Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 1 de outubro de 2011

Escoliose e mochilas escolares: mitos e verdades



Olá queridos pais e mães, 

  Quantos de vocês já não fizeram essas perguntas:

“Qual o peso ideal do material escolar sem sobrecarregar a coluna do meu filho?”

“Será que a mochila pendurada em um dos ombros não vai entortar a coluna?”

“É melhor a mochila nos ombros ou a de rodinha?”

  À medida que a criança cresce, a demanda de material escolar aumenta. Para que não haja comprometimento da coluna vertebral é recomendado que o peso da mochila não ultrapasse 10% do seu peso corporal, assim não haverá sobrecarga mecânica e dor. Mochilas de rodinha são indicadas toda vez que o peso for maior do que o recomendado.

  A Escoliose é um desvio lateral da coluna e não é causada pelo peso do material escolar. Estudos comparativos entre crianças que só usam mochila pesada em apenas um dos ombros com as que não usam, revelam que a incidência de escoliose é igual para ambos os grupos. Dessa forma provando que o peso não tem relação com a escoliose.

  Existem algumas causas definidas de escoliose, como, por exemplo, as congênitas - onde as vertebras nascem mal formadas e levam ao crescimento assimétrico da coluna, deformando-a progressivamente -. Porém as escolioses mais comuns são as idiopáticas (sem causa definida).

 "Quando devo me preocupar com a coluna do meu filho?"

  Sempre que você observar um desnível na altura dos ombros (um ombro mais alto que o outro) ou desnível na cintura.
 
  Professores de creche, de educação física e pediatras, geralmente são atentos a isso e costumam ser os primeiros a notarem a deformidade. É importante que vocês, papais e mamães, também fiquem atentos.
 
  Escoliose geralmente é visto em meninas jovens, antes da primeira menstruação. Os meninos não estão livres, porém a ocorrência é bem menos frequente.

  Um dado importante é que escoliose não dói, só deforma. Criança que apresenta escoliose e dor deve ser vista o mais rápido possível porque, provavelmente, não se trata de escoliose isoladamente. Outros diagnósticos associados deverão ser investigados.

  Outro ponto importante é que, às vezes, o que parece escoliose lombar, na verdade, é curva secundária a uma desigualdade no comprimento das pernas (uma maior que outra), gerando desnível na cintura e parecendo escoliose. Nesses casos o tratamento deve ser direcionado para corrigir o tamanho das pernas.

  Uma boa avaliação médica, com exame físico e de imagem adequado, será suficiente para conclusão diagnóstica.

 "Toda escoliose é progressiva?"

  Nem todas. Existem as posturais - que não progridem-, porém aquelas com características progressivas precisam de tratamento e acompanhamento constante. 

  São várias as formas de tratamento. Vão desde exercício físico, RPG, uso de coletes, até cirurgia. Cada caso deve ser avaliado individualmente, porque diversos fatores precisam ser levados em consideração para cada indicação.

  Notou algum desvio na coluna do seu filho, procure logo o atendimento. Não deixe para depois. Quanto mais cedo ele for visto, melhores serão os resultados do tratamento. Fiquem atentos!
       
Um forte abraço a todos,
         Dr. Maurício Rangel

8 comentários:

  1. Boa tarde!
    Minha filha tem escoliose, em que momento é necessário o uso de colete milwaukee?
    Agradeço a informação?
    antonioabsilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Antonio,seu comentário foi respondido por e-mail.Obrigado por acompanhar o blog.Continue prestigiando,muitos artigos estão sendo preparados.Um abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ola.. sou a talita,tenho 17 anos e descobri a escoliose ja faz 7 meses...que é o periodo de uso do colete...de 26 graus ja caiu para 14, embora eu acho o proceso lento, espero que, realmente, seja assim. Eu tenho o desnivel na cintura(as curvaturas de ambos os lados sao diferentes,entao é o que se chama de lombar?),mas nao tenho diferença no comprimento das pernas(como foi dito acima),só o desnivel no ombro...é normal isso??ou talvez seria aconsalhavel fazer outros raio-x para avaliar as pernas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talitarodriguesbebem@hotmail.com. Este é o meu email, caso queira me auxiliar com algumas informaçoes a respeito

      Excluir
    2. Boa tarde, sua escoliose nao tem indicação para tratamento com colete pois, a fase de estirão do crescimento da coluna já passou. Trata-se de curva residual. Com relação a desigualdade de crescimento das pernas, exames de imagem só devem ser solicitados se existe suspeita clinica ao exame físico ortopédico. Maiores esclarecimentos, marque consulta, tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Um abraço.

      Excluir
  4. Boa tarde, minha filha tem 12 anos e há um mês atrás minha filha reclamou de dor nas costas, levei ao ortopedista onde ele pediu rx coluna vertebral panorâmica com medição dos ângulos ,onde diz dorsal inferior e lombar de 30° cobb e dorsal direita 51° cobb e ângulo de ferguson 40°, no caso dela ainda dá pra corrigir com colete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, nao faço analise de exames de imagem de forma virtual, no blog, em pacientes que nao foram examinados por mim, em consulta ortopédica. O blog nao se destina a oferecer consultas pela internet. Para ouvir minha opinião profissional sobre casos ortopédicos, somente com exame físico no consultório. Tel. para agendar horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir