por ex. uma simples caminhada de 10 min. já me traz desconforto e dor. Não pratico nenhum esporte que tenha muito impacto, apenas ando muito de bike... Praticar esportes faz bem ou pode piorar o quadro? e existe tratamento? poderíamos marcar uma consulta? meu e-mail é kleber.bassa@gmail.com

    Desde já, agradeço pela atenção

    Abraço

    ResponderExcluir
  135. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  136. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  137. oii tudo bem meu nome é Sidney e tenho 17 anos, meu problema é que tenho a famosa perna com os joelhos afastado(canganho), é muito a fastada uma da outra, sofro muito com isso, tenho muita venha quando ando Dr. eu queria sabe se tem jeito de deixa elas normais. E quanto tempo levaria pra isso acontecer e qual seria a melhor forma, desde já agradeço.

    obs: minha pernas eram normais ate quando eu comecei a treina futebol aii elas começaram a se abrirem e hoje sofro com isso.

    Se o senhor pude envia por meu email agradeço
    sidney.lt95@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Boa noite doutor tenho 19 anos e tenho a perna arqueada para fora e sinto q joelho esta mais alta q a outra porém nao sinto dores e estou preocupado , por favor responda no meu email Leandro_leleo123@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  139. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  140. Olá Boa tarde estou muito preocupada com as pernas de minha filha ela tem 2 anos e 7 meses e la tem as pernas em "X" mas a perna esquerda está mais acentuada levei ao ortopedista e fiz o RX panoramico e na perna direita o resultado foi 14% e na esquerda 21% acredito que esses valores seja a angulação o ortopedista disse que está normal só temos que acompanhar mas as pessoas estão me preocupando mais ainda dizendo que devo levala em outro médico que isso não é normal que lea deve usar alguma coisa para corrigir, por favor me ajude já não sei mais o que fazer será que a diferença entre as porcentagens do exame não está muito acentuada Por favor me ajude estou muito confuza.
    Sem mais obrigada.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, preciso examinar sua filha para organizar o tratamento. Sugiro que agende consulta, tel (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239. Um abraço, continue acompanhando o blog.

      Excluir
    2. Boa tarde só para esclarecer então o sr acha que ela deve fazer algum tipo de tratamento????
      Gostaria muito de agendar uma consulta com o DR mas moro em São Paulo, e pelo numero de seu telefone o DR atende no Rio de Janeiro, então vou procurar outro ortopedista.
      Muito Obrigada....

      Excluir
    3. Boa tarde, acho que sua filha precisa, primeiro, ser examinada em consulta. Quanto a forma de tratamento, isso só pode ser conversado na consulta.Um abraço.

      Excluir
  141. boa tarde,tenho 14 anos de idade,tenho geno valgo,e quero saber qual procedimento tomar para endireitar as pernas...nunca procurei ortopedista,mas agora estou sofrendo as consequencias,pois jogo muito futebol...
    pode responder no meu email: dellis.org@hotmail.com
    obg.

    ResponderExcluir
  142. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  143. bom dia
    tudo bem, meu nome é Heloísa tenho 14 anos de idade e desde pequena olhando pelas fotos percebi que tenho as pernas arqueadas meus pais nunca perceberam por isso nunca recorreram a um tratamento mais hoje isso para mim tem causado muito constrangimento num mim sinto bem de usar sais,vestidos, short ...,. pois tenho vergonha preciso de ajuda por favor !!
    email:hello-renata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  144. Boa tarde Dr. Maurício.. Tenho 24 anos e meus joelhos são pra dentro... com 10 anos comecei a ter problemas de descolamento da patela(ele saiu do lugar umas 15 vezes, se eu esbarrasse eu alguma coisa ele saía do lugar)... operei o joelho em 2005 para ajustar o ligamento q o médico chamou de "ligamento frouxo"... depois dessa cirurgia meu joelho saiu do lugar 3 vezes, mas foram quedas... e em julho desse ano eu caí novamente só q dessa vez teve lesão ligamentar e soltaram 2 pedaços do osso(q estão livres dentro do joelho com menos de 1cm cada).. bom, meu médico recomendou que fosse feito um realinhamento da perna para aliviar a tensão q existe e assim evitar novos problemas.... minha cirurgia tá marcada pra dia 24/10 e gostaria de saber se o senhor tbm acha q essa é uma boa opção.. e nesse caso, qual o tempo necessário pra recuperação??? samantharohr@hotmail.com
    Parabéns pelo blog e pelo bom atendimento aos internautas!!! ;)
    Obrigada.... Samantha Rohr

    ResponderExcluir
  145. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  146. Olá! Boa tarde! como se chama o meu caso? tenho as pernas tortas e os pés virados para fora, e se ha algum tratamento.

    ResponderExcluir
  147. Boa noite, para responder sua pergunta preciso examinar em consulta. Sugiro que agende horário no consultório, tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  148. Na minha adolecencia comecei a perceber que minhas pernas ficaram arqueadas,tenho peso normal, hoje tenho 21 anos e desejo fazer algo para corrigi-las tem algum procedimento?
    Mpdelimpeza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  149. OLA DR. EU TENHO 19 ANOS E TENHO AS PERNAS TORTAS A FAMOSA PERNA DE ALICATE, TEM ALGUM EXERCICIO OU UM APARELHO PARA TRATAR OU NAO TEM MAIS GEITO? EU MORO LONGE NAO DAR PRA MIM MARCAR UMA CONSULTA POR ISSO ESTOU PErGuNTANDO E FICO MUITO AGRADECIDO SE O SENHOR ME RESPONDER UM ABRAÇO
    ASS ARTEMISON
    pode mandar a resposta para o meu email
    artemyson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir