Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Recém-nascidos precisam de ortopedista?





Boa noite, queridos papais e mamães,

  Hoje vou falar sobre os cuidados com os quadris do recém-nascido e diagnóstico precoce da luxação congênita, assunto muito importante na ortopedia pediátrica.

Por quê?

  Os quadris são articulações nobres dos membros inferiores. Quando mal formados, seja por instabilidade (quadril sai e volta para sua posição normal) ou por luxação congênita (nasce fora da posição), pode levar a graves sequelas na marcha.

  Essa patologia é silenciosa, não dói, sendo impossível a percepção pelos pais de que algo está errado, porque os sinais são muito sutis. O termo médico usado para denominar as alterações do quadril do recém-nascido é displasia do desenvolvimento do quadril.

Como posso saber se meu bebê nasceu com os quadris normais?

  Só o médico pode dizer isso. A avaliação é tão importante que já começa na sala de parto com exame físico feito pelo pediatra.

  No mundo todo existem protocolos para diagnóstico precoce, alguns incluindo exames de imagem para toda criança recém-nascida, o que parece ser um excesso para a grande maioria dos estudiosos no assunto, uma vez que o mais aceito atualmente para o diagnóstico é o exame físico adequado realizado por profissional treinado em identificar as anormalidades.

  Infelizmente, nem todos os profissionais que lidam com o recém-nascido tem este preparo e vejo muita confusão nas avaliações iniciais. Não podemos, por exemplo, admitir orientações do tipo: “usar dupla fralda para proteger os quadris” quando há suspeita. Isto não existe!

O diagnóstico precoce é a chave do sucesso do tratamento!

Se o problema não for tratado precocemente, quais serão as consequências?

 - Perda progressiva dos movimentos (criança abre menos a perna na troca de fraldas);

 - Encurtamento da perna;

 - Começar a marcha mancando;

 Obs: Dor só aparece tardiamente, portanto não devemos esperar surgir dor para procurar auxílio.


LUXAÇÃO CONGÊNITA DOS QUADRIS

  Luxação congênita dos quadris não tem sintomas na fase inicial, portanto só é descoberta se for adequadamente procurada.

  Quando o exame físico revela alguma anormalidade (estalidos), a criança, ao sair da maternidade deve ser encaminhada para avaliação do especialista para confirmar ou afastar o diagnóstico.

 Fatores de risco para a luxação:

 - Criança em apresentação pélvica;

 - Primeira gravidez;

 - Criança do sexo feminino

 - História familiar positiva;


Como posso suspeitar?

  Não é fácil para os pais, porém posso dar algumas dicas: observar as dobrinhas das coxas, perto da virilha, onde o normal é serem iguais em ambos os lados, a presença de dobrinha a mais de um lado deve alertar para algum problema.

  Outro dado é ao trocarem as fraldas, quadris que estalam devem sempre ser avaliados. Após o segundo mês de vida, o que vai chamar atenção é a dificuldade em abrir o quadril no lado afetado.



 Como e quando devo tratar?

  Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nos primeiros 6 meses de vida. Nesta fase, geralmente, o quadril é posicionado adequadamente com manobras clinicas simples e mantidos com uso de aparelhos com tiras que permitem movimentos dentro de uma posição de segurança, até a sua completa estabilidade, como o da foto acima.

  Dos 6 meses aos 18 meses, o quadril só poderá ser posicionado com a criança anestesiada e no centro cirúrgico, com manobras clínicas, geralmente não sendo necessário cirurgia e a posição mantida com aparelho gessado por tempo prolongado.

  Após 18 meses, o quadril só poderá ser posicionado com cirurgia considerada de grande porte, sendo a posição obtida mantida com aparelho gessado. 

Conclusão:

  Mães e pais que notarem, ao trocar fraldas de seus recém-nascidos, estalos nos quadris, procurem avaliação o quanto antes. Podemos estar diante de uma luxação congênita dos quadris, e quanto mais cedo iniciarmos o tratamento melhores serão os resultados.

Um abraço a todos,
 Dr. Maurício Rangel. 

149 comentários:

  1. doutor minha filha sophia nasceu com displasia mas eu começei o tratamento dela ela usou o suspenssorio de pavilik durante 3 meses mas logo depois tive que voltar a trabalhar e nao pode mas ir as consultas e estou com medo de ter algum errado ainda e eu nao saber eu tirei o suspenssorio dela sem falar com medicos por que eu nao podia sair do emprego para ir entao fui obrigada a tirar ela tem agora 8 meses e ta quase andando como posso saber se ainda a algo errado com ela gostaria que vc me ajudase por favor obrigado...entre em contato comigo por favor..
    anacaroline.marques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ana, obrigado por acompanhar o blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Estou a disposição para qualquer esclarecimento adicional.Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLA DR. MAURICIO...
    ESTOU GRAVIDA DE 15 SEMANAS, E QUANDO FIZ O MORFOLOGICO DAS 12 SEMANAS FOI CONSTATADO UM ENCURTAMENTO DO FEMUR E DA TIBIA APENAS NA PERNA ESQUERDA DO BEBE.O SR. JA VIU CASSOS COMO ESSE...O MEDICO RELATOU QUE É ALGO PERMANENTE E A DIFERENÇA SERA DE MAIS DE UM TERÇO...O SR.PODERIA ME AJUDAR.. ME DR UMA LUZ, ESTOU MUITO ANGUSTIADA.. MUITO OBRIGADA.. MEU E-MAIL É TALITAMESSIAS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Talita!Obrigado por acompanhar o blog!Sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando o blog.Um abraço.Bom domingo.

      Excluir
  4. Fabiana (souza.m.fabiana@gmail.com)4 de junho de 2012 às 22:44

    Olá Dr., minha sobrinha tem 15 dias, foi na pediatra na semana passada e a médica encaminhou ao ortopedita, suspeitando luxação congenita do quadril. Passamos hoje no ortopedista, que solicitou raio-x, ultrassonografia e pediu para usar fralda dupla. O médico passou poucas informações, aparentemente não gostou quando comentei sobre o uso do suspensório de plavik, estamos muito preocupados!! Poderia nos dar uma orientação? Atende o convênio Medial? Obrigada, Abçs, Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fabiana, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  5. olá dr tenho 22 anos,tenho sequela definitiva de luxaçao congenitade quadris bilateral,nessa idade posso fazer cirurgia?quais cuidados devo tomar?sinto muita dor depois que tive minha filha por parto normal,sinto dor a todo tempo sentada andando de pé.oque fassoa para não sentir muita dor. ? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome fabiane e meu mail é fabitdg17@yahoo.com.br(22 anos)

      Excluir
  6. Boa Tarde Dr.!
    Tenho uma bebe com 1 ano e 1 mês e há mais ou menos 15 dias comecei a notar q a perninha esquerda dela estala frequentemente na altura do quadril... estou apreenciva... pode ser alguma luxação no quadril? aguardo resposta obrigado! wanderléia - prefwande@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Wanderleia, sugiro que sua filha seja examinada em consulta medica. Fazemos exame físico especifico no quadril para podermos concluir algo. As suspeitas, nesta idade são de quadril em ressalto, instabilidade do quadril ou displasia do quadril. Tel para agendamento (21) 3264-2232 / (21) 3264-2239. Será um prazer examinar sua filha. Obrigado por acompanhar o blog. Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. boa tarde dr. tenho uma nenen com 6 semanas e ela está com uns estalos no joelho e as vezes da a impressão de ser no quadril e no tornozelo também gostaria de saber se é normal pois já teve caso de displasia no quadril na familia...é normal muito obrigado...nessa.sakamoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  10. Minha filha, que nansceu dia 23/02/2012, tem cinco meses, e ao sair da maternidade o pediatra fez o teste de ortolani, e percebeu um click, e me pediu para que na 1ª consulta com o pediatra para refazer o teste, que no primeiro momento fez e disse que não sentiu o click, mas que depois com um mês, refez o teste, sentiu o click, e me encaminhou para um ortopedista, que ao fazer o ultrasson no dia 16/04/2012, deu o segunite resultado: Quadril esquerdo IIa positivo. Ideal controle com 3 meses. Desde então, dia 21/05, minha filha esta usando o suspensório de pavlik. Agora, dia 03/07/2012, ele pediu para refazer, e deu o seguinte resultado: Cápsulas íleo-femorais íntegras, cabeças femorais bem posicionadas nas cavidades acetabulares. Labrum D e E com configuração preservada. Boa evolução.
    Doutor Maurício, como o ortopedista esta de férias, ele não viu o resultado ainda deste segundo ultrassom, mas pelo que entendi esta dando resultado, mas na sexta passada, dia 27/07, percebi que a perninha esquerda da minha filha é um pouco menor que a direita, acho que uns 2 centimetros, isto é por causa da displasia que esta tratando? Com o uso do suspensório vai voltar ao tamanho normal? No meu ultrassom formológico não mostrou nenhuma diferença nos lados, tenho tantas dúvidas, espero que possa me esclarecer um pouco, meu e-mail é abb@unesc.net

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Continue acompanhando o Blog.

    ResponderExcluir
  12. Como moro em Santa Catarina, ficava muito dificil levá-la para consultar com o senhor, mas depois de sua mensagem resolvi procurar outro ortopedista em minha cidade, que ao ver o resultado do 2º ultrasson e fazer exames físicos, me disse que não tinha encurtamento da perninha não, e que ao realizar os exames físicos, diagnosticou que esta tudo normal e para tirar qualquer dúvida, mandou fazer um rx de bacia bacia AP + Abd de 45, que deu o seguinte resultado:

    Estrutura óssea normal
    Relações articulares preservadas
    Partes moles sem alteração.

    Obs: Sugiro US para complemento de RX

    Como ela já fez o ultrason antes, será que ainda ela vai precisar usar o suspensório de Plavik? Pelo opinião do médico na ultimo consulta, ela precisaria ter usado.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Andréia, sua mensagem foi respondida por e-mail.Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Sr. Mauricio, minh filha nasceu há 5 dias e nasceu com um encurtamento do femur do lado direito de 5 cm em relação ao lado esquerdo estou muito angustiada, qual o procedimento para correção e trtamento para que possa crescer igualado...
    soraiasso2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,parabéns pelo nascimento da sua filha, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde não recebi a resposta por e-mail poderia me encaminhar novamente por gentileza...desde ja agradeço a atenção!

      Excluir
  16. Bom dia Soraia, já reenviei a mensagem.Caso não receba, agende uma consuta, poderemos conversar pessoalmente. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Minha filha nasceu com DDQ dos dois lados, com 1 mês ela começou usar o Pavlik, hoje está com 4 meses, o ortopedista disse q lado direito está quase no lugar, mas o lado esquerdo está muito longe ainda, disse para continuar usando pavlik e quando ela completa 6 meses vai colocar o gesso e pode ser que seja necessario cirurgia depois. Gostaria de saber qual tempo maximo para uso do gesso,e como é feito as trocas de fralda o banho, etc.
    Obrigada!
    fernandasoaressaraiva@hotmail.com
    ou
    kikoxplus20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Dr Maurício. Minha neta está com 6 meses e 10 dias. O médico recomendou, hoje, o uso deste equipamento de tiras, e usar 'canguru' para mante-la com as perninhas aberta o tempo todo. Isto resolve? ou Pela idade dela será necessário fazer procedimento com anestesia? Moramos em Rondônia, e aqui temos poucos especialistas, fato que dificulta outros diagnósticos.
    Obrigada por prestar este serviços, e nos dar esperança de fazer a coisa certa.

    abraços

    Dulci e-mail: dulcines.maciel@ceron.com.b

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  21. Doutor minha filha tem 10 dias e foi diagnosticado um leve click em uns dos lados do quadril, foi ao medico, fiz utrason e novamente o medito fez um exame segurando a perninha dela e fazendo movimentos circulares, ele disse que é pouca diferencia e pediu para usar duas fradas e voltar com pediatra apos 15 dias porfavor o que devo fazer.....

    danilo_pamela_soad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço, continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  23. Dr.Mauricio boa tarde hoje meu filho esta com 1 e 4 meses desde dos 6 meses passo em ortopedista e falam para mim que é normal estralar joelhos e calcanhares
    (ele tem Down) hoje ele passou por um ortopedista da Santa Casa de Santos e ele falou para ele fazer fisioterapia na APAE normal disse que é normal e que ele precisa. ( a APAE de SV tem 23 anos) e não tem caso igual do meu filho continuo muito preocupada. Ele estrala muito principalmente a noite e resmunga muito,e observei que quanto ele que alguma coisa ele endurece as pernas e começa a estralar tudo muito muito muito. Por favor me de o retorno e mail jennybabalu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  25. bom diaa Dr.eu tenho um filho 4 meses e percebi que a perna esquerda fica mais encolhida que a direita.
    como ja estive lendo sobre displasia do desenvolvimento do quadril é mais comum em meninas.e em meninos???ele nasceu de 33 semanas. pode ser e prematuridade???ele realizou um ultrason dia 18/11/2012 com o resultado dentro das normalidades.tenho muitas duvidas,por favor me ajude.obrigada meu e-mail
    vanesacandido@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  26. boa tarde. Dr rangel eu nao recebi sua resposta.
    meu e-mail
    vanesacandido@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, acabo de enviar novamente a resposta para seu e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! Minha filha tem luxação bilateral ela fez a cirurgia com 2 ans, desde que tirou o gesso ela faz fisioterapia e fisioterapia aquática, mas noto fraquesa nas pernas, ela não corre, abaixa e levanta com dificuldade assim por diante. Isso é uma consequência da luxação bilateral? paloma silva.20@hotmail.com
    agradecida desde já

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail.Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Dr., meu bebe tem 22 dias de nascido e a 5 dias percebi que ele encolhe a perninha e sempre que vou trocar a fralda é um sacrificio pois, a quando todo na perninha ele chora muito.
    O levei na pediatra ontem mas, ela não soube me dizer o que poderia ser, só encaminhou pro ortopedista. Pode ser luxação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nesta idade, dor com a manipulação da perninha, devemos suspeitar de infecção (artrite séptica/ osteomielite). Sugiro que agende logo uma consulta para avaliação. Um abraço.

      Excluir
  31. Olá DR. Minha filha tem 1 ano e tem uma diferença de 3,5 no femur direito, o que o médico me informou sobre o tratamento dela é uma cirurgia de alongamento osseo aos 4 anos, gostaria de mais informações sobre essa cirurgia meu e-mail é hpne.cristianeoliveira@gmail.com, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e bom final de semana.

      Excluir
  32. Boa noite Dr. Minha filha está com 11 meses e na maternidade foi descoberto a displasia de quadril, foi encaminhado p o ortopedista, fizemos Rx e ultração e o ortopedista liberou dizendo para retornar só qdo ela estivesse com 7 meses, achamos q estava tudo certo então... e com 6 meses começamos perceber uma perninha mais curta, então voltamos a mesma clinica q mandou consultar como o médico havia sugerido aos 7 meses, qdo levamos no mes seguinte com 7 meses ele pediu novos exames e qdo viu o resultado ficou todo preocupado e nos assustou muito, disse q deveria colocar gesso mas q não iria resolver que com certeza teria que fazer uma cirurgia e que era grave... Fiquei apavorada e troquei de ortopedista, essa sim disse q realmente deveriamos ter tratado antes mas poderia colocar o gesso sim e com grandes chances de melhorar, agora dia 20/12 vai fazer 3 meses q ela está com gesso, foi feito uma tomografia e está melhorando mas terá q trocar o gesso e ficar mais 3 meses, dia 20/12 qdo completar 3 meses está marcado para trocar o gesso, gostaria de saber a sua opinião a respeito, quanto tempo é normal ficar com o gesso e se o gesso funciona mesmo???? Aguardo sua resposta, obrigado... Me e-mail: edi.neia_lipe@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  33. Boa Tarde Dr,
    Minha filha nasceu dia 11/12, e desde o ultrason morfologico com 20 semanas foi constatado encurtamento apenas no femur esquerdo, essa diferença éem torno de uns 3 cm, gostaria de saber se existe algum tratamento que possa fazer as perninhas ficarem iguais.
    Desde já agradeço.
    abner.asd@hotmail.com
    email: abner

    ResponderExcluir
  34. Usar duas fraldas ajuda ou atrapalha? Pq?
    alinebertato@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  35. OLá Doutor.
    Tenho 21 anos, sou do sexo masculino e tenho luxação bilateral congênita nos quadris. DEscobri aos 14 anos de idade, quando sofri de muitas dores, pois praticava esportes. Na época os médicos informaram que meu organismo já havia se adaptado ao problema, então, uma cirurgia seria arriscada. Segui minha vida, me adaptei às dores. Fui diagnosticado deficiente. Porém, de uns dois meses pra cá venho sentindo fortes dores no joelho esquerdo (o qual (acredito eu) é meu apoio.), e na cabveça do fêmur esquerdo.
    Tenho 1,65 m de altura e peso 42 Kg, aproximadamente.
    Gostaria de uma recomendação. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vinicius, sua pergunta exige uma consulta ortopédica para exame físico e de imagem. Recomendo marcar consulta comigo no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  36. jesse souza qt tempo mais ou menos uma criança usa o suspensorio sendo que começou usar aos três meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o suspensório de pavlik deve ser usado até a estabilidade do quadril reduzido, tiver sido obtida. O exame físico permite analisar essa estabilidade durante o tratamento.
      Para maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  37. Bom dia Dr. eu tive meu filho muito nova tbm e ele nasceu com Displasia ,a minha duvida é hoje ele tem 20 anos,mas na epoca ele começou a andar sozinho e eu por ser nova não levei ele nas outras consultas hoje fico com medo dele ter alguma sequela !!!!Como devo tirar estas duvidas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, marque uma consulta ortopédica para exame físico e de imagem do quadril do seu filho. Tel do consultório, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  38. boa tarde dr. tenho uma filha de 7 meses ela está com uns estalos no joelho, e os estalos são alto, e só na perna direita e as vezes da a impressão de ser no quadril e no tornozelo também, ela não sente dor, mas estou muito preocupada, levei ela na ortopedista, que pediu um raio x do quadril, no quadril dela está tudo normal, graças a deus, agora ela falou pra eu espera mas 6 meses e volta na consulta, mas não me explicou oque seria esses estalos e não passou mas nenhum exame, oque poderia ser esses estalos que são frequente e muito alto, depois levei em outra ortopedista ela examinou minha filha viu tbm o raio x falou que estava normal tbm, e que era no menisco o estalo, e tbm mandou volta so depois de 6 meses, o que devo fazer, o que sera esses estalos na perna da minha filha, nem consigo dormi mas me ajude porfavor! Respoda pelo meu email se pode: karol.venon@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço e boa semana.

      Excluir
  39. tenho uma neta de 14anos e tem escoliose visivel ate no quadril da diferença ja fez rpg fisioterapia e pilat isso ajuda ou nao por favor me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, depende do tamanho da curva, medida nos exames de imagem. Sugiro que marque consulta para analisar o caso da sua neta e responder sua pergunta. Tel. para marcar consulta (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  40. Displasia no quadril. Tema bastante polêmico. A minha filhinha, foi diagosticada hoje, após 24 horas de nascida, com luxação do quadril. Fiquei um pouco preocupado e achei o seu site doutor muito esclarecedor. A intervenção feita pela pediatra foi usar duas fraldas para tentar regularizar a falha. Sei que para alguns esta atitue é polêmica. Então, doutor, qual procedimento é viável para minha filhinha. Visto que ela é uma recém nascida?
    Email para contato: luizmatematico@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Boa noite sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  42. ola dr sou lucina e estou gravida de 29 semanas e com 22 descobri que meu bebe tem displasia nos dois femores bilateral e com incurtamento importantee deles .fiquei muito assustada mas o medico me ranquilizou dizendo que meu bebe esta bem e descartou qualquer sindrome . disse q ele é perfeito e esta muito bem de saude´o femur dele media somente 1,8cm. fico c muito medo dele nao andar o senhor ja teve experiencia com esse tipo de caso
    teho caso de nanismo na familia asobrinha dom meu avo.quais sao os tratamentos quando poderei realiza-los

    ResponderExcluir
  43. meu imail é lu_salaodasmeninas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Nasci com luxação de quadril (lado direito)e há 35anos vivo bem,tenho 2 filhos (cesariana; não foi possível o parto normal) ando normalmente, mas sempre precisei estalar para aliviar a dor (abro a perna até estalar). Nesses últimos dias não estou conseguindo estalar, e a dor está tão forte que estou aqui, pedindo ajuda. Estou com um pouco de escoliose e um pouco de lordose. Gostaria de esclarecimento, se eu posso continuar a vida normal ou se preciso de algum acompanhamento. Fui ao ortopedista e ele disse que só há um remédio: Pilates, mas hoje está difícil de eu pagar. Alguns meses atrás eu estava fazendo caminhada, mas as dores aumentaram. Aguardo retorno. graziellemetit_25@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  45. Boa noite Dr.
    Tenho uma bebê de 4 meses e percebi que as dobrinhas tanto das perninhas quanto dos bracinhos são diferentes de um lado para o outro. Percebo tb que o joelho direito estala bastante quando o manipulo. A pediatra disse não ser nada mas fico muito apreensiva. Fiz todo pré natal adequadamente e nada foi diagnosticado, será que devo me preocupar com a DCQ?

    naluoliveira23@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  46. Desculpe mas não recebi a resposta.

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde Dr
    Minha sobrinha nasceu com os dois fémur fora do lugar ,pode ocorre uma cirurgia ou nada a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, marque consulta para saber a forma de tratamento. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  48. Dr Mauricio, tenho uma filha de 1 ano e 6 meses... começou a caminhar com 1 ano e 4 e percebemos que ela mancava.... levei na pediatra do posto de saúde que ela consulta desde que nasceu, e ela me disse que as vezes os bebês mancam quando começam a caminhar. Porém, eu insisti para que ela olhasse as perninhas da minha filha pq eu percebia uma pequena assimetria... enfim ela conseguiu perceber tbm e encaminhou para o ortopedista... fizemos a consulta, foi solicitado rx e eco do quadril... os dois laudos detectaram displasia do lado direito, com luxação do quadril. Minha filha foi encaminhada para cirurgia com alta prioridade pelo médico ortopedista, estou desesperada... ela voltará a caminhar normalmente? quais os riscos desta cirurgia? a médica pediatra dela não deveria ter visto isso nos primeiros dias de vida dela? isso é um erro médico não?? estou muito preocupada!
    grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email é milenicruz@hotmail.com

      Excluir
    2. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  49. Dr. Origado por tirar minhas duvidas. e ficarei muito agradecida de tirar essa também. Nasci com Luxalação, hoj estou curada, fiz o tratamento durante meus 14 anos, ano passado que minha medica me libero do meu tratamento e disse que estava tudo certo, mais o meu pé esquerdo ele e torto, piso pra dentro com ele.. quando fico parada um fica reto e outro pra dentro. Isso e por causa da Luxação?
    deborasilva121@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Dr.,meu filho tem 2 meses e reparamos que o pézinho esquerdo dele fica mais virado pra dentro quando colocamos ele de pé (conosco o apoiando).
    O que pode ser?
    Gratos!
    ass:Naira e Rodrigo

    rrsaldanha@r7.com

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Doutor,me chamo Luana tenho uma filha de 2 anos e 1 mês e há meses venho reparando que ela cai mais do que o "normal" quando ela anda a perna direita dela vai para o lado de fora quando ela corre então ai que percebemos a diferença ela nem corre muito pois logo cai...não consegue pular nem no pula pula. Levei ao ortopedista e ele passou um raio x panorâmico fiz há cerca de 2 semanas e deu uma diferença de 1,02mm na perna direita sugerindo encurtamento do fêmur retornei ao ortopedista e ele me disse que esta normal e que não é para eu me preocupar...só que meu extinto de mãe me diz que eu devo procurar ajuda vou marcar outro ortopedista mais gostaria de sua observação.Grata meu e-mail é luana.uva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, Doutor, me chamo Solange e minha filha nasceu dia 22/2/2013, hj com 2 meses, e o Medico que fez o parto cesariano, disse que o meu utero estava torcido, por isso ela nasceu com um pouco de afundamento na cabecinha que depois de alguns dias sumiu, porem minha filha só dorme qdo entorta o pescoço para direita, parece que ela só fica confortavel pra dormir nessa posição, comentei com a pédiatra que disse ser normal pq ela provavelmente ficava assim no meu utero, mas ela chora muito e sempre qdo pegamos ela no colo , na cama ou no berço ela fica bem tranquila. Será que esse fato do utero torcido pode ter afetado algo no corpo dela , por isso ela chora sempre que pegamos ela no colo?Por Favor me responda , meu email é sathome@uol.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Boa noite DR!
    Minha filha tem um mês e 10 dias, quando saiu da maternidade foi encaminhada p passar no ortopedista pois constataram instabilidade no quadril esquerdo, passamos no ortopedista fizemos um ultrassom de quadril e não constatou nenhuma anormalidade... mas mesmo assim o ortopedista mandou usar fralda dupla ate os seis meses e voltar p repetir o exame.
    Dr devo continuar usando fralda dupla, a perninha dela não vai ficar aberta? Me ajude por favor. Obrigada!Meu email dry_86@ig.com.br!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  55. Tenho um filho ele tem paralisia cerebral e também luxação no quadril do lado esquerdo ele tem 5 anos ele está internado no momento esta sentindo muita dor com muita intensidade essa dor pode ser da luxação ja foi aplicado várias medicações e a dor nao passa foram feitos varios exames e nao detectaram nada luxação de quadril dar for muito intensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, luxação do quadril na paralisia cerebral causa dor nos estágios mais avançados, quando já existe degeneração da cabeça femoral. Para responder sua pergunta precisaria examinar a criança e o exame de imagem radiologico. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  56. OLÁ DOUTOR...
    MINHA FILHA TEM UM ANO E UM MÊS.
    NO BERÇÁRIO FOI DIAGNOSTICADA COM DISPLASIA NO QUADRIL.USOU O SUSPENSÓRIO DE PALVILIK NO PERÍODO DE DOIS MESES, POIS DEPOIS DE DOIS MESES A DOUTORA DISSE QUE ELA ESTAVA BEM.A CADA TRÊS MESES EU RETORNAVA NA CLÍNICA FAZIA O RAIO X E ELA DIZIA QUE ESTAVA TUDO BEM.NO DIA 24 DE ABRIL RETORNEI LÁ COMO A MÉDICA SOLICITOU E ELA ME DISSE QUE O ANGULO ESTA EM 30 GRAUS, QUE REGREDIU UM POUCO.SOLICITOU QUE MINHA FILHA USASSE UM APARELHO CHAMADO ATLANTA SÓ PARA DORMIR. DOUTOR GOSTARIA DE SABER SE 30 GRAUS É MUITA REGRESSÃO...E NA SUA OPINIÃO O FATO DELA TER PEDIDO PARA USAR SÓ A NOITE , RELACIONA COM UM CASO UM POUCO MAIS SIMPLES..O QUE O SENHOR ACHA...
    MEU NOME É LERIANE EMAIL colegioellos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. OLÁ DOUTOR...
    MINHA FILHA TEM UM ANO E UM MÊS.
    NO BERÇÁRIO FOI DIAGNOSTICADA COM DISPLASIA NO QUADRIL.USOU O SUSPENSÓRIO DE PALVILIK NO PERÍODO DE DOIS MESES, POIS DEPOIS DE DOIS MESES A DOUTORA DISSE QUE ELA ESTAVA BEM.A CADA TRÊS MESES EU RETORNAVA NA CLÍNICA FAZIA O RAIO X E ELA DIZIA QUE ESTAVA TUDO BEM.NO DIA 24 DE ABRIL RETORNEI LÁ COMO A MÉDICA SOLICITOU E ELA ME DISSE QUE O ANGULO ESTA EM 30 GRAUS, QUE REGREDIU UM POUCO.SOLICITOU QUE MINHA FILHA USASSE UM APARELHO CHAMADO ATLANTA SÓ PARA DORMIR. DOUTOR GOSTARIA DE SABER SE 30 GRAUS É MUITA REGRESSÃO...E NA SUA OPINIÃO O FATO DELA TER PEDIDO PARA USAR SÓ A NOITE , RELACIONA COM UM CASO UM POUCO MAIS SIMPLES..O QUE O SENHOR ACHA...
    MEU NOME É LERIANE EMAIL colegioellos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o quadril continua displasico. Aparelho de Atlanta nao serve para tratar displasia do quadril. Maiores esclarecimentos, sugiro que marque consulta para examinar a criança e os exames de imagem. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. Doutor mas 30 graus é quadril displásico grave....quanto de angulo seria o normal...
      Leriane

      Excluir
    3. Boa noite, o índice acetabular medido nas radiografias deve ter o valor normal de dez graus. Maiores esclarecimentos sobre o tratamento do quadril neste momento, somente através de consulta medica ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    4. Muito obrigado Doutor...
      Sou do Paraná, estarei entrando em contato com sua clínica...Att. Leriane

      Excluir
  58. Dr. minha filha está com dois meses e descobri q esta com displasia do quadril bilateral, uma IIc e outra IId, quero saber dr se há chancer de cura com o suspensório já q está nestes graus ou se descobri mto tarde? Estou muito preocupada, marquei um ortopediatra já, como é o tratamento? este suspensório a gente compra onde, o médico indica o lugar? Obrigada desde já... espero resposta e parabéns por tirar as nossas dúvidas!!! josane.vieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o suspensório deve ser usado se os quadris estiverem instáveis ou luxados e redutíveis. Nesses casos, o exame da criança apresentara as manobras de Barlow e Ortolani positivos. Os resultados do tratamento são muito bons desde que acompanhados de perto pelo ortopedista pediátrico. Existem vários lugares para a aquisição do suspensório, o ortopedista indica onde comprar. Maiores esclarecimentos agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  59. Olá doutor minha filha tem 6 meses e o joelho dela estala o tempo todo, o que pode ser??? Natalia email: nataliatatsuno_hbl@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, marque uma consulta para examinar a criança e responder sua pergunta. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  60. Mauricio Rangel, gostaria muito da sua opinião. Minha filha tem 1 ano e 2 meses tem displasia de quadril e não fez tratamento. Gostaria de saber o que é recomendável nessa situação, ela começou a andar com 1 ano e uma semana, anda bem, mais tenho medo dela ficar manca ou ter algo do tipo! Ela também tem pescoço curto, mais o ortopedista me disse que tem que esperar pra ver se o pescoço desenvolve! Moro em Paraisopolis-mg e aqui não tem ortop. pediátrico, estou a procura de um perto da minha cidade. O que eu faço nessa situação?
    E outra a ddq e o pescoço curto pode ser outra coisa? Agradeço desde ja. Deixo aqui meu e-mail, Maiara_gata2@hotmail.com. Por favor responda! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sua pergunta foi respondida por e-mail. Um abraço.

      Excluir
  61. Bom dia Dr., minha filha tem 1 ano e 2 meses, ela não caminha ainda, fica de pé mas não anda!
    Notamos a 1 mês mais ou menos que quando ela esta sentada ela estrala os joelhos e calcanhares das 2 perninhas!
    Estou muito preocupada!
    Oque pode ser isso?
    É normal?
    Além disso o pé é chato, tem alguma coisa a ver?
    Meu e-mail é lemos.gisele@hotmail.com.br
    Agradeço pela atenção
    Gisele

    ResponderExcluir
  62. Boa noite, os prazos para a criança caminhar sozinha são ate 18 meses de idade. Nao há relação entre pés planos e atraso na marcha. Com relação aos estalos, sua filha precisa ser examinada em consulta para avaliação ortopédica adequada. Sugiro que marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Dr Gostaria de saber se é normal o joelhinho do meu bebe de 6 meses estralar , pois os dois joelhos e as vezes o tornozelo estralao ele movimenta bastante as perninhas e parece não sentir dor perguntei ao pediatra dele e ele falou que era normal mas não explicou o porque que ele tem esses estralos no joelho ( o quadril não estrala)gostaria de saber do Sr se é normal pois estou muito preocupada meu email é michelifisio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, estalos nos joelhos em crianças, devemos pensar e afastar uma patologia chamada de menisco discoide. Com exame físico e de imagem conseguimos chegar as conclusões necessárias. Sugiro agendar consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  64. dr minha filha tem 8 meses e nasceu com o femur encurtado e torto dr me de uma opiniao doke o sr acha n sei mais oke pensar o dr falou que ela so pode operar com 7 anos
    meu imail
    tayaneth@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, trata-se de deficiencia femoral focal proximal. Existem vários tipos desta patologia e a conduta ortopédica depende do tipo especifico que a sua filha apresenta. Sugiro que marque consulta para que possa examinar a criança, avaliar os exames de imagem e fazer a programação do tratamento. Tel. para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  65. Olá Dr. boa noite!
    Tive a minha bebê em 12/08/13 e foi diagnosticado a luxação congênita dos quadris, ambos lados, no nível 3A.
    O ortopedista do hospital solicitou o uso do suspensório de pavlik, já compramos porém, estamos aguardando a data da consulta com o ortopedista (será na próxima semana) para que ele nos ensine a colocá-lo corretamente.
    Quais são as chances de corrigir o problema começando o tratamento logo depois do nascimento??? Tem algum tempo máximo para o uso do suspensório??? Ela terá alguma sequela??? Tenho muito medo dela sentir dor quando vou trocá-la, dar banho, enfim, tenho muitas dúvidas a respeito deste assunto e estou bastante assustada e triste com este diagnóstico! Quero que a minha filha fique bem e tenha o seu probleminha resolvido.
    Moro em SP, então, não consigo marcar uma consulta diretamente com você!
    Um abraço, aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde se estivermos falando de luxação congenita do quadril típica, o tratamento indicado esta correto. Se for luxação teratologica, o tratamento indicado nao seria este. O uso do suspensório exige uma boa explicação para a família quanto a correta colocação para a manutenção dos quadris na posição adequada. Precisa ser usado diurno e noturno, só retirando para o banho. Precisa de consultas de revisão semanais, nas primeiras 3 semanas de tratamento, para que o ortopedista possa avaliar se o aparelho esta sendo colocado na posição correta e se os quadris estão na posição anatômica. Nos casos de luxação típica bilateral, o tratamento fica mais difícil porque os dois quadris precisam ser tratados ao mesmo tempo e as vezes um quadril responde bem e o outro nao. Sempre há possibilidade de falha com o tratamento com o suspensório e, quando isto ocorre, a estratégia precisa ser modificada, passando a exigir redução sob anestesia, no centro cirúrgico e a manutenção da posição com grande aparelho gessado. Se, ainda assim, os quadris nao estiverem na posição anatômica, correção cirúrgica será necessária. Portanto, o tratamento exige muita atenção por parte do profissional de saúde pois, trata-se de uma patologia de difícil solução. Um abraço.

      Excluir
    2. Olá Dr. boa tarde.

      Conforme mencionado anteriormente, a minha filha nasceu em 12/08/2013. Foi diagnosticado luxação congênita do quadril bilateral do tipo IIIA.

      Ela está usando o suspensório de pavlik desde o dia 19/08 e já fizemos dois exames e os resultados estão abaixo.

      Poderia me ajudar a entender os resultados???

      Primeito ultrassom feito em 15/08
      Quadril direito:
      Angulo Alfa: 39 graus
      Angulo Beta: 79 graus

      Quadril esquerdo:
      Angulo Alfa: 40 graus
      Angulo Beta: 78 graus

      Segundo ultrassom feito tem 23/08
      Quadril direito:
      Angulo Alfa: 47 graus
      Angulo Beta: 52 graus

      Quadril esquerdo:
      Angulo Alfa: 40 graus
      Angulo Beta: 57 graus

      Podemos concluir o que com estes valores? Está tendo alguma evolução com o uso do suspensório?

      Aguardo um retorno e muito obrigada pela atenção.

      Excluir
    3. Bom dia, analisar exame de imagem faz parte de uma consulta médica que não pode ser feito por internet. Para ouvir minha opinião sobre exames de imagem, somente marcando uma consulta ortopédica no consultório para exame físico da criança e avaliação das imagens. Tel. para agendamento é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    4. Olá Dr. Mauro, boa noite!
      Obrigada pelo retorno.
      Conforme mencionei anterirmente, minha filha nasceu em 12/08/2013 e com luxação tipica no grau IIIA, sendo bilateral.
      Colocamos o suspensório de pavlik em 19/08. Hoje fiz um novo ultrassom e o avanço foi surpreendente, o lado direito está com grau IA e o esquerdo com IB. Será que por prevenção ela deve continuar usando o suspensório??? Grata. Eliana.

      Excluir
    5. Boa noite, o site nao tem como finalidade analisar exames de imagem. Analise de exame de imagem faz parte de uma consulta ortopédica. Para ouvir minha opinião sobre exames de imagem, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Olá Doutor, minha bebê começou a utilizar o pavlik aos 2 meses com diagnóstico de acetábulo raso, ela fará 5 meses, gostaria de saber mais sobre o assunto pois em nenhum momento citaram o grau de luxação mas disseram que a evolução do tratamento está ótima. Por quanto tempo ela terá que continuar usando o suspensório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, depende de como está o exame físico articular do quadril, ou seja, se o quadril esta estável ou não, se a abdução esta simétrica ou não, se as manobras provocativas já estão negativadas ou não e de como esta o aspecto radiológico do quadril. Portanto, para responder sua pergunta, preciso examinar a criança na consulta. Tel. para agendamento é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  68. Boa noite Dr, gostaria de saber se um luxação congênita no quadril pode deixar uma criança sem andar. meu e-mail,kassiadaniella@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, na luxação congênita típica do quadril, se a criança nao for tratada adequadamente, a marcha será claudicante. Um abraço.

      Excluir
  69. minha filha tem 10 meses e ela fica com a perninha esquerda so esticada pode ser algo.fiz um rx da bacia em a.p em posiçao de rã e o resultado foi o seguinte:estrutura,morfologica e densidade ossea satisfatorias
    superficies articulares lisas
    espaços articulares preservados
    linhas de schenton conservada.me ajude se esta tudo normal meu e-mail e:lureisdossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao tenho como dar opinião ortopédica sem examinar a criança na consulta. Maiores esclarecimentos marque horário no consultório, tel. (21) 3263-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
    2. muito obrigado pela atençao,mas por esse resultado vc pode me dizer se esta normal.pois estou muito preoculpada.ficarei muito grata se me esclarecer essa duvida.um abraço.

      Excluir
    3. Boa noite, o site não tem por objetivo avaliar resultados de exames de imagem e nem dar consulta virtual. Analisar exame de imagem faz parte de uma consulta médica, que é o meu trabalho. Este trabalho não pode ser banalizado e realizado por internet. O site se destina apenas para esclarecimentos sobre alguns assuntos comuns em ortopedia pediátrica e não tem objetivo de oferecer consultas virtuais. Por favor entenda e respeite minha posição profissional. Um abraço.

      Excluir
  70. boa noite nao quero jamais desmerecer sua posiçao profissonal so lhe pedi uma ajuda.porem nao posso fazer uma consulta com vc porque moro na bahia.me desculpe pelo aborrecimento.um abraço.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia doutor tenho um filho de uma ano e quatro meses e ele naaceu com o pe torto congenito ja tentamos todos os tratamentos o gesso mas ele muita alergia a todos os tipos,foi ai que ouvimos falar do tratamento metodo canguru.mas nao sei como funciona gostari que o senhor ou explicase ou enviasse um link de que explica com clareza como funciona.desde ja agradeço a atençao.e-mail:joaocicero1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Bom dia doutor tenho um filho de uma ano e quatro meses e ele naaceu com o pe torto congenito ja tentamos todos os tratamentos o gesso mas ele muita alergia a todos os tipos,foi ai que ouvimos falar do tratamento metodo canguru.mas nao sei como funciona gostari que o senhor ou explicase ou enviasse um link de que explica com clareza como funciona.desde ja agradeço a atençao.e-mail:joaocicero1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao existe esse método. Essa informação esta completamente errada, um verdadeiro absurdo! Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  73. Dr Maurício. Minha filha nasceu pélvica e, por isso, foi recomendado acompanhamento com ortopedista, mesmo com exame físico normal. O 1o usg, feito com 20 dias após o nascimento, indicou imaturidade do quadril. O ortopedista recomendou repetir o exame com 2 meses pq a imaturidade poderia ser devido ao fato da brbê ser mto nova, mas recomendou a fralda dupla para contribuir com uma possível melhora. Repeti o exame, que indicou normalidade, porém o ortopedista manteve a fralda dupla por dizer q deve ser usada até os 6 meses. O que o senhor me diz? Não há nenhum benefício? Ela ainda tem algum risco? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao há nenhuma indicação para fralda dupla em nenhuma literatura ortopédica sobre esse assunto. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  74. Olá Dr. Mauro, boa noite!
    Minha filha nasceu em 08/2013 e com luxação tipica no grau IIIA, sendo bilateral, colocamos o suspensório e ela utilizou por 2 meses. Fizemos um novo ultrassom e o avanço foi surpreendente, o lado direito está com grau IA e o esquerdo com IB. Mesmo assim é necessário continuar usando o suspensório? Há retrocesso neste tratamento? Grata. Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para responder sua pergunta é obrigatório que a criança seja examinada em consulta ortopédica. Tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  75. Ola Dr Mauro,boa noite!
    minha bebe tem 8 meses e tem displasia no quadril lado direito.vai precisar usar gesso. Quero saber qto tempo ela vai ter que usar, e como faço para trocar fraudas,dar banho,etc.
    Obrigada.(meu e-mail: JozeZanon@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, me chamo Dr. Mauricio Rangel. As respostas para suas perguntas dependem do exame físico do quadril da criança e do aspecto radiologico do quadril em questão. Portanto, sugiro que agende consulta ortopédica para esclarecimento das suas duvidas. Tel. para agendamento (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  76. Boa noite, eu sou a sandra, Sou portuguesa, mas estou num pais estrangeiro (Áustria) a minha bebe nasceu com displasia na anca, so soube o nome porque traduzi do livro dela de nascença, primeiro usou 3 primeiras semanas as tais 2 fraldas de pano bem firmes, as perninhas realmente ficavam num angulo que penso ser quase perfeito pra o bom tratamento desse problema, mas depois fui a consulta e o doutor disse que a coisa não estava nada bem, afirmou que a bebe poderia vir a não andar, no livro fala qualquer coisa a cerca de 52 graus de ambos os lados do quadril, Gostaria mesmo de saber o que se passa, porque leio bastante a cerca da cura desta doença porque a minha menina poderá nao andar? ela usa um aparelho que ele pediu mais 3 semanas, mas não é igual ao que vejo na internet, e umas bolinhas que prendem e umas barras que suspendem as pernas, terá um nome diferente?
    Poderia me dizer quais são todas as hipoteces que há de recuperação deste tipo de doença se fizer favor, agradeo o seu tempo.
    Mail: Xkalhazinhah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. xkalhazinhah@hotmail.com (inicia com letra minúscula)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a displasia do quadril no recém nascido (quadril luxado ou quadril instável), deve ser tratado com suspensório de pavlik. Nao existe outro aparelho para o tratamento em recém-nascidos. Com relação ao tempo de tratamento com o suspensório e demais formas de acompanhamento, são informações que só podem ser abordadas em consulta ortopédica. Atenciosamente.

      Excluir
  78. Maravilhosos artigos, parabéns pela competência e disposição em postar estes materiais.
    https://www.facebook.com/displasiadoquadril

    ResponderExcluir
  79. Doutor como seria uma cirurgia para correção de uma luxação congenita de quadril em uma criança de 4 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, trata-se de cirurgia de grande porte, freqüentemente exigindo redução aberta, osteotomia femoral e pélvica e imobilização gessada pós-operatória pelvepodalica. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  80. Boa noite Dr! Meu nome é Thais e minha filha tem apenas 5 dias de vida , no dia da minha alta maternidade a moça do berçario me levou o diagnóstico pediátrico de que a médica sentiu uns estalos na perna da minha filha e pediu para que eu usasse nela uma fralda ortopédica chamada FREJKA comprei a fralda estou usando /e tenho a consulta com o Ortopedista agendado para dia 28/01, por gentileza gostaria de saber como devo usar a fralda se estou usando de maneira correta, como funciona o tratamento e duração do mesmo e se minha filha terá alguma sequela....Por favor Dr me ajude sou mãe de primeira viagem e estou desesperada...meu e-mail é: thais19_sp@hotmail.com......Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, fralda de Frejka não é usada para nenhum tratamento dentro da ortopedia pediátrica. Displasia do quadril, nesta idade, quando presente e confirmado pelo exame fisico ortopédico específico para a articulação, é tratado com suspensório de Pavlik. Não há a menor possibilidade de ensinar o seu uso, pela internet, somente em consulta ortopédica com a presença da criança e do seu responsável.Maiores esclarecimentos agende consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  81. Dr. Tenho luxação congenita bilateral dos quadril a 37 anos foi descoberto quando eu tinha 5 anos! fiz muita fisioterapia e hoje graças a Deus melhorei muito em relação as dores e a como eu andava! Sempre fiz exercicios e até jiu-jitsu pratiquei e logico com algumas limitações na abertura e em alguns movimentos! desde que parei com os exercicios que fazia comecei a sentir muita dor e as vezes minha perna esquerda dava uma pontada e falhava . os medicos que procurei me informaram que as proteses no meu caso era inviavel pois meu femor é 10 sentimetros acima de onde deveriam ser. e não tem onde prender as proteses eles teriam que improvisar um lugar para prender as proteses. Me explicaram que tem um tendão tambem que só pode ser esticado 4 cm por que se esticarem mais do que isso posso ficar sem movimentos na perna, e minha luxação e de quarto grau ou seja 10 centimetro fora do lugar. Os medicos me aconselharam voltar para fisioterapia , estou fazendo pilates ,e mecanoterapia para fortalecer meu quadril ,lombar pernas e abdomen realmente esta me ajudando muito pois as dores diminuiram, mas se ficar muito tempo sentado , ou muito tempo deitado em uma posição ja começa a incomodar. fora as dores na coluna e na lombar que as vezes aparecem! os médicos acham que com o tempo e com os treinos as dores diminuiram mais pois meu corpo ja se adaptou a minha deficiencia. o que o Dr. acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, acho que você deve agendar uma consulta ortopédica para que possa fazer exame fisico dos seus quadris e analisar seus exames de imagem, para que possa dar meu parecer a respeito do seu caso. Tel.para agendamento de horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  82. Segundo eles pelo grau da minha luxação eu não deveria nem estar andando!!

    ResponderExcluir
  83. Boa Noite, tenho um filho portador da Sindrome de down, tem 3 anos e 10meses, estes dias tem notado a perna dele esquerda estalar .O que pode ser ? ele ainda não anda , faz mais de ano , que fez chapas do quadril, tal tudo ok.
    Aguardo sua resposta. edna.xavier10@hot.mail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, para responder sua pergunta preciso examinar a criança em consulta ortopédica. Sugiro que agende consulta, tel. do consultório (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  84. Bom dia!
    Dr. meu nome é Mariana e minha filha nasceu com luxação congênita no quadril esquerdo, ainda bem que descobriram logo após o parto. Hj ela está com 4 meses e começou o tratamento no dia 8 de abril no INTO no Rio de Janeiro, está usando suspensório de pavlik. Gostaria de saber se dava para se diagnosticada nas ultras feitas durante a gestação?? Aguardo a sua resposta...mary_martyns@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para marcar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  85. BOA TARDE DR. MAURÍCIO..
    MEU SOBRINHO NASCEU SEM O MOVIMENTO DO BRAÇO DIREITO DEVIDO O PARTO,ELE JÁ FAZ FISIOTERAPIA DES QUE NASCEU, MAS O OTORPEDISTA QUE EXAMINOU ELE FALOU QUE ELE TERIA QUE FAZER UMA CIRURGIA PRA ESTICAR OS NERVOS.. OBS: O BEBÊ SÓ TEM 1 MÊS
    O SENHOR PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,pelo exposto a criança apresenta paralisia obstétrica do plexo braquial. O tratamento inicial depende de fisioterapia motora e de avaliação do microcirurgiao pois, em alguns casos e com indicações bem definidas, há necessidade de exploração do plexo braquial com ou sem enxertia. Esse procedimento necessita de microcirurgiao e nao de ortopedista. O ortopedista somente trata das seqüelas tardias da paralisia obstétrica. Leia mas no artigo do blog sobre paralisia obstétrica. Atenciosamente.

      Excluir
    2. Boa Tarde Dr. Maurício
      Li bastante sobre o artigo do blog, gostei muito.Foi tudo isso mesmo que aconteceu,minha irmã teve um parto normal e forçado, na verdade não foi nem um obstetra que fez o parto dela e sim um clinico geral da emergência..Porem ela soube por ele mesmo que o bebê estava com o cordão umbilical
      enrrolado no pescoço e no braço e que estava sem movimento. Ele consegui mecher o ombro e a mão. isso ja é um bom sinal né ?
      Ass:Jéssica

      Excluir
  86. Boa noite, Dr Maurício. Minha filha fez 4meses dia 6 e está investigando LC deQ(dobrinhas a mais na coxa d) e estalo. Pergunto se não está tarde p tratamento? Caso a eco de normal acho q vou consultar mesmo assim um ortopedista infantil. Eem mmédia qual é o tempo de tto c o suspensorio de pavlik?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sim, esta em fase tardia para diagnostido. O suspensório de pavlik só pode ser usado em quadris que são capazes de reduzir com as manobras de flexão e abdução, no exame físico e, ate os 6 meses de idade. Caso o quadril nao possa ser reduzido no exame físico, o tratamento precisa ser modificado. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. para agendar horário (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  87. Doutor moro em goiania com 4 meses senti um deslocamento na perna esquerda, foi constatado grau IIc na esquerda e IIb na direita...estamos no quarto mes de tratamento o medico dela disse que esta estabilizando mas ainda sta displasico...disse pra continuar o uso do pavlik naosei oq fazer...ela ja esta com 8 meses nao sei se continuo com pavlik ou se coloco gesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para emitir uma opinião profissional sobre o caso em questão preciso avaliar a criança com exame físico e analisar os exames de imagem. Suspensório só pode ser usado ate a criança ter no máximo 6 meses de idade. Maiores esclarecimentos somente e exclusivamente através de consulta ortopédica presencial com a criança e seus cuidadores, tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  88. Meu email e lorenamoura882@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde Dr.. tenho uma filha de 3 meses ela está com uns estalos no joelho, as vezes da a impressão de ser no quadril e no tornozelo também, ela não sente dor, mas estou muito preocupada, sinto o estalo quando tento esticar as perninhas dela ou na hora de trocar a fralda! Oque sera esses estalos? Meu email é : faatime.haidar14@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para saber o diagnóstico, a criança precisa ser avaliada em consulta ortopédica com exame físico.Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
    2. Dr. Moro fora do Brasil , moro no Líbano. Então é melhor leva-la ao Ortopedista? Obrigado pela sua atenção.

      Excluir
  90. Bom dia sr. Doutor tenho um bebé com 4 mede e reparei a um mês que na perna direita ao pé da verilha tem uma segunda dobra disse a medica e ela mandou fazer raios pelos vistos está td bem mas eu estou preocupada ela mandou usar dupla fralda o que fasso doutor? O meu email é ramoscarla18@gmail.com... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a melhor coisa a fazer é marcar uma consulta ortopédica presencial para avaliação da criança com exame físico específico para o quadril e avaliação dos exames de imagem. Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  91. ola dr. gostaia de saber mais informações sobre a cirurgia de displasia do quadril direito. o ortopedista disse que é feito um corte na virilha. Poderia me falar mais sobre esse procedimento? quais os riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, esclarecimentos sobre cirurgia e seus riscos, somente podem ser feitos em consulta ortopédica após avaliação do caso com exame físico e avaliação das imagens. Não dá para abordar esse assunto na internet. Sugiro que agende horário no consultório, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir